Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Rosângela 26/03/2024

Maravilhoso!
Muito bom, como não li esse livro antes?!
Tipo de livro que faz a gente pensar nele por dias.

Da até vontade de ler novamente ?

Mavi Melo 26/03/2024

O que será de mim?
O que vou fazer da vida sem a Fanette, Serenac, Sylvio, Stephanie e Netuno? ?
Esse livro é uma imersão em Giverny, tão lindo, tão realista. No início estranhei a escrita do autor, mas me acostumei e daí foi fluindo. Não queria que acabasse nunca, ao mesmo tempo queria saber tudo que aconteceu. E o final é tão lindo, meu Deus ??? amei cada segundo dessa leitura, muito obrigada Paulo Ratz, você é uma mãe ?

SAmela 25/03/2024

O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado
Aqui temos um livro que prende do início até o final, onde criamos mil teorias a cada capítulo e mesmo chegando quase ao final do livro ainda nos surpreendemos com o plot twist. Para quem não é acostumado com Thillers pode ser que a história te empaque no início até mais ou menos a metado do livro, mas não desistam. É um livro incrível que vale a pena ler e refletir até onde estamos tomando nossas próprias decisões e escolhendo nossos próprios caminhos ou deixando que outro alguém faça isso por nós. Até onde uma escolha sua pode afetar todo o curso de sua vida...

Magno Amaral 25/03/2024

Comecei por recomendação do Paulo Ratz, um livro lento, sem muita ação mas que emociona e com um final que surpreende. Recomendo!

Isabela 25/03/2024

Você me prometeu Paulo Ratz!!
Fui ler por indicação do amado Paulo Ratz e na sua resenha deu a entender que a leitura realmente é mais lenta.
É um livro policial bom com um plot bom, mas o que fez eu tirar uma estrela foi a dinâmica de leitura, e olha que geralmente eu não me importo com isso mas esse livro tem 350 páginas e parece que eu li 600.
joi 29/03/2024minha estante
penso o mesmo!! (também li por conta do Paulo, aliás

Tamara 25/03/2024

Cada dia que passa e eu penso mais nesse livro, eu tenho vontade de... Baixar meio ponto da nota que eu dei inicialmente pra ele. Eu tenho vários problemas com ele, então vamos ponto a ponto:
1) O andamento da história é muito ruim. Se eu não estivesse com bastante expectativa pela resenha do Paulo Ratz, eu teria abandonado em 40%. Para mim, o livro fluiu no começo, estagnou em 30% e foi empacado até os 95% - quando o “grande” plot twist rola;
2) O autor parece ter feito algum curso de história de arte e pensou: não vou jogar todo esse conhecimento no lixo não. O problema é que ele não escolheu escrever uma biografia do Monet para pessoas já previamente interessadas em ler sobre a vida do pintor. Nãããão, ele decidiu escrever um suspense para enfiar goela abaixo quantas pinceladas horizontais tem nos quadros de Monet em um público que só estava interessado em descobrir quem matou quem;
3) Não faz o menor sentido colocar a Fanette e seus amiguinhos super insuportáveis em uma faixa etária completamente desconexa com as ações e falas desses personagens. Me pergunto se o autor já conviveu com uma criança de 11 anos ou se as crianças dessa idade na França têm o costume de filosofar sobre toda as implicações da vida humana enquanto pintam uma releitura moderníssima das ninfeias do Monet. Talvez eu que tenha sido atrasada porque aos 11 anos o único questionamento da minha existência – e de todos os amigos da minha sala de aula – era qual tazo viria no saco de salgadinho;
4) Várias tramas foram criadas para levar simplesmente a lugar nenhum. Vou comentar nenhuma para não dar spoiler aqui, mas olha, ler esse livro é como conversar com um geminiano com TDAH – muitas aspas são abertas, poucas são fechadas;
5) O desenvolvimento do relacionamento da professora com você sabe quem é CLARAMENTE um homem tentando escrever uma mulher apaixonada e falhando grandemente. Não tem quem compre esse romance aí dos dois que deveria ser MUITO bem escrito e a base para várias ações dos personagens. Aliás, a professora é uma personagem que precisou ser emburrecida pelo autor para que a revelação do final fizesse o mínimo de sentido e ela não tivesse já percebido certos padrões lá no meio do livro;
6) Finalmente: o grande plot twist. O momento que eu esperava que ia transformar completamente a leitura – lenta – que eu estava tendo até ali. Vou dizer que talvez o twist não tenha me agradado tanto porque eu já estava esperando isso acontecer. E não é porque eu sou inteligentíssima, mas porque tem um livro que eu AMOOOO (e não vou falar aqui para não estragar a experiência de quem já leu algum desses dois livros) que simplesmente tem o MESMO plot twist. E acho que esse outro livro desenvolveu de forma bem melhor essa reviravolta.
Para não continuar falando e estragar a experiência de quem vai ler, fico por aqui com os pontos que não curti tanto. Não é um livro mal escrito, mas também não é uma obra prima que vai revolucionar a sua existência como leitor. Recomendaria para quem gosta de arte. E só.
Clarissa 05/04/2024minha estante
Hahahahahaha rindo muito com a sua resenha! Até esqueci de falar sobre a burrice da prof na minha, concordo super. MORRI com as crianças hahahahahaha já pensou uma guria de 11 anos refletindo sobre o fluxo da água nas ninfeias do Monet? Hahahahaha não aguento

amandaox 24/03/2024

É muito difícil falar sobre esse livro sem entregar muito da história, mas vou começar falando que o que me prendeu instantaneamente foi o cenário. Eu fiquei encantada com Giverny, todas as menções a Monet e os outros artistas contemporâneos a ele, parecia um conto de fadas. Os personagens são bem unidimensionais, mas não acho que isso atrapalhe muito a leitura, na verdade é bem comum com esse tipo de livro. O mistério é muito bem estabelecido desde o começo, ele te entrega pistas beeeeem sutis, e até o final eu tinha uma leve suspeita mas nem de longe consegui acertar o plot final. Não é um livro perfeito, sem dúvidas, as vezes parece que ele quer enfeitar demais pra te afastar das respostas, e eu já percebi que é desse autor fazer descrições excessivas que as vezes cansam, mas no geral achei uma história muito bem amarrada, com um cenário incrível, que com certeza vale a leitura.

