Eileen

Ottessa Moshfegh
Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

Karen 10/05/2023

Vale a pena a experiência
Confesso que foi irritante ler esse livro foi terrível de ler a maior parte do tempo, a personagem, mesmo que essa seja a proposta, é péssima que torna a leitura difícil, parece que o livro é cíclico, apenas são palavras e construção de todo enredo. Mas, apesar de tudo isso, é um livro que valha a pena, me agarrei no final, mesmo que já tenha sido anunciado, e tenho vontade de ler novamente, fazendo esforço para criar na minha cabeça toda a ambientação que é proposta, talvez a escritora não passou bem clima para leitor.

Camila Queiroz 10/05/2023

Eu tenho plena consciência de que ?Eileen? é um estudo de personagem e que por isso basicamente esse livro não tem um enredo, mas não tinha uma personagem mais interessante não? Eu me identifiquei com Eileen em diversos aspectos, mas ao mesmo tempo me preocupei bastante se isso significa que eu sou tão unhinged quanto ela. A história desse livro é a de uma coming of age deturpada que parece pegar os nossos pensamentos mais sombrios e colocá-los na voz de Eileen. Quem não quer fugir e criar uma vida completamente diferente? Quem não tem pensamentos extremamente perversos que nunca seriam ditos em voz alta? Infelizmente, eu não consegui sentir pena nenhuma por Eileen e nem torcer por ela apesar de tudo.

@wesleisalgado 10/05/2023

Ascenção de uma sociopata
O clima frio e claustrofóbico do livro e da cidade X me pegaram em cada uma das páginas. E a narrativa da Eileen, tendo só o ponto de vista da personagem, como se estivéssemos literalmente na mente dela foi muito assertivo.

O modo como ela lida com sua sexualidade, traumas de infâncias e as justificativas que dá pra si mesma são incomodas, porque algumas vezes para mim ,eram identificáveis demais. Eu já tinha ouvido algumas criticas da adaptação que já foi exibida em alguns festivais de cinema, mas ainda sem data de estreia,e estava muito curioso pra saber sobre a virada na história.

E realmente, o terço final é algo que você não espera, mas vem de uma maneira insanamente orgânica com a personagem construída. Conseguia ver a menina de NOITE PASSADA NO SOHO como Eileen e a deusa ANNE HATHAWAY como Rebecca , em cada página caindo como uma luva em suas respectivas personas.

Ansioso demais pelo filme, recomendo!

LAvia 30/04/2023

Minha releitura de meu nome era eileen me deu uma nova perspectiva do livro, gostei mais de releitura do que da primeira vez, eu sei que o propósito da autora é fazer personagens que você não se agrade nem um pouco, é explícito isso mas acho que um pouco de redenção, ou algo que faça com que o leitor torça pelo anti herói que é o principal nos livros da ottessa não tem, fazendo com que você odeie o personagem do início ao fim e por isso os livros da ottessa acredito que seja algo que você ame ou odeie

Thais.Barbosa 27/04/2023

Pavoroso
Nossa senhora como eu ODIEI ler esse livro kkkkkkkkkkkkkkk, levou quase um mês nessa tortura, história nada com nada, não propõe nada até 70% do livro e quando começa é ruim, não desenvolve meu deus to dando 3 pq gostei de algumas passagens, sem condições

souza 13/04/2023

A autora sabe muito sobre todos nós.
A leitura de "Meu nome era Eileen" foi um desafio. Assim como todo livro de fluxo de pensamento é. Você se sente entrando na mente de um personagem, você começa a ler pensamentos que você ja teve ou repugna e precisa entende-los ou senti-los para a história fazer sentido. Toda a mente torta e errada de uma jovem alienada e com sérios problemas em sua organização mental vão te corroendo na leitura, ela tenta te manipular para ver ela como ela se vê, mas tudo que ela queria era ser vista como outra pessoa, ela queria ser importante assim como todos querem e isso é o que mais me repugna na narração, os dilemas os nojos que ela tem são mto fúteis e reais para uma mente que nunca saiu da mesmice.
(Spoilers)
Assim que Rebeca entra na história, Eileen se ve de outra maneira, pela primeira vez ela pode deixar de ser a garota nojenta e esquisita para poder ser desejada, ser outra mulher. Tanto é que quando ela retorna ao bar ela nem mesmo nos conta o que ela fez ou deixou de fazer, porque ela não sentiu pena dela pela primeira vez na narração. A pena volta quando ela acorda da noitada. Logo, vem os horrores da história, pela primeira vez ela vê que esta viva e que pode fazer algo, ela queria ter Rebecca ela queria ser Rebecca, porém Rebecca nem mesmo a conhecia, não como o leitor a conhece.
Assim como a mesma descreve, ela era Eileen, até conhecer Rebecca. Os horrores dessa prisão de meninos, enfim, mexeram com ela, não por ela, mas por Rebecca. A saída da casa e o corte pelo gelo, eram provas de que doía para ela sair daquela mesmice. E que a vida dela começou quando os pensamentos saíram da sua mente para a vida real, ela passou a existir.

