Gelo e Fogo

Gelo e Fogo Sara Raasch

Resenhas - GELO E FOGO

1 | 2 | 3 | 4

deuxdesoleil 13/12/2023

Reinos são feitos de política e politicagem!
Se o site permitir, dessa vez irei conseguir postar a resenha.

Eu adorei “Gelo e fogo”, mas não tinha um título melhor? Posso ser ignorante sobre assuntos de marketing, porém, usar o mesmo título de uma fantasia mundialmente conhecida me parece um tiro no pé.

O segundo livro da trilogia consegue ser melhor ou tão bom quanto o primeiro. Segue os acontecimentos da guerra, então as personagens estão juntando os caquinhos, tentando se reerguer e, é claro, lidando com as consequência que toda atividade bélica trás. Apesar de ser esperado o protagonismo da Meira, sinto que toda a narrativa se concentra unicamente nela e deixa escapar boas oportunidades de evoluir outros personagens também. O Theron, por exemplo, poderia ter sido melhor aproveitado porque, tal como a Meira, ele é um dos pontos chaves desse livro (e ainda estou tentando digerir tudo que aconteceu com esse carismático e otimista ser humano).

Meira cresceu ou pelo menos está se encaminhando para tal. É incrível acompanhar as desventuras da nova rainha de Inverno. Ela está confusa, solitária, com medo e cheia de inseguranças, mas ainda assim tenta ser a melhor pessoa que ela consegue ser para o reino e o povo dela. Nossa rainha está passando por uma crise existencial absurda e isso humaniza tanto a personagem que, para mim, foi impossível sentir tédio ou impaciência. Eu torci pela Meira! E notei o quanto senti falta de uma protagonista real e sólida nas fantasias contemporâneas.

Para o meu agrado, “Gelo e fogo” está carregado de tramas políticas! Temos intrigas, acordos, manipulações de todos os cantos, um verdadeiro jogo de tabuleiro. Gosto de como temos a chance de conhecer os demais reinos Ritmo e Estação e gosto bastante, apesar do curto número de páginas, que a autora foi capaz de atribuir uma essência para cada um dos reinos. De maneira simples, sim! Mas é possível ver particularidades nas culturas, nas formas de pensar, nos vestuários, nos próprios interesses políticos e de crescimento (pecou enormemente na ausência de representatividade, mas não é nada novo para o gênero). As tramas políticas, no geral, foram um ótimo acerto, mas imagino que para muitos leitores pode ser lento ou mais cansativo acompanhar essa jornada.

Se a política foi um prazer, os POVs do Mather foram uma tortura. Tem conexão com a história e os objetivos da autora, mas não tem sentido. São apresentados diversos personagens e, com o curto tempo de cena, tornam-se rasos e com objetivos pouco atrativos. Queria muito ter simpatizado com os jovens invernianos, mas senti só um efeito manada seguindo as ordens do ex-rei do que qualquer outra coisa. A melhor coisa nas cenas com o Mather foram, sem dúvida, a interação com os pais! Extremamente emotivo quando ele se abre e joga as inseguranças, medos, emoções para fora.

Temos mais romance, porém, menos cenas de romance. Meira está afastada de todo mundo, mas os pensamentos a todo o momento retornam para as pessoas do passado dela. Preciso comentar que não aguento mais autores que forçam casais principais a ficarem juntos! A narrativa da mulher indefesa que no último instante é salva por seu príncipe encantado também já passou o limite (é um livro de 2015, então estarei perdoando em partes).

Toda a questão da magia é abordada de uma forma legal, mas insisto no que resenhei sobre o primeiro livro: é simples, mas é exposta com uma complexidade (de cortes, de desvios, de perguntas) que torna mais confuso do que realmente é. “Gelo e fogo” ainda carrega clichês do gênero bem como o primeiro livro (toda jornada do heroí, procurar chaves mágicas e sociedades secretas estão aqui), mas como eu iniciei a leitura esperando essas semelhanças, não me incomodou tanto.

No mais, é uma leitura simples, porém mais lenta do que “Neve e cinzas”. Peca na ausência de representatividade (o que seria extremamente fácil com a quantidade de reinos que apareceram) e no ritmo em alguns momentos, mas é um bom entretenimento.

Todo Dia Um Livro 03/12/2023

Nossa, que perfeição
Agora é ler o último

Samara 05/10/2023

Gelo e fogo
Na verdade já faz um tempinho que fiz a leitura desse livro.
Depois decidi fazer uma releitura pra me situar um pouco melhor na história e poder enfim finalizar essa trilogia. Mas no fim acabei não relendo direito. ?
Eu não tenho tantas lembranças deste, mas acredito que eu tenha gostado também.
Enfim, é isso. ??

Rfgaugustin 10/08/2023

Fraaaaaaaaaco...
Arrastaaaaado...
Bem livro do meio. A propria autora fala q é um volume agridoce e q sequências são difíceis.
Sensação de não avançar na história até os capítulos finais em que tudo acontece.
Mas as partes do Mather eram boas.

