Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Thaís | @analiseliteraria 22/05/2020

Sempre chove nos enterros de Giverny...
Inicialmente, senti certa dificuldade em me prender na história, só por esse motivo não dou nota 5, para mim, ele fica com uma nota 4. Depois de imersa na história, me senti moradora de Giverny, uma entusiasta da arte. O autor soube ambientar muito bem toda a história. O contexto da obra é muito forte, os pintores impressionistas, especialmente Monet, estão constantemente sendo postos em questão e influenciando a narrativa. Sobre o crime, estive ao lado dos detetives durante toda a investigação, retrocedia as páginas e tentava pegar alguma ponta solta que se amarrasse ao assassino. Não consegui chegar à conclusão alguma. Quando tudo se mostra, a SURPRESA. De todas as teorias que criei, nenhuma chegou aos pés da originalidade e criatividade do autor.
Amanda 04/07/2020minha estante
Concordo 100% com a sua resenha, da dificuldade em me prender na história (até pensei em desistir) até a parte de tentar pegar alguma ponta solta pra solucionar o caso. Jamais imaginei aquele final e digo que fazia muito tempo que um livro não me fazia ficar de boca aberta!

Carolina165 08/03/2023

UAU!!! UAU!!! MIL VEZES UAU!!!
QUE LIVRO GENIAL!!!

Tudo que falam desta maravilha ainda é pouco.

Eu adoro livros que me fazem de trouxa, então preciso bater palmas pra esse.

Em certo momento chegou a passar pela minha cabeça qual seria o Plot central, mas o autor foi esperto e usou de um artifício muito interessante pra despistar o leitor; então logo descartei a ideia. Pensei: "Não, não tem como ser isso". Foi tudo tão bem feito que o livro conseguiu me enganar direitinho.

Valeu muito a pena cada parágrafo lido. História muito bem estruturada, com personagens bem construídos e um final lindamente amarrado. Adorei o Sylvio e gostei do Laurenç também.

Quando chega em 60% você não entende mais nada, parece que os parágrafos ficam sem pé nem cabeça. Mas não se preocupe que tudo vai fazer sentido no final.

E QUE FINAL!!!

Já entrou para a lista das melhores leituras do ano.

Se eu tivesse que definir este livro em uma palavra seria:

**PERFEITO**
Thayná Krueger 08/03/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Já vou colocar ele na meta de próximas leituras.

Carolina165 08/03/2023minha estante
Obrigada Thayná! Vc não vai se arrepender, tenho certeza.

Carmine.Antes 08/03/2023minha estante
Vou começar esse

Carolina165 08/03/2023minha estante
Ótima leitura Carmine! ?

Núbia Cortinhas 09/03/2023minha estante
Arrasouuu!!! Já vou acrescentar na minha meta. ?

Jaque - Achei o Livro 09/03/2023minha estante
hehehe ele é incrível mesmo. Um dos melhores finais da vida!

pereirs 10/03/2024minha estante
Já vou iniciar

gabriella.malta 10/01/2022

Surpreendente
Suspense excelente, gostei muito da construção das personagens, do cenário é claro, do final, que me surpreendeu sem parecer forçado. O livro é lento em alguns momentos mas depois que engatou eu não queria mais largar.
Glauci 10/01/2022minha estante
O cenário .... ?

gabriella.malta 10/01/2022minha estante
Sim! Eu ficava pesquisando todos os lugares, a descrição é muito boa tbm

Glauci 10/01/2022minha estante
Vontade de ir conhecer

Thiago Araujo 16/12/2020

Para se especializar em Monet
Uma grata surpresa na lista de leituras! Assim defino Ninfeias Negras, uma obra encantadora e de leitura leve.

Três vidas que parecem distantes uma da outra, mas que podem se cruzarem a qualquer instante na pequena Giverny, na França, vilarejo onde viveu Monet. Tudo gira em torno da arte, seja de pintar ou de viver.

Escolhas que definem nossas vidas, consequências que apontam nossos caminhos. Viver e deixar viver, uma verdadeira arte.

Achar que é um livro policial e reduzir o poderio dessa obra, que finaliza com muita poesia, com cada personagem sendo valorizado, explicando a existência de cada um.

