Fogo Contra Fogo

Jenny Han

Resenhas - Fogo Contra Fogo

Queria Estar Lendo 17/03/2017

Resenha: Fogo contra Fogo
Agora as coisas estão mais tensas do que as meninas poderiam ter esperado. Após a tragédia que ocorrera na noite de Ano Novo, Lillia e Kat sentem-se terríveis e tristes, além de preocupadas com o estranho desaparecimento de Mary, que nunca mais deu notícias ou apareceu. Com isso, passaram a tentar aceitar que sua amiga conseguiu sua vingança e partiu da ilha, mesmo sem despedir.

Mas Mary continua na Ilha Jar, embora ninguém mais saiba disso. Com a descoberta do incompreensível segredo que guarda, ela está confusa e até perdida, mas em aceitação, pois muitas respostas lhe foram dadas.

Muitas coisas acontecem, reviravoltas loucas, perigos, sentimentos gritantes. Me senti angustiada, alegre e ri bastante, inúmeros sentimentos tomaram conta de mim nessa leitura. Vemos Lillia e Kat contornarem obstáculos altíssimos e irem em busca da resolução de problemas como nunca antes.

"Finalmente o barco se levanta o bastante. Abaixo a mão rapidamente, e ele é lançado ao ar, como se a água fosse uma tira de elástico que eu acabasse de soltar. O barco atinge uma das rochas e se estilhaça, reduzido a pedaços de madeira.
Os estivadores vêm correndo. Não conseguem acreditar nos próprios olhos. Sei que um deles vai acabar identificando de quem era o barco e vai chamar Kat e lhe contar que ele foi destruído. Sinto muito, Kat. Mas você sabia onde estava se metendo.Na verdade, não sinto nada. Nem um pouquinho.Elas merecem ser punidas. Agora, Reeve – ele merece muito mais. Merece morrer."

Só posso dizer que quando finalizei o livro, lá pelas tantas da madrugada, depois de horas sem conseguir parar de ler, literalmente, fiquei paralisada, entorpecida, quase vazia, ele me deixou arrasada. Principalmente o final, me deixou impossivelmente e terrivelmente arrasada. Eu não sabia o que pensar, fui atingida com tanta força pela conclusão da história, com tanta força que fiquei sem sentir. Dentro de mim havia alguma coisa, não sabia se era um buraco enorme e fundo que se abrira com isso, ou se era a tristeza tentando cravar suas garras em mim, o que não deixei, pois se deixasse, eu choraria e choraria por dias. Ou gritaria. Gritar seria mais adequado depois de ter sido completamente arrasada.

"O que posso dizer, Kat? Você foi bem persuasiva. Então, vai me ajudar a escolher as canções que devo mandar para eles? Quais são boas, e quais são uma droga? Quero sua opinião honesta. É uma oferta tentadora. Sempre quis ouvir a música de Alex. Quer dizer, conheço aquelas poucas canções ou poemas, ou o que quer que seja que estava naquele caderno que roubamos do carro dele em setembro, mas aposto que tem muito mais. Eu poderia dizer que sim, imediatamente, mas quero que ele me diga algo mais. Não sou tão imune assim a um elogio ou dois."

Não digo isso para desencorajar pessoas a lerem, pois a trilogia me foi incrível durante todo o tempo em que pude mergulhar nela, fui encantada pelos personagens e pelo clima da história, praticamente me senti dentro dos livros e se alguém me perguntasse, sabendo como me sentiria futuramente ao finalizá-los, se eu recusaria ler ou leria do mesmo modo, não sei o que diria. Essa trilogia de algum modo faz parte de mim agora, mesmo que uma parte pequena se comparada a outros livros que estão em meu coração. Ainda assim, creio que não me negaria a lê-los, pois essa leitura importou muito para mim e prendeu da primeira página até a última.

"- Algum deles tem alergia a amendoim ou alguma restrição alimentar?
- Está de brincadeira? Aqueles caras não têm alergia a amendoim, não. Eles são animais. Cresceram comendo sujeira e sangue e bichos mortos na estrada. Se algum deles tivesse alergia a amendoim, os outros irmãos dariam uma surra nele.
Olho horrorizada para meu celular. Sujeira e sangue e bichos mortos na estrada?
- Você está me assustando – murmuro."

Não planejava fazer uma resenha tão emocional, mas esse é o único modo de me expressar e de relatar algo sobre Fogo Contra Fogo. Foi tudo corrido, intenso e desesperador, arrasador. A evolução dos personagens está ali, suas mudanças desde o primeiro volume. A escrita viciante das autoras também, com toda sua essência e narrativa bem fluída, tornando esses livros muito bem escritos.