Thauany 24/03/2024

Fui com muita expectativa
Mesmo não adivinhando o plot, achei bem três estrelas, a narrativa é arrastada e os personagens não me cativaram.
Gostei da criatividade do autor e achei a explicação do plot bem amarrada mas mesmo assim não leria novamente.

natiimartinello 24/03/2024

Une chef d'oeuvre!
Muita coisa nesse livro me ganhou desde o princípio: a ambientação francesa, a escrita que tem um quê de artística, que combina perfeitamente com o tema de pintores impressionistas que é tratado no livro? Mas o mistério em si foi o que fez esse ser o melhor livro do gênero que ja li ate hoje. Foi simplesmente IMPOSSÍVEL fazer sequer suposições, pois nada se encaixava e o desfecho foi simplesmente BRILHANTE!
Com certeza lerei novamente, agora sabendo o final, pra pegar as nuances.

Snowxmann 24/03/2024

Jornada recompensadora
Esse livro é uma verdadeira viagem, as inúmeras descrições sobre o vilarejo, as obras de monet e momentos históricos causam uma imersão que beira a repetição, inclusive, senti que o livro se repete em vários momentos.
O mistério é mantido por todas as páginas, mesmo que os personagens descubram algo, nós não descobrimos, o livro não entrega fácil as respostas e as perguntas parecem ser um beco sem saída.
A polícia, que eu fiquei julgando terrivelmente incompetente durante todo o livro, só ajuda a reforçar essa sensação de que o mistério não tem solução, cada vez mais pistas confusas, mais histórias...
Mas o final é simplesmente recompensador, se haviam falhas eu as esqueci completamente por esse final arrebatador, por essa história que tem um mistério que pode ser irreal mas que tem pessoas com decisões tão humanas, mundanas e reais.
Me surpreendeu de todo, fui pega totalmente desprevenida, todo cansaço que as vezes a leitura impôs, as repetições, os quadros, as histórias, tudo se uniu para um final arrebatador.

Mirian 22/03/2024

Cansativo
A história tem tudo pra ser boa, mas achei que o autor quis muito se assemelhar com Agatha Christie e com Conan Doyle o que não rolou pq se tornou uma leitura forçada e cansativa...

Em alguns momentos a história começa a ficar boa, mas aí a narrativa fica forçada demais e acaba se tornando previsível demais o final....

Achei decepcionante pois havia criado muitas expectativas

Ao final disso, dei 2 estrelas apenas por ter uma referência a Alice no País das Maravilhas que é a minha obra literária favorita da vida.

Tayanne Lobão 21/03/2024

Boa construção, MAS?
A construção da história é boa, personagens interessantes, antes há dicas sutis sobre o espaço tempo da história ser meio confuso, e depois entendemos o porquê. Mas quando tudo fica claro minha honesta reação foi nhew tipo ah é isso sabe? Esperava mais, senti que fui me empolgando na história e depois perdi a graça

Clara.Simielli 20/03/2024

Eu comecei esse livro por causa do Paulo Ratz, vi uma resenha dele no YouTube e decidi começar a leitura, como no vídeo ele já sinalizava que o livro era um pouco devagar, eu fui lendo com calma, porque ele disse que o plot fazia tudo se encaixar e valer a pena.
Eu discordo totalmente, embora eu achei o livro uma experiência extremamente rica artisticamente, a leitura não me apeteceu em nenhum momento. Eu adorei a ambientação, conhecer Giverny, saber um pouco mais sobre Monet e o impressionismo, mas em questão do mistério apresentado no livro, eu achei muito fraco.
A forma como o autor fecha as coisas no final me pareceu muito cansada, ele simplesmente usou uma justificativa rasa pra juntar todos os pontos, me frustou MUITO esse final.
AVISO DE SPOILER ABAIXO

Me perdoem, mas pra mim não é crível uma criança de 10 anos ter assassinado duas pessoas da forma como é revelado no livro, além do feito, ele ainda esconde o corpo, fala sério gente, é uma criança.
Tirando isso, quando a gente fala sobre o ponto principal, que são as três mulheres serem uma só, me deixou muito frustrada, por volta da página 250, tem um episódio em que a Fanete conversa com a professora, e pasmem, a professora chama Stephanie (??).
Pra mim, o pior de tudo, é o detetive principal ser um babaca que está o tempo inteiro objetificando mulheres, se apaixona pela Stephanie pela beleza física dela e o autor quer que a gente compre a ideia de que é um romance lindo.
Essa leitura foi difícil, NENHUM personagem me cativou, senti ódio por todos, pelo fato de serem pessoas rasas e chatas.
Só dei 3 estrelas pro livro porque aprendi muito sobre o impressionismo e o Monet.
Tamara 21/03/2024minha estante
Concordo! Não comprei o romance como amor em momento nenhum.. Pra mim foi só atração física da parte do detetive e vontade de ir embora por parte da Stephanie.

babi 25/03/2024minha estante
Essa parte da fanette conversando com a professora ficou muito perdido mesmo