Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Clarissa 05/04/2024

Acho que a nota real que eu daria é um 3,7. Talvez até um 4, se eu não tivesse percebido o plot principal, que era pra ser um dos grandes twists, já nas primeiras páginas... hehehe. Eu gostei da história, achei o final coerente, sem pontas soltas, bonito até. Porém, as partes que me incomodaram, incomodaram muito. Achei a escrita muuuito monótona, principalmente na primeira metade e bem no final. Eu gosto de impressionismo, do Monet, de Giverny, mas a forma como esses elementos aparecem na história, achei que foi mais pra mostrar que o autor entende de arte, porque não vi necessidade disso na narrativa. Pelo contrário, achei que o Monet e tudo que envolvia a arte foi tratado de uma forma que me fez achar tudo uma grande chatice, com uma gente arrogante e dramática demais! A construção das crianças... por favor... na maior parte das cenas mais pareciam adultos de meia idade sendo pedantes uns com os outros, sorte que não aparecem muito! De qualquer forma, o saldo geral foi positivo, a história me prendeu e gerou algumas reflexões interessantes, o que acabou pesando mais na balança.

Luisa.Nascimento 22/10/2020

Impossível parar de ler!
Um dos melhores livros que já li na vida! História muito bem elaborada e final genial!

HelenaRiva 18/08/2022

Ninfeias Negras
Impactada. Foi assim que acabei o livro.
Começo dizendo que o ritmo da história não é tão acelerado. Aquela coisa de pegar e não largar mais. O desenvolvimento demora, é detalhado. E a impressão que dá é que quanto mais se lê, mais perguntas aparecem.
É daqueles livros que quando paramos de ler pra fazer outra coisa, ele continua lá na cabeça da gente sabe? Tentando encaixar as peças.
Quanto a parte final, repito, impactada. Apenas impactada com o plot. Daqueles que nos fazem repensar toda história.
Toda a parte de arte e cultura, o cenário real, já é sensacional.
E a última página é um afago pra alma.
Amei. Meu favorito do ano, fácil.

lecofaria 24/10/2020

Ninféias Negras, de Michel Bussi
(Nymphéas Noirs)

Comecei a leitura de Ninféias Negras por sugestão do meu amigo Bruno Schmidt que, entusiasta do autor Michel Bussi, me convenceu a ler o livro, tamanha sua empolgação com a história. E bastou ler apenas a introdução do livro para PRECISAR continuar a leitura.

Aqui, vemos um crime e a vida de três mulheres, uma de 11, outra de 36 e outra de 80 anos. Todas habitam o vilarejo francês de Giverny, nos arredores de Paris e sonham em fugir de lá. Mas apenas uma conseguirá realizar o seu sonho.

Com uma narrativa envolvente, é impossível não se embrenhar nos mistérios propostos pelo livro, sendo levado pelas letras de Michel Bussi, que nos conduz como observadores do encantador povoado francês e os segredos e mistérios de seus habitantes.

Com um final muito bem desenvolvido (e cheio de surpresas), Ninféias Negras é daqueles livros que nos fazem voltar as páginas para reler coisas que talvez pudéssemos ter deixado de lado e que, não, estavam lá o tempo todo!

Maravilhoso, já tenho um novo livro para me fazer companhia, também do autor Michel Bussi, O Vôo da Libélula. Eu gostei MESMO da escrita do Michel e quero continuar em sua companhia! ;-)

Terminei de ler em: 25/09/2017
Cotação: 5 estrelas em 5

Mari Pereira 16/06/2022

Tá aí, um romance policial muito diferente de tudo que eu já tinha lido (apesar de superficialmente ele parecer ser mais do mesmo).
Sem dar spoilers, adorei a relação entre a investigação e a história da arte. Pra quem gosta dos dois temas é um prato cheio. E achei o plot twist muito inteligente, plausível e bem executado. Tudo que eu espero de um thriller.
Uma experiência bastante agradável!

