A Vila dos Pecados

A Vila dos Pecados Soraya Abuchaim

Resenhas - A Vila dos Pecados

Clauclau/Eu leio sim e daí 27/06/2017

A Vila dos Pecados
Esse é o primeiro trabalho da autora Soraya Abuchaim que leio e fui arrebatada pela condução do enredo. Um livro com ponto de vista alternado, sendo narrado em terceira pessoa e em dados momentos em primeira pessoa por determinados personagens. Gosto bastante dessa técnica, assim entendo melhor o que passa na cabeça de alguns personagens. Uma estória bem construída com boas descrições nas ambientações, com uma escrita forte, pungente, misteriosa, bem fluida de fácil leitura e compreensão. A estória gira em torno de um mistério que acontece em uma vila e me pegou de imediato. A dinâmica da estória é ótima e pude sentir sensações diversas no enredo. Sempre li estórias desse gênero e adoro bancar a detetive durante o desenrolar da trama, então já tinha conseguido decifrar a peça chave, mas isso é normal encontrarmos, então não importa se identificamos logo no inicio ou no final e sim o modo como à estória é conduzida e posso afirmar que você, Dark Queen Soraya, está de parabéns!

Venha conferir a resenha na integra no blog

site: https://www.euleiosimedai.com.br/single-post/2017/06/23/A-Vila-dos-Pecados-Soraya-Abuchaim

@bardoriano 08/08/2017

Bem Sombrio
Vamos conhecer uma Vila e uma trama bem sombria...

???

Uma vila, Ponta Poente. Tudo começa depois da morte do Padre Bento, ele era um manda chuva, encobria todas as safadezas, pecados obscuros, fazia vista grossa pra muita coisa. Com sua morte tudo desanda e a tendência é só piorar...

?Padre Alfonso; novo padre que substituirá Bento. Um homem puro e justo, bem diferente do seu antecessor. Sua recepção foi bem diferente, a vila é estranha como se algo sobrenatural espreitasse ao redor, as pessoas mais estranhas ainda (algumas), ele não teve uma sensação boa, percebeu que o pecado corria solto por ali e que teria muito trabalho pela frente. Sua missão se tornar mais difícil quando uma série de assassinatos começam a acontecer e o desespero toma conta de todo mundo e todos são suspeitos. Ao mesmo tempo um ar sobrenatural assola toda a vila, coisas estranhas começam a acontecer e a cada dia o pesadelo se intensifica, a investigação roda em círculos e a vila parece afundar a cada dia e um frio que de repente tá de gelar os dentes.

?Cenário: Bem construído, uma Vila onde todo mundo conhece todo mundo, onde segredos são fáceis de guardar mas também fácil de se revelarem. Um povo oprimido que se acostumaram e não tem coragem de ser opor aos seus líderes. Tem pessoas boas e tem pessoas más, pessoas que querem o melhor pra vila e outras que só querem que continue do mesmo jeito.

?Personagens: Primeiro ponto alto (eu achei), super bem construídos, com características tão reais que parece que são do seu bairro, tem fofoqueiras, curiosos, políticos e religiosos corruptos que numa vila isso é prato cheio. Todo mundo tá na mão de todo mundo por saber algum podre de alguém.

?Assassino e mortes: Mortes dignas de um serial killer, sangrentas e frias porém não bem calculadas. Não me surpreendi quando descobri quem era, entendi por que ele fez o que fez, até tive pena no final não por ele matar mais por ser quem é.

?A Vila: Segundo ponto alto (eu achei) é o fato de que no meio dessa onda de assassinatos, acreditam que a vila é amaldiçoada, histórias horríveis são contadas e o ar bem sobrenatural ronda toda essa trama, meio que quer levar você a crê que não é um mero assassino, existem coisas maiores acontecendo também, que o mal de fato habita ali e todos vão sofrer as consequências.

?Opinião ?

Por fim, amo a escrita da autora, super adorei o livro, me senti em Salem. A leitura é um pouco densa, tinha hora que eu pensava que não avançava mais quando pensei que não, já estava na metade. É narrado em 3° pessoa e vamos ver vários pontos. Só não gosto da baboseira e blá, blá, blá religioso que tem (isso em qualquer livro que aborde o tema). Do começo ao fim dos muitos personagens só gostei de 3, Alfonso (por ser O Padre fisicamente e por sua personalidade), Gustavo (um garoto meigo e lindo) e simpatizei com o Xerife. Umas coisas me incomodaram, mas nada que atrapalhe a boa leitura. É uma ótima indicação sem dúvida.

Danii36 17/01/2018

Uma escrita inteligente!
Um enredo misterioso e muito bem detalhado, que leva o leitor a devorar o livro até descobrir o que realmente acontece em Ponta Poente, a vila que parece ter vontades próprias...
Nota-se o quanto a autora pesquisou e estudou sobre esse tema - religião vs. pecados, pelo conhecimento a ele aplicado.
Essa foi a primeira obra que li da escritora Soraya Abuchaim, achei ótima e já me conquistou como leitora e fã!

