Armadilha do Tempo

Resenhas - Armadilha do Tempo

Henrique Sanches 22/09/2023

Não tem pra onde correr
Leitura #059/2023

Mais um livro de ficção científica nacional e independente passando por aqui.

Este foi meu primeiro contato com textos do Francisco Scattolin, e fui surpreendido.

O autor conseguiu criar uma história que mistura viagem no tempo com suspense, criando um clima tenso.

Imaginem a situação em que o protagonista se envolveu.

Ele muda de apto e vai para um novo apto que cria uma situação improvável.

Dentro do apê ele está no presente, com celular e internet e tudo que temos em nosso presente, mas quando sai a rua, ele volta duas décadas no passado.

Se você pudesse voltar 20 anos, tiraria proveito dessa situação ou entraria em pânico?

Como faria pra ver namorada e familiares?

Será que é possível escapar desta armadilha do tempo?

Pra descobrir a resposta, só lendo mesmo. Eu gostei da leitura, apesar da escrita não ser muito fluida, o enredo é envolvente e acabou me prendendo.

Recomendo? Sim, mas pra quem já curte ficção científica.

O ebook está disponível na Amazon, inclusive no K.U.

Boas leituras!
Neth. 22/09/2023minha estante
Eu acho que eu aproveitaria ?

Henrique Sanches 22/09/2023minha estante
Huahuahuahua, eu tbm...

Eu super aproveitaria!!!

O que é um K.u? ?

Fabianne 23/09/2023minha estante
Se não der no ebook use o K.U

Kkkkk entendi o KU...kkkkk

Meu sonho é ter um K.U

Kindle unlimited... rsrsrsrs

Sira Borges 23/09/2023minha estante
Será que eu já estarei apta a ler esse livro em breve???

Henrique Sanches 23/09/2023minha estante
Oi Sira... sua jornada sci-fi está só começando!!! ???

Eu sou paciente, então!

Henrique Sanches 23/09/2023minha estante
Eu tô adorando sua Incursão pelo sci-fi, Sira...???

Eu tb!

Sira Borges 23/09/2023minha estante
E por falar nisso, qual a diferença entre astronauta e cosmonauta??

Henrique Sanches 23/09/2023minha estante
Hummmm, uma boa pergunta... tem a ver com a ideologia de alguns países. Na prática, não tem diferença, mas nos EUA, eles chamam de astronautas, na antiga União Soviética eles criaram o Cosmonauta... depois veio a China, e criou o Taikonauta.

Lendo e aprendendo...

Ler é bom demais... ???

Max 23/09/2023minha estante
Henrique, não atrapalha minha lista de leitura... aff?

Huahuahuahua, sorry Max...

Thiago.Pereira 08/12/2016

Ficção científica bem humorada
É um livro de estreia e devo dizer que a história me prendeu logo de cara.
Revisão caprichada.
Vale a pena ficar de olho no autor.
Leitor Nato 09/12/2016minha estante
O autor é brazuka ?

Thiago.Pereira 09/12/2016minha estante
Sim!! Brazuca e o livro se passa em São Paulo.
Tem no Kindle Unlimited

Leitor Nato 09/12/2016minha estante
Vlw vou ler sim !!!

Cassi 22/06/2021

O livro é muito bom e embora o tema viagem no tempo já tenha sido muito utilizado, o autor fez uma abordagem bem criativa.
A escrita é dinâmica e de fácil leitura, com capítulos curtos e personagens reais.
Há alguns erros de revisão, mas que não comprometeram a leitura.
As observações feitas pelo personagem ao viver o passado são muito divertidas para quem viveu alguma parte da vida naquela época.
Os leitores serão levados, ainda, às ruas da cidade de São Paulo, descritas em alguns trechos do livro, o que considerei muito agradável.
Algumas resenhas mencionam a semelhança com o livro "Novembro de 63" de Stephen King, porém, com exceção de haver em ambos os livros o tema "viagem no tempo" nada há de parecido, os personagens e o desenrolar da história são bem diversos.
Recomendo muito a leitura.
Francisco 23/06/2021minha estante
Obrigado Cassi, fico contente que tenha gostado! sempre um incentivo para nós escritores ;)

Cassi 24/06/2021minha estante
Parabéns pelo trabalho, Francisco ?

Francisco 27/04/2022minha estante
obrigado pela Resenha, Douglas! fico feliz pelas palavras
Grande abraço!

