Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Fran 17/02/2023

Faz tempo que um livro não me fazia de boba como esse
Melhor livro que li esse ano... Mas calma, ainda estamos em fevereiro...

O livro já me prendeu no início, com a descrição das três mulheres, mas confesso que diminuiu o ritmo no meio. Não sou chegada romances e o flerte de Stephanie e o policial foi um tédio.
Porém, o plot twist desse livro foi, para mim, o mais surpreendente desde a A paciente silenciosa.
Eu não percebi. Como a polícia de Vernon eu entendi tudo errado.

Deaolive 22/05/2020

Muito bom livro, cheio de detalhes sobre Givervy e arte. A história até os 80% do livro vem meio lenta e desenrola de forma inesperada e surpreendente no restante.
Conclusão: vale a pena a leitura!

mariii 25/02/2021

*aquele palavrão que você usa quando é surpreendido*
Meu corpo escreve essa resenha, pq minha alma foi embora quando terminei esse livro, gente, isso não é um livro não,é uma obra de arte, que história bem feita, da até gosto, vai me deixar de luto por um bom tempo, esse plot twist gente.... a quanto tempo eu não tenho essa sensação da pressão baixar, da cabeça explodir, de ficar catatonica olhando pro nada pensando que caralh*** eu acabei de ler, mas esse livro trás essa sensação, de um jeito bom claro, o final é .... leiam pra descobrir , SO LEIAM PELO AMOR DE DEUS, ESPALHEM A PALAVRA DESSE LIVRO.

Clara.Simielli 20/03/2024

Eu comecei esse livro por causa do Paulo Ratz, vi uma resenha dele no YouTube e decidi começar a leitura, como no vídeo ele já sinalizava que o livro era um pouco devagar, eu fui lendo com calma, porque ele disse que o plot fazia tudo se encaixar e valer a pena.
Eu discordo totalmente, embora eu achei o livro uma experiência extremamente rica artisticamente, a leitura não me apeteceu em nenhum momento. Eu adorei a ambientação, conhecer Giverny, saber um pouco mais sobre Monet e o impressionismo, mas em questão do mistério apresentado no livro, eu achei muito fraco.
A forma como o autor fecha as coisas no final me pareceu muito cansada, ele simplesmente usou uma justificativa rasa pra juntar todos os pontos, me frustou MUITO esse final.
AVISO DE SPOILER ABAIXO

Me perdoem, mas pra mim não é crível uma criança de 10 anos ter assassinado duas pessoas da forma como é revelado no livro, além do feito, ele ainda esconde o corpo, fala sério gente, é uma criança.
Tirando isso, quando a gente fala sobre o ponto principal, que são as três mulheres serem uma só, me deixou muito frustrada, por volta da página 250, tem um episódio em que a Fanete conversa com a professora, e pasmem, a professora chama Stephanie (??).
Pra mim, o pior de tudo, é o detetive principal ser um babaca que está o tempo inteiro objetificando mulheres, se apaixona pela Stephanie pela beleza física dela e o autor quer que a gente compre a ideia de que é um romance lindo.
Essa leitura foi difícil, NENHUM personagem me cativou, senti ódio por todos, pelo fato de serem pessoas rasas e chatas.
Só dei 3 estrelas pro livro porque aprendi muito sobre o impressionismo e o Monet.
Tamara 21/03/2024minha estante
Concordo! Não comprei o romance como amor em momento nenhum.. Pra mim foi só atração física da parte do detetive e vontade de ir embora por parte da Stephanie.

babi 25/03/2024minha estante
Essa parte da fanette conversando com a professora ficou muito perdido mesmo

Cris 12/06/2020

Intrigante
Uma investigação sobre um assassinato que vai muito além. Após o início um pouco lento, a história ganha um ritmo excelente, que te prende até enfim descobrir o que aconteceu em Giverny.

toriviane 08/04/2024

Ninféias negras
Eu nunca leio sinopses e esse livro me lembrou o por quê disso, a trama não ia ter UM TERÇO da emoção se eu já soubesse do que se tratava a história, que é genial.

eu amei, amei, AMEI a construção de tempo daqui, é quase uma TRIPLA quebra de quarta parede, uma história contada em três tempos completamente diferentes mas que são iguais.

acho alguns capítulos monótonos, e por mais que a trama seja suspense policial, achei algumas parte da investigação bem desinteressantes, isso me fez demora um pouco mais pra acabar o livro, mas (ainda bem) tudo se conectou no final e isso me deixou em estado de completo choque!!!

tirando isso, o livro é divertido e ao mesmo tempo BEM pesado, é tudo muito imersivo. as ideias que ele apresenta são quase palpáveis de tão bem descritas!!
luanadniz 13/04/2024minha estante
mds finalmente alguém que me entende!!! também nunca leio sinopses e me julgam mt por isso

Francis Ferraz 09/09/2020

Que surpresa!!
Muito bom. O enredo, a narrativa, a surpresa e as explicações. Amei!
Segundo livro do autor que eu leio. Não decepciona.

