O golem do Bom Retiro

O golem do Bom Retiro Mario Teixeira

Resenhas - O golem do Bom Retiro

Dudocaa 09/06/2021

O golem do Bom Retiro
O livro foi escrito pelo Mário Teixeira e ilustrado por Renato Alarcão. Publicado pela UDP em 2011. A obra se passa no bairro paulista bom retiro; mas o livro fala especialmente sobre a família do rabino Peretz, mais precisamente o filho dele Ariel, que acaba conhecendo Riri e Nico, que não fazem parte da cultura judia. Na história encontramos muitas aventuras desses três juntos, e com o futuro cunhado de Ariel. Havia também um grupo que eram apenas homens muito preconceituosos denominados de skinheads, que batiam em pessoas diferentes deles. Eles acabam fazendo mau as crianças, e Ariel lembra sobre o golem, e assim vai a história. O livro é destinado ao público infanto-juvenil. Achei o livro muito bom, apenas algumas coisas que não me agradaram, mas sem dúvidas recomendo.

Jhaze 21/11/2021

Me Surpreendeu!!
Um ótimo trabalho...admito minha dificuldade em apreciar livros nacionais. Parece que em muitas obras, a narração não tem a fluência que livros traduzidos tem.
Mas não é o caso deste. Aqui a história é corrida, chegando próximo ao formato de thriller, o que faz com que a leitura se desenvolva.
Escrito no início da década de 80, na época do surgimento do movimento Punk em SP, a história se torna muito interessante, pois traz ao contexto brasileiro, mais especificamente ao paulistano, a lenda do Golem.
Lenda de origem judaica, talvez pouco conhecida por quem não tem origem racial no povo hebreu, é neste livro, trabalhada pelo autor de maneira excepcional, contextualizando e trazendo o Golem para a São Paulo da década de 80, com a mesma missão de suas "manifestações" no passado da Europa medieval, proteger o povo judeu de seus inimigos intolerantes.
Tradição religiosa e cultural, cabala, preconceitos e mistérios dos antigos escritos sagrados se misturam nessa eletrizante história que se torna impossível deixar de querer saber o que acontece na próxima página.
Imperdível!
Merece uma adaptação para o cinema!

Giovany0 18/08/2021

Gostei, nao era oq eu esperava de começo, mas o livro cumpre bem o seu propósito, falar sobre preconceito racial, religioso, e um pouco tbm sobre nazismo, recomendo à quem gosta de ler sobre preconceito, mas à aqueles q pensam ser um livro sobre mistério e suspense, ja lhes digo q não é, ler com essa intenção foi oq me decepcionou, mas o livro é muito bom em seu devido propósito.

Prof. Edivaldo 23/12/2022

O golem
Uma narrativa cheia de conhecimento sobre a cultura judaica. Conheci vários termos que os judeus usam.

Evelynnobre 12/11/2022

Um livro PERFEITOOO para crianças e adolescentes e até adultos, parece série ou filme é muito bom, na realidade é ótimo, mostra a diversidade entre religiões e pessoas e que principalmente as crianças não se importam com as diferenças, nunca vi uma ilustração tão linda na minha vida é meu 2 livro favorito, o autor já fez roteiro pra o castelo rá-ti-bum e sítio do pica pau amarelo, ou seja, um ótimo livro é o mínimo que podemos esperar dele.

ValAria34 21/12/2023

Muito bom!
Li esse livro por volta de 2015/16 e me lembro de ter amado ele. Junção de ficção e da realidade de um jovem judeu sofrendo preconceito religioso.