Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas -

Paulinha 20/02/2021

Uma mulher reprimida
Inocência, como o próprio nome dela já diz, é uma moça sem conhecimento da vida, reprimida pelo seu pai, extremamente preocupado com a imagem da filha. A jovem é impedida de querer o que ela quer e ser quem ela é para se enquadrar em um padrão desejado pelo patriarcado.

Traz uma abordagem intensa de sua situação e uma reflexão importante sobre a importância de dar voz a mulher em nossa sociedade.

Damiris 17/01/2019

Curtinho..bem escrito...
Fala sobre amor impossível...sofriiiido..e mostra também como as mulheres eram tratadas no século XIX...

No início de cada capítulo há citações de outros escritores, eu amei isso...

samuwel 12/09/2022

Foi uma das minhas leituras clássicas primordiais. Decidi ler em razão de um trabalho escolar, em virtude de conectar-me mais com a escola literária do Romantismo.

Inocência e Cirino são jovens e estão desfrutando do amor da forma mais intensa: uma paixão proibida. É muito interessante a relação de ambos e como, até mesmo, fugiriam para viver esse sentimento tão bonito.

É um livro muito bom para identificar o contexto da época, principalmente no que tange ao patriarcado e aos posicionamentos machistas, representados, principalmente, por Pereira e Manecão. Além disso, percebe-se como esses padrões comportamentais influem na contemporaneidade através de discursos excludentes contra as mulheres.

Felizmente é um livro curto, no entanto não consegui me conectar com a linguagem usada e me senti deveras distante da história.

clarah_correia 19/02/2017

NÃO Gostei...
Machista!
Icaro Fnr 21/06/2017minha estante
kkkkkk q?

Lili 29/09/2017minha estante
??????

Damiris 09/01/2019minha estante
Realmente...mostra o machismo que havia muito na sociedade da época..mas eu tô gostando do livro pois desenvolve bem os personagens ...é bem escrito e tal..

Leon 20/08/2019minha estante
Vou ler

Heila 09/10/2020minha estante
Não deixa de ser machista, você tem razão. Mas quando lemos uma obra de outro tempo, é bom tentarmos ver com os olhos da sociedade da época, que nesse caso não possuía sequer o conceito de machismo, né?

Aldemir.Filho 19/09/2022

Triste fim
Livro ótimo para quem gosta de clássicos da literatura Brasileira, A história não é muito envolvente e não faz muito sentido no final (que por sinal, é muito triste) e mostra a realidada vivenciada por muitas mulheres naquele época.

amanda 30/06/2023

???????????
Gente que leitura difícil
palavras de 1800 são impossíveis de interpretar
gostei do livro mas achei muito parado.
e essw final entao!
nada com nada
não entendi porcaria nenhuma
sei q um morreu mas o outro também??????
e gente que romance dramático! romeu e julieta agr?