O Livro dos Baltimore

O Livro dos Baltimore Joël Dicker

Resenhas - O livro dos Baltimore

Ratinha da Biblioteca 21/04/2024

#52semanasliterarias e #DLL24
Nesse livro, continuação do livro A Verdade sobre o Caso Harry Quebert, que eu não li, vamos conhecer a família do autor Marcus Goldman, principalmente sobre seus primos Hillel e Wood, e seus tios de Baltimore.

Algo acontece, algo que Marcus classifica como "O Dia do Drama" e levamos todo o livro para descobrir o que acontece nesse dia. Enquanto isso, a história entrelaça o passado, revelando os acontecimentos que levariam ao Dia do Drama e o presente, com Marcus refletindo sobre os dias de glória da família e escrevendo a história dela. Ao longo do livro, mergulhamos nas complexidades dos relacionamentos familiares, nas rivalidades entre irmãos e primos, e nas decisões que moldam o destino de cada personagem.

Joël intercala muito bem e apresenta os personagens de forma a nos deixar intrigados sobre o que aconteceu, mas confesso que em alguns momentos eu fiquei entediada e não acho que precisava daquilo tudo de páginas para contar a história.

Gostei da forma como a perspectiva vai mudando conforme Marcus, o narrador da história, vai crescendo. No início ele era deslumbrado com a riqueza e postura dos tios, mas conforme foi crescendo, via nuances e rachaduras naquela imagem, até descobrir toda a verdade sobre a família e como chegaram ao patamar de vida que tinham.

Um livro bem escrito, mas que poderia ser menor e mais sucinto, com nuances familiares e muita coisa para refletir. Gostei da experiência, mas não sei se repetirei lendo outro livro do autor, sai dessa história me sentindo cansada.

Quotes:

"Ninguém mais se surpreendia ao ver um estranho comboio com três meninos, sendo que um deles, franzino e pálido, porém transbordando alegria, acomodava-se dentro de um carrinho de mão."

"Só temos uma vida, Alexandra! Uma vidinha de nada! [...] Sonhe, sonhe alto! Só os maiores sonhos sobrevivem. Os outros são apagados pela chuva e levados pelo vento."

"Quanto ao culpado, se existir um, do caos de nossas vidas, somos apenas nós, Marcus. Apenas nós. Cada um é responsável pela própria vida. Somos responsáveis pelo que nos tornamos."

Ricardo Beltzac 19/04/2024

Mais um livro do autor que prende sua atenção e não te faz querer parar de ler. É muito fácil se conectar com os personagens, sentir suas alegrias e também suas dores.

Aninha ð¤ 08/04/2024

O Livro dos Baltimore" é uma obra envolvente que mescla suspense, drama familiar e investigação, cativando os leitores desde as primeiras páginas. Escrito por Joël Dicker, o livro narra a história da família Goldman, especialmente centrada nos primos Marcus e Hillel, e suas complexas relações com os Baltimores.

A narrativa é habilmente construída, alternando entre o presente e o passado, revelando gradualmente segredos e reviravoltas que mantêm o leitor intrigado até o desfecho. Dicker demonstra maestria ao desenvolver os personagens, tornando-os tridimensionais e suscitando empatia mesmo em meio a suas falhas e conflitos.

Um dos pontos fortes do livro é a reflexão sobre temas como lealdade, identidade, família e a busca pela verdade. A trama é permeada por questionamentos morais e éticos, instigando o leitor a refletir sobre as escolhas dos personagens e suas consequências.

No entanto, alguns podem considerar que a trama se estende além do necessário em certos momentos, tornando-se um pouco arrastada. Além disso, o desfecho pode dividir opiniões, deixando algumas pontas soltas e questões em aberto.

No geral, "O Livro dos Baltimore" é uma leitura envolvente e instigante, recomendada para aqueles que apreciam um bom suspense familiar com uma dose de mistério. Com uma avaliação de 4/5, é uma obra que certamente deixará os leitores ansiosos por mais obras do talentoso Joël Dicker.

Rosangela Max 05/04/2024

Nada é o que parece.
Esta história tem tantas nuances? me encantou e também me comoveu.
Fala sobre situações que mostra, de várias maneiras, como o ser humano pode ser tóxico, que a vida é feita de ciclos com altos e baixos e que, por muitas vezes, a imagem que temos em relação a vida alheia é pura ilusão e sobre muitas outras coisas que não vou comentar para não dar spoilers.
Tem personagens marcantes e os meus preferidos foram o Hillel e o Woody. Adorei acompanhar a evolução deles, embora recheado de momentos complicados e tristes.
Marcus, o narrador, não foi, pra mim, uma pessoa fácil de gostar. Ele tem sentimentos e comportamentos duvidosos, mas nada que me fez desgosta-lo inteiramente. No final, meu conceito em relação a ele subiu. O mesmo serve para Alexandra. A relação dos dois teve um papel coadjuvante. É na história ?principal? sobre os Baltimore que o autor mostra todo o seu talento.
Demora um pouco para as coisas acontecerem (aquela enrolada básica que tende a me incomodar), mas vale a pena esperar pelo desenrolar dos fatos.
Achei incrível e recomendo a leitura.

Jessica.Woiciekoski 27/03/2024

Comovente
Joel nunca decepciona. Mais um livro incrível desse autor maravilhoso. Uma história de família com suas alegrias e suas dores. Uma leitura comovente que fala muito sobre o ser humano.

Carol Barbosa 15/03/2024

Ainda mais interessante que todo suspense em torno da história é ver como cada um enxerga sua infância e sua realidade de uma forma diferente do que realmente aconteceu ou de como realmente era.