Bruna 09/04/2023

Meu Nome Era Eileen
Gostei demais da escrita dessa autora. Ela consegue escrever personagens femininas muito reais, com grandes defeitos e qualidades.
A atmosfera do livro é como o outro, solitário e sufocante.
O final me deixou um pouco chocada.
Gostei muito!

Patty 08/04/2023

Livro: Meu nome era Eileen
Autora: Ottessa Moshfegh
Pags: 272
Nota: 3,5 ?

Resenha da Editora
Cidadezinha X, Nova Inglaterra, meados dos anos 1960. Ali cresceu Eileen, a neurótica e imaginativa personagem deste livro. Cinquenta anos depois, ela narra os traumas e as paixões de uma juventude tão implacável quanto sufocante, marcada por eventos que beiram o disparate. Pontuado por um humor sinistro, Meu nome era Eileen é um romance inusitado e brutal que percorre a cartografia de uma formação na suposta terra da liberdade.

No início a narrativa do livro e meio lenta, isso deixa um certo incômodo, uma angústia que você sente durante a leitura, confesso que fiquei com vontade de abandonar o livro pelo ritmo lento. Decidi insistir um pouquinho, só pra mim saber que o realmente iria acontecer com Eileen.

Ottessa Moshfegh cria um cenário de suspense, desconforto e mistério, sentimos uma angustia uma tensão tão grande quando lemos sobre o desejo de Eileen de fugir da pequena cidade, de mudar sua vida de uma vez por todas. Sobre sua personalidade, um tanto quanto perturbada e conflitante.

Vou dizer que esse livro tem um plot-twist de te deixar de queixo caído ?Meu nome era Eileen? se tornou um thriller surpreendente de virar as páginas em suas últimas páginas ( do meio pra fim é que tudo faz sentido) e o ritmo se torna bastante envolvente e surpreendente com acontecimentos inesperados.

Só dei 3/5 por que não se trata de uma leitura fácil,( pelo menos não foi pra mim). Me perdi várias vezes na narrativa. Talvez não tenha sido o momento de embarcar na leitura, não sei... De qualquer forma, foi uma leitura super válida.

bArbara 23/03/2023

Aquecimento pra ler my year of rest and relaxion
Primeiro livro de ?mulher doida tumblr? que eu leio estou emocionada, meu primeiro contato com a otessa e gostei muito da escrita dela e da narrativa, não achei chato apesar da história nao ser a mais interessante do mundo, desde o inicio fiquei envolvida apesar de demorar pra acabar de ler. a protagonista falava cada coisa que só deus viu mas foi a intenção mostrar essa personagem complexa e biruta, fiquei intrigada pela rebeca e queria saber mais sobre ela, só de pensar que a anne hathaway vai viver ela na adaptação que lança em breve fico doida! achei que daria uma nota um pouco maior mas o tal crime que diz na sinopse é meio decepcionante, de resto achei envolvente e uma leitura importante pra mim pois quero ler mais livros do estilo

Evi 12/03/2023

Quis ler esse logo que terminei 'Meu ano de descanso e relaxamento' que, aliás, eu amei e favoritei. porém, me frustrei um pouco... como alguns já relataram aqui, é uma história bastante lenta, as coisas demoram a acontecer. a gente se prepara para algo bizarro e a autora entrega, então não sei dizer se é exatamente surpreendente o desfecho. é um livro bom, a escrita é ótima (realmente, não tenho do que reclamar em relação a isso), mas não diria que a trama é envolvente, precisei forçar um pouquinho pra concluir essa leitura.

lilabards 06/03/2023

Meu nome era eileen.
Nada de especial acontece até o final do livro, o que não é necessariamente ruim porque a autora tem uma escrita muito boa e sabe desenvolver personagens de uma maneira bem bacana. algumas coisas me deixavam com um nojo só de ler, talvez tenha sido essa a intenção mas eu ainda não curti muito essas partes. de qualquer forma, eu gostei do livro e pretendo ler mais dessa autora.

Nane 12/02/2023

Sei lá
Nem sei o que dizer sobre essa leitura, foi arrastada, personagem com muitas frustrações mas não me causou empatia. Li porque não abandono livros. Entendo muitas questões colocadas no livro, embora uma leitura fluida não me comovi com toda situação.

Ligi 11/02/2023

Sou muito fã da ottessa, sério.
Eu gosto demais de como ela faz a gente conhecer as personagens e suas mentes que fervilham de paranóias. Não é um livro que acontece muitas coisas, mas o final foi surpreendente. Realmente é um livro que mistura o filme carol e reservoir dogs.
Ansiosa para ler mais livro da autora!