Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

lorenasimili 05/06/2023

Maior decepção do ano
Fui levada pelas criticas positivas que esse livro tem, raramente encontrei alguém que falasse alguma coisa negativa dele. E levando em consideração que era um livro ganhador de prêmios, fiquei ansiosa e curiosa para ler.

E para minha surpresa detestei o livro, o autor tentou nos ambientar em toda a história de Giverny e um assassinato no local de um médico, mas a verdade é que o autor é extremante descritivo em momentos que são desnecessários. Não que eu não goste de descrição, estou acostumada com livros assim, porém foi muito exacerbado, a vontade era pular os parágrafos (que confesso, que em certo ponto, eu pulei mesmo).

O que mais me irritou em toda a situação é que a investigação em si demora uma vida para acontecer, o policial encarregado da investigação simplesmente não investiga porque ele está apaixonado pela esposa do suspeito. Gente, que plot horroroso.

Li em conjunto com minhas amigas (4 pessoas) e nenhuma gostou, então sou levada a crer que o problema não foi somente comigo.

O único cenário que consigo ver esse livro funcionando é se você for um grande amante da arte que conhece mais profundamente Giverny e Claude Monet. Fora isso... evite a fadiga kkkkk.
Mary 17/09/2023minha estante
Quando comecei a ler que tinha 3 mulheres, eu pensei logo essas mulheres são uma só.... pela diferença de idade suspeitei logo

Laura.Schmidt 28/02/2024

Ninfeias Negras
Lido pro clube do catarse do Paulo Ratz e MEU DEUS. Não dava nada pra esta leitura e cá estou eu dando 5 estrelas e favoritando essa obra prima. Não sei o que gostei mais: toda a atmosfera de Giverny, da história de Monet e suas ninféias ou da forma que o autor escolheu pra conduzir a sua narrativa (diga se de passagem mt fod*). Amei tudo do início ao fim, mas não vou entrar em muitos detalhes pois acho que os leitores merecem ter a mesma experiência incrível que eu tive de apenas me deixar levar por essa história e me surpreender a cada capítulo. BOM DI MAIS!!
Carolina2762 08/03/2024minha estante
O final!!!!
Qndo ela tá no moinho e fala que a Patricia Morval é boca aberta!!!
Eu só pensava: NÃO ACREDITO!!

Naty__ 27/02/2017

Surpreendente!
Tinha vontade de ler algo de Michel Bussi desde a obra O voo da libélula. Quando a editora Arqueiro lançou Ninfeias Negras não pensei duas vezes e o solicitei, sabia que não me decepcionaria – eu não podia estar mais convicta disso.

A obra vai contar a história de três mulheres completamente opostas. Elas vivem no mesmo vilarejo: Giverny. A primeira é má; a segunda, mentirosa; a terceira, egoísta. As três não têm a mesma idade. A primeira tem mais de 80 anos e é viúva, a segunda tem em torno de 36 e nunca traiu o marido, a terceira está prestes a completar 11 anos e todos os meninos de sua escola querem ser seu namorado.

Pouco sabemos sobre essas três mulheres. A primeira é dona de um belo quadro, a segunda se interessa por artistas, e a terceira pinta muito bem. A garotinha de 11 anos procura encontrar seu pai, a segunda busca um grande amor, e a terceira, a mais velha, sabe coisas sobre as duas.

O que mais impressiona é que muitas pessoas atravessam o mundo para passear por algumas horas em Giverny. O motivo é bem simples: por causa dos pintores impressionistas. Esse vilarejo é famoso por ter sido um local imortalizado por obras de Claude Monet entre 1883 e 1926, considerado um dos maiores nomes do Impressionismo com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. Foi em Giverny que ele pintou a tão conhecida série Nenúfares.

Ainda que elas sejam bem diferentes, há uma coisa em comum: o desejo secreto de ir embora desse lugar. Por que elas desejam tanto ir embora de Giverny? É difícil manter-se num lugar que você se sente aprisionado, ainda que haja um belo jardim para admirar, existem grades que prendem essas três mulheres. E um segredo, um grande tormento que parece não ter fim.

