Gelo e Fogo

Resenhas - GELO E FOGO

1 | 2 | 3 | 4

Sra. Simpática 26/08/2021

Excelente!!
Tivemos uma grande evolução na trama. A autora melhorou demais sua forma de escrita e construção de personagem, senti muito mais profundidade nesse volume do que no anterior . Amei a expansão do universo, em NEVE E CINZA eu fiquei com muita vontade de conhecer os Reinos Ritmos e os outros Reinos Estações, então quando houve uma explanação sobre os Reinos , fiquei fascinada.
Gostei bastante das intrigas políticas que a autora inseriu , foi bem desenvolvida e coerente, o plot twist foi meio que esperado só que de um jeito inesperado kkk?kkkk gostei bastante !!
A Sara Raasch tem um jeito bem corrido de escrita , acho que por eu ter me "acostumado" a esse ritmo frenético dela , aproveitei melhor a leitura e tive uma compreensão melhor.
Estou bem anciosa para o desfecho da trama , super valeu ter dado uma segunda chance .
Recomendo .
lovlason 01/09/2021minha estante
vou começar a ler, fiquei curiosa KKKKKKKKK

Sra. Simpática 01/09/2021minha estante
Leia !! A trilogia é ótima.

Renata.Pessota 08/08/2020

Leitura morna, no início mas que instiga a continuar, porém essa quarentena me fez ir bem devagar quase parando.

Raeli 28/05/2020

Esperava mais
Quando eu comecei a leitura de Gelo e Fogo esperava muito mais da história e acabei me frustrando. Demorei muito tempo para terminar, foram vários períodos de hiato até conseguir finalizar a leitura.

Talvez o descontentamento tenha partido das altas expectativas que eu coloquei na sequencia de Neve e Cinzas, que definitivamente é um dos meus livros favoritos, ou a culpa seja da mítica, porém muito plausível, "maldição do segundo livro". Não importa.

O que importa realmente é que Gelo e Fogo deixou a desejar em vários aspectos e o principal foi a ação. O livro é parado, não acontece muita coisa importante além das descobertas pessoais de Meira, que começa a entender melhor a magia que possui e o quão poderosa esta pode ser. Os momentos de ação só acontecem no final do livro que é onde realmente as coisas começam a ficar interessantes.

A maior parte do livro é focado na viagem de Meira e Theron pelos reinos vizinhos a procura de apoio politico contra Angra e potencias ameças a Primoria. Theron quer um reino unificado, enquanto Meira só quer apoio para destruir o abismo de magia recém descoberto nas minas da capital de Inverno. No outro extremo temos Mather o ex rei, que luta para se adequar a sua nova realidade tentando defender ao máximo seu povo do domínio silencioso de Cordell que de cordial não tem nada.

Dessa forma, o livro não é ruim, ele cumpre seu papel como segundo livro de uma trilogia, mas não empolga tanto quanto o primeiro. Nele conhecemos novos personagens interessantes, mas, que com a narrativa parada e massante, não despertam o interesse necessário para devorar o livro em pouco tempo. O final, no entanto, deixa um gancho imenso para o ultimo livro que promete ser mais empolgante que seu antecessor morno.

deuxdesoleil 13/12/2023

Reinos são feitos de política e politicagem!
Se o site permitir, dessa vez irei conseguir postar a resenha.

Eu adorei “Gelo e fogo”, mas não tinha um título melhor? Posso ser ignorante sobre assuntos de marketing, porém, usar o mesmo título de uma fantasia mundialmente conhecida me parece um tiro no pé.

O segundo livro da trilogia consegue ser melhor ou tão bom quanto o primeiro. Segue os acontecimentos da guerra, então as personagens estão juntando os caquinhos, tentando se reerguer e, é claro, lidando com as consequência que toda atividade bélica trás. Apesar de ser esperado o protagonismo da Meira, sinto que toda a narrativa se concentra unicamente nela e deixa escapar boas oportunidades de evoluir outros personagens também. O Theron, por exemplo, poderia ter sido melhor aproveitado porque, tal como a Meira, ele é um dos pontos chaves desse livro (e ainda estou tentando digerir tudo que aconteceu com esse carismático e otimista ser humano).