Desse modo, posso confirmar que vale muito, muito a pena lê-los. Por mais que eu me sinta desesperada, acredito que todo bom leitor gosta de uma história que o deixe sem reação e o faça sentir mil e uma coisas, que o faça espernear e não conseguir parar com a leitura. E se está procurando por boas amigas e companheiras, Kat, Lillia e Mary podem fazer as honras.

Sté Souza 30/05/2021

Os dois primeiros livros foram bons com uma pegada diferente com várias reviravoltas... Mas quando chegou o terceiro livro me decepcionou um pouco.... Sei lá, parece que as autoras tinham quantidade de páginas definidas pra esse livro, e daí para finalizar a história fizeram um final corrido e sem sentido.

Ge 12/05/2020

UMA MERDA!
Sim, eu estou fazendo essa resenha ignorando as 350 páginas iniciais do livro e focando apenas nas últimas duas.

Só o que eu tenho pra dizer é que foi tudo para nada, parece que no final do livro as autoras pegaram todo o universo que elas criaram durante os três livros, comeram e vomitaram para fazer esse final.

Não existem palavras o suficiente para explicar o meu descontentamento com esse final....
Yasmin Fernandes 18/10/2020minha estante
Me senti exatamente assim!

Dtorreshp 23/10/2020minha estante
Concordo, esse final foi broxante.

Ge 23/10/2020minha estante
eu esperava tanta coisa desse final, sinceramente....

Bárbara 10/03/2022minha estante
Obrigada por falar tudo o que eu penso.
O primeiro livro foi bem interessante.

Os outros dois eu fiquei ???? Que p**** é essa?
De onde foi que surgiu o fator sobrenatural nada a ver?

A sensação que eu tive é que pelo fato de serem duas autoras, uma escreveu o primeiro e a outra os outros dois.

Que continuação de série bizarra. Decepcionante.

Ju Zanotti 06/04/2017minha estante
Cris, eu li também e apesar de gostar muito do livro eu fiquei bem chateada com essa parte, dá vontade de chorar!

Lari 01/05/2017minha estante
Também queria os dois juntos ?

AngelaS.DiasNagami 26/02/2020

Climax criado no volume 2
E, chega o 3 e deixa tudo a desejar. Affe :(
Lucas Brandão 26/02/2020minha estante
Pois é, eu fiquei frustrado que joguei o livro fora antes de concluir. Faltavam 50 p. mas hoje em dia eu sinto falta e acho que vou ir no shopping e ler o final lá mesmo kkkk

AngelaS.DiasNagami 26/02/2020minha estante
HAHAHAHAHAHHAHAHA Faz isso mesmo! Vai no shopping e finalize por lá! Não vale a pena o final viu? Arrasou o desenvolvimento, atropelou o final e foi decepcionante

Lucas Brandão 26/02/2020minha estante
Poxa, que triste essa reflexão e nota que você me passou. Mas é bom saber que assim vou sem expectativas. Eu ficava pensando em como seria um filme, mas com o passar do 3° livro, virou uma palhaçada. Enfim, valeu ;)

Paula.Terse 14/03/2024

Lembro como se fosse ontem eu ficando louca quando descobri que tinha o pdf traduzido desse livro, pq quando eu acabei o segundo ainda não tinha sido lançado no Brasil.
enfim, eu achei q acabaram com a história que foi construída, levaram pra um lado q EU achei nada a ver, os personagens tiveram um final totalmente mal colocado e achei que faltou um pouco de criatividade ou não sei, parecia q a história toda que tinha tido um arco gigante foi resumido em uma coisa pensada às pressas, a impressão que deu foi essa?

MarianaCota 18/11/2021

O livro terminou da melhor maneira que poderia ter terminado depois das reviravoltas do segundo livro.
Porém uma coisa ainda me indigna:
No primeiro livro a Lilia (ou a Kat) ouviu algumas meninas falando sobre a Mary, falando que ela era bonita. COMOO??

Lauraa Machado 17/12/2017

Como estragar uma trilogia
Que erro que foi esse livro, hein? Que jeito de estragar completamente uma trilogia que tinha tudo para ser incrível. Esse livro foi chato. As cenas foram chatas, a Lilia e a Mary foram insuportáveis de chatas e eu não sei como consegui terminar.

