Cozinha Confidencial

Cozinha Confidencial Anthony Bourdain

Resenhas -

Gladston Mamede 30/12/2020

Tanto recomendaram que esperava mais. Há partes interessantes e úteis, não vou negar. Mas ele decidiu carregar em excesso nas tintas. Seria um dos poucos que se salva numa indústria (restaurantes) que seria essencialmente suja, desonesta, trapaceira, composta de sujeitos de mau caráter, tarados e drogados (dos chefs aos faxineiros, passando por barmen). Uma sucessão de lugares comuns que, depois do sucesso, foram desditos em outro livro. Bobagem.
André Lima 11/07/2021minha estante
O que ele "carregou em excesso" foi a vida dele e o que torna mais fantástico é que ele mesmo desdiz aquilo tudo, visto que ninguém tem trajetórias iguais.

Gladston Mamede 15/07/2021minha estante
Não falei da pessoa, mas do livro. E o livro, infelizmente, é chato. Infelizmente.

Robson.Moura 04/03/2020

Diferente
Diferente de qualquer coisa que já li, talvez tenha gostado tanto (além do gosto por comer) - odeio cozinhar ?
Leitura fluida e muito agradável
Vale muito!!

vicareno 31/12/2020

Bourdain é uma festa 2
O livro entrega o que promete: as entranhas de cozinhas profissionais do centro do mundo nos anos 70 a 90. Mas para a narrativa ser fluida e extremamente divertida como foi, era imprescindível o talento literário de seu autor, Anthony Bourdain - cuja falta é sentida por todos que o acompanhavam em seus maravilhosos programas (de aventuras) culinárias.
Não poderia ter começado melhor as férias do que lendo esse livro.

Stella.Arndt 09/12/2023

Relatos assustadoramente sinceros
Gostei bastante da escrita do livro, bem fluída. O autor é extremamente sincero sobre seus anos na cozinha profissional, seus vícios, seus defeitos e as pessoas que dividiam a cozinha com ele (às vezes até um pouco babaca). Uma leitura pra quem quer ser chef de cozinha ou até mesmo para uma pessoa que, como eu, tem curiosidade sobre essa área.

Cleane 29/06/2019

Interessante mas
Muito repetitivo. Do meio pro final já estava cansada das mesmas histórias.

Vittor 06/10/2020

Desmistifica a cozinha!
Cozinha confidencial é um livro interessante, eu costumava ver os programas do Anthony Bourdain, mas nunca havia lido seus livros, esse foi o meu primeiro. Foi uma experiência fantástica, surpreendente na maioria das vezes, e com várias dicas para quem aspira entrar no mundo da gastronomia.

Com toda certeza é um livro que desmistifica os mistérios da culinária. Em alguns momentos do livro, o Antony flerta com o suicídio, e sabendo que mais na frente esses flertes iriam se concretizar, me deixavam triste... Mas no geral é uma leitura fantástica. Recomendo a todos!

Bruno Passuello 27/11/2022

Um deleite ler Anthony Bourdain
Uma leitura prazerosa e que nos coloca praticamente dentro da cozinha com Anthony Bourdain, pra mim que estou iniciando minha vida nela foi com certeza um dos melhores livros que li até hoje.

Renata.Klein 21/05/2021

Chef desbocado que escreve o que vem na telha
Sempre fui fã do Chef Bourdain, mas nunca tinha lido um livro dele.
Para uma primeira leitura, achei muito bacana!
Escreve a realidade do mundo da cozinha, sem papas na língua e as vezes até esculachando o coleguinha.
Sim, o mundo da cozinha por vezes é sórdido, mas ninguém tem coragem de falar sobre isso, romanceando tudo e todos, já que muitos chefs se consideram deuses.
Muito legal o ponto de vista dele. Sei que os demais livros dele não não no mesmo tom, mas estou ansiosa para uma outra leitura dele.

Carlos Henrique 16/10/2022

Cozinha by Scorcese
Conheço pouco ou quase nada de Anthony Bourdain, até o momento da leitura do livro sabia apenas que era um cozinheiro que se tornou apresentador de TV e que escrevia algumas coisas de vez em quando (inclusive uma boa HQ chamada Get Jiro!). Pois bem, conhecendo tão pouco do autor a primeira percepção que tive foi: esse cara gostava de Scorcese ou pelo menos estava bem influenciado por ele quando escreveu esse livro. Eu poderia facilmente imaginar as cenas narradas por Bourdain com as câmeras e cortes de Scorcese (onde em algum momento tocaria algo do Rolling Stones). A narrativa flerta com a transgressão e rebeldia mesmo que essa edição venha com comentários posteriores onde Bourdain diminui o tom. As lembranças dele sobre suas primeiras experiências com a comida e a culinária sempre seguem um imperativo: a rebeldia e desafiar os outros parece ter sido uma linha guia para persistir na carreira. Com esse imperativo da revolta ele parecia admirar essa noção de que as cozinhas são como tripulações pirata, lotadas de arruaceiros, malucos e outcasts. No decorrer do livro Bourdain descreve alguns desses piratas, capitães, corsários e mandriões da culinária e as aventuras vividas com cada. No fim, é um livro divertido apesar de que já parece estar um pouco datado pra essa era das celebridades culinárias. A recomendação é ler como se assistissem Scorcese: pode ser baseado em fatos reais, mas com certeza não foi tão divertido na vida real.