Marilia M. 28/05/2020

Se vc quer ser surpreendido, leia!
Maravilhoso. O livro já começa com um ar misterioso, os capítulos curtos logo te levam pra parte onde vc quer entender o que é tudo aquilo, o que aconteceu e pq. O livro te surpreende, as peças se encaixam e só então vc percebe que o autor deixou migalhas, mas vc já estava tão envolvido com a história de cada personagem que nem percebeu. Recomendo muito!! Um bônus do livro é trazer um pouquinho da arte de Claude Monet e suas Ninfeias.

Vanessa633 09/09/2020

Uma viagem por Giverny
Como foi gostoso ler um suspense policial tão bem escrito e que se passa em um lugar tão lindo como Giverny. A ambientação é perfeita e a descrição do vilarejo e dos jardins de Monet te transportam para dentro da história.
As obras de Claude Monet e sua relação com os pintores impressionistas da época são lembrados por todo o roteiro e se entrelaçam com a narrativa do mistério que envolve os personagens.
A leitura é agradável, os personagens são bem construídos e o final é surpreendente! Recomendo a leitura!
Helena 24/09/2020minha estante
Quero ler! Quero viajar também! Ainda mais que chegou essa semana um livro só sobre os impressionistas! Quero exolorar mais Monet e Renoir.

estantedaju 16/09/2020

Incrível!
Ei, você aí! Está procurando aquele romance policial que te deixa roendo as unhas de ansiedade para desvendar o mistério? E, por mais que você crie mil teorias, ainda se surpreende muito com o desfecho? Aqui vai uma dica!

Ninfeias Negras, do escritor Michel Bussi, foi o romance policial mais premiado da França em seu lançamento, e com certeza merece todo o reconhecimento que tem!

Tudo começa quando um renomado médico é encontrado morto na charmosa cidadezinha de Giverny, que atrai multidões de turistas por ter sido imortalizada pelas incríveis obras de Monet - um dos maiores nomes do Impressionismo.

A narrativa se inicia com a apresentação de três mulheres intensas, que podem estar ligadas pelo mistério e, junto a elas, criamos milhares de teorias, conhecemos a história de Giverny, de Claude Monet e nos vemos imersos em um enigma que envolve arte, história e muitas descobertas chocantes...

site: https://www.instagram.com/livrosepaixoes_/

Ju 30/12/2021

FODA PRA C4R4LHO
Um assassinato. Três mulheres. Uma obra de arte. Ninféias negras?

Meus amigos, arrisco dizer que esse talvez tenha sido o melhor livro de suspense que já li até hoje. Me prendeu do início ao fim, cumpriu o que prometeu e provavelmente entregou até um pouco mais do que prometido. Eu fiquei extremamente curiosa durante todo o livro, ele é perfeito, a forma que o autor constrói os personagens, os diálogos, o cenário e absolutamente tudo nesse livro foi feito com bastante precisão, minuciosidade e profissionalismo. O que mais me encantou de longe foi o cenário, eu literalmente me senti dentro de uma tela em que o pintor acabara de concluir. Asseguro a você, que provavelmente você vai se pegar desejando conhecer mais sobre Claude Monet e suas obras, ou melhor, vai desejar conhecer Giverny pessoalmente. O que mais gosto dos livros de suspense, é essa necessidade desesperada de saber qual o final, e posso te afirmar que todas as teorias que você criar, nenhuma delas vai ser a conclusão de fato. Leiam e apreciem. É PERFEITO, LEIAM!!!!!!!

Mari Noguti 05/12/2021

É uma excelente indicação para quem ama plot twist
Tudo começa falando das três mulheres. A primeira é má, a segunda mentirosa e a terceira egoísta. Me prendeu por exatamente por isso, por descrever as três mulheres que vivem em um vilarejo, presas e desejam sair dessa prisão. A regra era cruel, uma delas teria que escapar. As duas tem que morrer e apenas uma escapar.

Quem vocês acham que escapam?

Recomendo com toda força, não tenho nem o que expor palavras porque é uma escrita muito bem construída, tudo está interligado e te deixa sem fôlego.

Virgílio César 26/05/2020

Achei o livro enfadonho, principalmente quando passava para narração em primeira pessoa. Confesso que tive de pular vários parágrafos para finalizar. A trama é inteligente, mas a ideia de trocar nomes e datas para ter um final impactante não me agradou.
Eduardo 24/04/2023minha estante
Concordo plenamente.

