A Vila dos Pecados

A Vila dos Pecados Soraya Abuchaim

Resenhas - A Vila dos Pecados

Lucca38 24/03/2024

Pra mim esse livro é perfeito!
Adoro o jeito como a autora construiu os personagens, cada um com uma história crível e individual, dá pra simpatizar com alguns, dá pra odiar outros. Até o mais asqueroso tem seu lado explicado, que ele foi obrigado a viver uma vida que não queria e por isso não se importava com mais nada além do seu prazer próprio.

Cada personagem pagou com a língua pelos seus erros e intrigas. O frio ameaçou destruir tudo até que enfim o sol nasceu quando tudo foi concluído. Imensamente satisfatório. Relerei no futuro.

Mary.Rovere 12/10/2021

Interessante
O livro te prende do começo ao fim não tem muita enrolação , a construção dos personagens e ótima porém achei bem previsível referente aos assassinatos e deixou algumas pontas soltas no final mas super indico li ele em PDF vou adquirir o físico pra minha coleção

Myrandha 07/02/2021

Maçante...
Fiquei muito empolgada com a sinopse do livro, e mesmo lendo os comentarios resoovi dar uma chance, baseado no q haviam falado de "Bom dia Veronica!", q era ruim, e eu ameiiii.
Há uma crítica no livro referente a poder e religião q seria interessante se não fosse tão batida.
O livro é uma enrolação só...tudo demora muitooo a acontecer, ja tinha lido mais de 100 paginas, e NADA (além do óbvio) havia acontecido...Um dos piores livros q li esse ano...

Bi Faria 20/01/2021

| Resenha
Capa maravilhosa! E foi uma leitura cheia de suspense, mistérios e segredos.
A Vila Ponta Poente passa por transformações no final do século XIX, mas guarda seus segredos e mistérios com um padre que tudo vê e sabe, ele parece ser conivente com os problemas de lá.
Seu passado é marcado por um segredo que aconteceu no seminário, que muito lhe diz sobre seu caráter.
Só que ninguém daquele lugar inóspito imaginava que padre Bento faleceria, uns sentiram alívio e outros ficaram preocupados com a situação do lugar recebendo outro padre.
Alfonso sabia desde novo que serviria a Deus, sempre fora bondoso, somente algumas coisas de sua vida que ele tenta esquecer e deixar somente no passado.
Só não imaginava que no seminário seria acusado de algo que ele não fez e seria mandado para Vila Poente para que não fosse expulso.
Chegando na vila ele percebe que o lugar tem uma atmosfera pesada e que o prefeito de lá não presta, só age para seu próprio benefício e dos que o seguem.
Alguns estão com esperança pela chegada dele, outros com medo de surgirem regras, pois há muitos pecados e pessoas que se beneficiam deles.
Ele sabe que terá muito trabalho pela frente, não gosta do luxo no qual irá viver e quer ajudar aquele povo. Dispensa a ajuda da mulher mais fofoqueira da vila que mantém trabalhos escusos em sua casa.
Conhece Gustavo, moço que sempre ajudou o padre Bento, gosta dele para lhe auxiliar e junto vem a mãe dele.
O prefeito começa a maquinar com certa parte da população o que fará para impedir as mudanças que o padre já começou a fazer.
Só que ninguém esperava que o primeiro assassinato viria, o segundo e ainda um terceiro, junto a uma aura negra que começou a assolar o lugar .

A autora com uma escrita fluida nos apresenta um suspense com muitos mistérios e segredos de um lugar sinistro, que prende o leitor do início ao fim.
Desconfiei de duas pessoas durante a leitura e tive sucesso ao imaginar quem poderia ser o assassino. O que aconteceu no passado do padre Bento? O que ele fazia na vila? E o padre Alfonso? Será que ele conseguirá salvar aquele lugar? Quem é o assassino? "Aprenda uma lição: ninguém é o que aparenta ser."

Fran 29/12/2020

Legal
Soraya Abuchaim, escritora nacional, trouxe seus primeiros contos de forma despretensiosa no blog Meu Meio Devaneio, de onde uma simples ideia criou o seu suspense publicado Até eu te possuir. Hoje ela participa de muitos projetos literários, incluindo alguns contos na Amazon que estão entre os mais baixados na categoria terror e suspense.

Assuntos polêmicos são tratados de forma impactante em A Vila dos Pecados através de personagens complexos e bem descritos, com movimentos, falas e ações capazes de criar uma ambientação única para Ponta Poente. O livro consegue embaralhar a trama, sugando o leitor cada vez mais para as páginas recheadas de mistério, sangue e suspense. É um nacional que busca suas raízes e explora muito bem a cultura do país. Espere um aprofundamento pesado em religião, corrupção, prostituição e homossexualidade, visto que são o cerne da obra.

Uma coisa que pode pesar bastante no gosto pessoal do leitor é a forma descritiva com que Soraya trabalha. Muitos diálogos se perdem em meio a enxurradas de detalhes no começo do livro, que, apesar de intencionalmente quererem nos trazer para mais perto de Ponta Poente, acabava, na verdade, por me repelir, pois ou eu precisava parar e respirar ou ler novamente o mesmo trecho várias vezes para saber se não havia deixado nada escapar. Isso me consumiu bastante em tempo de leitura e, ao final de cada capítulo, o desgaste tomava conta dos meus olhos. Como eu citei antes, é questão de gosto.

