Armadilha do Tempo

Resenhas - Armadilha do Tempo

Henrique Sanches 22/09/2023

Não tem pra onde correr
Leitura #059/2023

Mais um livro de ficção científica nacional e independente passando por aqui.

Este foi meu primeiro contato com textos do Francisco Scattolin, e fui surpreendido.

O autor conseguiu criar uma história que mistura viagem no tempo com suspense, criando um clima tenso.

Imaginem a situação em que o protagonista se envolveu.

Ele muda de apto e vai para um novo apto que cria uma situação improvável.

Dentro do apê ele está no presente, com celular e internet e tudo que temos em nosso presente, mas quando sai a rua, ele volta duas décadas no passado.

Se você pudesse voltar 20 anos, tiraria proveito dessa situação ou entraria em pânico?

Como faria pra ver namorada e familiares?

Será que é possível escapar desta armadilha do tempo?

Pra descobrir a resposta, só lendo mesmo. Eu gostei da leitura, apesar da escrita não ser muito fluida, o enredo é envolvente e acabou me prendendo.

Recomendo? Sim, mas pra quem já curte ficção científica.

O ebook está disponível na Amazon, inclusive no K.U.

Boas leituras!
Neth. 22/09/2023minha estante
Eu acho que eu aproveitaria ?

Henrique Sanches 22/09/2023minha estante
Huahuahuahua, eu tbm...

Eu super aproveitaria!!!

O que é um K.u? ?

Fabianne 23/09/2023minha estante
Se não der no ebook use o K.U

Kkkkk entendi o KU...kkkkk

Meu sonho é ter um K.U

Kindle unlimited... rsrsrsrs

Sira Borges 23/09/2023minha estante
Será que eu já estarei apta a ler esse livro em breve???

Henrique Sanches 23/09/2023minha estante
Oi Sira... sua jornada sci-fi está só começando!!! ???

Eu sou paciente, então!

Henrique Sanches 23/09/2023minha estante
Eu tô adorando sua Incursão pelo sci-fi, Sira...???

Eu tb!

Sira Borges 23/09/2023minha estante
E por falar nisso, qual a diferença entre astronauta e cosmonauta??

Henrique Sanches 23/09/2023minha estante
Hummmm, uma boa pergunta... tem a ver com a ideologia de alguns países. Na prática, não tem diferença, mas nos EUA, eles chamam de astronautas, na antiga União Soviética eles criaram o Cosmonauta... depois veio a China, e criou o Taikonauta.

Lendo e aprendendo...

Ler é bom demais... ???

Max 23/09/2023minha estante
Henrique, não atrapalha minha lista de leitura... aff?

Huahuahuahua, sorry Max...

Francisco 27/04/2022minha estante
obrigado pela Resenha, Douglas! fico feliz pelas palavras
Grande abraço!

Francisco 10/03/2022minha estante
obrigado pela leitura e pela resenha Letícia. Gostei demais dos insights!! obrigado :)

Cassi 22/06/2021

O livro é muito bom e embora o tema viagem no tempo já tenha sido muito utilizado, o autor fez uma abordagem bem criativa.
A escrita é dinâmica e de fácil leitura, com capítulos curtos e personagens reais.
Há alguns erros de revisão, mas que não comprometeram a leitura.
As observações feitas pelo personagem ao viver o passado são muito divertidas para quem viveu alguma parte da vida naquela época.
Os leitores serão levados, ainda, às ruas da cidade de São Paulo, descritas em alguns trechos do livro, o que considerei muito agradável.
Algumas resenhas mencionam a semelhança com o livro "Novembro de 63" de Stephen King, porém, com exceção de haver em ambos os livros o tema "viagem no tempo" nada há de parecido, os personagens e o desenrolar da história são bem diversos.
Recomendo muito a leitura.
Francisco 23/06/2021minha estante
Obrigado Cassi, fico contente que tenha gostado! sempre um incentivo para nós escritores ;)

Cassi 24/06/2021minha estante
Parabéns pelo trabalho, Francisco ?

romulo mafra 16/03/2021

Uau!!!
Um livro que me prendeu primeiro, pela temática, segundo, por ter sido muito bem escrito! Li outras resenhas, e, sim, a trama, no final, PARECEU ser um pouco acelerada, mas, gosto disso, que as coisas se concluam de uma vez, do que ficar enrolando.
Como disse, a temática me chamou a atenção, e viagens no tempos raramente são vistas na nossa literatura brasileira, e o Francisco passeou por ela magistralmente, diga-se de passagem! O final, surpreendente, de certo modo, definiu tudo rapidamente, como só histórias como estas conseguem nos dar, pela sua (certa) estranheza (dps da metade do livro já tinha descoberto quem era um certo personagem).
Novamente, parabéns, Francisco!!!! Só lamento que este livro não esteja numa grande editoria!

Josué Jacob 31/08/2020

Vale a pena ler
Adorei esta leitura fascinante. Uma história contatada em primeira pessoa. O autor tem dom para prender o leitor em sua escrita. De leitura fácil, mas satisfatória. Acho que o único adendo a fazer é que, por ser uma história envolvente, acaba sendo rápida de ler. Fui lendo devagar para saborear aos poucos. Vale muito a pena ler. Super recomendado.

Lili 05/06/2020

Armadilha do Tempo
A história é bem interessante e prende a atenção. do começo ao fim. Eu amo histórias sobre viagem no tempo e adoro ver como cada autor imagina essa 'possibilidade' em suas tramas. Neste caso eu achei meio frustrante o final, pois não ficou nada claro (pelo menos não para mim) de que maneira o 'mecanismo' da viagem no tempo funcionou. Achei que faltou um esforço em explicar as alternativas como linhas do tempo ou universos paralelos, dúvidas que sempre surgem na cabeça do leitor nesse tipo de história.