Carol Mancini 27/01/2018

Terror, sem dúvida. Principalmente do lado de dentro.
Eu sabia que deveria esperar arrepios do livro da Soraya, no entanto, talvez eu pensasse em cabeças degoladas, ou demônios nas sombras dessa vila.
Mas não foi isso que aconteceu. Eles, os demônios, estavam em outro lugar.
De início conhecemos a história de um jovem garoto que quer ser padre e abandona a família e um irmão deficiente mental, para seguir sua carreira promissora no monastério. Mas nem tudo são flores nesse caminho de Deus, e ele é envolvido em uma teia de inveja, mentiras e falsidade, que, ao decorrer do livro e de nossa ida até a Vila, se mostra como apenas uma degustação do emaranhado de falcatruas que está por vir.
A partir daí conhecemos pessoas de todos os tipos, desde cordeiros que são disfarces para cobras, até gente simplesmente má, interesseira, outros frágeis, imaturos e sofridos. E aí está o medo: tudo é real. Tangível. É possível caminhar na Vila, no seu centro chique e cuidado e na igreja erguida sobre a lavagem de dinheiro, e também na pobreza distante, mais perto dos campos. E o grande mal, é então, aquela armação generalizada pelas pequenas maldades cotidianas e egoísmo.
E não é só.
O ambiente, conforme os dias passam, se torna a personificação do espírito dos moradores da Vila, enquanto assassinatos passam a estragar essa superfície lisa, porém frágil, de normalidade no qual todos apostavam para continuar com seus caprichos e ardilosas tramoias.
A Vila dos Pecados é um livro para quem tem estômago. Mas não para sangue e putrefação (se bem que há pitadas fartas disso também), e sim, para um mergulho na ignorância humana e nossa pequenez.

Vincento Hughes 08/04/2018

VOCÊ CONHECE PONTA POENTE?
Se ainda não conhece, mergulhe neste livro e descubra os segredos de "A VILA DOS PECADOS".

Uma leitura maravilhosa, um enredo espetacular, personagens memoráveis e um suspense sinistro e intrigante.

Você vai descobrir que o maior pecado é não ler esta história. Simplesmente sensacional!

Marina Mafra 16/04/2018

Dá medo, mas vicia!
Foi uma das melhores leituras que já fiz na vida e eu recomendo tanto, que tenho até vontade de gritar! ? A escrita é coisa de outro mundo, o enredo é tão bem elaborado. É sombrio, assustador na medida certa e o final é muito bem estruturado. Foi um presente viajar por essas páginas e me perder imaginando as consequências dos meus próprios pecados! Não é apenas um livro, é uma explosão de talento, em um material de extrema qualidade.

@ale_raposo 30/06/2018

Você tem coragem de desenterrar os mistérios dessa vila?
Bem-Vindos a Ponta Poente,uma pequena vila distante,com moradores bem peculiares.
Após a morte do Padre Bento,um novo Padre é designado para ser o líder espiritual da vila,o que deixa o Prefeito e outros moradores muito incomodados.
Conforme o novo padre vai tentando organizar toda a bagunça deixada por Padre Bento,segredos,planos e coisas sobrenaturais começam a ser desentocados.

Vanessa Boedermann 10/02/2019

A Vila dos Pecados | Blog Corredora Literária
É Suspense que vocês gostam?! Então hoje vocês terão a resenha de A Vila dos Pecados da autora Soraya Abuchaim.

Final do século XIX, adentramos à pequena Vila de Ponta Poente, um lugar inóspito, onde poucas coisas diferentes acontecem, porém quando acontecem todos ficam sabendo e não há como escapar de receber olhares enviesados... não há como se livrar de seus pecados... ou ainda há esperança?

Inicialmente a narrativa alterna entre o presente e passado do Padre Bento, é ele que no momento cuida da única igreja da vila junto de seu jovem ajudante Gustavo, depois a narrativa vai alternando entre os vários personagens e continua seguindo uma linha do tempo.

Há muitas situações intrigantes nesta vila, às vezes ela é tomada por uma neblina densa e uma presença sobrenatural se envolve com um dos personagens, mas isso será para o bem ou o mal? Também há um grupo de mulheres que realizam um encontro as escuras, mas o que será que elas fazem durante esse período que estão juntas? Além disso todo e qualquer problema que aconteça na vila tem que obrigatoriamente ter o envolvimento e aprovação do prefeito Dr. Pina. Por quê? E o que essa vila esconde na realidade? Por que a autoridade da vila não chama o serviço policial e investigativo quando os assassinatos começam a ocorrer?

