Violeta não Sabe Amar

Violeta não Sabe Amar LUCINEI M. CAMPOS

Resenhas - Violeta não Sabe Amar

laAs141 26/01/2022

Já conhecia o autor de uma bienal (quando era bem pequena e comprei um livro dele) e descobri "Violeta não sabe amar", me apaixonando novamente pela escrita doce e leve, além de contemporânea.... Tem um ótimo desenvolvimento dos personagens, admiti que já desconfiava do Nico e da Vi mas msm assim surtei MUITO no fim
Enfim, 5 estrelas?

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 02/01/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A narradora e protagonista é a Violeta, uma garota de 15 anos, que não acredita no amor. Ela acredita sim no amor que se sente pela família ou pelos amigos, mas ela não acredita em relacionamentos de casais, não acredita nas juras de amor eterno. A garota presenciou a relação dos pais se desgastando e acabando em separação, ainda que os dois mantenham uma boa relação por causa da filha. Enfim, Violeta não é uma garota romântica que sonha em encontrar um príncipe encantado e viver um "felizes para sempre".

"Para mim o mais legal na palavra amor é que ao contrário é ROMA. Nada demais."

Agora, imaginem como é para ela, super racional, ter como melhor amiga uma garota que é totalmente o oposto?! Duda, uma menina que se apaixona e se desapaixona em uma velocidade impressionante! Já foram tantas as paixonites da Duda, que a Violeta já sabe até como serão as fases: Duda se apaixona, o garoto dá um fora nela e ela fica arrasado ou ela é que percebe que ele não correspondia às expectativas e se desapaixona. De qualquer forma, é a Violeta e o Nico, o outro melhor amigo das duas, um garoto meio nerd, que precisam ajudar a Duda a juntar os caquinhos do coração dela, só pra garota se apaixonar na próxima esquina. É um desperdício de tempo e energia...

"— Oi... Eu demorei um pouco a sair da aula, mas consegui chegar a tempo de lhe ver.
Ohhh... Que meigo! Estou vomitando arco-íris. Vendo pôneis e comendo nuvens rosa. Só que não! Não é que o moleque sabe mimar a cabeça oca da Duda? 'Chegar a tempo de lhe ver?', isso é coisa para principiante. E a Duda está caindo na lábia do cara. Eu não sou de namorar muito, na verdade nunca namorei, no entanto, sou bem observadora. Herdei isso de tanto ter que examinar os meus pais nas visitas que fazia ao meu pai. E na boa, eu não fui com a cara deste moleque."

Na história, novamente a Duda vai se apaixonar, só que dessa vez as coisas vão ser diferentes, pois o relacionamento irá durar bem mais do que as previsões da Violeta, que estará decidida a terminar com essa nova paixonite da Duda o mais rápido possível, praticamente obrigando o Nico a ajudá-la, o que colocará em risco a amizade do trio. Paralelo à isso, nossa protagonista também terá que enfrentar outros problemas bem complicados. Será que a amizade dos três resistirá até o último capítulos? Será que a Violeta não sabe mesmo amar? Para descobrir, recomendo que vocês leiam o livro.

"É como você olha a vida que faz a diferença, e não de onde."

Talvez vocês saibam que o Lucinei Campos é autor da série de fantasia Lavínia, e acho que ele se saiu muito bem em "Violeta não sabe amar", que não tem elementos fantásticos. Como em sua série, a ambientação da história de Violeta é no Brasil, o que torna ainda mais fácil nos identificarmos com os costumes e cenários onde a trama se desenrola. Do início ao fim, eu consegui sentir que era a Violeta quem nos contava sua história, mérito do autor que construiu personagens com voz própria, se bem que o epílogo trouxe algo diferente, o que tornou a história ainda mais divertida.

"Ver-me presa a outra pessoa? Jamais, querida! Nasci para ser livre! Nasci para ser luz, não lâmpada! Então, por favor, me deixe solta!"

A Violeta é uma personagem muito interessante. Apaixonada pela banda Coldplay e pelos biscoitos recheados que o Nico sempre compra, ela pode parecer um pouco radical nos seus planos contra relacionamentos, mas no decorrer dos capítulos fica bem compreensível os motivos que fizeram ela ser como é. A Duda é outra que merece ser comentada, pois com certeza vocês já conheceram alguém parecido com ela, com uma vontade insana de ser amada, ficando cega quando apaixonada, deixando os amigos de lado, mas a Duda também tem seu lado bom, como o seu grande coração, capaz de superar e seguir em frente, e ela passa por um outro drama bem comum à muitos adolescentes: o sofrimento com a ausência da figura paterna. O Nico é um garoto bem bacana, e é super legal termos essa amizade entre meninos e meninas no livro. E se o Nico é um amigo que todo mundo queria ter, temos um outro garoto bem babaca pra balancear, infelizmente há muitos babacas como ele na vida real.

"Violeta não sabe amar" é um livro que acredito que pode agradar desde os adolescentes até os leitores mais adultos, pois o Lucinei faz o que há de melhor na literatura infanto-juvenil: ele faz o leitor se identificar com as situações. Todo mundo já foi um pouco Violeta, Duda ou Nico. Todo mundo já passou pelo que eles passaram, já desacreditou e acreditou no amor, já teve problemas com os amigos ou com a família, e amadureceu com tudo isso, aprendeu mais sobre si mesmo.

Eu recomendo muitíssimo que vocês leiam "Violeta não sabe amar". Por enquanto ele está disponível apenas em e-books, mas são dezessete capítulos e um epílogo curtinhos e com um ritmo de leitura super fluido e ágil, tornando possível lê-lo rapidamente. Eu mesma li o livro pelo celular, nos intervalos do estágio, naqueles minutinhos que eu não tinha nada para fazer além de esperar o tempo passar. Então fica a dica: baixem o aplicativo do Kindle no celular (é gratuito) e comprem "Violeta não sabe amar" (super baratinho, além de disponível no Kindle Unlimited), é sempre bom ter um livro por perto, ainda mais se for um legal como esse.

"Credo, Duda, se você está chateada com algo e sabe que tem um emocional de palhaço alcoólatra, por que vai perder tempo com maquiagem?" (Violeta sempre prática, "palhaço alcoólatra" foi demais! rsrs)

Fica a recomendação para quem procura um livro bom, nacional, com uma capa lindinha, de leitura fluida e rápida, com personagens e dramas reais, que certamente vai encantar você, além de lhe garantir umas boas risadas com as ideias e as situações vividas por Violeta e sua turma.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2018/01/resenha-livro-violeta-nao-sabe-amar.html

Ariela Oliveira 19/09/2017

Livro fofo e bem humorado
“Nasci para ser livre! Nasci para ser luz, não lâmpada! Então, por favor, me deixe solta!”

Resenha: Violeta Assis Novais, uma menina de quinze anos com personalidade forte e decidida, afirma com toda certeza que nunca irá se apaixonar e odeia o amor, não amor entre pais e filhos ou entre irmãos, o amor entre casais. Ela se diz “vacinada contra o amor” e odeia cupidos e todas essas coisas românticas.
Quando ela tinha onze anos de idade seus pais, Andréa e Walace se separaram e isso deixou marcas em Violeta que a partir de então desacreditou na possibilidade de existir o “felizes para sempre”. Agora aos quinze, quase dezesseis anos, ela foge de qualquer tipo de paixonite, não que nenhum garoto a interesse, mas Violeta entende que está melhor vivendo assim. Quanto tempo levará para esse coraçãozinho descobrir o amor?

“Enquanto ela fica esperando o príncipe em seu cavalo eu quero montar no dragão e sair pelo mundo.”

Vi tem dois melhores amigos e o trio é inseparável. Maria Eduarda, a Duda é o seu oposto, acredita cegamente no amor, é muito romântica e se apaixona constantemente. Duda assim como Violeta é filha de pais separados, mas isso não a impede de acreditar no amor e ela sonha com o dia em que irá encontrar seu pai José Luís que abandonou ela e sua mãe quando Duda ainda era muito pequena.
Nicolas, ou simplesmente Nico, é um menino quieto, muito inteligente que gosta de livros e desenhos japoneses. Mora perto de Violeta e sempre tem um pacote de biscoito de baunilha na mochila. Ele completa o trio de amigos: “a cética, a encantada e o nerd”.

“Ela sempre foi do tipo romântica. E quando falo isso, não é somente a menina que esperava pelo príncipe encantado, mas a que se bobeasse via até unicórnios.”

Duda sempre encontra alguma nova paixonite na escola e quando Rodrigo sorri para ela de uma forma diferente ela jura que é amor de verdade e os dois logo começam a namorar. Isso deixa Violeta incomodada, pois ela não consegue confiar no garoto e tenta de todas as formas abrir os olhos da amiga mesmo colocando em risco a amizade das duas.
O livro é narrado em primeira pessoa por Violeta. É uma leitura rápida e a história flui facilmente, uma coisa que me encantou e me prendeu já que fiquei curiosa para descobrir o final e li o livro em uma noite. Lucinei Campos escreve de uma forma muito divertida, com muitas doses de humor. Peguei-me diversas vezes rindo das falas e pensamentos de Violeta.
Outra coisa que me agradou nesse livro foram as referências que o autor usou no decorrer da história, citando um anime, músicas e filmes. É engraçado a revolta de Violeta para com os clichês de filmes românticos.

“Violeta não sabe amar” entrou para minha lista de livros favoritos. Os personagens são muito bem desenvolvidos, os diálogos são curtos, o tema “família” é muito bem abordado e passa uma mensagem legal. Todas as questões são resolvidas no final, mas fica um “gostinho de quero mais”, pois Lucinei realmente consegue cativar o leitor.

“É como você olha a vida que faz a diferença, e não de onde.”

