Cão Raivoso

Stephen King

Resenhas - Cão Raivoso

Dayane| @portas_de_papel 15/12/2022

Cão Raivoso
É um dos livros muitos famosos do autor , a adaptação foi um sucesso em 1883!
O livro foi relançado pela suma de Letras com o nome de Cujo .
Conta a história de um cão mordido por um morcego raivoso que contrai a doença e coloca várias pessoas em risco !
O livro é desenvolto , ou seja de rápida leitura e nos prende a atenção , causa no leitor um misto de sentimentos que vai da indignação , raiva , pena , vingança e tristeza a ponto de fazer o leitor desejar a morte de personagens !
Não dei cinco estrelas porque achei o final comovente e injusto !
Sem mais spoilers , é um livro ideal para ler em leitura conjunta um dando força ao outro em cada situação em que os personagens enfrentam !

Raphaella.Saintclair 28/01/2022

Gostei do muito desse livro,foi um que me deu muita agonia,me deixou aflita,sentir o coração apertado,esse livro foi um misto de emoções

paintedjk 17/11/2021

Cuidado com os gatilhos.
Foi uma leitura boa e intensa, como o esperado das escritas do King. Admito ter feito algumas pausas grandes por quase estar vendo o "Cão Raivoso" na minha frente, o medo e a tensão foram palpáveis. É uma leitura incrível.

Janaina 19/01/2021

Um livro onde a tensão psicológica aparece nas mais diferentes formas, e eu curti cada uma delas.

Maddu / @litera.poesia 19/01/2021

Achei que a parte "sobrenatural" ficou um pouco perdida na história. Gostaria que tivesse sido mais explicada. De resto, por ser um "terror real", é de tirar o folego de qualquer um.

Beto 19/01/2021

Pesado!
O livro é muito bom e o autor, como quase sempre acontece comigo quando leio algo do Stephen King, conseguiu me manter interessado o tempo todo, mas é um daqueles livros que deixam agente mal por um bom tempo depois que terminamos a leitura. Ficou o mesmo ranço que tive depois de ler O Cemitério. Pesado!

charlie54 05/05/2020

Foi uma leitura prolixa e descritiva, como esperado do mestre King. Gostei dos personagens mas confesso que algumas vezes fiquei entediada.

Kamilla :) 06/04/2020

Muito bom!
Quando as coisas foram se encaixando não consegui parar de ler. O final é bem triste, mas normal pros padrões de King, então nem me choquei muito.

Kath 12/11/2018

Peguei esse livro em uma das minhas idas à biblioteca do SESC da minha cidade. Às vezes gosto de ir para lá estudar, me proporciona uma refrescante mudança de ares e ajuda a manter uma concentração maior pela ausência completa de sons. Em decorrência do Halloween, eles estavam expondo uma grande coleção de Stephen King. Sempre tive muita vontade de ler alguma coisa do autor, mas nunca comprei nada dele por causa dos valores sempre altos dos seus livros. Minha intenção era alugar O Iluminado, mas não tinha então, em meio aos títulos disponíveis, acabei pegando esse só pra me introduzir no estilo do autor mesmo (coisa que ao terminar fiquei me pensando ter sido uma meia má ideia. O próprio autor disse que escreveu o livro no ápice do abuso de drogas e álcool, o que é notável se olharmos o tipo de coisa que tem aqui dentro kkkk).

A premissa é simples, mas não rasa. Nós acompanhamos, basicamente, a história de dois núcleos de personagens que se interligam, os Trenton, uma família de Nova Iorque que se mudou para Castle Rock por causa dos negócios do chefe da família, Victor (Vic). E os Camber, a família dona do cão Cujo que mora numa espécie de fazenda. Obviamente aparecem muitas outras personagens que se atrelam à trama, mas não acho que sejam realmente principais. Então, o casamento de Vic e Donna Treton está indo ladeira abaixo desde que se mudaram para aquele fim de mundo, Castle Rock é uma cidadela no Maine que não oferece muita coisa, pra terminar de piorar, a empresa do marido está enfrentando sérias dificuldades quando uma das marcas para quem trabalhavam foi processada por contaminação. Vic está com uma viagem agendada para algumas semanas em Boston, mas receia deixar a mulher e o filho de quatro anos, Tad, sozinhos principalmente quando seu casamento está passando por aquela crise.