É nesse mesmo cenário que um respeitado médico é encontrado morto. Ele foi assassinado com uma facada no coração, teve a sua cabeça esmagada e, ainda, o seu corpo foi encontrado submerso num lago. Ao seu lado havia um cartão-postal com a reprodução de uma das Ninfeias de Monet e uma mensagem de aniversário com a seguinte frase: “O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado.” Os investigadores se veem presos a um crime que nada é o que de fato parece.

É preciso observar vários detalhes no decorrer da leitura. O nome da terceira senhora não é mencionado no livro, ainda que ela seja a narradora de grande parte da história. Já as outras mulheres têm seus nomes revelados, a segunda se chama Stéphani e a terceira é a pequena Fanette. Assim como existem outros elementos que é preciso ficar atento para captar, do contrário, o leitor ficaria perdido e sem entender os fatos.

Quando estava faltando mais ou menos umas 30 páginas para acabar o livro, comecei a me desesperar, pois o que estava sendo revelado era tão estranho que eu pensei: “Será que estou entendendo isso certo? Preciso ler novamente essa parte!” E li, mas não era esse o problema. A questão é que o autor foi tão, mas tão criativo que me deu uma vontade desesperadora de gritar. Como estive tão cega durante o tempo todo? Como? Por quê?

Tudo é muito estranho e misterioso. Enquanto lia eu tive diversas ideias e tentei planejar várias possibilidades. No entanto, absolutamente nada do que pensei foi o que de fato aconteceu. O desfecho foi algo tão arrebatador, surpreendente que, quando finalizei a leitura, fiquei embasbacada com a qualidade da escrita de Bussi. Ele sabe fazer um bom suspense, daqueles que não queremos largar por nada.

Eu acertei quem cometeu o assassinato, mas isso não tirou a grandiosidade da obra de forma alguma. Os detalhes foram tão bem feitos, tão ricos que em certos momentos parecia com as descrições de Dan Brown (embora minha experiência com o autor não tenha sido agradável). Porém, convenhamos, o cuidado, a inteligência e a perspicácia do autor são incontestáveis, assim como a de Bussi. É difícil falar desse livro sem elogiá-lo demasiadamente. Parece puxa-saquismo ou falsidade, mas não. A obra é deslumbrante mesmo.

Não é necessário nem elogiar mais nada, mas ainda não acabou. Essa capa é indescritível e a diagramação segue o padrão excelente da editora. Ah! Sem falar no kit enviado pela Arqueiro, uma caixa linda, bem resistente e com detalhes em cima e nas laterais da tampa. Além da caixa veio um marcador e um botton. Eu não poderia ficar mais realizada, não foi apenas a estética que foi perfeita, a história seguiu o mesmo ritmo.

Quem não leu Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, pode pegar um spoiler neste livro, mas certamente não vai entender e nem vai saber que se trata de um. Para quem já leu, possivelmente vai sentir saudade da história – foi o que aconteceu comigo.

Para finalizar esta resenha, quando concluí a leitura de Ninfeias Negras já passava das 4 horas da manhã e eu fiquei a noite toda devorando o livro para descobrir o desfecho. Quando terminei minha única vontade era lê-lo novamente, não apenas pelo fato de já estar com saudade da história, mas para ler o início tendo ciência desse final esplêndido. Eu preciso fazer isso e será breve.
undefined

Naty__ 27/02/2017minha estante
Por quê??

Ryllder 27/02/2017minha estante
Esse app do skoob para IOS às vezes prega umas peças.Tinho escrito no meu comentário:resenha excelente,aí saiu undefined.

null

Naty__ 27/02/2017minha estante
Hahahahaha. Que estranho kkkkkkkk

Marta 27/02/2017minha estante
Louca de vontade de ler esse livro!!
Bjoss

tish 01/03/2017minha estante
Nossa, o livro parece ser incrível, tenho muita vontade de ler. Todo mundo que pega na mão fala que é ótimo. Adoro um suspense misterioso e que no final vc fica "Queeee?" e percebe que errou muuuita coisa hahahhaha! (Quero ler Assassinato no Expresso do Oriente também!)

