Buracos negros

Buracos negros Stephen Hawking

Resenhas - Buracos negros

nana 11/04/2021

"Mais estranhos que qualquer coisa já sonhada..."
Não é novidade que Stephen Hawking extrapola todas as expectativas em seus livros, e nessa obra não foi diferente!

Participando da série de palestras da BBC, Stephen discorre, em 2016, sobre um assunto que há tempos detém a curiosidade de muitos: os buracos negros.
Conhecido pela sua notável carreira de divulgador científico pela acessibilidade na escrita, o físico mais uma vez descreve os pormenores desse fenômeno de maneira inteligível, com menor densidade teórica do que em outras obras, porém mantendo sua comicidade, servindo uma ótima opção introdutória a respeito do tema, instigando o leitor aos seus mistérios e afins.

Essa edição reúne suas duas palestras transcritas, que, apesar de serem expostas de maneira um tanto "crua" (tendo em vista que algumas particularidades da sua apresentação foram deixadas de lado, como as rodadas de perguntas, que poderiam enriquecer a pequena extensão do livro em muitos níveis), contam com uma bela introdução do editor, que também orienta o leitor através de suas notas explicativas após os trechos, apontando as referências do físico, facilitando a compreensão de cada tópico, assim como as ilustrações extremamente criativas e inteligentes (que imitam desenhos à mão de forma bem irônica, ótimo kkk).

Para quem já tem certa familiaridade com o assunto, pode ser que o livro não contenha grandes insights ou inovações desses estudos, entretanto sua dinâmica de abordagem pode ser aprofundada e complementada por inúmeros outros conteúdos mais densos (do mesmo autor, inclusive), servindo como um guia prático bem interessante para os curiosos, desde os mais leigos.

Adorei a experiência! Quero ler tudo do Stephen :)

ps.: teve um momento em que ele citou o filme "Interestelar" para comentar sobre dimensões etc, foi tudo pra mim ??
rayumix 22/04/2021minha estante
Stephen = tudo pra mim

nana 23/04/2021minha estante
digo o mesmo, Rafaela! hahah

MissMel 14/08/2023

Buracos Negros
Foi um livro super curtinho, mas que abrangeu muito conteúdo. Com uma linguagem clara e exemplos ilustrativos, Hawking consegue simplificar conceitos complexos como a formação dos buracos negros e como eles funcionam.
Recomendo demais!!

eduardabuainain 13/09/2020

Muito acessível
Hawking era duplamente gênio. Primeiro por desvendar o universo de maneira tão incrível e segundo por tornar isso acessível à população leiga. O livro é bem curtinho e tranquilo, e adorei as notas do David porque tornaram o entendimento ainda melhor!

Gabriel A. 17/07/2021

Com apenas 62 páginas, Buracos Negros é um livro curto que nada mais é que o registro de duas palestras realizadas por Stephen Hawking ao BBC Reith Lectures em 2016.

Com a contribuição de David Shukman, editor de ciências da BBC News e responsável pelas notas e observações, o livro apresenta uma linguagem leve, acessível e com o humor já característico dos livros de Hawking. Nessa excelente parceria, ambos deixam mais claro um assunto que parece um tanto complexo.

Acredito que por ser um livro curto, o objetivo seja apenas explicar "o que é" um buraco negro para o leitor que tenha interesse no assunto, mas não dá margem para se aprofundar muito no tema, porém, nem por isso deixa de ser um livro brilhante.

As explicações são muito completas e combinadas às ilustrações simples e intuitivas, torna ainda mais fácil o entendimento para o leitor, seja ele leigo no assunto ou não. Por fim, é uma leitura fundamental para quem deseja aprender um pouco sobre o universo e mais especificamente sobre buracos negros.

@gabrielnscmt 30/01/2021

Buracos Negros
Esse livro/palestra é muito rico em conteúdo. É uma leitura curta, porém, bastante interessante e informativa; as pessoas que se interessam pelo assunto vão amar, e por ser mais acessível ao entendimento para leigos no assunto, se torna ainda melhor. Também pretendo ler os outros livros dessa série, "O universo numa casca de noz" e "Uma breve história do tempo".

