Je T

Je T'aime, Paris Teca Machado

Resenhas - Je T'aime, Paris

Tati 09/09/2023

Uau?uai! Que história linda e divertida!
Adorei o livro tanto que li tão rápido quando pude. Não via a hora de saber como iria acabar a história da protagonista Ana Helena.
Mais um livro de autoria brasileira que deveria ser anunciado e lido por quem gosta desse tipo de leitura.

Mari mari 08/12/2022

Entregou muito mais do que prometeu
Eu já estava esperando um livro bom, mas não tão bom assim! O desenrolar da história foi sensacional, juro que não estava preparada. Gostei de cada aspecto do livro, desde as personagens até os detalhes sobre as obras. Aliás, se você é fã de arte e também gosta de um romance, esse livro é especialmente feito pra você, tenho certeza de que vai gostar tanto quanto eu gostei!

Milene França 13/11/2021

Je t'aime Arles
Esse livro se passa no mesmo universo de I love NY, porém, com personagens diferentes.
Alguns personagens antigos aparecem aqui e eu sempre acho essa conexão muito bacana!
Ana Helena é uma personagem que de início é meio mimada e fútil (normal pra quem nasceu em berço de ouro) mas com o passar do tempo aprende muito e cresce muito. Gostei de ver sua evolução. Olivier é um amorzinho!
Gostei muito da história, de como se desenvolveu e dos personagens. Achei a dinâmica do livro diferente do primeiro. Mais tensão. Gostei.

JaqueP 06/04/2021

Hobbies da Jaque
O que eu mais gostei do livro foi o mistério que foi introduzido logo no início. E também tem romance, ação e muita aventura. Esse livro é divertido e fofo, fazendo você se apaixonar pelos personagens rapidinho. E fiquei encantada com as informações e a história de Van Gogh, toda vez que era mencionado algum quadro dele, eu estava lá procurando sobre a pintura (Noite estrelada, As Arenas, Les Alyscamps, Hospital de Arles e Autorretrato ? Nomes das pinturas citadas no livro, espero não ter esquecido nenhuma) e me encantei.
Recomento muito esse livro, pois se você nunca pensou em visitar Paris, esse livro fara você mudar de ideia.

Daniella.Figueiredo 02/04/2021

Acho que preciso ir para a França
Procurei no Google "livros leves para ler no Kindle unlimited" e apareceu esse.

A ideia era ler um livro leve, bem romance clichê para dar uma aliviada, e o objetivo foi cumprido com sucesso.

A história é legal e sim, da vontade de ir para a França viver um romance bonito.

Além do mais a gente tem a oportunidade de valorizar escritoras brasileiras.

Indico a leitura para quem quiser um romancezinho :)

Bianca 18/01/2021

Traz uma história muito legal e leve, onde se há romances, descobertas, reviravoltas e uma aventura muito bem pensada. É um romance água com açúcar com uma pitada de drama.

Luciano Otaciano 03/10/2019

Livro Sensacional
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, hoje eu trago para vocês que acompanham o blog frequentemente uma resenha muito bacana. Trata-se de Je T'aime Paris um livro da escritora brasileira Teca Machado, que aliás sou um fã dessa autora que escreve tão bem. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Falando dos personagens do livro como corriqueiramente eu costumo fazer em minhas resenhas. Na narrativa temos a personagem principal do romance chamada de Ana Helena, uma mulher sonhadora, meiga, mas forte em seus mais profundos sentimentos. Na trama ela encanta-se por Olivier um homem muito gentil e sofisticado. Nossa protagonista encontra o príncipe encantado de seus mais recônditos sonhos escondidos a sete chaves. É claro que esse romance tem de tudo um pouco, além do drama que normalmente encontramos nesse tipo de gênero, temos entretenimento de excelentíssima qualidade visto que o romance se dá em uma das cidades(senão a mais) romantica de todas Paris. A capital francesa foi o pano de fundo para esse agradabilíssimo romance. Temos outros personagens secundários na obra, mas não menos importante.

Falando da leitura do livro.
O início do livro é um tanto monótomo, mas não quer dizer que seja ruim, muito pelo contrário, o achei muito bom para o início de uma trama muito bem elaborada pela autora. Com o passar das páginas vamos nos conectando gradativamente com todos os personagens do livro, claro que pode ser que haverá alguns personagens que o leitor(a) não tenha tanta afeição, mas sinceramente eu gostei de todos personagens, sem exceção. Mas o que mais me agradou foi a queridíssima Ana Helena que personagem marcante. A obra não é só um romance, temos inserido no contexto várias nuances e reflexões que fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, para não dizer de todo e qualquer ser humano. Autora foi muito competente em escolher Paris como sendo o pano de fundo base para sua história se desenvolver de maneira agradável e também plausível de ser construída. Eu já li outros livros da autora, mas para mim esse é o melhor livro dela. É o que mais me agradou. A trama é muitíssimo bem elaborada, com seus personagens super bem construído. O cenário também é outro fator importantíssimo aqui, visto que os detalhes da cidade francesa são descritos em sua totalidade dando realidade à obra. Eu particularmente nunca estive em Paris, mas é como se eu já estivesse visitado a cidade romantica lendo este livro. Se você curte um romance bem construído, esse livro tem de ser lido por você. A escrita de Teca Machado é precisa, muito caprichada em certos momentos dando uma sofisticação impressionante na obra.