Maria 01/03/2017minha estante
Quero muito ler achei bem instigante o mistério que gira em torno dessas mulheres e em volta desse assassinato do médico.

Marlene C. 02/03/2017minha estante
Oi.
Eu achei essa história bem interessante, gosto bastante deste cenário de investigação e tudo mais, os personagens parecem ser bem interessantes e leitura fluída, não poderia deixar de conferir.
P.S espero acertar também em quem cometeu o assassinato kk
Bjs.

Marilia225 03/03/2017minha estante
Estou louca para ler o livro, já tenho ele guardadinho aqui na minha estante, acho que não vou me arrepender da historia porque só li resenhas positivas até hoje e fora que o autor seja excelente.

Maristela 03/03/2017minha estante
O livro começou me chamando a atenção primeiramente pelo titulo e depois pela capa.De início, nem sabia bem o que pensar dele. Então pesquisei e amei o que pesquisei, pois amo um bom thriller/policial. Li vários comentários e vi que quem tinha lido o livro, não sabia definir bem se amava ou odiava mas que no final, achou ótimo. Percebi que isso sim é uma boa trama, te leva ao extremo e te entrega um final bem trabalhado. Quero muito ler o livro.

Beth 05/03/2017minha estante
Fiquei encantada com o que descobri aqui na resenha. Não esperava que fosse tão bom assim. Com certeza vou ler este livro. Não vejo a hora de conferir tudo o que dizem dele.
Beijos.

Kemmy 05/03/2017minha estante
Assassinato no Expresso do Oriente é o livro escolhido para debate num grupo de desafio literário que participo, mas depois de ter lido outro livro da autora e ter uma experiência ruim, acho que vou passar. Ainda bem que quem não leu não vai entender o spoiler hahah
Eu ainda não li O voo da libélula, mas desde o lançamento de Ninfeias negras eu desejei ambos. E eu nem tinha visto a sinopse! Sei lá, a capa me encantou. Agora lendo a resenha fiquei curiosa sobre a vida dessas 3 mulheres e me pergunto se o final não é parecido com um livro que li há uns meses que me deixou chocada porque a resposta de muitos mistérios estava bem na minha cara hahah

Alison 10/03/2017minha estante
Olá, com todos os elogios que veja a essa obra fico muito ansioso para ler, a história é daquelas que prende,choca e surpreende o leitor, que chega a ficar sem fôlego que tantas emoções. Beijos.

Helder 29/03/2017minha estante
Suas resenhas são ótimas. Mais um que tenho que passar na frente na minha fila.

Naty__ 29/03/2017minha estante
Obrigaaaada, Helder.
Esse livro é marcante demais!

Lana Wesley 10/05/2017minha estante
Vejo que á muitas surpresas nesse livro, principalmente pelo fato de autor foi criativo em toda a trama, fazendo com que nos prendesse a leitura do começo ao fim, ainda não li esse livro, porém após ler sua leitura fiquei bastante interessada. Mesmo você no final tendo conseguido descobrir que era o assassino ainda sim não perdeu a graça, pelo fato da trama ter tido tantas revira voltas que acabou lhe surpreendendo.

Isabela | @sentencaliteraria 09/06/2017minha estante
Oi Naty ;)
Ganhei esse livro em um sorteio, e estou doida pra ler ele!
Além de ter essa capa linda, me interessei muito pela premissa. Não li ainda Assassinato no Expresso do Oriente, mas está na lista de leitura.
Parece ter uma trama bem instigante, com essas três protagonistas diferentes.
Acho que vou amar *-*
Bjos

Ricardo Tavares 02/05/2018minha estante
Segundo livro de Michel Bussi que leio. O primeiro me deixou uma boa impressão. Agora vou conferir o talento desse escritor francês contemporâneo em seu segundo romance policial publicado no Brasil pela Arqueiro.Tomara que eu não me decepcione. A expectativa é positiva, pois esse é um pouco mais curto que o primeiro e os capítulos são curtos, totalizando 85 capítulos em menos de 400 páginas.