Wes 20/03/2019

É tipo o livro Matéria Escura, mas que se passa no Brasil. Gostei bastante o jeito que o narrador quebra a ?quarta parede? (não sei usar outra palavra, a não ser esse jargão de cinema) e vai nos relatando como é viver numa São Paulo no início dos anos 90 e sabendo de tudo o que estava pra vir a acontecer, nos deixando até com certas perguntas sem sentindo no começo e fisgando cada vez mais quando tudo vai fazendo sentindo lá pro meio do livro.
Agora, não paro de me perguntar quem era aquele rapaz que aparece de surpresa na escadaria do Teatro? Gente, minha cabeça tá o puro Meme do homem-aranha.

Mandy Nerújo 08/11/2018

O livro tem conclusão boa mas... é muito arrastado
A história já te atrai pela premissa, afinal viagem no tempo é interessante sempre! Apesar de parecer batido, o autor consegue diferenciar sua história das já batidas histórias de viagem no tempo hollywoodianas. A história, ao meu ver, se destaca por isso uma grande sacada do autor foi tentar se distanciar dos clichês.
Um ponto negativo é que a narração é pesada e muito cheia de pensamentos do personagem, o que torna um pouco maçante e o texto menos fluido. Ele inclui essas partes “filosóficas” em meio à muitas partes onde se espera ação, isso deixa o leitor frustrado.
O livro é interessante, com uma boa premissa e conclusão. Vale a pena ser lido com certeza!

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/2018/11/08/armadilha-do-tempo/

Michelle.Danielle 08/06/2018

legal
O livro conta com uma premissa incrivelmente legal.

Imagine você comprar um apartamento e, ao terminar de mobiliá-lo, vai morar nele. Ao acordar certo dia e sair do apartamento você percebe que tudo está diferente, com uma moda incrivelmente retro. Então percebe que voltou no tempo 20 anos, só com um detalhe, ao retornar ao apartamento o nosso protagonista está com tudo normal, inclusive mantêm contato com pessoas do seu presente . O que você faria?

Adorei a premissa, mas achei o protagonista incrivelmente chato e pedante. Sua paixão, a Ana uma chata, ele arruma "desculpas" para justificar os erros dela.

Veja bem, é a minha opinião, a sua pode ser totalmente diferente.

Eu acho inclusive que uma pessoa que volta no tempo e tem contato com o presente, sei lá, tentaria descobrir o que aconteceu. Enfim, achei a premissa excelente, mas faltou algumas explicações.

Comprei o livro pelo kindle depois de ver sua publicação no canal da Tatiana Feltrin, vale a pena conferir, porque muitos adoraram a leitura.

Marcos 28/10/2017

Original e surpreendente!
Em minha incansável e muitas vezes infrutífera busca por bons títulos nacionais, autopublicados ou não, de vez em quando me deparo com uma pérola digna de atenção. Não que as livrarias digitais e físicas não estejam abarrotadas de bons títulos nacionais. Não é isso! O problema é que, como os bons autores que despontam lutam com recursos próprios e não têm a boa vontade da mídia espontânea, ficam muitas vezes encobertos pela enxurrada de lixo vomitada pelos jornalistas vendidos do nosso país. E os premiados são sempre os amigos do rei e os mesmos ‘artistas’ de sempre. E aí, para quem valoriza o trabalho dos bons autores brasileiros, a incansável busca pode tornar-se um árduo garimpo.

Desabafos à parte, vamos à minha opinião sobre este excelente título que, por sinal, só tive conhecimento por intermédio de uma indicação.

Bem escrito, com linguagem bem cuidada, trama interessante e conclusão surpreendente, Armadilha do Tempo merece destaque. Mesmo os erros de digitação e a evidente necessidade de mais uma revisão não foram suficientes para tirar sequer uma estrelinha da avaliação. Cinco estrelas bem merecidas.

Acredito que nem preciso dizer que tenho verdadeiro pavor de autores brasileiros que recorrem à mera imitação de obras europeias, assim como fujo enojado da literatura que insiste em narrar o sofrimento do pobre oprimido com a lata d’água na cabeça, ou sejam, esses que ganham concursos literários com a mesma lenga-lenga de brasilidade de sempre.

Armadilha do Tempo é uma história moderna, urbana, com personagens desses que a gente encontra na fila do ônibus, no trabalho ou no curso. Muito embora o autor recorra à batida ideia de volta ou viagem no tempo, ele faz isso de forma brilhante e muito original (até onde sei). Algumas partes do livro, especialmente um pouco depois do início, chegam a ser um pouco monótonas mas, à medida que a leitura avança, rapidamente a monotonia é deixada de lado para revelar uma trama cada vez mais convincente. Nada está lá por acaso e muitos elementos só farão sentido no fim da leitura, bastante satisfatório.

Não sei se eu me perdi na trama ou se encontrei algumas pontas soltas no fim. Ou talvez o autor tenha deixado nas entrelinhas sugestões de universos paralelos não declarados. De um jeito ou de outro, vale a leitura e merece minhas cinco estrelas, com louvor.
(Aproveito para comentar que lamento muito não poder resenhar o livro na Amazon. O motivo é besta: minha esposa já resenhou por lá e, pelas regras esquisitas da Amazon, se eu, residente no mesmo domicílio, resenhar o mesmo livro, ambas as resenhas serão excluídas como “punição” seja lá pelo que for que passa na mente desses caras. Vá entender.)
Francisco 05/11/2017minha estante
obrigado pelas palavras, Marcos! Fiquei contente de ler a sua resenha e agradeço as reflexões. Abs!

Marcos 28/10/2017

Francisco 05/11/2017minha estante