Os Patins de Prata

Os Patins de Prata Mary Mapes Dodge

Resenhas - Os Patins de prata

Paula 16/07/2009

Assim como o restante dessa coleção, é de leitura muito agradável.
É daqueles livros que a gente acaba vivendo a história. Vale muito a pena ler!
ps: é um bom livro para despertar o interesse pela leitura, também!
Oiiii

Eduardo1304 17/02/2022

Clássicos da literatura juvenil
Os patins de prata é um livro bem fácil de ler , leitura bem agradável, me fez lembrar das aulas de leitura na 4 série.
Muito bom !

Francisco 05/12/2020

Uma história emocionante e altruísta
O livro se passa na Holanda por volta dos séculos XVIII ou XIX (a autora não deixa claro) e conta a história dos irmãos Hans e Gretel Brinker, jovens que se veem reduzidos à miséria quando seu pai, Raff Brinker sofre um acidente no trabalho e torna-se incapaz de trabalhar do ponto de vista mental, contraindo uma espécie de demência. Por essa razão, Mamãe Brinker sustenta a família tricotando meias de crochê e realizando outros trabalhos na pequena cidade onde vivem. Quanto a Hans e sua irmã Gretel, esses auxiliam a mãe no sustento da família como podem e são fascinados por patinação no gelo e veem na competição de patinação organizada por Hilda van Gleck, uma jovem abastada local, a chance de obter como prêmio os tão desejados patins de prata.

Um ponto de extrema relevância nessa obra é como a autora descreve a geografia holandesa com suas famosas cidades e seus diques que evitam que todo o país seja inundado, já que a Holanda é um país abaixo do nível do mar, além de seus costumes, como a festa de São Nicolau (precursor análogo ao famigerado Papai Noel), uma festividade que celebrava-se nos países nórdicos no dia 6 de dezembro quando ainda não celebrava-se o Natal. Sem dúvida, é uma obra com texto agradável, sem rodeios com descrições intermináveis e com mensagens sobre humanidade, amizade e companheirismo que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida.
Clarinha 23/06/2021minha estante
Oiii vc tem esse livro em pdf????

Francisco 24/06/2021minha estante
@Clarinha, infelizmente não. Ganhei um exemplar há muito anos.

Gabi.Limeira 13/10/2022minha estante
Adorei o seu comentário, mas os irmãos são especificamente crianças ainda. Jovens os adultos da história também são, inclui uma faixa etária mais abrangente.

Sofia.Magalhaes 31/01/2023

É um livro bem legalzinho. Amei acompanhar a pureza e bondade de certas crianças.
Recomendaria esse livro pras crianças da família, acredito que seja uma história importante pro desenvolvimento das mesmas, mostrando a importância da empatia, da persistência e de ajudar o próximo.

Inlectus 15/05/2009

Leitura agradavel.
Um estória cheia de vida e sentimento, com momentos dificeis, mas que ao final, nos faz mais humanos.

Tauan 22/09/2015

Divertido
O que mais chama a atenção nesse livro é a história e cultura da Holanda, mostradas por exemplo na história do menino que, para salvar o país de ser invadido pela água que vazava de uma pequena rachadura num dique, passa a noite no frio, congelando, com o dedo tampando o buraco, até que quase ao amanhecer um padre o encontra e chama pessoas para ajudar o menino e imediatamente tampar a falha no dique. Para quem não sabe a Holanta tem grande parte de suas terra abaixo do nível do mar, sendo protegida da submersão por enormes paredes chamadas de diques.
Mas na verdade o livro conta a história da humilde família Brinker, cujo pai se encontra doente e os filhos, Hans e Gretel, auxiliam a mãe a manter a casa.
Paralelamente os amigos e vizinhos de Hans e Gretel empenham-se em uma viagem de patins desde a cidade de Brock até Haya e de volta, passando por Amsterdam.
A sorte e os amigos das crianças Brinker auxiliam ambas a participar da grande competição anual de patins, na qual o prêmio era um par de patins de prata.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
Bianca.Wany 10/09/2018minha estante
O livro ?Os patins de prata? do ano de 1972, escrito pela autora Mary Mapes retrata a história de dois irmãos, Greteel e Hans. Os dois irmãos moravam em uma cidade pequena e pobre. Um certo dia o pai deles chamado Ralff sofreu um grave acidente que resultou na perda da capacidade mental dele, deixando-o incapaz de raciocinar normalmente, fazendo com que ele ficasse agressivo ao ponto de bater na sua esposa e filhos.
Com o pai impossibilitado de trabalhar por conta do acidente ocorrido com o mesmo, a mãe deles dona Eulalia é obrigada a trabalhar para sustentar sua família. E a única maneira que ela encontrou para solucionar o problema financeiro, foi fazer roupas artesanais usando crochê. Enquanto dona Eulalia fazia suas roupas de crochê seus dois filhos desfrutavam de sua infância patinando no gelo, que por acaso era uma das paixões dos irmãos.
A moral da história e refletir para o leitor que não importa as circunstâncias que uma pessoa passa na vida, o segredo e nunca desistir de seus sonhos pois por maior que seja a luta sempre iremos vencer se tivermos força de vontade e acreditar nos nossos sonhos porque nada é impossível, as pessoas que desistem antes de começar.
Bom na minha opinião este livro tem uma história muito linda que me lembra as histórias que meus pais contavam para mim, sobre como eles passaram por dificuldades e conseguiram vencer, como na família do livro. A pesar do final do livro não ser como eu esperava, ele tem um ótimo conteúdo e uma história bem emocionante espero que possam ler, pois é um ótimo livro!!!