Quem não se apaixonar por Stephanie e não fizer um carinho em Netuno leu errado, tente novamente!

Ana Lara 20/01/2022

Perfeito!
Comecei a leitura não entendendo nada, chegou no meio comecei a achar que estava entendendo alguma coisa, mas o final me mostrou que não hahaha
Fiquei completamente surpresa. Nada óbvio!
Rafael Kerr 20/01/2022minha estante

Rosi.Campos 20/11/2021

Inacreditável
Demorei uma vida pra acabar esse livro ? é o final foi chocante pra mim, uma hora pensei estar maluca rsrs outra hora foi *mais que [*****]*. Um Livro que super recomendo... E pedir muito um Netuno pra mim ?

YisraelC 11/02/2023

SURPREENDENTE.

No começo eu estava bem intrigado, comecei a encaixar as pistas para desvendar o assassinato e descobrir o assassino, eu jurava que estava certo, mas o livro me enganou. Todas as minhas teorias estavam erradas. Cheguei numa parte que eu estava achando um pouco tedioso porque nada parecia estar ligado e fazer sentido, e alguns fatos acabaram me irritando. Até que fui surpreendido nos últimos capítulos. O desfecho foi algo totalmente inesperado para mim, eu adorei. Cheguei até me emocionar com o final.

Lu 08/05/2017

Crie unicórnios, mas não crie expectativas
Ao fechar o 'Ninfeias negras", fiquei com vontade saber mais sobre os Impressionistas e, em especial, Monet. Meu favorito continua sendo Van Gogh, mas eu preciso admitir que o pintor mais famoso de Giverny conseguiu passar a frente de Renoir.

E, de fato, as referências a Monet são o que o livro do Michel Bussi tem de melhor. A ideia de ambientar um assassinato na cidadezinha onde Monet fixou residência em seus últimos anos de vida é brilhante. Desde os livros da Agatha Christie (Assassinato na Biblioteca, Assassinato na Casa do Pastor, entre outros), é uma ideia que funciona muito bem, e que Michel soube aproveitar ao máximo, e usar sua narrativa descritiva (mas não em excesso) para ressaltar a beleza do lugar... e o horror do que estava escondido.

Outro triunfo é a montagem do caso. A maneira como as peças vão se encaixando aos poucos. Confesso que o final me surpreendeu bastante e isso é algo que eu adoro. Acompanhar Sylvio nas entrevistas foi muito divertido. O personagem é ligeiramente enrolado, mas talentoso....

... mas não posso dizer a mesma coisa de Laurenç. Para mim, ele é um belo exemplar de personagem-ostentação: ele chega prometendo mundos e fundos, mas entregando muito pouco. Achei sua atuação como um todo, patética e suas interações com Sylvio bobas, numa tentativa dispensável de humor. Até porque, o clima sombrio e de ameça que a velhinha narradora (outro acerto de Bussi) anuncia é muito mais interessante.

O resultado, portanto, é um tanto irregular, apesar da bela premissa inicial. Alguns personagens são chatos, e alguns trechos, especialmente os da Fannette, tornaram a leitura cansativa.

Enfim, é uma leitura interessante, ainda que contenha falhas. Nota final: 3,5 estrelas.

Recomendo, com ressalvas.
Kathlen 03/05/2020minha estante
Melhor título pra uma resenha kkkk

Lu 04/05/2020minha estante
Obrigada, Kathlen!

Mary 18/09/2023

Pelo título parece promissor, o autor começa a história bem, porém depois vai destoando, vai detalhando coisas desnecessárias e poderia ter poupado umas 100 páginas... o desenrolar vai enrolando isso sim..
E plot eu já prévia desde o início...
Quem gosta de pintura e arte pode ter um entendimento sobre os artistas citados, eu não gostei..