Thaiany.Jungton 08/03/2024

O cativante livro dos Baltimore
Goldman-de-Baltimore? Goldman-de-Montclair? Marcus Goldman demonstra em proporções muito semelhantes admiração e inveja pela família de Baltimore. O personagem principal se questiona diversas vezes o por quê de não ser um aclamado Baltimore. Sua narrativa segue os momentos cultivados com os primos e os queridos tios, valorizando-os e odiando seu retorno para casa em Montclair após cada final de feriado e férias. A história é narrada de forma não linear e apresentada de acordo com as memórias do protagonista, levando o leitor a compreender os sentimentos mutáveis de Marcus frente às diversas situações.
A Gangue dos Goldman, apelido carinhoso do trio de primos: Marcus, Hillel e Woody, faz o leitor se apaixonar e se prender às suas histórias. "O Drama", citado pelo narrador, trata-se do grande acontecimento que envolve toda a família Goldman e afeta-os imensamente. Durante todo o livro, Joël Dicker nos deixa sedentos para descobrir o grande desfecho da história, que apesar de impactante, perde-se em meio a tantas descobertas familiares. Não me entendam mal, "O Drama" não é ruim, mas é "mais um drama", conforme Saul Goldman afirmou ao sobrinho.

Inegavelmente, indico este livro para todos que se interessam por uma boa dose de drama familiar e gostam de histórias repletas de pequenos desfechos que fazem o leitor reservar intervalos de tempo, durante a leitura, para encaixar o "Quebra-cabeça dos Goldman's".

adhara 28/02/2024

Eu adoro o Joël, simplesmente
Sou uma verdadeira fã do escritor desde que li o primeiro livro ?A verdade sobre o caso de Harry Quebert? e foi muito legal reencontrar o Marcus com uma outra perspectiva.

Achei que a história demorou um pouco pra começar a engatar, mas eu adorei mesmo assim. Gosto do estilo da escrita dele porque sempre me prende, enfim. Quero ler os próximos dele.

Recomendo

Paloma 15/02/2024

Foi uma leitura bem arrastada, e a troca entre passado, presente e futuro às vezes me confundia. Apesar disso, gostei demais da escrita do autor e muito mais da Gangue dos Goldman. A lição que o livro nos deixa é que a comparação e o egoísmo podem destruir sua vida.

Sheila 07/02/2024

Superou as expectativas
Para mim Joel Dicker acertou mais uma vez, provando que é um excelente autor.

A narrativa dele é simples e envolvente ao mesmo tempo e me prendeu até o fim da história. Dicker constrói as personagens de tal forma que ora eu gostava da personagem, ora odiava.

Adorei reencontrar Marcus Goldman e conhece-lo ainda mais. Lembrar da construção dele em Harry Quebert só enriqueceu Goldman para mim.

Quero mais livros com Marcus Goldman!

Gislei Moura 06/02/2024

Não sei o que dizer
O livro é bem arrastado, confesso que pouco antes da metade já sabia algumas coisas que iriam acontecer/tinham acontecido, só esperava para saber e como seriam expostas. De tudo, tirei uma boa reflexão: a comparação pode nos levar ao fundo do poço, fazer perder de vista o que realmente importa e quem somos.

@deize6 30/01/2024

Encontrando o Marcus do passado
Não foi uma leitura tão fácil quanto a do livro anterior (A verdade sobre o caso Harry Quebert), talvez porque nesse livro eu não tenha me conectado tanto aos personagens, achei uma leitura de altos e baixos, nessa história conhecemos o passado de Marcus e a "Gang dos Goldman" cuja a formação é fascinante, mas como diz o ditado "a grama do vizinho é sempre mais verde" e aos poucos Marcus vai descobrir que nem tudo era tão perfeito quanto ele pensava. Achei Alexandra deslocada na história e todo o drama envolvendo ela também, a justificativa que ela dá para o fato de o pai dela ser tão próximo ao meninos é totalmente mirabolante e não me convenceu, mas é o que temos, né. Achei absurdo o que o Leo fala no final do livro sobre o que tornou o Marcus escritor e admito que isso quebrou um pouco do clima final do livro pra mim, que tava emocionante.

itslaly 30/01/2024

Dor e sofrimento. só isso que sinto ao terminar esse livro. a partir de mais ou menos 80% da história, eu só chorava. joël dicker fez de novo, mais um livro espetacular que me surpreendeu e me destruiu ao mesmo tempo e que novamente merece todas as estrelas do mundo. ainda não li um livro desse gênio que não merecesse no mínimo 5 estrelas. joël dicker continua grande e eu continuarei a ler tudo que ele escrever.

obrigada por mais essa história, sir dicker. que venha a próxima!

Júlia 30/01/2024

Leia pela Gangue do Goldman não pela história em si!?
Eu acho que meu erro lendo esse livro foi ir com tanta expectativa por ter terminado A verdade sobre o caso Harry Quebert recentemente! Realmente o livro do Harry Quebert é ótimo mas a idéia desse livro é outra por mais que seja o mesmo protagonista. O suspense desse livro não funcionou, a parte do Drama que vamos só saber a real em 90% do livro pra mim já tava óbvio desde a metade dele e o romance pra mim foi bem capenga mas o que salva sem sombra de dúvidas é A Gangue dos Goldman, o escritor tem uma narrativa tão gostosa que te faz embarcar na história de uma forma que é difícil você não se apaixonar pelos personagens, você acredita de fato que os personagens são reais porque eles são falhos, tem suas qualidades e seus defeito... Enfim, eu gostei muito do livro mas os personagens realmente salvaram a história!