Meira cresceu ou pelo menos está se encaminhando para tal. É incrível acompanhar as desventuras da nova rainha de Inverno. Ela está confusa, solitária, com medo e cheia de inseguranças, mas ainda assim tenta ser a melhor pessoa que ela consegue ser para o reino e o povo dela. Nossa rainha está passando por uma crise existencial absurda e isso humaniza tanto a personagem que, para mim, foi impossível sentir tédio ou impaciência. Eu torci pela Meira! E notei o quanto senti falta de uma protagonista real e sólida nas fantasias contemporâneas.

Para o meu agrado, “Gelo e fogo” está carregado de tramas políticas! Temos intrigas, acordos, manipulações de todos os cantos, um verdadeiro jogo de tabuleiro. Gosto de como temos a chance de conhecer os demais reinos Ritmo e Estação e gosto bastante, apesar do curto número de páginas, que a autora foi capaz de atribuir uma essência para cada um dos reinos. De maneira simples, sim! Mas é possível ver particularidades nas culturas, nas formas de pensar, nos vestuários, nos próprios interesses políticos e de crescimento (pecou enormemente na ausência de representatividade, mas não é nada novo para o gênero). As tramas políticas, no geral, foram um ótimo acerto, mas imagino que para muitos leitores pode ser lento ou mais cansativo acompanhar essa jornada.

Se a política foi um prazer, os POVs do Mather foram uma tortura. Tem conexão com a história e os objetivos da autora, mas não tem sentido. São apresentados diversos personagens e, com o curto tempo de cena, tornam-se rasos e com objetivos pouco atrativos. Queria muito ter simpatizado com os jovens invernianos, mas senti só um efeito manada seguindo as ordens do ex-rei do que qualquer outra coisa. A melhor coisa nas cenas com o Mather foram, sem dúvida, a interação com os pais! Extremamente emotivo quando ele se abre e joga as inseguranças, medos, emoções para fora.

Temos mais romance, porém, menos cenas de romance. Meira está afastada de todo mundo, mas os pensamentos a todo o momento retornam para as pessoas do passado dela. Preciso comentar que não aguento mais autores que forçam casais principais a ficarem juntos! A narrativa da mulher indefesa que no último instante é salva por seu príncipe encantado também já passou o limite (é um livro de 2015, então estarei perdoando em partes).

Toda a questão da magia é abordada de uma forma legal, mas insisto no que resenhei sobre o primeiro livro: é simples, mas é exposta com uma complexidade (de cortes, de desvios, de perguntas) que torna mais confuso do que realmente é. “Gelo e fogo” ainda carrega clichês do gênero bem como o primeiro livro (toda jornada do heroí, procurar chaves mágicas e sociedades secretas estão aqui), mas como eu iniciei a leitura esperando essas semelhanças, não me incomodou tanto.

No mais, é uma leitura simples, porém mais lenta do que “Neve e cinzas”. Peca na ausência de representatividade (o que seria extremamente fácil com a quantidade de reinos que apareceram) e no ritmo em alguns momentos, mas é um bom entretenimento.

Márcia 04/02/2021

Gelo e fogo
Iniciei a leitura deste livro com grandes expectativas e confesso que me decepcionei no começo. A narrativa manteve um ritmo lento até as últimas 100 páginas. Só então a leitura foi ficando envolvente e bem interessante.
A protagonista Meira parte em busca de aliados, e para isso visita vários reinos de Primoria. Apesar de cansativa, esta parte da narrativa foi interessante pois explicou como cada reino era governado e o perfil de seus governantes.
O personagem que mais me chamou atenção foi Mather. Houve um grande amadurecimento desse personagem e isso foi muito importante para a história. Em contrapartida, a protagonista ficou estagnada e continuou com a mesma imaturidade com que finalizou o livro anterior.
Enfim, apontei apenas alguns aspectos que marcaram minha leitura, mas não significa que não gostei do livro. De modo geral, é um livro muito bacana, e me pareceu ser um preparatório para o livro 3 da série. Estou ansiosa para iniciá-lo.

Elane.Magre 10/08/2020

Esse segundo livro para mim ele é bem razoável, só vou lê o terceiro por que é o último .