Marcos 28/10/2017

Original e surpreendente!
Em minha incansável e muitas vezes infrutífera busca por bons títulos nacionais, autopublicados ou não, de vez em quando me deparo com uma pérola digna de atenção. Não que as livrarias digitais e físicas não estejam abarrotadas de bons títulos nacionais. Não é isso! O problema é que, como os bons autores que despontam lutam com recursos próprios e não têm a boa vontade da mídia espontânea, ficam muitas vezes encobertos pela enxurrada de lixo vomitada pelos jornalistas vendidos do nosso país. E os premiados são sempre os amigos do rei e os mesmos ‘artistas’ de sempre. E aí, para quem valoriza o trabalho dos bons autores brasileiros, a incansável busca pode tornar-se um árduo garimpo.

Desabafos à parte, vamos à minha opinião sobre este excelente título que, por sinal, só tive conhecimento por intermédio de uma indicação.

Bem escrito, com linguagem bem cuidada, trama interessante e conclusão surpreendente, Armadilha do Tempo merece destaque. Mesmo os erros de digitação e a evidente necessidade de mais uma revisão não foram suficientes para tirar sequer uma estrelinha da avaliação. Cinco estrelas bem merecidas.

Acredito que nem preciso dizer que tenho verdadeiro pavor de autores brasileiros que recorrem à mera imitação de obras europeias, assim como fujo enojado da literatura que insiste em narrar o sofrimento do pobre oprimido com a lata d’água na cabeça, ou sejam, esses que ganham concursos literários com a mesma lenga-lenga de brasilidade de sempre.

Armadilha do Tempo é uma história moderna, urbana, com personagens desses que a gente encontra na fila do ônibus, no trabalho ou no curso. Muito embora o autor recorra à batida ideia de volta ou viagem no tempo, ele faz isso de forma brilhante e muito original (até onde sei). Algumas partes do livro, especialmente um pouco depois do início, chegam a ser um pouco monótonas mas, à medida que a leitura avança, rapidamente a monotonia é deixada de lado para revelar uma trama cada vez mais convincente. Nada está lá por acaso e muitos elementos só farão sentido no fim da leitura, bastante satisfatório.

Não sei se eu me perdi na trama ou se encontrei algumas pontas soltas no fim. Ou talvez o autor tenha deixado nas entrelinhas sugestões de universos paralelos não declarados. De um jeito ou de outro, vale a leitura e merece minhas cinco estrelas, com louvor.
(Aproveito para comentar que lamento muito não poder resenhar o livro na Amazon. O motivo é besta: minha esposa já resenhou por lá e, pelas regras esquisitas da Amazon, se eu, residente no mesmo domicílio, resenhar o mesmo livro, ambas as resenhas serão excluídas como “punição” seja lá pelo que for que passa na mente desses caras. Vá entender.)
Francisco 05/11/2017minha estante
obrigado pelas palavras, Marcos! Fiquei contente de ler a sua resenha e agradeço as reflexões. Abs!

Francisco 10/03/2022minha estante
obrigado pela leitura e pela resenha Letícia. Gostei demais dos insights!! obrigado :)

Marina 01/12/2016

Leitura instigante!
Gostei muito deste livro! Recomendo pra quem gosta de um bom suspense e de se imaginar em situações extraordinárias. A ideia central do livro é tão interessante e a situação tão inusitada que o leitor realmente se coloca no lugar do protagonista - e, por isso, cada um terá uma experiência diferente ao ler este livro, de acordo com suas próprias ideias quanto ao que faria no lugar dele.
O livro é muito bem escrito e a leitura flui ao longo das páginas enquanto a gente fica ansioso em chegar nas revelações dos mistérios que surgem na trama. Realmente, uma história boa para se mergulhar!

Daigo.Toma 24/12/2016

Uma boa viagem
Imersivo e impecável em sua forma. Nota se o cuidado com as expressões e impressões, sutil e real. A história, apesar de empolgante e ótima trama, foi menos importante que o prazer de ler um autor brasileiro jovem com tamanha habilidade para escrever.

Taísa 29/12/2016

Certamente um page-turner!
O livro apresenta uma narrativa muito envolvente, abordando a temática de viagem no tempo de maneira diferente e megainstigante! Não dá vontade de interromper a leitura de jeito algum!!

