A Queda do Muro

A Queda do Muro Olivier Guez

Resenhas - A Queda do Muro

Gustavo Amorim 21/02/2010

Eu recomendo. Achei o começo um pouco entediante, e devido às várias palavras estrangeiras pode-se dar uma desanimada, mas depois a história se desenvolve legal e acaba atraindo o leitor a querer saber o que vai acontecer, principalmente pra quem gosta deste tipo de história.

Filipe 28/11/2022

Os dois primeiros terços do livro são confusos e sem ritmo. Somente na terceira parte pode-se imergir na história de fato. Os personagens são inúmeros e não muito bem desenvolvidos. O ponto alto da obra realmente é no fim, quando há factualidades mais reconhecíveis e em ritmo maior.

Caroline Gurgel 27/08/2019

A queda muro é um relato dos dias que antecederam a abertura dos pontos de controle da Berlim Oriental, escrito por dois jornalistas franceses para celebrar os - então (2009) - 20 anos da queda do Muro de Berlim.⠀

Os jornalistas nos trazem a História, com todas as personalidades públicas envolvidas no fato, mesclada às memórias de alguns anônimos entrevistados por eles, o que faz com que o livro tenha um tom mais íntimo e levemente ficcional. ⠀

A leitura é rápida e empolgante na maior parte do tempo. Lá pela metade as histórias se tornam um pouco repetitivas - ou porque tudo, de fato, se repetiu muito naqueles dias e foi a intenção dos autores demonstrar isso ou porque não aguentamos de ansiedade pela, enfim, queda do muro.⠀

Às memórias dos anônimos faltam uma certa introdução. Senti falta de entendê-los melhor, mas entendo que isto dobraria o tamanho do livro e fugiria um pouco da sua intenção.⠀

Ótimo livro, gostei bastante

ig: @historiasdepapel_