Katia248 08/08/2023

E a história só melhora !!
Nesse segundo livro temos a Meira aprendendo a ser a Rainha de Inverno, tentando dar cada passo a caminho de uma vida para o seu povo, ao mesmo tempo que luta conta novos desafios e ameaças a Inverno. Nesse livro também podemos ver as coisas pela visão do Mather, o que deixou a história melhor ainda, pois assim podemos ter a visão das coisas não só pela Meira. Nesse livro conhecemos novos personagens também, alguns nos despertam o interesse em conhece-los mais, outros pegamos ranço e torcemos pela morte deles... numa boa kkkk. Conhecemos também outros reinos e seus governantes, este livro toca no assunto política, mas não de maneira chata e entediante.
Gostei bastante deste segundo volume, das novas situações e personagens, conhecer melhor o Mather foi muito bom e o livro está fluido, fazendo com que você esteja sempre querendo ler o próximo parágrafo. Enfim eu tô apaixonado nessa serie, e me surpreendo não ter visto ela nos booktok e rede sociais por aí (achei essa saga sem querer no KU), porque é uma história muito boa !! Super indico ?

Ticy 24/05/2023

Gelo e Fogo
Faz algumas semanas que eu decidi reler Neve e Cinzas, lembrando-me de como eu amava essa trilogia quando tinha 13 anos e curiosa para saber se era realmente tão boa quanto eu me lembrava.

Sendo sincera eu me lembrava de boa parte dos acontecimentos do primeiro livro, mas desde então a sensação é quase como se eu estivesse lendo os livros pela primeira vez, sem me lembrar de praticamente nada.

O livro é bem morno durante a maior parte dele. Embora coisas importantes aconteçam, há pouca ação para uma fantasia, tornando a leitura bastante arrastada, de modo que eu demorei muito para conseguir engajar.

É apenas no final do livro que a história enfim recupera o ritmo, e desse momento em diante é surto atrás de surto, berro atrás de berro. Chega a ser difícil de acreditar que é o mesmo livro.

Em Neve e Cinzas eu apontei que, embora me importasse muito com a protagonista e a entendesse, os outros personagens me pareceram um pouco apagados, erro que Gelo e Fogo corrige.

Eu adorei conhecer os novos personagens na história e consegui me apegar demais aos que já eram parte dela. Também gostei muito de ter capítulos narrados pelo Mather.

Chega a ser engraçado pensar em como é diferente a forma como eu enxergava os personagens e a história em geral aos 13 anos e como eu os enxergo agora, de uma forma muito mais profunda e conectada não só à mensagem da história, mas aos sentimentos e conflitos dos próprios personagens.

Ansiosa para ler o próximo, já que eu não me lembro de absolutamente nada do que acontece em Geada e Escuridão.

obs: queria muito que a Meira e a Ceridwen formassem um casalzinho, será que é pedir demais? T-T

Osmarina2 15/05/2023

Tão old
Eu ficava me perguntando por quê não via ninguém comentar desse livro. É um livro que o tema esta em alta, principalmente depois de ACOTAR E TDV.

Só fui reparar mais tarde o quando o livro foi lançado. Realmente ele é "antigo" para o público de agora.

Sobre a história:

É uma saga de 3 livros... então o primeiro é uma apresentação da história, o segundo é a razão para o confronto final no terceiro livro.

Esse não escapa dos clichês de livro do meio, o início de uma jornada, conseguir aliados e blá blá blá.

Tiveram coisas boas ? SIIM! O aparecimento de uma personagem incrível e que já queria um romance entre ela e Meira, não vou dizer para fazer mais pessoas lerem esse old book.

Foi tanta enrolação que no final eu já tinha resolvido tudo. Queria muito falar sobre uma parte do final que estou com raiva mais não quero colocar aqui como spoiler. Só uma dica, odeio triângulos amorosos, sempre acaba com o cara que eu não queria.

Ana Ponce 19/02/2023

Grata surpresa
Fantasia é um dos meus gêneros favoritos, sendo assim já li vários livros do gênero.
Como já tenho uma certa bagagem, devo confessar que não estava esperando muito dessa série, mas fui surpreendida com o desenrolar da narrativa.

"É inovador e revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante", que fez valer a pena a jornada ao longo dos três livros.

Luanna Carvalho 20/10/2022

no geral muito melhor que o primeiro, as tramas políticas foram ótimas, as poucas batalhas tbm me agradaram, que no terceiro tenha batalhas épicas

Heloisa 05/10/2022

Ninguém deveria ser forçado a ser algo que não é.
Primeiro : o livro foi bem mais parado que o primeiro, porém, os capítulos do Mather e os novos personagens fizeram a leitura valer a pena.

Segundo : a autora usou muito do livro para desenvolver a trama e o final ficou carregado de informações, mais eu não achei negativo não, ficou empolgante.

E terceiro : achei o plot realmente bom , apesar de eu ter desconfiado dele ainda foi chocante quando eu li , desceu até uma lágrima.