Mila 02/01/2017

Muito bom nacional!
Livro rápido, bem escrito, com a narrativa direta, bem desenvolvida e sem pressa, mas também sem delongas. Quando o protagonista se vê preso na armadilha do tempo, o tom realista que o autor deu à narrativa faz com que os absurdos característicos das viagens no tempo fiquem plausíveis, quase ao nosso toque. No jogo entre o passado que virou presente e o presente que virou futuro, o coitado do protagonista se vê obrigado a administrar suas duas vidas, a do presente no apartamento e a do passado fora dele. Em alguns momentos essas duas realidades se tocam disparando os conflitos que constroem o livro. Boa leitura. Recomendo.

Taíla 14/02/2017

Ele caiu numa cilada, Bino!
Vou admitir uma dificuldade muito grande que eu tenho com histórias de viagens no tempo. Pode rir, mas é sério, isso me dá um nó. Será que o que aconteceu teria acontecido se eles voltassem no tempo? Mas daí quando eles chegarem no futuro de novo vai acontecer a mesma coisa? Gente, fico maluca, é triste.

Bom não só eu, o protagonista do livro também. Adorei o tema do livro, achei bem legal a ideia e as soluções encontradas pelo autor durante toda a história. Foi um livro bem gostoso de ler e com alguns mistérios bem interessantes.

Mas teve um porém, ah, porém, como explicar a minha implicância com o protagonista. Meu senhor, que serumaninho. O livro é narrado em primeira pessoa então ficamos sabendo tudo o que se passa na cabeça do cidadão, às vezes eu preferia não saber. Primeiro, tudo deixou bem claro que o personagem era um daqueles filhinho de papai que se achava superior a todos os outros. Aí já me irritou. E o jeito que ele falava da tal Fernanda, uma moça que ele saía e fazia questão de dizer que não queria nada, mas não largava dela, justamente por não conseguir outra pessoa, o que mostra que ele não era tão interessante assim.

Ele faz comentários bem desagradáveis sobre todas as mulheres que aparecem na sua vida, sabe aqueles lugares comuns do tipo: ah porque toda mulher gosta de carrão. Ai amigo, me poupe, se poupe, nos poupe.

Outra coisa que me incomodou foi a demora do cara em se preocupar em sair daquela situação. Ele continuou tentando levar a sua vida normalmente, sendo que nessa situação eu já estava tendo 18 ataques de nervos e o que fez ele correr atrás da solução foram os acontecimentos à sua volta e não a sua própria vontade. Louco, né.

No fim fiquei bem curiosa e com muitas dúvidas sobre as tais viagens e confesso que preciso que alguém desenhe para mim. Quero saber mais sobre esse lance. Que tal um novo livro sobre a história do apartamento 91? Como opinião final eu digo que curti o livro, a leitura e a linguagem do autor, mas esse personagem, ai meu deus, acho que o lugar dele é em outro tempo mesmo. :p

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/armadilha-do-tempo-resenha

Emerson 15/02/2017

Uma revisita ao passado.
É incrível ver autores brasileiros trabalhando com viagem no tempo, é uma chance de revisitarmos lugares, nossa cultura, alguns anos atrás, com um saudosismo no mínimo interessante, mesmo que não tenhamos vivido a mesma época em que o protagonista do livro se encontra na situação, conseguimos reconhecer alguns elementos, pois vimos nossos pais conversando sobre algo do tipo, ou lemos algo sobre tais eventos em algum momento da vida.

Tive uma opinião mista sobre o protagonista, ele tem uma dualidade que achei curiosa, ao mesmo tempo em que ele narra toda a história em primeira pessoa, a nossa percepção é a mesma que ele, há momentos em que o personagem faz coisas que normalmente não seriam coerentes com a situação, como por exemplo, a investigação do bendito apartamento, o real motivo dele ser assim. Há sim uma coerência na adaptação do personagem ao tempo em que ele está, mas sentimos pouco o impacto da vida anterior do protagonista, outros personagens que ficaram no tempo mais atual tem pouca participação e são pouco aprofundados, como a Fernanda, que tem uma função bem importante na história.
O ritmo da narrativa é excelente, te prende e faz querer terminar o livro todo de uma só vez, isso é ótimo, os personagens secundários são legais, bem interessantes mesmo, só senti uma falta de aprofundamento neles, principalmente da metade pro final, onde o ritmo dispara rumo a conclusão de forma meio apressada.
Ao fim, o livro deixa algumas perguntas que podem ser trabalhadas numa futura sequência, com diversos pontos de vista e possibilidades.

Finalizo dizendo que me senti um pouco triste com a história, pois a maior dúvida que tive com o livro não foi respondida.

Marcos 28/10/2017

Francisco 05/11/2017minha estante