Lara.Scarlatte 04/04/2024

Eu demorei absurdamente para me prender a essa história, pensei seriamente em abandonar esse livro várias vezes, achava muito estediante, a leitura não estava vingando definitivamente! Até que pá! Em 80% do livro o que foi isso ?? era choque em cima de choque!! Simm, definitivamente agora esse livro tinha minha atenção, achei super genioso a forma que tudo se junto e no final conseguimos entender bem todo aquele inicio tedioso, eu nuncaaaaaaaa imaginaria um final assim! Criei algumas teorias mas nem passou perto! Sério, em 80% o livro tem um desdobramento tão surpreendente que faz valer todo o restante massante do livro!!! Eu indico a leitura
Ricardo Tavares 07/04/2024minha estante
Muito bom. Amei essa história. Leia, do mesmo autor, O voo da libélula, também é uma história ótima. O último livro dele publicado no Brasil não é bom, é uma história arrastada e chata: Eu devia estar sonhando. Capa linda, mas história besta. Publicado pela Arqueiro em 2021. A editora não se interessou em publicar outros livros do autor.

Dea 26/07/2020

Sentimientos indefinidos.
É uma leitura ruim? Não.
É uma trama ruim? Acho que não.
É uma construção ruim? Não... Confusa.

Acho que foi isso que incomodou um pouco. Talvez, esse fato seja bom para alguns, mas em minha opinião faltou informação na construção da história, que no final, agrada. Mas no caminho até este final... peca. Ponto positivo: história, muita história. Vida de Monet decorada com sucesso ;)

Creio, que na realidade está mais para um romance com suspense e acho que foi aí que a escrita se perdeu.

Recomendo? Claro! Ainda mais porque parece que funcionou para muitas pessoas que avaliaram o livro com 5 estrelas. Mas para mim, não funcionou tanto.

Boa leitura, :)

moana071 31/03/2024

Muita perfomance
O livro pode ser resumido em uma simples palavra: CHATO.
Eu comecei a ler porque o Paulo Ratz indicou e ele garantiu que o final era incrível. Eu comecei a ler e o livro não me pegou, os personagens não me pegaram, a escrita, a forma que a história andava, nada. Eram páginas e mais páginas de coisas inúteis, descrições desnecessárias, e TODA HORA falando de Monet, eu não aguentava mais. Passei a odiar esse cara. Até a parte da investigação e dos interrogatórios eram insuportáveis. O plot no final é até uma ideia muito boa mas a forma que foi colocado em prática não passeou de insuportável. CHATO CHATO E MAIS CHATO.
As crianças de 10/11 anos têm falas e pensamentos que não condizem com a idade, essa velha muito chata o livro inteiro. Eu lia lia lia e a história não andava Os acontecimentos são rasos. O cara ameaça um delegado e ele simplesmente vai embora? E que paixão foi essa que veio do nada? Só de olhar pra mulher se apaixonou. Sério, nada funciona aqui, nada. Mas o livro ganhou um monte de prêmio né, ALGUÉM gosta, só não sou eu.

akasaori 02/03/2023

O PLOT TWIST DESSE LIVRO KKKKKKKKKKKKKKKKK GRITARIA!!!! O primeiro capítulo também, brabo demais da conta. O suspense em si deixa a gente muito envolvido porque são muitas informações das três personagens, mas tudo faz sentido no fim, redondinho.

Prystaj 28/11/2020

mano do céu!!!
mano... sabe aquele livro que faz você ter várias teorias de conspiração e estão TODAS, sem exceção, erradas e longe de estarem certas ou quase? pois é, é esse livro que te deixa com boca aberta com o desfecho final!

eu batia no peito que tal pessoa não era nem um pouco suspeita desde o começo só para no final eu ver que eu fui enganada pelo livro, ou autor, o tempo todo!

inclusive acho que esse autor já foi - em outras vidas ou quem sabe nesta vida também - um assassino profissional que nunca foi descoberto e decidiu escrever livros porque cansou de sujar suas mãos de sangue, porque não é possível... história muito bem elaborada, não deixou NENHUM ponto solto na história toda!

hahahaha tá de parabéns esse autor! esse livro merece ser premiado, uma verdadeira obra-prima!
fer 28/11/2020minha estante
concordo com cada palavraaa! resenha maravilhosa! *-*

Allan Tancredo 31/03/2020

Livraço!
Bussi, sabe escrever uma história que nos prende e se entremeia, no ínicio, no fim e no meio, e realmente é nessa ordem. É uma resenha que não pode conter muita informação, pois qualquer coisa pode ser spoiler. Mas aprecie a paisagem de Giverny e as telas de Monet.
Recomendo ler com música clássica.