Quando o carro de Vic dá problema, recomendam que ele o leve até o mecânico Joe Camber que é eficiente e não costuma cobrar caro pelos serviços. Junto à mulher e o filho, ele vai até a fazenda do mecânico onde conhecem sua mulher, Charity, o filho de dez anos, Brett e o animal de estimação, um são bernardo de nome Cujo que adora crianças. Tad fica encantado com o cachorro para desespero dos pais que, considerando o tamanho do animal, pensam que pode comê-lo em duas bocadas sem dificuldade. Somos então introduzidos à família de Joe Camber, um homem rude e alcoolatra que espanca a mulher, esta por sua vez vê-se incapaz de deixá-lo seja pela sua disposição fraca ou por motivos financeiros.

Por vezes, somos levados aos pensamentos de Cujo, um cão como qualquer outro que leva uma vida despreocupada com pensamentos igualmente livres. Um dia, ao perseguir um coelho, ele acaba ficando entalado em um buraco cheio de morcegos com raiva, um deles acaba mordendo o focinho do cachorro e infectando-o, contudo, seus donos não percebem isso e a doença vai piorando a cada dia até o cão se tornar uma besta feroz com sede de sangue.

Mais perto de sua viagem, Vic descobre que Donna o traiu com um restaurador de móveis e o casamento que já não ia muito bem desmorona de vez. Magoado e desconfiado, ele decide ignorar seus sentidos e viajar para se afastar da mulher e decidir o que fazer com seu casamento. O carro de Donna começa a dar problemas, mas ela fica protelando sem querer realmente levá-lo até a fazenda de Joe. Enquanto isso, Charity enfrenta o marido para viajar até Connectcut em visita à sua irmã Holly, coisa que o marido inicialmente recusa sob ameaças, mas ela lhe propõe um acordo e os dois chegam a um consenso. Ela viaja com Brett e Joe planeja fazer o mesmo sem que ela saiba, para gastar o dinheiro que ela ganhara na loteria com jogos, bebidas e prostitutas. Para isso, ele fala com seu vizinho e único amigo Gary, um "heroi" da segunda guerra alcoolatra e tão ignorante quanto Camber.

A doença de Cujo vai piorando até chegar ao ponto de quase matar Brett, mas o cão consegue uma última gota de razão e foge, deixando o menino preocupado. Ele vai até a fazenda de Gary, mais abaixo, em loucura por causa da raiva, acaba estripando o homem sem dó. Joe deixa a mulher e o filho na rodoviária e, ao voltar pra casa e planejar a viagem, acaba se deparando com o dilema de quem vai alimentar o cachorro durante sua ausência. Decide ir até a casa do amigo debater a questão e, lá chegando, encontra-o morto e logo junta os detalhes e descobre que fora seu cachorro que o fizera. Tomado de terror, ele tenta pedir ajuda, mas é atacado pelo cão e assassinado do mesmo modo.

Donna decide levar o carro até a casa de Joe, junto com Tad sob o escaldante verão de Castle Rock, rezando para que o carro não enguice no meio do caminho. O que vem a acontecer quando chegam à casa do mecânico. Ela e o filho são encurralados por Cujo dentro do carro abafado em três dias de tensão, terror e nenhuma esperança.

Acho que o grande mérito de King nesse livro, além do fato de pegar uma coisa tão simples como um cachorro e transformá-lo numa besta, é a construção de personagens tipicamente americanos de verdade que demonstram o lado mais podre da sociedade normalmente retratada como "perfeita" além de abordar alguns temas interessantes como o abuso doméstico, a infidelidade e a baixa autoestima. No começo o livro é bem arrastado, ele vai detalhando e contextualizando a vida de cada personagem o que chega a ser um pouco maçante, mas válido porque nos ajuda a entendê-los melhor e, mesmo que isso não nos cause qualquer tipo de empatia por eles, pelo menos nos ajuda a imaginar em tal nível que esquecemos que estamos lendo uma ficção.

Não posso dizer que odiei o livro, mas também não digo que amei. Achei a leitura válida até certo ponto, mas confesso que por causa do "endeusamento" de King, esperava um pouco mais. Talvez tenha sido o livro escolhido (e por isso vou programar outras leituras), mas realmente cumpre o propósito de ser um livro de terror, grotesco e atemorizante. Nisso não há dúvidas. Uma adaptação foi feita dele, mas não cheguei a assistir pela pura falta de coragem mesmo kkkk se adaptaram bem, pelo menos as mortes, é algo que eu realmente não quero testemunhar.
Lorena 14/11/2018minha estante
Oie! Gostei da resenha!!
Se animar, leia o À Espera de um Milagre. Foi o único livro do King que li completo e amei de paixão!!