Heloisa 05/10/2022

Ninguém deveria ser forçado a ser algo que não é.
Primeiro : o livro foi bem mais parado que o primeiro, porém, os capítulos do Mather e os novos personagens fizeram a leitura valer a pena.

Segundo : a autora usou muito do livro para desenvolver a trama e o final ficou carregado de informações, mais eu não achei negativo não, ficou empolgante.

E terceiro : achei o plot realmente bom , apesar de eu ter desconfiado dele ainda foi chocante quando eu li , desceu até uma lágrima.

Tirei uma estrela pq realmente o meio do livro ali estava sem graça mas o final faz vc querer ler a continuação. Recomendo muito, é uma fantasia mais leve , por assim dizer e é suficientemente bem desenvolvida.

@heloizz_13 17/10/2020

?Coisas terríveis não acontecem em lugares lotados; elas acontecem nos vazios do mundo, onde há apenas uma vítima e um agressor e ninguém para ouvir grito algum?

Isabela632 16/06/2020

Senti que o começo foi um pouco parado, foi difícil realmente começar a ler a história, mas depois da metade do livro as coisas começaram a ficar um pouco mais interessantes e fiquei surpresa com algumas coisas nesse final. Até que como um todo, esse livro acabou se tornando bom e deixou muitas perguntas a serem respondidas, que espero ansiosamente para conseguir as respostas no próximo livro.

Marilan 20/07/2022

Não seremos derrotados.
Assim como o livro anterior, Gelo e Fogo no início nos dá apenas pistas do que vai acontecer e depois parte pra ação, só senti que nesse livro demorou mais pras coisas começaram a acontecer, então foi bem tedioso ler algumas partes. Porém, assim que as peças começam a se encaixar e os conflitos começam, é impossível parar de ler.

Mesmo que lento, o desenvolvimento das personagens acontece de uma forma muito sensível e crua, e é bonito ver essa intercalação de narrações e acompanhar como cada um está evoluindo e aprendendo alguma coisa pra se unirem no final da trajetória, pra estarem prontos um pro outro. A Sara tem uma forma de escrever única, que constrói o cenário aos poucos, os personagens aos poucos, e mesmo que tudo parece dividido, no final faz total sentido quando as coisas se juntam e tomam forma. Quase morri de raiva lendo, quando ia chorar nem dava tempo porque já tinha outro caos acontecendo na próxima página, mas vale a pena.

Espero que no livro final da trilogia tudo dê certo e ela sirva muitos momentos do meu otp ??

Lumi Tie | @lumi.reads 05/07/2022

Como a própria autora sabe, o livro do meio de uma trilogia tem particularidades próprias que costumam deixar a história num hiato entre as consequências do primeiro e o crescimento do conflito para o encerramento da história no terceiro, muitas vezes fazendo com que tenhamos a sensação de que “nada aconteceu”.
Infelizmente foi essa a sensação que eu tive aqui.

Meira segue em busca de aliados e, de quebra, à procura das chaves capazes de acabar com a Ruína, que se alimenta de magia usada para o mal.
O grande vilão Angra sumiu. A nova rainha de Inverno suspeita de que ele ainda está vivo e recluso em algum canto do mundo.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2022/07/05/resenha-gelo-e-fogo-sara-raasch/

Raianne Viana 13/05/2021

Eu esperei uma melhora que não aconteceu...
Tem autores que você lê o primeiro livro, parte para o segundo, e nota uma grande evolução da escrita. Esse não foi o caso de Gelo e Fogo.

Não que o livro seja ruim. Continua sendo tão envolvente quanto o primeiro livro, e com certeza é um dos universos mais bem desenvolvidos que já li. São poucos os livros que criam um mundo vasto e abordam todos os países que nele residem, com suas qualidades e defeitos. E AMEI que os outros países não são perfeitos, por mais que achem que são.

O que me incomodou no livro foram duas coisas: a forma como a história andou, e o desenvolvimento pessoal de alguns personagens. Sobre a questão da narrativa: é muito cansativo ler um livro que é só coisa ruim uma atrás da outra. Momentos de humor e leveza, por favor? Agradeceria.