Bella.com 23/06/2021

Stephen Hawking é um gênio
Eu juro que comecei a ler esse livro sem muita esperança de entender, mas fica tudo tão claro e bem explicado, que mesmo quem não sabe o básico de astrofísica pode entender. Eu não me interessava muito por esses tipos de livros, mas realmente me surpreendeu, talvez agora eu tenha virado uma fanática por conhecimento skskskjsks

Felipe Lapa 15/02/2022

Buracos negros
O livro "Buracos Negros", do Stephen Hawking, é uma junção de palestras que o físico apresentou. Nelas foi comentado o que são e como "funcionam" os buracos negros. A linguagem do livro é bem acessível e cômica. Durante o decorrer do livro foram inseridos comentários do autor da introdução, David Shukman, que ajudam na compreensão dos assuntos da palestra e oferece mais detalhes também. Gostei muito do livro e estou animado para ler os outros!

Kelly718 23/03/2023

Curtinho e fácil de entender
Um livro rápido e fácil de ler e entender. Contém imagens explicativas sobre buracos negros.
Gostei bastante

Marcelodmr 07/01/2021

É um livro sobre ideias. Rápidas noções.
No começo tava sem entender muito, mas chegando ao final parecia que tava no começo kkkk

Hawking é um gênio. Discorre sobre a noção de tempo espaço de uma maneira leve e divertida. Livro é curtíssimo, então não espere explicações de conceitos (as notas do editor dão uma clareza ímpar). É um assunto sem explicação científica até hoje. O que deixa a questão ainda mais fascinante. Afinal, será o buraco negro um ralo onde nada sai ou será que ejeta alguma partícula? Será um túnel para se passar para outro universo? Aguardemos a ciência responder.
Rebeca.lousz 08/01/2021minha estante
Me deixou com vontade de ler haha

Marcelodmr 08/01/2021minha estante
Pois leia, Rebeca. É bem curto mesmo o livro. Tem ilustrações que instigam mais ainda o assunto de forma bem cômica. Vai gostar

Wolsey 01/12/2020

Bem básico
Apesar de parecer bem básico e de apresentar linguagem e exemplos que facilitam a compreensão, não é palatável aos leigos. Mas imagino que não seja o tipo de livro que alguém que não simpatize com astronomia escolheria.
Trata-se de uma leitura rápida, porque transcreve duas exposições de 15 minutos, feitas na BBC.
É pequeno pra quem aprecia o tema. E quem não aprecia vai abandonar logo, mesmo.

Dickar 01/07/2022

Melhor cientista ????
Não existe pessoa melhor para explicar todos os mistérios dos buracos negros. Esse pequeno livro mostra como é um suposto funcionamento desses objetos.

Aline.Deodato 31/05/2020

Gênio!
Este livro é uma das palestras da BBC que Stephen Hawking participou em 2016. Onde expõe uma de suas pesquisas na época, que era os Buracos Negros.
Esclareceu muito das minhas dúvidas e aguçou outras mais. Boas ilustrações, complementando a forma bem-humorada que Hawking apresentava suas ideias.
Ele era um dos maiores divulgadores científicos.
Livro curto, leitura gostosa. Leiam!

Vivi 09/07/2020

O livro traz duas palestras que Stephen Hawking deu para a BBC em 2016. Com uma linguagem simples, ele consegue explicar um pouco da incrível complexidade que envolve os buracos negros. Vale a pena a leitura.

Vivi 09/06/2021

Hawking, você está orgulhoso?
Este livro curtinho e de acessível linguagem traz duas palestras feitas com Stephen Hawking pela BBC. Nelas, Hawking tenta passar de maneira simples algumas questões fundamentais em torno deste magnífico e misterioso fenômeno astronômico: buracos negros.

É explicado sucintamente aspectos como: singularidade, horizonte de eventos, Radiação Hawking (aliás, parabéns a ele pela teoria magnífica!), etc. E, além dessas questões de Física trazidas, há interessantíssimos embates filosóficos e astronômicos que rodeiam os pensamentos de alguns seres humanos (eu em especial adorei saber sobre o princípio da incerteza!).

Infelizmente, eu não compreendi todas as partes conceituais sobre Física (pois, definitivamente não é a minha área), mas, valeu muito a pena esta leitura. Consegui entender melhor e de forma fluida o funcionamento dos buracos negros, e o árduo caminho que os cientistas percorreram para descobrir e teorizar mais sobre eles. Recomendadíssimo!

Então, no final do livro eu pensei: Hawking, você está orgulhoso? Pois foi comprovada a existência dos buracos negros. E, conseguimos "vê-lo"!