Não gosto de usar a palavra 'ridículo' em resenhas, porque a maioria das pessoas acham que é um xingamento qualquer. Então, eu só a uso quando tenho certeza de que é isso que realmente quero dizer. Esse livro foi quase completamente ridículo, no verdadeiro sentido da palavra. Ou seja, ele foi cheio de acontecimentos tão forçados, que só me fizeram rir, atirou para tantos lados que pareceu ter sido escrito por vinte pessoas, não duas e acabou com um epílogo que é a própria definição de inútil e só existiu para estragar tudo que veio antes.

Que erro de livro, sério. Toda a parte paranormal dos outros foi completamente o foco nesse, de um jeito impossível de levar a sério. Só posso acreditar que as autoras não contaram para a editora qual seria o caminho que a história levaria no final, porque não é possível que uma editora realmente achou que tudo isso era uma boa ideia. Mas vamos por partes?

Primeiro, vamos falar da Lilia que, nos últimos dois livros dessa trilogia, se tornou a Mary Sue perfeita, tendo todo mundo super apaixonado por ela e sendo inútil na maior parte do tempo. A falta de atitude dela me matou de frustração umas mil vezes durante só esse livro e eu não estava mais aguentando ver o quanto ela é princesinha mesmo! Odeio gente assim, mimada ao extremo e que só deixa as coisas acontecerem com elas, em vez de fazerem algo. Só nas suas últimas cenas ela ganhou uma determinação tão bizarra para a personagem dela e tão do nada, que deve ter vindo de um pedido expresso de alguém de fora. As próprias autoras não tinham feito nada antes para resolver isso. Até o romance da Lilia cansa rápido nesse livro e, em vez de ter uma reviravolta interessante, tem a pior de todas, a mais batida, o que não ajuda em nada no quesito do ridículo. A narração do sofrimento dela é a mais superficial que eu já li.

O enredo do livro é péssimo também. Cheguei a me perguntar várias vezes por que estava lendo, já que não tinha um objetivo na história, um propósito para o livro. Aqui, as autoras perderam a super oportunidade de desenvolver um romance para a Kat, com quem quer que fosse. Em vez disso, elas só reforçaram o papel de idiota que o Alex fez nos outros livros. Até esqueceram de explicar que o desencontro dele com a Kat no primeiro foi só isso, desencontro, não que eles tivessem realmente terminado porque não gostavam um do outro.

Mas o pior do enredo não é nem a falta de propósito, é a quantidade de coisas que acontecem sem qualquer sentido, sem realismo! (E, não, paranormalidade não é desculpa para tirar realismo da história, porque existem milhares de fantasias incríveis e que fazem total sentido por aí!) Além de a narrativa estar longe de ser boa (tudo simplesmente acontece, além de ser fácil demais, sem nada ser explicado e explorado), parece que as autoras tentaram abordar tantos, mas tantos temas, que ficaram sem saber como encaixar e colocaram menções a coisas que deviam ter sido mais exploradas no meio de cenas nada a ver. Parecia que estavam tentando dar lições de vida sobre absolutamente tudo que dava tempo. O epílogo foi assim. Em vez de aproveitar o romance que criaram e a relação entre os personagens, elas praticamente lembraram de última hora que tinham outra coisa para "ensinar" para os jovens e mudaram completamente o rumo de tudo. Não só desnecessário, foi outra coisa que ficou ridícula. Para que a gente precisa saber o que acontece nos próximos sete, oito anos na vida das protagonistas, se isso não vai trazer nada válido para a história?

E o pior, para mim, é que muitos adolescentes vão ler e não vão conseguir ver o trabalho porco que elas fizeram aqui no final.

A questão paranormal, apesar de não deixar incoerências com o primeiro livro, parece só ter aparecido mesmo no segundo e provou, nesse daqui, que nem deveria ter existido. Poderia ter sido uma história sobre perdão e superação, virou uma história basicamente sobre fantasmas. A questão mais importante, que era sobre o bullying, foi tratada de um jeito tão bom no primeiro livro, com a Mary contando sua história, mas depois ficou praticamente uma brincadeira nesse daqui. Toda a parte do Reeve, que foi interessante até, poderia ter sido bem melhor se não tivesse essa parte tosca e ridícula por perto. No final, eu, que vejo até as coisas que as autoras não passaram pela história propositalmente, acabei sem qualquer lição importante sobre perdão. O máximo que dá para você perceber é "não faça bullying".

Para falar a verdade, elas até tentaram, na última página de narrativa da Mary, dar a super lição, de perdão e de quem era a culpa e tudo o mais. Na última página. Na última. Página. Depois de uma trilogia de mais ou menos 1200 páginas ao todo, na última da Mary, elas resolvem falar do jeito mais rápido possível sobre isso. Vai dizer que é válido jogar fora a profundidade que esse momento precisa ter só para criar clímax? Não vale.