O autor perdeu o controle do enredo e fez uma grande confusão.

Também dei 2 *

Caio Dantas Cabral 07/08/2023

O final é incrível, mas o livro é chato!
O autor tentar fazer uma narrativa com descrições poéticas e informações históricas de uma cidade que vc nem se importa. é tudo tão longo e exaustivo que você quer pular tudo e só ler os diálogos.

o mistério é grande, mas a enrolação é maior.

dei 3 estrelas pq o plot twist do final é incrível. e digo mais, nas últimas páginas do livro, vc descobrir o assassino é o que menos importa, pq a revelação sobre uma certa personagem é o que choca você.

mesmo a reviravolta sendo incrível, eu ainda n indico o livro, pq é mto maçante.

vica 24/11/2022

Bookesfera você me prometeu?
Aguardei ansiosa o momento em que esse livro ficaria bom? bookgram você me prometeu!

Mais de duas semanas pra ler um gênero que normalmente termino em menos de dois dias.
Péssimo.

Diferente de alguns outros títulos o plow twist nas últimas páginas não compensa a decadência do livro todo.

Anna Mendes 26/06/2020

Um livro genial! Uma história complexa, inteligente e com um final surpreendente! <3
“Ninfeias Negras” é um romance policial que se passa em Giverny, uma pequena cidade na qual Claude Monet, um dos maiores nomes do impressionismo, viveu. Ele imortalizou a cidade em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as famosas ninfeias no laguinho.

E é em Giverny que um respeitado médico oftalmologista é encontrado morto, e os investigadores encarregados do caso se veem presos em uma trama complexa e imprevisível, repleta de mistérios e com personagens que são um enigma à parte. Principalmente as protagonistas.

Uma menina de 11 anos talentosa e que sonha em ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e libertadora, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela. Três mulheres intensas e ligadas pelo mistério que agora agita a pequena cidade de Giverny.

Honestamente, não sei por onde começar a falar sobre esse livro. É uma história envolvente do começo ao fim. A trama é complexa, inteligente e muito bem desenvolvida.

A narrativa é alternada entre os pontos de vista dos personagens. O único ponto de vista em primeira pessoa é o da senhora idosa. Não sabemos o seu nome, apenas que ela consegue acompanhar tudo o que está acontecendo na cidade, sendo bem discreta. Isso contribuiu muito para o clima de mistério que a história possui. Os demais pontos de vista são em terceira pessoa.

Eu não consegui me apegar, gostar ou sentir empatia pelos personagens, mas isso não foi um ponto negativo. É que eles carregam tantos segredos e mentiras que não sabemos em quem podemos confiar, ou se podemos confiar em algum deles.

Conforme eu fazia a leitura, fui desconfiando de algumas coisas e tem até alguns pontos que eu consegui descobrir o que realmente tinha acontecido. Mas, quando o grande mistério foi revelado, o meu queixo simplesmente caiu! Eu fui pega completamente de surpresa. Não imaginava que pudesse ser aquilo. Essa revelação muda completamente o sentido e a visão que temos da história. Achei genial o que o autor fez.

Eu gostei muito do final também. Depois dessa grande revelação do mistério, eu percebi que a história, mais do que o suspense e a tensão que ela carrega, é, na verdade, muito triste. Mas nas últimas páginas o autor conseguiu dar um toque de esperança para alguns dos personagens, o que me deixou feliz.

Por fim, só posso dizer que eu amei a leitura de “Ninfeias Negras”! Foi o meu primeiro contato com a escrita do Michel Bussi e tive uma experiência completamente positiva, o que me deixou com vontade de ler outros livros dele.

Em suma, “Ninfeias Negras” foi uma leitura envolvente do começo ao fim. Uma história muito bem construída e com elementos reais que tornam a leitura ainda mais instigante. Suspense, mistério e um final completamente surpreendente fizeram com que esse livro se tornasse um dos melhores romances policiais que já li na minha vida.
Leitura e . 26/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto