Logopeia

Logopeia Túlio Ceci Villaça

Resenhas - Logopeia

Livro in Cena 14/02/2017

Logopeia
Um ano que aprofundei meu interesse por livros de poesia e poemas. Claro que estou contanto com uma ajudinha extra! A nossa parceira, Editora Moinhos vêm lançando de maneira continuada muita coisa boa, de encher os olhos e a mente.
"Logopeia", de Túlio Ceci Villaça, é a mais nova aposta da editora que mais uma vez oferta ao leitor uma obra fascinante, não apenas composta de belos versos e estrofes, mas alinhado simetricamente com a beleza do criador.
Logopéia, de acordo com Ezra Pound, é uma das três esferas poéticas, e refere-se às capacidades reflexivas da linguagem poética. Remete-nos à construção de ideias, de sentidos. (Fonte: https://logopeia.wordpress.com/about-2/).
Dessa maneira o autor desnuda sem artifícios ou moderação fragmentos de uma existência humana. Traços nem sempre belos de caráter ou de personalidade que a vida obriga a ocultar, mas que nas mãos habilidosas de um poeta, brota do papel mostrando reflexões boas ou ruins que desfrutamos em forma de poemas.
Os poemas são curtos e de fácil assimilação, tornando uma leitura prazerosa mesmo para aqueles leitores não estão acostumados e esse tipo de gênero literário.

Minha cifose é o mundo
Que carrego em minhas costas,
Minha alegria é a guerra
Que travo contra mim,
Meu passado fica preso
Como cálculo renal
E meu medo mais secreto
Fica em esquecimento.
Traumas psicossomáticos,
Atos falhos de meu corpo.

site: https://www.instagram.com/p/BOKeXfZj5hV/?taken-by=livroincena

Karla 07/01/2018

Dezembro 2012 - Março 2014
Livros de Poesia, em geral, expressam o momento em que foram escritos. As 60 páginas desse livro contém 15 meses de escritos do autor, de fases da vida do autor e de como o Túlio visualizava o seu entorno e suas relações. Isso é uma das coisas que me atraem na poesia, poder olhar pelos olhos do outro e o autor conseguiu não apenas me fazer visualizar mas também sentir.