Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Renata 11/04/2024

Um suspense que trapaceia com um dos detetives mais incompetentes que eu já vi
Ninfeias Negras é um livro difícil de resenhar. Uma proposta que começa muito interessante e tem um final... complicado. Desde o começo, o livro me prendeu na trama misteriosa envolvendo o vilarejo impressionista. Mesmo para uma pessoa leiga em arte como eu, as telas coloridas de Monet sempre foram muito atrativas, o que só aumentou meu interesse no livro.
Muito se fala do começo "arrastado" que esse livro apresenta, mas eu discordo. Como uma leitora de Agatha Christie, estou habituada a esse gênero de romance policial que toma seu tempo para desenrolar os acontecimentos. Acredito que seja mesmo uma questão de costume e gosto.
Foi um livro que eu devorei em 2 dias, o que o faz merecedor de crédito. Realmente, o mistério envolvente me prendeu desde o começo, e li esse livro movida por muita curiosidade. O problema é que você começa a perceber que o autor é um grande trapaceiro. O plot twist final, sinceramente, deixou um sabor amargo na boca, me causou sentimentos conflitantes. Por um lado, entendo a ideia do autor e sua busca por inovar na resolução. Por outro, as mudanças de datas e interações entre certos personagens parecem um truque barato para confundir. É possível solucionar esse mistério se você analisar de uma forma metalinguística, se você ler o prólogo e se perguntar: "qual pode ser o pulo do gato?". Agora, se você analisar de forma lógica os acontecimentos, é impossível desvendar, porque não faz sentido. Por isso soa trapaceiro.
Enfim, está longe de ser um livro ruim. A proposta é interessante e funciona, mais como a história dessas mulheres que como uma investigação policial propriamente dita.

AVISO DE SPOILERS
O meu MAIOR problema com esse livro pode ser resumido em um nome: Laurenç Sérénac, o detetive. Meu deus, que homem INCOMPETENTE, machista, burro. Um homem que objetifica mulheres o tempo todo e que se envolve com uma suspeita do crime!! Ele tenta prender o Jacques a todo custo com a desculpa de que é sua "intuição", sendo que ele tem seus próprios interesses pessoais nessa investigação! Quem conhece true crime sabe o perigo que são essas investigações que buscam provar a culpa de uma pessoa ao invés de INVESTIGAR. Não interessa que ele estava certo, não justifica essa busca incessante de prender uma pessoa sem provas. Sem contar esse "romance" dele com a Sthéphanie, que pode ser resumido como um cara com tesão numa gostosa. Bem aquela vibe de histórias de homens para homens onde o protagonista se dá bem com uma mulher bonita. O detetive não gosta da professora por seu interesse em arte, por seu interesse em literatura, pela sua personalidade e gostos, pelas conversas. Ele gosta dela por ser bonita. Aí você quer me dizer que ele voltou depois de velho atrás dela? Como diria a Boscov: ora, tenha santa paciência.
Outro problema são as crianças de 11 anos agindo muito avançadas para a idade. Gente??? Um menino de 11 anos arrastando e escondendo o cadáver de um homem? Eu acho que se as idades fossem algo na casa dos 16~17 anos, não mudaria muita coisa na história e seria muito mais verossímil. Mas 11 anos?
Enfim, Sylvio e Netuno rainha, Laurenç nadinha

Angela 10/04/2024

Só três mulheres sabem o que aconteceu?
Comecei a leitura muito empolgada, mas na metade do livro ela foi ficando lenta e mais arrastada, porém o final fechou todos os pontos e entregou tudo e mais um pouco!!

Super recomendo!!
Obrigada Paulo Ratz pela indicação ??

Livia 10/04/2024

Impecável
Se eu não tivesse ouvido falar tão bem deste livro, provavelmente nunca teria tido interesse de ler só pela capa ou pela sinopse, e mesmo que tivesse, talvez abandonaria. Este não é um livro rápido. A leitura se arrastou em alguns momentos, embora eu tenha ficado curiosa. Mas perseverei e valeu totalmente a pena. Apesar de ter sido uma leitura demorada, eu entendo que cada detalhe da história é importante. Não senti que o autor "encheu linguiça" ou enrolou demais. Cada detalhe, cada diálogo foi necessário para o desenvolvimento da história. O final me surpreendeu muito e eu amei a forma que o autor construiu o desfecho desse mistério. Nota máxima por ter tido uma ideia tão interessante e por tê-la executado com perfeição!