Finalização
A capa do livro é outro fator que fascina um leitor(a) mais atento. Simplesmente belíssima ver o símbolo de Paris estampado na capa, ficou lindo não é mesmo! Eu adorei ler esse livro e o indico para os leitores(a) de um modo geral. A obra vale muito a pena ser lida. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima.

Léo 05/08/2017

Leitura agradável, roteiro bem divertido e uma ótima reflexão, afinal!
a matéria de hoje é justamente sobre esse divertido encontro que o leitor tem ao se deparar com o enredo da querida Teca Machado, 'Je T'aime, Paris', que se desenvolve de uma maneira suave e muito agradável, e mesmo quando a temática debatida em certos momentos se torna um pouco mais sisuda, a autora ainda consegue conduzir a sua linha de tempo com muito bom humor e afabilidade, conquistando ainda mais o leitor a cada novo capítulo do livro, que conta com um total de 33 mais prólogo e epílogo.

Essa forma com que Teca Machado consegue suavizar o contexto do qual transmite através de seus agradáveis e populares personagens é tão admirável que parece que a autora carrega na mochila um pouquinho de cada intervalo e figura transmitidas, e assim como já foi dito por um renomado escritor americano, se a ficção é a verdade dentro da mentira, em 'Je T'aime, Paris' essa veracidade dentro da ficção se torna tão tangível a ponto de, em muitos instantes, o leitor se envolver ao imaginar a querida Ana Helena, personagem principal do romance, contando cada mínimo detalhe. É possível entender o livro como um grande instrumento de entretenimento ao se ater as loucas e inimagináveis confusões que os personagens se metem, e um ótimo e rápido mecanismo de exposição cultural e artística quando se leva em consideração a filosofia da região escolhida pela autora para a ambientação do roteiro, as cidades francesas.

Além de todos os contratempos e complicações que Ana Helena e os novos amigos passam na cidade, a autora (claro), não deixaria de incrementar o enredo com os essenciais instantes românticos que o público tanto aguarda, e esse misto de motes é uma das características mais legais encontradas em 'Je T'aime, Paris'. Ler um romance com esse perfil não se torna, em momento algum, um processo chato e cansativo pois todo o conjunto de tópicos que Teca Machado direciona ao leitor, faz com que o clima (que em outros livros geralmente se torna melancólico e dramático após os primeiros clímax), simplesmente não exista. Os rumos que o enredo toma em 'Je T'aime, Paris', por fim são racionais e amenos, e Teca Machado acerta em cheio ao escolher essa forma de desenvolver a história. Ela passa muita segurança e conquista tanto pela narrativa quanto pela escrita tão caprichosa, com uma metrificação coloquial bem apresentada. O tema da obra ensina o leitor a refletir melhor sobre a utilidade dos bens financeiros e também sobre a valorização da vida em si sem a posse de tais bens. A resolução de problemas, a superação e o desapego a itens materiais estão mais do que em pauta em 'Je T'aime, Paris'.

Teca Machado foi perfeita em escolher uma cidade tão histórica artisticamente para que o romance acontecesse. Além do mais, a França tem tudo a ver com os corações mais apaixonados, e é isso que acontece quando a protagonista encontra Olivier, rapaz inteligente e gente boa que encorpa a trama e transforma muitos instantes em contornos mais avermelhados e cheios de amor, fazendo o coração de Ana Helena palpitar mais rápido enquanto a paixão floresce. Esse clima é bem agradável e nada de tão meloso é percebido nos encontros do casal. Ademais, a trama se alonga por traçados bem aventureiros e desemborca em vias bem engraçadas, a lá roteiros românticos cinematográficos.

Em seus agradecimentos ao fim do livro, Teca Machado diz "O meu primeiro livro, I Love New York, veio no susto. Sentei, escrevi e publiquei — tudo isso num espaço de tempo muito pequeno. Je T’aime, Paris já foi diferente: mais planejado, até mesmo mais demorado". Realmente há como perceber que o enredo de 'Je T'aime, Paris' foi mesmo muito bem montado e que o projeto não foi corrido, pois existe um tom bem profissional na obra.