Patricia.Rezende 05/09/2023

O plot é bom? e só.
O livro se passa em Giverny, uma pequena cidade francesa onde aconteceu um assassinato e a polícia ta tentando descobrir quem é o assassino. A sinopse da a entender que a história gira em torno de três mulheres, porém 50% é narrado por uma senhora que vive em um moinho e os outros 50% é narrado pelos polícias. Isso foi um ponto negativo pra mim, pq eu senti falta de mais capítulos sobre as duas outras mulheres.
A narrativa é bem cansativa também, o autor fica divagando sobre obras de arte e paisagens e tem algumas horas que a sensação que eu tive era que se eu tivesse pulado o capítulo inteiro eu não ia ter perdido nada da história.
O plot é muito bom, mas o plot sozinho não sustenta o livro, e sim, não da pra descobrir esse plot, mas pq o autor não da pista em momento algum, é como se ele te entregasse peças avulsas de quebra cabeças diferentes, vc nunca vai conseguir montar o quebra cabeça final.
Enfim, não odiei e nem amei, ficou ali no três estrelas pra mim.

Rafa 09/07/2021

Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida. Afinal, Claude Monet a imortalizou em seus quadros. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas. Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos. A professora da única escola local. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.

O livro começa com a apresentação do crime e das três personagens principais. Conforme a investigação vai se desenvolvendo também vamos conhecendo mais sobre a vida dessas três mulheres e como elas estão relacionadas com o crime e o homem assassinado!! E tudo vai ficando muito misterioso!!!

As três são muito bem construídas e essa é a chave pra qualidade do livro!! Desde o início já é possível compreender a natureza de cada uma, suas qualidades, seus defeitos e seus objetivos!! Tudo isso é essencial para a trama!!

Novas pistas vão surgindo e novos assassinatos também!!! Até que temos uma tomada de decisão drástica que deixa tudo muito confuso!!! Nesse ponto eu achei que o autor não conseguiria dar um desfecho decente para o livro!! Mas aí vem o final...

Que final fantástico!!! A hora que ele começou a desfazer a confusão e mostrar o que realmente estava acontecendo ali, minha cabeça explodiu!!! Não tinha imaginado que aquele poderia ser o final!!! E espero que você também não imagine, porque vai tirar todo o impacto desse desfechol!!!

Com esse final, o livro ficou excepcional!!! Michel Bussi mostra mais uma vez toda sua competência em montar uma história de suspense!!! Já virei fã dele!!! E digo pra você ler Ninféias Negras assim que puder!!!

site: https://www.instagram.com/p/CN8alF1LdmH/?utm_source=ig_web_copy_link

Wania Cris 03/06/2023

Era pra ter sido bom...
Levei muito, muito tempo pra conseguir concluir essa leitura e olha que, pelo gênero, eu deveria ter lido em dois ou três dias... levei meses.

Há algo de arrastado nessa leitura, uma dificuldade criar afeição pelas personagens. A velha narradora eu peguei ranço logo no capítulo de abertura. Sthéphanie odiei logo depois de conhecê-la. Fannete era irritante logo de saída e assim foi com todos. Laurenç era insuportável, Sylvio, um chato. Morval, a vítima, tava melhor morto. Os únicos que me despertaram emoções positivas foram Paul e Netuno...

O autor trapaceou na escrita. Gosto de plots que não consigo descobrir e, mesmo descobrindo (como aconteceu nesse), que se justifiquem. O do livro era pra ser bom, mas o autor usou de subterfúgios que o qualificam como golpista e não genial.

O final fechou (algumas) pontas soltas, mas, não redimiu o livro. A tradução de Fernanda Abreu foi ok, apesar da repetição de palavras.

N]ao desisti do autor, mas, vou demorar um pouco mais para conhecer outra obra dele...
CrisIngrid 03/06/2023minha estante
Nossa, era exatamente isso que eu estava tentando exprimir, mas não conseguia. Terminei esse livro hoje e me senti trapaceada da pior maneira possível. O autor foi golpista mesmo e desleal.

Wania Cris 05/06/2023minha estante
Pois é. Não me importo de ser feita de trouxa, mas trapaceada não aceito.

Kezices 02/08/2020

"Ninfeias Negras" do Michael Bussi foi uma grata surpresa! O livro conseguiu me prender do início ao fim com a trama. Além do suspense, a estrutura escolhida para o enredo e a forma como é revelada ao leitor dá outra camada a obra.

Ju 16/08/2020

MARAVILHOSO
O livro permanece uma incógnita do começo ao fim, dos livros policiais que já li, este com certeza está entre os mais bem escritos e pensados! Existe uma estratégia por trás de toda a história que te prende e envolve para então, no final, te deslumbrar com uma revelação impensada! Exatamente como um bom mistério deve ser.

Ana 28/08/2020

Surpreendente!
Obsessão não pode ser confundida com amor...