Sem me alongar mais, conclui a leitura com momentos altos e baixos, com horas que me faziam devorar as páginas e outras que eu perdia o interesse rápido. Apesar disso, o enredo tem originalidade, os personagens são redondos ? odiosos e apaixonantes ? e conseguem muito bem captar o que nós representamos dentro de uma comunidade e como influenciamos quem está a nossa volta. Em aspectos gerais, um ótimo começo para quem quer conhecer o trabalho da Soraya ou se aventurar em mais ambientações nacionais.

rach 19/12/2020

Uma das poucas leituras que me foi tão cansativa e previsível que me obriguei a ler até o final só para saber se era mesmo aquilo. E era.
Personagens sem empatia e ritmo maçante, páginas e páginas de nada acontecendo e quando acontece é semelhante a apatia. Talvez minha grande expectativa seja a culpada, no entanto, espero que gostem mais do que eu.

Carla.Zuqueti 21/11/2020

Suspense sobrenatural
Após um comportamento um tanto inapropriado em seu treinamento, Padre Afonso é enviado como um tipo de ?penitência? para a vila Ponta Poente, para substituir o falecido Padre Bento.

Ponta Poente é uma vila pequena onde sombrios pecados aconteciam e passavam incólumes com o consentimento do antigo Padre. Seria uma grande missão para o Padre Afonso livrar a vila do mal.

Porém, assim que inicia sua missão, moradores são assassinados de forma brutal e a vila sofre uma nevasca nunca vista anteriormente.

Um misto de serial killer com sobrenatural, a autora da uma aura mística a esse suspense policial.

Apenas achei um pouco longo demais. Poderia ser mais objetivo sem prejudicar a obra. O livro fica interessante mesmo já na metade. A primeira parte poderia ser abreviada.

De qualquer forma, é interessante conhecer obras nacionais, principalmente em temas mais incomuns para nossos autores, como o terror.

Vale a leitura.
??????????????????

Aerton 30/06/2020

Gostei bastante da leitura. Os personagens são bem construídos. A trama foi bem desenvolvida. Os únicos pontos negativos foi a extensão. Poderia ter umas 100 páginas a menos e a parte aparentemente sobrenatural que ficou meio forçada. Pode ser que essa parte tenha sido mais psicológica do que real, mas ficou faltando algo nesses trechos que apesar de secundários ficaram meio que deslocados. Ainda assim, valeu a pena a leitura. A ambientação sombria da vila foi bem retratada. Não chega a ser um clássico do gênero, mas é um bom suspense.

Victor Silva 02/05/2020

De início gostei muito do enredo,com personagens  bem introduzidos e uma história perfeita para ser explorada. Me agradou a leitura,principalmente em seus momentos de reflexão sobre os pecados que cercam a vila,infelizmente não gostei do seu final. De forma geral, nota 8.

Júlia 29/02/2020

Interessante
Um livro com uma história interessante, porém, por vezes, um pouco cansativo.

Dri - @leiturainsone 17/02/2020

Leitura para distrair
Resenha para o Desafio Skoob 2020

Uma vila pequena e sossegada, com poucos habitantes vivendo em tão perfeita harmonia que nem uma base policial se faz necessária no lugar. Porém, com a chegada de um novo Padre por ocasião do falecimento de seu antecessor local, as aparências e a harmonia caem por terra nessa pequena vila. Logo nos primeiros dias o novo Padre percebe que algo de muito suspeito ocorre naquela região e sente a ar pesado do mau agouro. O que será que aqueles homens e mulheres escondem nesse lugar?

Um livro com uma narrativa leve, sem muitos mistérios e trama pouco complexa. Se você procura um livro para se distrair, essa história seria uma boa indicação. Até trata de assuntos tidos como polêmicos por alguns: religião, corrupção, prostituição e homossexualidade, por exemplo. Porém, se você procura uma história de mistério com pitadas de terror, ou com muito suspense, não se empolgue muito com esse livro. Tem mistério, mas, pela minha interpretação, faltou o ‘suspense sinistro’ prometido na sinopse. Por ser um livro de quase 500 páginas esperamos que a trama seja mais complexa e que o autor consiga nos envolver num suspense maior, porém, o ‘mistério’ é de fácil resolução para o leitor acostumado com obras desse gênero, creio eu.

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 23/10/2019

Cansativo
Bento, o padre da pequena cidade de Ponta Poente falece e Alfonso é designado para substituí-lo.
Ao chegar lá, Alfonso percebe que a cidade possui muitos mistérios (alguns sobrenaturais) e que os cidadãos possuem muitos segredos, que não querem compartilhar com um estranho.
Quando assassinatos começam a ocorrer, Alfonso se vê no meio de uma situação inexplicável e contrária ao que ele sempre pregou durante sua vida.

Com uma história um tanto quanto intrigante você acha que trata-se de um livro de suspense, entretanto, nada acontece e o leitor se vê envolvido numa história arrastada com inúmeras idas e vindas sem fim.
Quase desisti da leitura algumas vezes, mas só não o fiz porque não gosto de não terminar um livro.
Embora a autora escreva muito bem, a história é enfadonha, não te prende e você torce para que ela acabe logo.