Bianca Wany Barbosa da Silva.

Clarinha 23/06/2021minha estante
Oiii você tem esse livro em pdf???

Tauan 24/06/2021minha estante
Oi!
Não, li o livro físico em uma antiga edição de meu avô.

Viviane @resenhasdaviviane 05/03/2022

História de Superação
O livro tem uma história de superação muito bonita, resumindo: conta sobre os irmãos Hans e Gretel que moram na Holanda e são muito pobres, sua mãe Eulália não tem muito dinheiro, trabalha fazendo peças de lã e precisa cuidar do marido Raff que apesar de forte fisicamente, tem sérios problemas psicológicos depois que uma madeira caiu em cima da sua cabeça, quando tentava concertar a represa da cidade.

A narração em terceira pessoa, mostra como estão vivendo os filhos diante da situação crítica da família, o Hans fracansando em arrumar emprego para ajudar a mãe e a Gretel tentando fazer amizades com outras meninas da cidade, infelizmente, a maioria delas esnobam a menina. Em meio a tudo isso, tem uma grande competição de patins que está alvoroçando todas as crianças e adolescentes da cidade, porque o prêmio é um par de Patins de Prata.

Essa livro é muito importante para mim por causa da memória afetiva que tenho dele, passei muito ano lendo livros emprestados da biblioteca e depois de adulta, queria todos na minha estante, infelizmente, não consegui encontra para comprar grande parte deles.Uma história linda de superação e esperança.

Bruh 02/05/2022

Legal
O livro é meio corrido, principalmente no final (brincadeiras a parte mas sério o final é bem resumido).

Hans e Gretel se inscrevem na corrida de patins no gelo, com a ajuda de Ana Maria os dois compram patins para competir. O Dr. Boekman cura a cabeça de Raff (o pai de Hans e Gretel que sofreu um acidente a mais de dez anos na cabeça) e ele volta a falar e agir normalmente e não tem mais acessos a crises de raiva, o que agrada a Dona Eulália (esposa de Raff). No dia da corrida, Gretel ganha os tão esperados patins de prata e com isso descobrem onde se encontra o filho desaparecido do Dr. Boekman e ele retorna para a Holanda para abrir um comércio com o pai de Hans enquanto o próprio Hans vai trabalha de assistente médico do Dr. Boekman.

A leitura é rápida e não é um livro ruim mas não sei se vale realmente o tempo.
Gabi.Limeira 13/10/2022minha estante
Não sabe mesmo se vale a pena ler, tem dúvidas quanto a isso, ou realmente acredita que não vale a pena? Deu a entender que você acha que não vale tanto a pena assim e ok, é a sua opinião.

Géssica 28/03/2023

Holanda, gelo e perseverança
Hans, sua irmã e sua mãe passam um grande aperto, não tão grande quanto seu pai, este enfermo, louco deixou sua família só para se virar no mundo. E esse mundo se resume a bela Holanda, muito bem retratada no livro, com detalhes e contos que só locais saberiam.