O núcleo de personagens é realístico e as figuras mais interessantes agem como se estivessem mesmo na vida real, amostrando-se ao leitor com qualidades e defeitos. Em alguns instantes de sua narrativa, Ana Helena dita algumas reflexões bacanas que mechem com o leitor (mesmo que rapidamente) e o fazem sentir-se capazes de absorver todo o teor de sentimento que a personagem transmite e usá-lo a seu favor, como forma de aprendizado, como no trecho onde ela (Ana Helena) se mostra fragilizada e solitária: "De vez em quando, tudo o que precisamos é de contato com outro ser humano... O Olivier parecia tão interessado em mim e na minha vida que, antes que eu percebesse, estava contando tudo. Em certos momentos meus olhos até se encheram de água de saudade da minha casa, do meu pai, da minha vida, de tudo o que deixei para trás", trecho este que faz lembrar e dar validade à uma citação do grande Machado de Assis: "A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal".

O universo da arte clássica, como dito antes, também é revelado em 'Je T'aime, Paris'. Vincent Willem Van Gogh, uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, não deixa de ser um dos personagens ilustres na obra, que busca com jeito e habilidade, a rememoria desse conteúdo artístico. Teca Machado é firme em suas asserções e passa credibilidade no quesito histórico. Por vezes, há como se sentir em um livro informativo sobre as cidades da França e os artistas mais renomados que por lá fizeram história: "Olivier me explicou que lá era realmente uma antiga estação ferroviária que o governo francês transformou em museu em 1977. As obras expostas compreendiam o período de 1848 a 1914... Eu estava embasbacada. Cheguei mais perto da pintura para olhá-la melhor e, quanto mais me aproximava, mais encantada eu ficava. A técnica de Van Gogh era algo só dele...".

O contexto, os elementos escolhidos e a aclimação europeia ajudam para que a leitura se torne a cada instante mais bonita, atrante, coerente, calma e harmoniosa. Apesar de a premissa ser perfeita e já definir muito bem o que o leitor encontrará pela frente, muitos pré-leitores podem se surpreender com os rumos investigativos policiais que a obra encontra. Teca Machado soube estruturar o script do romance, dando tempo para que Ana Helena se habitue e se transforme diante dos acontecimentos pré-ditados no compêndio do livro, e embora em algumas transições os episódios sejam ligeiros, as expectativas são totalmente superadas. Até mesmo porque o leitor se sente envolvido e encontrado na leitura, já que 'Je T'aime, Paris' tem aspectos contemporâneos bem marcantes, como a forma de escrita da autora (que incrementou o texto com termos próprios do cenário francês na dose certa) e o uso de elementos tecnológicos atuais: mensageiros eletrônicos, bluetooth e downloads.

Teca Machado é uma autora de categoria diferenciada. A escolha por integrar elementos históricos existentes na nossa cultura mundial talvez não seja somente uma opção e sim um pré-requisito já disposto na essência literária da autora, cujo transforma suas obras e transfere à ela (autora) características superabundantes dentro do cenário da literatura nacional. Não é muito dizer que ela precisa ser prestigiada por suas habilidades. Teca Machado mostra como é possível se ter uma vida recheada de novas aventuras e descobertas sem a necessidade da posse do recurso financeiro. Se mesmo uma filha da alta sociedade se mostrou disposta a seguir em frente na falta de seus dólares e encontrou até mesmo um novo amor, por que outros não conseguiriam?

No fim das contas, fica a reflexão sobre a força de vontade que cada um pode ter para vencer todos os contratempos da vida da forma mais improvável possível. 'Je T'aime, Paris': leitura tranquila, envolvente e muito divertida que pode ser concluída em poucas horas. O portal Marcas Literárias recomenda.

site: www.marcasliterarias.com.br

LOHS 06/06/2017

Divertido, fofo e com momentos de adrenalina
Je T’aime, Paris é o segundo livro de Teca Machado, criadora do blog Casos, Acasos & Livros. Embora seja uma história única, alguns personagens do primeiro título da autora, I Love New York, aparecem na trama também - é aquele algo a mais na história para os fãs da brasileira.

A diferença entre os dois títulos é que dessa vez Teca foi pelo caminho independente para lançar essa nova história - aquele mais difícil -, mas já adianto que novo o livro ficou ainda mais lindo que o primeiro. De verdade. A capa foi trabalhada como arte, as páginas são amareladas e - no decorrer das páginas - uma mini Torre Eiffel vai se formando no canto inferior direito. O investimento foi sério e isso se comprova em um exemplar que já te agrada só de olhar! ;)

Sobre a história, nossa protagonista da vez é a jovem Ana Helena Arantes, filha do milionário J. T. Arantes. Lelê, como é conhecida pelos mais próximos, sempre teve tudo que quis e nunca precisou se preocupar com dinheiro. Só que tudo mudou agora.