Dieneffer 28/06/2022

Investigação ou lembranças?
O livro é muito bom
Retrata uma investigação de assassinato na pequena cidade de giverny.
Todo o enredo está em volta de 3 mulheres, o Detetive, o caçador e as criancinhas.
É muito interessante e divertido tentar descobrir quem é o assassino, já que ouve mais de 1 assassinato realmente.
Há um enorme plot twist neste livro.
Recomendo muito

Paula 18/05/2020

Surpreendente
Que livro! Um romance policial que já te deixa desde o começo intrigado, do meio pro final você não consegue desgrudar querendo saber quem realmente é o assassino. E nos última capítulos você acha que sabe o que vai acontecer, mas acredite você não sabe. É o tipo de livro que você termina e precisa de um tempo pra entender tudo que leu.

Marlonbsan 06/09/2019

Ninfeias Negras
O livro se passa em Giverny na França, local conhecido por ter sido palco de grande inspiração para as obras do pintor impressionista Claude Monet. A narrativa do livro mescla aulas de história da arte e vida de Monet (fatos reais) com uma investigação policial (inventada pelo autor). O prologo instiga bastante a leitura pela forma que é apresentado e o fato de haver três mulheres fundamentais para a história que está por vir, uma menina com grande talento para pintura, a professora da única escola local e uma idosa que observa tudo o que acontece.
E o enredo se inicia com a morte do médico Morval e a partir daí acompanhamos a investigação acerca do assassinato e seu desenvolvimento, mas o foco principal está nas subtramas que envolvem os personagens principais.
A narrativa é construída em capítulos curtos com alternância de perspectiva entre os personagens, ora em primeira pessoa, quando acompanhamos a idosa, ora em terceira pessoa, tanto na investigação quanto com outros personagens. A linguagem é bem simples e a narrativa é bem fluida, apesar de haver trechos muito densos nas explicações históricas ou quando acompanhamos a idosa que faz muitas observações sobre o que está vendo ou devaneios. De maneira geral, a leitura é bem agradável e traz informações interessantes sobre Monet.
Alguns pontos na condução da investigação me incomodaram, parecia que tinha algo de errado nela, com o plot no final do livro sanou algumas perguntas, porém abriu brecha para outra análise. A história funciona devido à omissão de informações, já que há o paradoxo, o que faz parar pra pensar sobre os fatos expostos depois, mas senti que havia pontas soltas que não condiziam muito com o que foi apresentado a partir da explicação final, além de depender de muitas coincidências para encaixar o que é narrado. É um livro que vale a pena ler e talvez reler para uma melhor análise.

Resenha e foto lá no meu Instagram, @marlonbsan, quem puder, segue lá (:

maisa 19/10/2020

bom??
(isa)
esse livro é muito devagar no começo, quase desisti dele umas duas vezes. apesar do plot final ser muito bom e bem estruturado, acho que é um livro difícil de ler e tem muuuita enrolação.
livro interessante pra quem gosta de arte e do movimento impressionista, e pra quem gosta de um bom mistério

Snowxmann 24/03/2024

Jornada recompensadora
Esse livro é uma verdadeira viagem, as inúmeras descrições sobre o vilarejo, as obras de monet e momentos históricos causam uma imersão que beira a repetição, inclusive, senti que o livro se repete em vários momentos.
O mistério é mantido por todas as páginas, mesmo que os personagens descubram algo, nós não descobrimos, o livro não entrega fácil as respostas e as perguntas parecem ser um beco sem saída.
A polícia, que eu fiquei julgando terrivelmente incompetente durante todo o livro, só ajuda a reforçar essa sensação de que o mistério não tem solução, cada vez mais pistas confusas, mais histórias...
Mas o final é simplesmente recompensador, se haviam falhas eu as esqueci completamente por esse final arrebatador, por essa história que tem um mistério que pode ser irreal mas que tem pessoas com decisões tão humanas, mundanas e reais.
Me surpreendeu de todo, fui pega totalmente desprevenida, todo cansaço que as vezes a leitura impôs, as repetições, os quadros, as histórias, tudo se uniu para um final arrebatador.