Camila 10/04/2024

Única coisa que salva é o cachorro rs
Peguei essa história p ler com MUITA expectativa e me decepcionei horrores!
A escrita do autor, com os execssos de descricoes dos ambientes, os dialogos e acontecimentos sem pé nem cabeça envolvendo as crianças, o desenvolvimento raso de alguns arcos deixaram essa experiencia de leitura chata e dificil de comprar.
O grande plot twist tbm nao me animou em nada, pelo contrario, pareceu ate uma solucao meio preguiçosa do autor, enfim? A unica coisa que se salva dessa historia eh o cachorro!

toriviane 08/04/2024

Ninféias negras
Eu nunca leio sinopses e esse livro me lembrou o por quê disso, a trama não ia ter UM TERÇO da emoção se eu já soubesse do que se tratava a história, que é genial.

eu amei, amei, AMEI a construção de tempo daqui, é quase uma TRIPLA quebra de quarta parede, uma história contada em três tempos completamente diferentes mas que são iguais.

acho alguns capítulos monótonos, e por mais que a trama seja suspense policial, achei algumas parte da investigação bem desinteressantes, isso me fez demora um pouco mais pra acabar o livro, mas (ainda bem) tudo se conectou no final e isso me deixou em estado de completo choque!!!

tirando isso, o livro é divertido e ao mesmo tempo BEM pesado, é tudo muito imersivo. as ideias que ele apresenta são quase palpáveis de tão bem descritas!!
luanadniz 13/04/2024minha estante
mds finalmente alguém que me entende!!! também nunca leio sinopses e me julgam mt por isso

Naju 08/04/2024

Uma surpresa diferente!
Comecei o livro por indicação do canal Livraria em Casa, então já tinha expectativas mais altas sobre a leitura. No meio do livro, como avisado no vídeo, a leitura se torna um pouco mais lenta, mais arrastada. Continuei pois queria muito saber se o final era aquele que eu tinha pensado. Descobri o plot twist no início do livro, mas durante a leitura tive dúvidas se seria isso mesmo. Porém isso ainda não me preparou para o impacto do final. Terminei o livro em prantos. Ele traz uma reflexão muito profunda nas últimas páginas. Quando os pontos se encaixam, tudo que você consegue pensar é como essa é uma história cruel e triste. Ainda sim, o finalzinho de tudo ainda conseguiu me surpreender mais um pouco. Enfim, adorei o livro. Me surpreendeu não pelo plot twist, mas pelas emoções que me trouxe ao final da história. É tudo muito bem amarrado e explicado, uma coisa que eu gosto, já que não sou muito fã de finais abertos. Leitura inesperada que foi incrível! Valeu a pena não desistir durante o meio do livro. Adorei.

patriciasortsac 06/04/2024

Ótimo! Uma trama inteligente com um final que surpreende. A medida que a leitura avança, as peças vão se encaixando. Perfeito!!!

elphwrld 05/04/2024

Por que as pessoas no fundo admiram os loucos?
Fiquei em dúvida se dava uma nota mais alta ou mais baixa e, sinceramente, ainda não sei. O livro demorou para engatar, muitos personagens me irritavam e outros me deixavam de certa forma desconfortável. Mesmo quando mudava para as crianças, eu as imaginava como adultos já que as ações e pensamentos simplesmente não condiziam com a idade delas. Quanto a arte e a menção de impressionistas, eu me interesso pelo assunto, mas a questão da arte aqui foi mero capricho, desnecessária na maior parte ao ponto de se tornar maçante e irritante.

MAS tirando esses e alguns outros pontos que achei que foram negativos para a história, o plot é incrivelmente bom, o final me agradou de um modo em que eu fiquei paralisada (por mais que eu já tivesse desconfiado) e gostei como foi explicado todo o contexto e sentido para nós, leitores mais lentos. A intenção da história é muito boa e me surpreendeu bastante! Apesar da nota, não foi ruim, eu até gostei bastante, mas os outros pontos se sobressaíram a respeito da minha opinião positiva sobre esse livro.

Como sempre concluo, cada um tem seu próprio gosto literário e pode ser que você goste desse ainda mais do que eu, só aproveite e boa leitura.