Suka - Pensamentos & Opiniões 13/07/2017

Nesse livro iremos conhecer a história da Violeta, uma adolescente de 15 anos que não acredita no amor, ela viu seus pais se separarem e passou a crer que o melhor é esta só e que o amor não vale a pena, pois começa às mil maravilhas e depois acaba.
Ela tinha dois amigos a Duda e o Nicolas. A Duda era completamente oposto dela, Duda acreditava no amor, como a Violeta dizia, toda semana ela se apaixonava por alguém. Isso incomodava a Violeta, mas ela não saia do lado da amiga, Duda assim como Violeta tinha os pais separados, a diferença era que o pai havia abandonado ela e sua mãe e nunca mais apareceu, mas Duda tinha esperança de encontrá-lo um dia e sempre pesquisava na net algo que pudesse levá-la até ele.
O Nicolas é aquele adolescente nerd, gosta de desenho japoneses e por morarem perto sempre passava na casa delas para irem juntos a escola e o Nico sempre leva biscoitos de baunilha para alimentar a Violeta, fato interessante.
Duda com suas paixonites, acaba se apaixonando por Rodrigo e começam a namorar, isso acaba contrariando a Violeta, ela não acredita que ele esteja sendo sincero, então decide encontrar algo que mostre a Duda o quanto ela estava errada em relação ao Rodrigo.
Muitas coisas irão acontecer no desenrolar dessa história, inclusive a Violeta terá suas dúvidas com relação a esse sentimento chamado amor. Situações irão balançar a amizade desde trio e haverá uma reviravolta surpreendente.
É o tipo de livro que você pode ler a qualquer momento, inclusive se tiver de ressaca literária, é um livro divertido e fluido de se ler.

site: www.suka-p.blogspot.com

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 29/03/2017

Violeta (não) sabe amar
Este é o terceiro livro do autor, por enquanto, só publicado de forma digital na Amazon. Seus dois primeiros livros são Lavínia e a Árvore dos Tempos e Lavínia e a Magia Proibida.
Este livro é narrado em primeira pessoa por Violeta, uma adolescente que no auge de seus 15 anos, é totalmente cética em relação ao amor. Essa descrença é baseada no que ela viu no relacionamento de seus pais: tudo começou às mil maravilhas, mas com o passar do tempo, foram se distanciando, brigando cada vez mais, até que chegaram em um ponto em que o convívio na mesma casa não era mais possível e eles decidiram pela separação.
A melhor amiga da Violeta é Maria Eduarda, a Duda, que é totalmente o oposto da Violeta: ela é romântica, acredita no amor, sonha com príncipes encantados e é raro ela não estar apaixonada por algum garoto. Seus pais também são separados, como os de sua amiga, com uma diferença crucial, seu pai abandonou a ela e a sua mãe, sumiu sem dar notícias e nunca mais procurou saber delas. Mas Duda nunca deixou de nutrir esperanças de que algum dia ele retornasse por ela. Passava boa parte de seu tempo em pesquisas na internet atrás de pistas de seu pai.
Nicolas, o Nico, é o outro melhor amigo da protagonista. Ele gosta de desenhos japoneses e de super-heróis. Como moram relativamente perto um do outro, vão para a escola sempre juntos e Nico é o responsável por alimentar as meninas, principalmente Violeta, com seus biscoitos de baunilha.
Algo aparentemente trivial, mas que no final do livro se mostra como um elemento importante.
Um dia, durante o intervalo na escola, Duda se apaixona por Rodrigo, um garoto de outra turma, que contrariando todas as expectativas, retribuí ao interesse dela e os dois começam a namorar, mas Violeta não acredita que o interesse da parte dele seja mesmo sincero e decide mostrar a sua amiga o quanto ela está enganada por se relacionar com ele. Quando descobre algo muito comprometedor em relação à Rodrigo e faz com que sua amiga saiba, a reação dela é totalmente inesperada e a amizade das duas é abalada.
Há reviravoltas. Violeta, na sua certeza de que nunca se apaixonaria por alguém, ela que vê cada proposta de relacionamento como uma furada, começa a não entender seus sentimentos e muitos questionamentos começam a surgir. Acontecem coisas que fazem balançar a amizade do trio de amigos, mas também acontecem coisas que fortalecem a amizade deles.
O bacana é acompanhar esse aventura e ver onde vai dar.
A sensibilidade e originalidade do autor da série Lavínia continua, mas agora voltado para um público mais grandinho, adolescentes, especialmente aqueles que estão descobrindo seu primeiro amor.
Achei incrível a sensibilidade do Lucinei ao escrever uma narrativa feita por uma garota de 15 anos e não cometer nenhuma falha, é realmente impressionante porque a história é escrita e desenvolvida tão bem, que é tudo muito natural. Se não se soubesse que foi escrito por um homem, certamente eu diria que foi feita por uma mulher.
Outra coisa que também me agradou foi a forma como o humor foi trabalhado. É um livro engraçado de uma forma genuína, não de um modo forçado, uma das qualidades mais características do Lucinei Campos.

site: http://www.impressoesdemaria.com.br/2016/12/violeta-nao-sabe-amar-lucinei-m-campos.html