Kath 14/11/2018minha estante
Vou procurar depois se tem disponível na biblioteca daqui. Lembro do filme desse livro quando era criança, nunca consegui ver todo kkkk. Obrigada pela indicação! ^^

Lorena 14/11/2018minha estante
Também nunca assisti ao filme todo e mesmo depois do livro não tove coragem... Mas dizem que ficou ótimo! O livro valeu muito a pena. Bju

Kizzy 01/06/2018

Mais que o mestre do terror, um dos maiores romancistas do mundo
Dos livros que já li do Stephen King, esse foi sem dúvida o que mais me deixou tensa e maravilhada. Cujo não é uma história de terror clássica, é uma trama de de horror psicológico, de tensão, de suspense. E o mais incrível, tudo isso tendo como ato principal uma cena corriqueira. Duas pessoas dentro de um carro, um cachorro do lado de fora.
Mas com certeza, o que torna a obra de Stephen King um primor é sua habilidade narrativa e descritiva. Metade do livro o autor utiliza construindo o significado da cena. Quem era cujo? como era o temperamento do animal e o que ele significa na família dos seus donos? E quem era a família Trenton? quais seus dramas, seus dilemas, o que levou eles até a cena principal? o que significava aquela luta interna e externa dentro do carro?
King tem nome de rei porque é o que ele merece. o Rei dos romancista te leva à cena do carro com todo um arcabouço sentimental e narrativo que quando eles entram naquele carro, você entra com eles, luta com eles, sofre com eles, e tenta superar com eles quando tudo termina.
O resultado? mais de 150 páginas descrevendo apenas uma cena e as ações dos que estavam ligados àquela cena. Sim, 150 páginas de um único ato central sem que você se canse uma única linha. É daqueles livros que você lê respirando rápido, não quer dormir, não quer comer, não quer tomar banho. O que significava aquela prisão para os dois que estavam dentro do carro? Para a luta interna e profissional do marido? Para os policiais? Para o menino dono do cão e sua mãe? Para a sociedade?
UMA OBRA DE ARTE, o sinônimo de boa ideia alidada ao domínio total da técnica de escrever.. É isso que o cão raivoso é. Se dê essa leitura de presente.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 12/11/2017

Cansativo
O livro conta a história de Cujo, um cachorro da raça São Bernardo muito dócil, que durante uma caçada é mordido por um morcego e contrai raiva. A partir daí seu comportamento muda completamente e ele passa a ser uma criatura cruel, sanguinária e impiedosa.

O livro traz uma premissa interessante, mas paralela à história de Cujo desenrola-se algumas outras tramas, que deixaram o enredo bastante enfadonho. Até a metade do livro o foco é justamente nessas tramas. Entendo que a ideia é fazer com que essas histórias se interliguem e deem embasamento para o acontecido, mas o ritmo da narrativa demorou a se desenvolver, tornando-se cansativa.

Do meio para o fim a ação se intensifica e o final foi um tanto quanto penoso e triste. De todos os livros que já li do King, esse foi o menos interessante.

Carol 03/06/2017

Maravilhoso!
Dessa vez o Stephen me surpreendeu! Do começo ao fim, eu senti cada sentimento que os personagens transmitiam, a emoção de cada capítulo! E medo, muito medo! Enquanto eu lia o livro, imaginava a história em vida real, no fim da leitura me senti triste e muito incomodada. Acho que o livro fez o seu serviço ! :)

Luigi 06/12/2016

Cujo, senta!
Hey, galera, vamos falar de um clássico do Rei, Stephen King. Um clássico que eu estava querendo ler a algum tempo, mas não encontrava em lugar algum. Graças ao kindle pude apreciar a obra. Até fui inspirado pela obra para escrever um de meus novos contos – ainda não publicados, mas em breve.
O livro conta a história de duas famílias que se encontram através de um carro quebrado e, mais adiante, se reencontram acuados pelo terror. O medo de Cujo, um são Bernardo de pouco mais de 100kg que é mordido por um morcego enquanto caçava um coelho e é infectado pela raiva!
Cada família está enfrentando seus próprios problemas domésticos. Coisas como amantes, emprego, bebedeiras, medos infantis… Há grandes problemas acontecendo com as famílias Trenton e Camber.
Mas, pessoalmente, há um problema com a escrita do Rei. Seu plot é incrível, a história é fantástica e bem executada, mas seus personagens não me cativaram. Eu não consegui me fixar em um ou outro personagem. Por mais que tivessem problemas interessantes de ler, tivessem opiniões próprias… Bem, eles não cativam. Eu acabei me entediando com as pessoas… Até mesmo com o garoto com pesadelos!
Minha nota final é três de cinco pela execução da obra, mas não pelos personagens, eu garanto que é uma ideia interessante, mas eu não gostaria de reler a história… Sinto muito.