Seu adorado pai está encrencado com a justiça brasileira e provavelmente será preso. Mas a pior parte da história é que todos os bens da família foram bloqueados! Lavínia, a madrasta fútil de Lelê, logo desaparece em algum SPA internacional. E como J. T. não quer a filha se envolva no problema e nem seja intimidada pela mídia, decide enviar Ana Helena para viver no apartamento que a garota ganhou de herança da falecida mãe (e que não foi bloqueado pela justiça), em Paris.

Agora Lelê vai começar sua longa jornada para fugir de confusão e viver com pouco dinheiro em Paris. Uma tarefa praticamente impossível.
Os problemas da garota já começam no aeroporto quando ela tem que pegar pela primeira vez na vida um voo comercial e - para piorar - na classe econômica! Ana Helena nunca tinha voado sem o jatinho particular da família, então nem fazia ideia que existia algo como limite de bagagens. Imagina a cena no aeroporto!
Lelê teve que devolver sete malas para o motorista da família levar de volta para casa, mas fez questão de levar Zoe, sua cachorrinha peralta e muito inteligente, junto com ela nessa aventura.

Os problemas parecem perseguir Lelê e quando chega a Paris, ela encontra seu apartamento com um grande vazamento no encanamento, só que ela não tem dinheiro suficiente para o conserto. E, ao tentar achar uma forma mais barata de consertar o problema, Ana Helena se torna vítima de um ladrão que leva praticamente tudo embora do apartamento dela.

Como nem tudo é ruim na vida, o zelador do prédio, Dominic (amigo da família Arantes), decide se envolver na situação e ajudar a jovem Ana Helena. Assim, ele consegue encaminhá-la para Arles, uma cidadezinha no interior da França, onde vive a família do francês. Dominic também encontra um casal que deseja alugar o apartamento de Lelê, assim ela terá uma renda fixa enquanto estiver no país.

Na pacata cidadezinha de Arles, Lelê vai começar uma nova vida. Terá que aprender a ser dona de casa, cuidar de si mesmo e de Zoe - garantindo que ambas tenham um teto e o que comer também. Isso tudo além de lidar com a saudade do pai e da melhor amiga, Lara, que ficaram no Brasil.

Ana Helena nunca havia conhecido Arles, mas ela logo descobre que lá se respira arte. Local imortalizado por artistas famosos e também onde artistas iniciantes buscam inspiração. E é por conta de uma galeria de arte que Lelê conhece Olivier, curador do espaço e um grande historiador.

Olivier, com o pai francês e a mãe brasileira, é exatamente tudo o que Lelê precisava. Alguém divertido, bonito, inteligente e que ainda consegue falar português! O romance entre os dois começa tímido, mas logo a paixão fica forte e se desenvolve rapidamente.

Quando Lelê se encanta por um quadro achado em seu porão, pede ajuda a Olivier para descobrir quem seria o artista que o fez porque ela realmente queria mandar uma mensagem a ele. Afinal, a pintura era maravilhosa.

E é por causa desse quadro que Lelê, Olivier, Lara (que foi visitar a amiga em Arles), Marlon (irmão de Olivier) e Zoe se envolvem em uma grande confusão com direito a perseguições, fugas de bandidos, espionagem ilegal e visitas a vários monumentos importantes da França.

Je T’aime, Paris é uma evolução da Teca. O primeiro livro foi um romance com foco no romance, mas agora também temos ação e aventura entremeando as páginas. A narrativa é fluída, divertida e leve. É um daqueles livros que você pega para ler e, quando percebe, já terminou.

Lelê vai passar por uma grande transformação, se tornará mais responsável e aprenderá a dar mais valor a tudo que antes ela dava por certo. Olivier é aquele cara bacana e romântico (ele é francês!) que a gente deseja encontrar algum dia na vida real.

Além disso, ao longo da leitura também conhecemos um pouco mais sobre Arles. A história, os artistas famosos que passaram por lá e as paisagens deslumbrantes. As descrições da Teca foram tão bacanas do lugar que fiquei com vontade de conhecer.

A única questão que me incomodou um pouco na história foi a rapidez dos “eu te amo”. Acredito que poderia ter desenvolvido um pouco mais o relacionamento de Ana Helena e Olivier antes das declarações. Mas o bacana é que o romance entre eles ainda passará por mais provações depois desse momento, então nem ficou algo negativo no fim.

De um modo geral, Je T’aime, Paris é divertido, fofo e com alguns momentos de adrenalina. Fica aqui minha recomendação para você se aventurar junto com a Lelê. Tenho certeza que irá se apaixonar também. ;)

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/03/je-taime-paris.html