Gabriel 29/09/2018

Preciso comentar pra vocês que Ninféias Negras estava em minha lista de compras fazem, no mínimo, uns 3 anos, contudo, sempre acabei deixando de lado e optando por outros livros. No meu último acesso de loucura em que comprei quase 20 livros, coloquei um exemplar da obra em meu carrinho de compras determinado a removê-lo da minha lista de desejados. Então começo a leitura: Vejam bem, eu vim de duas leituras de suspense, uma maravilhosa (A mulher na Janela) e uma bem mais ou menos (O homem de giz), então minhas expectativas com relação a Ninféias Negras estavam aquém do esperado. Comecei a lê-lo despretensiosamente e num primeiro momento não me senti conectado a história, apesar de desde o início achar a narrativa muito bem escrita e o enredo original e envolvente, pois como vocês sabem, amo quando os livros constroem suas histórias utilizando fatos reais e eventos que de fato aconteceram.
Michel foi muito feliz na escolha do enredo e na montagem dos eventos que se passam em Giverny. Enquanto somos apresentados ao mistério principal que rodeia a trama, também mergulhamos na história do vilarejo através da história de três gerações distintas: A velha bruxa do moinho, uma professora de artes e uma garotinha de 11 anos cujo sonho é se tornar uma pintora de sucesso, tal qual Monet. A história delas a princípio não possui nenhuma relação com a morte de Jérôme Morval, um prestigiado médico, que foi encontrado brutalmente assassinado e jogado em um dos lagos que outrora serviram de inspiração para a pintura de "Nenúfares", contudo, com o desenrolar da trama, vemos que elas são a peça final do quebra cabeça para a resolução da trama.

Sei que já falei sobre, mas realmente fiquei impressionado com a forma como Bassi mesclou a história de Monet e Giverny com a ficção e o ambiente sufocante presente em Ninféias. A casa do pintor hoje é um museu que recebem turistas de advindos de todo o mundo para conhecer seu ateliê e nesse quesito o o livro é impecável do começo ao fim, abusando nas descrições dos diversos jardins e lagos paradisíacos, tornando a experiência de leitura ainda mais agradável e rica. A junção com a ficção é extremamente bem construída e durante a leitura, somos apresentados a uma antiga lenda que ronda o vilarejo sobre um suposto quadro que Monet pintou em seu leito de morte: Trata-se de uma versão sombria da obra Nenúfares batizado de Ninféias Negras. Esse quadro, por sua vez, nunca foi encontrado. O autor amarra os temas discutidos em uma trama original e com muito, muito suspense, além de personagens bem construídos. A velha bruxa é uma das melhores presentes na história, mas também destaco o investigador Sylvio e sua excêntrica esposa que trouxeram um tom cômico e leve para a narrativa. Me diverti demais com os dois e ficava ansioso esperando por mais aparições dos mesmos.
Com relação a resolução do mistério e o desfecho entre as histórias das personagens, nem nas mais remotas hipóteses eu iria pensar em algo que se aproximasse do que Bassi pensou e para fim, foi a cereja do bolo que coroa Ninféias Negras com as sonhadas 5 estrelas. Confesso que enquanto redigia essa resenha para vocês, voltei em algumas passagens marcadas pra refrescar minha memória e agora percebo as dicas sutis que autor nos deixou pra mostrar a relação entre as três mulheres, mas como citei, nunca iria imaginar dessa forma. O livro possui um bom ritmo e mesmo as páginas iniciais que são utilizadas pra apresentar a cidade, os moradores e o mistério envolvendo o assassino de Morval apresentam um bom ritmo e coerência com a história, porém, do meio em diante em totalmente impossível largar a história! Eu me lembro de ter desmarcado todos os meus compromissos, pois eu precisava saber o ponto em comum entre as três personagens e descobrir a identidade do assassino. Sei que já falei isso, mas fui pego totalmente de surpreso e nossa, que sensação boa!

Preciso destacar o profissionalismo com o que Michael escreveu e guiou sua história de maneira fluida e sem "engasgos" e furos de sincronismo. Escrever uma boa história de suspense que mantenha o leitor instigado e curioso e ao mesmo tempo não deixar que o ritmo da história caia na mesmice é muito difícil. Agora imaginem fazer isso tudo e ainda pensar em um plot twist "destruidor" como foi no caso desses? Estou falando isso, pois além de resenhista, estou tentando escrever um livro do gênero, e é muito difícil! Eu tiraria meu chapéu para Michael se eu tivesse um.

Em suma, Ninféias Negras brinda o leitor com uma narrativa original, criativa e brilhante, um desfecho emocionante e totalmente inesperado. Alinhado com a escrita aguçada de Michael, poucas vezes finalizei um livro embasbacado com toda a sagacidade da história. Fica aqui mais uma dica minha de suspense pra você que se interessa por livros históricos assim como eu. Podem confiar, é bom demais!

site: http://www.365coresdouniverso.com.br/2018/09/ninfeias-negras-resenha.html