Lari 05/04/2024

Quem disser que adivinhou o final tá mentindo
Crimes acontecendo sem explicação, em um vilarejo, impressionismo, monet, arte, como eu não iria gostar desse livro???

Clarissa 05/04/2024

Acho que a nota real que eu daria é um 3,7. Talvez até um 4, se eu não tivesse percebido o plot principal, que era pra ser um dos grandes twists, já nas primeiras páginas... hehehe. Eu gostei da história, achei o final coerente, sem pontas soltas, bonito até. Porém, as partes que me incomodaram, incomodaram muito. Achei a escrita muuuito monótona, principalmente na primeira metade e bem no final. Eu gosto de impressionismo, do Monet, de Giverny, mas a forma como esses elementos aparecem na história, achei que foi mais pra mostrar que o autor entende de arte, porque não vi necessidade disso na narrativa. Pelo contrário, achei que o Monet e tudo que envolvia a arte foi tratado de uma forma que me fez achar tudo uma grande chatice, com uma gente arrogante e dramática demais! A construção das crianças... por favor... na maior parte das cenas mais pareciam adultos de meia idade sendo pedantes uns com os outros, sorte que não aparecem muito! De qualquer forma, o saldo geral foi positivo, a história me prendeu e gerou algumas reflexões interessantes, o que acabou pesando mais na balança.

Captain1 05/04/2024

é como aprender a dirigir em uma subida (spoiler)
Sabe quando você erra a Embreagem várias vezes em uma subida até acertar? Esse livro passa a mesma sensação, demora um pouco até pegar o ritmo, mas quando consegue engatar a primeira, tudo faz sentido. Eu como boa amante de arte, fiquei encantada pelas referências do livro, o autor até comete um erro comum que é atribuir Vincent e Paul como pintores impressionistas, não são.

No geral, me tirou uma risadinha e fiquei surpresa com a ordem dos acontecimentos de uma vida inteira passada pela minha leitura - sem que eu ao menos desconfiasse de algo - fica melhor se você considerar que é genial o vincent tem um assassino, literalmente tem uma história em que o pintor foi atrás de Paul Gauguin com um canivete/faca (mesma noite que cortou a orelha) claro a história foi inventada pelo Paul, e aqui no livro é o contrário.

Enfim, adorei mais o começo dos capítulos finais do que o começo. Fanette você sempre será lembrada.

Lara.Scarlatte 04/04/2024

Eu demorei absurdamente para me prender a essa história, pensei seriamente em abandonar esse livro várias vezes, achava muito estediante, a leitura não estava vingando definitivamente! Até que pá! Em 80% do livro o que foi isso ?? era choque em cima de choque!! Simm, definitivamente agora esse livro tinha minha atenção, achei super genioso a forma que tudo se junto e no final conseguimos entender bem todo aquele inicio tedioso, eu nuncaaaaaaaa imaginaria um final assim! Criei algumas teorias mas nem passou perto! Sério, em 80% o livro tem um desdobramento tão surpreendente que faz valer todo o restante massante do livro!!! Eu indico a leitura
Ricardo Tavares 07/04/2024minha estante
Muito bom. Amei essa história. Leia, do mesmo autor, O voo da libélula, também é uma história ótima. O último livro dele publicado no Brasil não é bom, é uma história arrastada e chata: Eu devia estar sonhando. Capa linda, mas história besta. Publicado pela Arqueiro em 2021. A editora não se interessou em publicar outros livros do autor.

amanda2998 04/04/2024

Suspense perfeito
Esse tipo de livro eu não costumo ter hábito de ler. mas esse me pegou. gostei muito de como a história foi construída e como no final as coisas fizeram sentido e bem amaradas. no meio do livro me senti perdida e tive dificuldades com a leitura.
me surpreendeu muito .

Nathalia 04/04/2024

Demorei a engatar, abandonei, voltei atrás e no final virou um dos melhores livros que já li. Contando sobre um assassinato em 3 pontos de vista, o autor te envolve de uma forma confusa, ele não te promete nada e cumpre além do esperado. A amarração final dos fatos é simplesmente genial, nunca em minha vida conseguiria imaginar algo assim e o autor faz de forma perfeita, agora sei o motivo de ter sido tão premiado. Thriller não é muito meu gênero, mas valeu a pena insistir na leitura.