A Kat, deus a abençoe (estou soando como ela?), foi a melhor parte do livro, a única que me fez continuar lendo até o final. Se não fosse por ela, eu definitivamente teria largado logo no começo, e olha que só comecei a realmente gostar dela no final do segundo. Ela era a única pessoa sensata (mentira, o Reeve era também, mas ele não fazia parte dos esquemas, então não conta), a única pessoa que tomava uma atitude e, vamos admitir, a única cuja narração era característica para a personalidade dela. E ela merecia mais, muito mais. Até os capítulos dela a partir de um momento aí começaram a girar só em torno da Lilia! Meu oásis começou a ficar poluído. O mundo inteiro precisava se apaixonar pela Lilia e girar em torno dela, e as autoras nem conseguiram dar um propósito maior para a Kat. Aliás, a Kat foi a única das duas que teve algum desenvolvimento durante a trilogia, o que é ainda mais trágico, já que elas nem usaram todo esse foco na já egocêntrica Lilia para que ela crescesse.

Eu queria muito mesmo saber qual ideia foi de qual autora, quem decidiu o que, porque, por enquanto, essa trilogia me fez querer passar completamente longe de qualquer outro livro das duas, mas talvez eu esteja sendo injusta com uma delas. Infelizmente, não quero arriscar ler nada delas tão cedo. E o mais triste é o quanto eu amei o primeiro, como essa poderia ter sido das minhas trilogias favoritas e acabou sendo errada desde a primeira página do segundo livro. Eu amo sequências, amo séries, mas os autores precisam parar de dar continuidade para livros ótimos se eles só vão estragar tudo depois.

Se alguém quiser falar sobre esses livros com spoilers, estou mega aberta. É só me mandar uma mensagem pessoal!
Ju 18/12/2017minha estante
Não sei o que aconteceu com a imaginação das autoras neste livro, serio. Eu já li as outras trilogias da Jenny Han e é uma leitura leve e flui sabe? Eu tinha gostado de todos, até agora. Elas erraram em tantas coisas. Me decepcionei com essa trilogia que começou super bem ?

Lauraa Machado 18/12/2017minha estante
Está na hora de elas cancelarem esse livro e tentarem escrever ele do zero de novo! Haha eu super aceitaria ler um terceiro livro alternativo. Me recuso a acreditar que aquele primeiro livro incrível acabou nisso daqui!

Thais (@continuealeitura) 25/07/2019minha estante
Menina FALOU TUDO! Eu não li o terceiro ainda kkk mas isso tudo que você falou já começa no segundo livro a fazerem muita burrada e fazer girar em torno de uma só, eu penso, PQ FAZER UM LIVRO COM TR?S NARRATIVAS E LADOS SE S? UMA VAI SER O FOCO?

Lauraa Machado 25/07/2019minha estante
Nossa, Thais, boa sorte para ler o terceiro inteiro! Tudo vai ficandocada vez pior!

Thais (@continuealeitura) 13/12/2021minha estante
Vim lê essa resenha e comentar que concordo e etc, e agora já vi que já li e já até comentei kkk n tive coragem de lê o terceiro pq acho que no segundo já começou a desandar muito, isso de sobrenatural e de ficar só envolta da Lili, tipo ???

Lauraa Machado 13/12/2021minha estante
Então, e o terceiro é só isso haha mas achei engraçado você querer comentar duas vezes!

Thais (@continuealeitura) 13/12/2021minha estante
Nossa, eu achei muito engraçado quando vi meu comentário aqui kkk tipo, caraca, faz 2 anos já e já li isso gdkwhd veio o livro na cabeça e direto leio suas resenhas kkk

Thuus 19/06/2020

Me decepcionei com o fim - mas recomendo
Estava bastante ansiosa para ler a sequência. afinal o que foi aquilo que aconteceu com Mary e Rennie?

Logo de início descobrimos que Mary está morta, quando muito jovem tentou se matar e acabou terminando realmente mal. Com a descoberta de sua verdadeira situação se deixa tomar pelos sentimentos mais negativos e destrutíveis possíveis.

Reeve e Lillia estão realmente apaixonados. As meninas acreditam que Mary foi embora da ilha e, de repente parece que está tudo dando errado na ilha Jar.

Logo de início não gostei da drástica mudança de Mary. Cheia de raiva e mágoa, ela passa a ser uma personagem insuportável e quer fazer mal para todos, inclusive para suas amigas.

Reeve e Lillia formam um casal muito fofo, até cheguei a torcer por Alex, mas ele nunca teve atitude.