Ale 19/07/2020

Impressões de um crime
Adoro um bom suspense ainda mais quando se mescla com questões de arte e história, então essa narrativa tinha o potencial grande de me agradar. Porém, apesar de envolvente e com uma escrita que flui rápido e instiga o leitor, me senti decepcionada ao final dessa jornada de leitura. Acredito que todo bom suspense deve ser construído a partir da narrativa bem construída mas valorizando também a capacidade do leitor em juntar as pistas. Aqui, ao contrário, senti que o autor não deu essa oportunidade pois preferiu omitir informações que são essenciais para dar sentido a história, criando uma história que fica cada vez mais confusa para o leitor e que somente no final tudo se responde por passe de mágica, por um simples é importante detalhe que o escritor omitiu e desmereceu o leitor. Terminei a leitura sentido que o escritor me menosprezou como leitora.

Dayse 26/01/2022

Sofrido
Foi muito difícil para mim ler esse livro, porque é do tipo maçante. A escrita rebuscada.
Mas é de fácil entendimento.
O que me fez continuar foi resolver o mistério. O que havia acontecido no passado e estava acontecendo no presente? Estavam relacionados?
Quem eram essas mulheres?
Esses assassinos?
Enfim, me surpreendi com o final e só por isso valeu à pena.

@jana450 14/03/2020

Indico, mas nem tanto
Eu gostei do livro, gosto desse tipo de leitura e adoro arte, porém não deu aquele estalo que me faz querer ler todos os trabalhos do escritor.

Priscila Colombelli 06/05/2020

Recomendo
Enredo fantástico, mistério a cada página virada. Uma leitura suave e enigmática, com final surpreendente. A autora foi um gênio ao escrever esse livro.

jamilly__m 12/03/2022

Romance policial!!
Minha primeira leitura do gênero!! Esse livro tem uma história incrível, foi bem construída te faz apaixonar por Giverny você se sente dentro da cidade você se sente um morador, você fica louco com os Detetives e mais louco ainda com as três mulheres, o final é surpreendente.

Helena 10/10/2020

Espetacular!
Instigante desde a primeira página até a última! Esse romance policial é muito bem escrito. Com final surpreendente!
O crime se passa em Giverny, a pequena cidade em que o famoso pintor impressionista Claude Monet viveu e pintou a série Nympheas em referência às flores de seu laguinho.
Cada noite que lia o livro eu viajava para Giverny e os jardins de Monet. No dia seguinte, acordava com a dúvida se eu tinha sonhado ou se tinha lembrado dos momentos em que realmente pude ter o privilégio de conhecer.
Sou fã da Rainha do Crime, Agatha Christie. Mas ouso dizer que o autor francês Michel Bussi conseguiu ser até melhor que ela nessa trama!

Amanda 04/07/2020

É isso o que eu chamo de plot twist!
De primeiro, o que me atraiu nesse livro foi o fato de se passar na França e envolver os quadros de Monet na história, o que foram realmente pontos positivos. A escrita é bem imersiva e dá pra se sentir lá, em Giverny, mas ainda assim, demorei pra me envolver na história principal e até pensei em desistir.
Com o passar dos capítulos, a curiosidade foi batendo cada vez mais forte e quando vi já estava presa no mistério e criando mil e uma teorias, que só foram pra gastar minha criatividade, já que foi tudo em vão. Eu realmente não estava pronta para o que veio! Fiquei simplesmente de boca aberta, coisa que não é fácil de acontecer. Acho que se fosse um pouco mais curto, ficaria perfeito.

Mesmo com um início lento, a história depois que engrena fica impossível de parar, um dos melhores suspenses que li nos últimos tempos e uma pena que demorei tanto pra ler.
Marcão 04/07/2020minha estante
Ótimo... já selecionei diversas vezes no kindle e depois desistia, mas depois do seu comentário, quando termonar o que estou lendo, irei comprar esse ?

Amanda 04/07/2020minha estante
Eu também demorei muito pra ler, ele tava no meu kindle há uns 4 anos, mas olha, muito bom! Só tenha um pouco de paciência no começo, não desista que vale a pena

Marcão 05/07/2020minha estante