Os pensadores, um curso

Os pensadores, um curso Mario Victor Santos

Resenhas - Os pensadores, um curso

eduxst 21/07/2023

Um guia sobre a filosofia
"Os pensadores, um Curso" se propõe a ser uma apresentação dos grandes mestres da filosofia e do pensamento filosófico com o decorrer do tempo. Para isso, o livro é escrito com vários textos de diversos autores que vão dos pré-socráticos ao Karl Marx. Esse é o fator positivo e negativo do livro. Positivo na medida que permite uma diversidade e maior "aprofundamento" no que cada autor quer. Negativo devido o mesmo motivo. Acho que é impossível não comparar como os textos se diferenciam na leitura, quase como se fosse uma montanha-russa, alguns sendo muitos bons e didáticos, como, por exemplo, do Maquiavel, outros sendo chatos e cansativos no exemplo do Kant (que curiosamente é a mesma autora do de Nietzsche - que é um texto bem completo e diferente do anterior). Em geral é uma boa base para quem se interessa na filosofia e possui mais pontos positivos que negativos.