Quando as garotas descobrem que agora elas é quem devem se proteger das maldades de Mary tudo passa a ser angustiante. Afinal como se livrar de um fantasma cheio de raiva e que consegue intervir na sua vida.

Não foi fácil par as meninas, elas passaram por poucas e boas. Reeve também sofreu bastante e no final quando pensei que ia acabar tudo de uma forma feliz...

Vem o epílogo e me frusta fortemente. Depois do amor super fofo e bonito que cresceu entre Lillia e Reeve as autoras dão a entender que a mocinha acaba ficando com Alex. WTF?

Reevee não tem uma carreira muito prolongada no futebol e volta para Ilha Jar.

O pai de Kat morre, mas pra quê isso? Kat não vai pra Oberlin.

O epílogo foi péssimo. O livro já estava meio mais ou menos, a mudança de Mary estragou muito. No fim as meninas provaram meio que da própria atitude de vingança.

+ Um ponto legal que da série é que Jenny Han escreve sobre personagens com características asiáticas, e quem melhor que nós mesmos para escrever personagens que retratam nossas minorias?

MilocaCS 02/04/2020

Esperei tempo demais
Esse livro me deixou em dúvida. Ele é bem emocionante e pra um final de história foi bem legal. Mas achei o final meio "bleh". Podia ter sido mais emocionante.

Carol 24/01/2017

Doce vingança não tão doce assim
Rennie está morta.

Mary sempre esteve morta.

E é assim que acaba o segundo livro, como sempre, nos deixando morrendo de ansiedade e com Mary se transformando na grande vilã da trilogia.

Ela achava que há anos atrás ao ser chamada diversas vezes de Big Easy por Reeve e ter tentado se suicidar em seu quarto tivesse conseguido escapar com vida. Mas não, ela não conseguiu, morreu e está presa na Ilha Jaar desde então. A descoberta disso faz com que a garota perca o controle, atingindo Rennie no processo e matando a garota ao final do segundo livro.

Como será que Mary vai reagir agora? Como será que Mary irá reagir quando souber que seu plano de fazer com que Lillia quebasse o coração de Reeve, assim como ele quebrou o dela, na verdade fez com que eles se apaixonassem? Mary quer que Reeve pague por tudo que lhe causou, quer que pague com a sua vida, já que a fez perder a dela.

Em "Ashes to ashes", último livro da trilogia "Olho por olho" que ainda não foi publicado no Brasil e nem possui uma data de lançamento, somos apresentados ao ódio de Mary, aos sentimentos cada vez maiores de Kat por Alex e ao amor de Lillia e Reeve.

Vemos uma história de amor que roubou o meu coração e a absolvição que apenas esse sentimento pode trazer.

Apesar de ter torcido e, muito, por um final mais feliz a Kat, Alex e, principalmente, Lillia e Reeve fiquei feliz com o final do livro, acho que depois de todos os danos e perdas que um plano bobinho lá no início da história trouxe, não teria como ser diferente, e eu chorei.

Sim, chorei e não foi pouco...

E, mais uma vez, Jenny Han roubou o meu coração, o que mais gosto nela é a versatilidade: em um livro temos história engraçada apaixonante sobre uma menina apaixonada pelo amor, no outro a uma trilogia de lindos quotes e grandes perdas e nesse a essa história surpreendente de vingança. Foi o primeiro livro que li de Siobhan Vivian e, após o término do último livro da trilogia já adicionei vários dela em minha meta de leitura.

"Eu não posso mesmo dizer que se eu pudesse voltar e fazer tudo de maneira diferente eu faria. Porque se eu disser isso, então apago o amor que sinto por ele em meu coração, apago cada momento perfeito, toda vez que ele olhou para mim como se eu fosse a única garota no mundo. Eu não posso fazer isso. Eu não teria feito uma coisa diferente porque me entreguei a ele.
O que tínhamos era perfeito, e foi finita da maneira que todas as coisas boas são. Nada que é bom dura muito. Eu tiro o colar que Reeve me deu e, em seguida, choro até o sol nascer. Pelo que poderia ter sido e que nunca será."

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br
Bruna3810 30/01/2017minha estante
Na verdade o livro já foi lançado no Brasil, até comprei ele. E to me arrastando pra terminar, parece ter um ritmo totalmente diferente dos outros dois, e como já se passaram anos desde que li os anteriores já não lembro muito do que aconteceu na história, mas espero que melhore no decorrer.

Carol 31/01/2017minha estante
Essa resenha eu publiquei em Ashes to Ashes, em abril de 2016, antes de lançarem, por isso duplicou aqui quando atualizaram as informações, eu acho :/