Este livro aborda temas como a importância de se obter e manter o status, a ganância, a obtenção do poder, o egoísmo, os pecados, a corrupção, as tentações, amores e assassinatos.

A propósito as cenas onde ocorrem os assassinatos são brutais e chegaram a doer em mim. A manipulação e frieza do assassino foi muito bem colocada e realizada pela autora. Durante a leitura eu desconfiei de todo e qualquer personagem, depois fui indo por eliminatórias, horários, locais e quase acertei quem era o assassino.

Eu particularmente achei o livro morno até a página número duzentos, a autora estendeu os diálogos e foi minuciosa nas descrições sendo um pouco prolixa, porém creio que o fez para dar a base ao enredo e nos fazer obter empatia pelos personagens. Em minha opinião ela poderia ter dado uma pequena enxugada, mesmo assim eu curti a leitura, fiquei presa a história e assustada com o desfecho. E sim! Vale a pena a leitura!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Mari M. 30/08/2018

Vila da chatisse
Queria tanto ter gostado desta leitura! Insisti até os 70% com muito esforço e após isso fui pulando até concluir oq eu já sabia: quem era o tal assasino.Muito óbvio.Personagens chatos, explicações longas do passado deles totalmente desnecesarias apenas para "engrossar" o livro.
Pra mim não passou de um livro policial chato e previsivel, de terror, suspense, mistério como prometido, nada!
Me incomodou demais afirmações que eram repetidas sobre a vila, todo o tempo, e sinceramente, a vila era como qualquer lugar comum do mundo! Não tinha nada demais, bizarro ou amedrontador! Não sei como este livro entrou em algumas categorias...detesto resenha negativa mas não deu p ser diferente.

Bruno.Goncalves 23/09/2018

Um livro com personagens bem construídos e uma história muito interessante, porém não me agradou pois me causou suspense para saber o que acontecia por de trás da vila poente, não é característico como terror apesar de muitas mortes, mas possui um final excelente.

Flor do Mandakaru 04/10/2018

Eu estou encantada por essa escrita! Que livro!
Eu estou encantada por essa escrita desde que comecei pela primeira página!

A experiência da leitura torna-se muito mais agradável quando podemos mergulhar de corpo e alma ao livro, sendo enredados pelas ideias ágeis do autor a nos envolver a mente e as emoções

site: https://cadernodalua.com/2018/09/15/resenha-vila-dos-pecados/

@livrodores 24/10/2018

Pecadores
Eu li a sinopse desse livro e logo fiquei animada para conhecer a história, já ia criando varias imagens de terror que poderia ocorrer nessa vila o que acabou não acontecendo e se encaminhando para um rumo bem diferente, apenas focando no suspense. Então não se engane com a capa bem sugestiva e a sinopse, essa trama é bem leve.
Alfonso é um padre dedicado que por má conduta de outrem teve de seguir a ordem de assumir a igreja de Ponta Poente, uma vila infestada de pecados, onde antes o antigo padre Bento aceitava e até participava desse antro de perdição, ao lado do prefeito Dr, Pina que levava a vida plenamente se beneficiando de todos os jeitos. A vila tem sua história, ninguém liga realmente para as boas maneiras, há desonestidade, há mentiras, há traições e quando o novo padre chega à vila é capaz de sentir todo mal dela.
Assassinatos começam a ocorrer e todos ficam perplexos, porem é tão obvio quem é o assassino que não me surpreendeu em nada. Os personagens não encantam, não é possível criar uma ligação com eles que tem pensamentos tão limitados e preconceituosos, respeito a época da história, mas em todo caso não me convenceu e não me agradou.
A escrita da autora é maravilhosa o que deixou a leitura bem fluida, porem essa história não me encantou, uma oportunidade bacana para passar o tempo e só, além de tudo o desfecho do caso não poderia ser menos sem graça, insatisfatório e bem previsível.

Gatita & Cia. 16/12/2016

Gatita e Cia Recomenda!
Demonstrando novamente nesse livro uma escrita envolvente e capaz de criar personagens ímpares e psicologicamente complexos, Soraya Abuchaim deixa o leitor curioso como uma das beatas mexeriqueiras que povoam essa vila. Recomendo para todos os leitores que adoram um mistério.
Leia a resenha completa no Gatita e Cia.

site: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2016/12/primeiras-impressoes-vila-dos-pecados.html

Syl Tobaldini 22/01/2019

Uma vila de mistérios
Este é um livro para quem gosta de longas descrições e amplas caracterizações dos personagens. É muito bem escrito, e acho que com elementos que trouxessem um ritmo mais acelerado aos acontecimentos poderia ser um excelente thriller. Gostei muito da premissa e da forma como foi trabalhada a ambientação da história. Um bom livro de mistério que envolve religião e política no comando de uma pequena vila.