Tirei uma estrela pq realmente o meio do livro ali estava sem graça mas o final faz vc querer ler a continuação. Recomendo muito, é uma fantasia mais leve , por assim dizer e é suficientemente bem desenvolvida.

Marilan 20/07/2022

Não seremos derrotados.
Assim como o livro anterior, Gelo e Fogo no início nos dá apenas pistas do que vai acontecer e depois parte pra ação, só senti que nesse livro demorou mais pras coisas começaram a acontecer, então foi bem tedioso ler algumas partes. Porém, assim que as peças começam a se encaixar e os conflitos começam, é impossível parar de ler.

Mesmo que lento, o desenvolvimento das personagens acontece de uma forma muito sensível e crua, e é bonito ver essa intercalação de narrações e acompanhar como cada um está evoluindo e aprendendo alguma coisa pra se unirem no final da trajetória, pra estarem prontos um pro outro. A Sara tem uma forma de escrever única, que constrói o cenário aos poucos, os personagens aos poucos, e mesmo que tudo parece dividido, no final faz total sentido quando as coisas se juntam e tomam forma. Quase morri de raiva lendo, quando ia chorar nem dava tempo porque já tinha outro caos acontecendo na próxima página, mas vale a pena.

Espero que no livro final da trilogia tudo dê certo e ela sirva muitos momentos do meu otp ??

bruxadecopas 13/07/2022

DEVORANDO!!!
? "Precisamos encarar o que somos. Tudo o que somos, principalmente as partes que doem." ?

Angra supostamente morreu, os Invernianos estão livres, de volta ao que já foi o reino de Inverno e estão prontos pra reconstruir sua história. Meira se descobriu a Rainha de Inverno, verdadeira filha de Hannah e o condutor de toda magia do Reino. Tudo poderia parecer o mais próximo de perfeito possível, mas ter se aliado a Cordell em algum momento, pode não ter sido a decisão correta.

A dívida que Inverno tem com Noam pela ajuda na batalha e na reconstrução do reino faz com que os Invernianos, sob a ameaça de terem seu reino tomado por Cordell, cavem as minas e procurem por algo de extremo poder e interesse para o Rei: o Abismo do Poder perdido de Primoria.

Quando o abismo finalmente é encontrado, eles descobrem que não conseguirão se aproximar e nem abrir a porta que guarda o poder, já que são repelidos por magia. Para Meira isso é ótimo, mas para Theron, que vê uma oportunidade de unificar os reinos com o poder do abismo, é algo que precisa ser resolvido. Então após contar para Noam sobre a descoberta, Theron e Meira partem em uma viagem para Verão, Ventralli e Yakim para conseguir as chaves que abrirão o portal do abismo. Mas Meira fará tudo o que puder durante essa viagem para livrar inverno de Cordell e impedir que as chaves sejam usadas.

Em paralelo temos Mather, que após descobrir não ser o verdadeiro rei de inverno, precisa lidar com sua nova posição e com seus novos deveres. O que lhe deixa livre para planejar e enxergar o que realmente Cordell está fazendo com Inverno.

O livro é narrado pelo ponto de vista de dois personagens: Meira e Mather.

Ele foca completamente nos conflitos políticos entre os Reinos, no crescimento de Meira como Rainha e o que ela deve ou não fazer, na humanização de Mather como alguém que não tem mais um cargo de poder, nas formas como as confianças concedidas podem ser facilmente quebradas e nas histórias escondidas e esquecidas sobre a magia dentro de Primoria.

Muitas coisas acontecem nesse livro e só fazem com que a vontade seja realmente ir devorando as páginas para descobrir mais e mais e quando você for parar pra ver, já está terminando.

Felizmente nenhuma das narrativas, seja de Meira ou Mather, é chata ou desnecessária. Ambas são necessárias e se tirássemos a de Mather, por exemplo, não teríamos metade da percepção que temos no fim.

O final foi com o gancho perfeito pro terceiro, pronto pra te fazer ficar cheio de curiosidade e correr pra começar o próximo.

Lumi Tie | @lumi.reads 05/07/2022

Como a própria autora sabe, o livro do meio de uma trilogia tem particularidades próprias que costumam deixar a história num hiato entre as consequências do primeiro e o crescimento do conflito para o encerramento da história no terceiro, muitas vezes fazendo com que tenhamos a sensação de que “nada aconteceu”.
Infelizmente foi essa a sensação que eu tive aqui.

Meira segue em busca de aliados e, de quebra, à procura das chaves capazes de acabar com a Ruína, que se alimenta de magia usada para o mal.
O grande vilão Angra sumiu. A nova rainha de Inverno suspeita de que ele ainda está vivo e recluso em algum canto do mundo.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2022/07/05/resenha-gelo-e-fogo-sara-raasch/

Camila 21/05/2022

Uma boa sequência, com algumas reviravoltas e algumas voltas já previstas. Um pouco confuso em alguns momentos. Não me prendeu tanto assim, mas vou continuar.

1 | 2 | 3 | 4