Sobre o desenvolvimento pessoal dos personagens: primeiro, os coadjuvantes continuam tão rasos quanto antes, se não mais. Os únicos personagens com um pouco de desenvolvimento são Sir, Mather e Meira, talvez um pouco Ceridwen. Como eu posso lamentar a perda de personagens se nem os conheço?

Meira foi irritante nesse livro. Tudo teria corrido de forma mil vezes diferente se ela tivesse sentado e contado o que sabia para uma pessoa de confiança, mesmo que fosse uma pessoa só. Constantemente ignorando sinais de alerta e dando pouca importância à própria magia... É MUITO frustrante ler uma história que o problema poderia ser resolvido com sei lá, cinco minutos de diálogo.

As cenas de ação continuam boas, o final foi surpreendente, apesar de eu já desconfiar de algumas coisas. Tenho que dizer que achei interessante demais a abordagem da autora em relação à magia: acho que é uma das poucas fantasias que li que enxerga a magia como algo ruim, prejudicial. Estou muito curiosa pra ver como essa história vai terminar.
Bianca 05/01/2022minha estante
Nossa, você descreveu total o que eu senti lendo!!!! Um mundo bem bacana, mas personagens tão sem tompero, super rasos kkkkkkkkk

Raianne Viana 05/01/2022minha estante
demais! aqueles irmãos mesmo, eu nem sabia diferenciar kkkkk

Claudia 13/03/2022

Como a própria autora escreveu, continuações são difíceis.
Mas achei que ela se saiu bem, e o livro continua divertido e interessante.
Vamos para o terceiro livro.

Jubs.Badaró 07/09/2020

Em comparação com o primeiro livro, esse foi bem melhor. O primeiro foi bom, mais pro razoável. Esse realmente foi bom. Nessa continuação, a escrita da autora melhorou bastante, os fatos não foram tão corridos e realmente teve um plot twist que me deixou de boca aberta e pé da vida. Os personagens foram mais bem trabalhados e desenvolvidos.
Algo que achei interessante foi que esse livro alternou entre a visão de Meira e Mather, mostrando dois lados da história.
Mather, que achei um personagem não tão bom no primeiro livro, me surpreendeu no segundo, assim como os novos personagens.
Se você não gostou tanto do primeiro pela escrita corrida demais, te encorajo a ler esse, pois na minha opinião, está bem superior.
Para você que de fato lerá este livro, boa leitura. ?

Ticy 24/05/2023

Gelo e Fogo
Faz algumas semanas que eu decidi reler Neve e Cinzas, lembrando-me de como eu amava essa trilogia quando tinha 13 anos e curiosa para saber se era realmente tão boa quanto eu me lembrava.

Sendo sincera eu me lembrava de boa parte dos acontecimentos do primeiro livro, mas desde então a sensação é quase como se eu estivesse lendo os livros pela primeira vez, sem me lembrar de praticamente nada.

O livro é bem morno durante a maior parte dele. Embora coisas importantes aconteçam, há pouca ação para uma fantasia, tornando a leitura bastante arrastada, de modo que eu demorei muito para conseguir engajar.

É apenas no final do livro que a história enfim recupera o ritmo, e desse momento em diante é surto atrás de surto, berro atrás de berro. Chega a ser difícil de acreditar que é o mesmo livro.

Em Neve e Cinzas eu apontei que, embora me importasse muito com a protagonista e a entendesse, os outros personagens me pareceram um pouco apagados, erro que Gelo e Fogo corrige.

Eu adorei conhecer os novos personagens na história e consegui me apegar demais aos que já eram parte dela. Também gostei muito de ter capítulos narrados pelo Mather.

Chega a ser engraçado pensar em como é diferente a forma como eu enxergava os personagens e a história em geral aos 13 anos e como eu os enxergo agora, de uma forma muito mais profunda e conectada não só à mensagem da história, mas aos sentimentos e conflitos dos próprios personagens.

Ansiosa para ler o próximo, já que eu não me lembro de absolutamente nada do que acontece em Geada e Escuridão.

obs: queria muito que a Meira e a Ceridwen formassem um casalzinho, será que é pedir demais? T-T

1 | 2 | 3 | 4