Savana de Pedra

Savana de Pedra Felipe Castilho...

Resenhas - Savana de Pedra

Ricardo Santos 16/11/2017

Quase lá
Política e estética se juntam para criar uma bela e necessária HQ. Savana de Pedra faz um paralelo entre a sobrevivência no mundo selvagem dos animais e a sobrevivência no mundo selvagem dos homens. O roteiro tem ideias fortes materializadas por uma arte impactante, em preto, branco e vermelho, com traços mais soltos e borrados, passando o senso de confusão e urgência. Pena que suas poucas páginas não permitiram um melhor desenvolvimento do proposto. Mesmo assim, vale muito leitura.

Samuel Muca 18/12/2020

HQ impecável
Ler essa HQ na semana em que se votou sobre a destinação de recursos do FUNDEB pra escolas privadas e o julgamento do decreto presidencial 10.502, que tentou segregar as PCDs em escolas especiais, dois atentados à educação pública inclusiva e de qualidade, foi pesado.
O Castilho passou uma mensagem muito poderosa nessa HQ, que contou com artes do Tainan Rocha e Wagner William. Os problemas na educação pública não são poucos, cada dia mais os políticos tentam esfacelar as escolas, a gente não pode deixar que isso siga assim!
Eu amei muito a proposta da HQ, contando três histórias simultaneamente. No início não sabemos o que a história de um adulto, de um garoto e de animais na savana africana podem ter em comum, mas tudo se encaixa!
Perfeita!!!

Fábbio (@omeninoquele) 23/02/2021

Bem complicado de entender.
#OMeninoResenhando

"... Estamos todos trancados no mesmo lado: o de fora."

Nos deparamos nessa HQ, com duas realidades parecidas, a primeira é a vida selvagem dos bichos nas savanas da África, e a segunda, relata o cotidiano da selva de pedra, onde se diz que a civilização existe. Mas que é retratado por ser um lugar violento, onde cada um está por si próprio o que não torna muito diferente no fim, esses dois espaços.

Acompanhamos na selva de pedra, três pontos principais durante a narrativa: a violência nas cidades quando as escolas são fechadas olhadas pelo ponto de vista do estudante/ocupante, que aqui o autor fez um recorte da história contemporânea, o outro ponto são as dos policiais que estão trabalhando pra que a reestruturação de posse ocorra e por fim o olhar da artista, que faz as fotos da savana numa interação entre a onça e um antílope e vai publicá-las, mas que sofre uma tentativa de manipulação da mídia, quando o editor deseja que as problemáticas atuais sejam deixadas de lado em nome dessa interação natural da vida nas savanas.

"Savana de Pedra" reforça a reflexão sobre o pensamento político que devemos fazer diariamente pois como cidadãos é nosso dever ter uma posição a cerca das coisas que acontecem ao nosso redor, pois a violência e as injustiças em nosso país são algo recorrentes e que não dá mais pra aceitar calado. Precisamos nos impor e cobrar a quem de fato tenha o dever de mudar essa realidade.

Boa parte dessa história é narrada através de fotos e não há balões de diálogo, o que torna a HQ ainda mais significativa, fora que os traços do artista são muito expressivos e as misturas das cores preto branco e vermelho dão toda uma simbologia à obra que narra a mesma história, da perspectiva de sobrevivência do mais forte sob diferentes olhares.

#SavanaDePedra #AstralCultural #FelipeCastilho #TainanRocha #WagnerWillian

site: https://www.instagram.com/p/CLnA8owDKon/

Rosy 15/04/2018

Essa HQ é uma metáfora da vida selvagem propriamente dita nos campos mesmo e da vida selvagem nas cidades.
Conta a ocupação das escolas públicas e os dois lados de quem tem o trabalho de acabar com a ocupação mas entende ou até seja simpático a causa.
É bem visual mesmo, até com poucas falas, você lê numa sentada, confesso que li mais de uma vez porque tive algumas dúvidas, acho que o tema pode ser bem discutível e é bem interessante quando você encontra alguém disposto a isso.
Gostei bastante e se alguém por aqui ja leu,me digam o que simboliza o vermelho nos desenhos, eu tenho minhas idéias mas queria saber outras opiniões.