O Manto Escarlate

O Manto Escarlate Flávia Muniz

Resenhas - O Manto Escarlate

Bia/Will 03/01/2024

O manto escarlate?
Adorei esse livro, a trama é envolvente e me prendeu muito, o livro se trata basicamente de dois exploradores que foram em Fenestre para descobrir histórias interessantes, lá eles acharam uma senhora que contou uma história a eles, conforme você lê o livro, descobre vários nós em uma teia imensa de feitiços, amores, maldições, entre outros, o livro se passa em torno de 1450 então é um pouco difícil de se acostumar com o vocabulário no começo.
Esse livro também trás uma grande crítica, no final do livro, tem um pequeno capítulo falando sobre, também nos mostra de como o amor e ensinamentos dos familiares nos ajudam na nossa caminhada.
O começo da primeira parte é lento, só vai melhorar depois de uns 5 capítulos, por isso não dei 5 estrelas, mas com certeza vai ser favoritado.
Adorei o livro, com certeza foi um dos que mais me tocaram na minha vida.
Vou guardar todos os conselhos no meu coração, até guardaria os personagens, mas não vale a pena deixar a Wanda entrar em um lugar tão puro.
Agradeço de coração a autora por escrever essa história tão cativante e a rede sesi (onde eu estudo e sempre estudei) por ajudar escritores a realizar os projetos tão sonhados deles.
Para fechar essa resenha, indico esse livro para qualquer pessoa, menos para as que tem menos de 12 anos ou as que não tem a maturidade devida com certos temas, tem partes que são pesadas, se lerem com atenção, com certeza perceberão várias críticas sociais.
Negão 03/01/2024minha estante
Depois quero ler esse livro, quando eu estiver com tempo. A resenha foi bem feita e só dá mais vontade de ler o livro, eu me agrado com ficção, aparentemente parece que é um livro cheio de reviravoltas e personagens carismáticos, futuramente vou ler e depois darei minha opinião mais concreta e com uma base mais sólida. Mas só a resenha já me deixou com mais ânimo e vontade de ler o livro

Café 06/02/2023

Que perfeição
Eu não vou dar resumo do livro porque esse é daqueles que você tem que ler e só ir.

Que livros meus senhores, eu amei tudo sobre ele, eu amei a história, os personagens, as intrigas. É uma leitura muito fácil e que te prende.

É um daqueles livros únicos que são bons mas não vão agradar todo mundo, mas quem acolhe bem o livro vai amar.

Se eu puder dar uma dica, apreciem os personagens, se conectem com eles e entendam eles, mas não se prendam a eles. A narrativa flui para todos os lados, e isso torna o livro muito rico.

Eu recomendo, é maravilhoso, eu simplesmente amei

kim 22/08/2020

Envolvente
Nunca tinha ouvido falar nessa autora (que é brasileira) e fazia muito tempo que não lia uma obra nacional (desde às leituras obrigatórias do vestibular, eu diria). Eu gostei. Achei a trama da história super envolvente. Antes de revelarem (ou deixarem mais clara) a lenda que o livro menciona, eu deduzi qual era e gostei bastante. No final do livro (no posfácio), tem a visão de um psicanalista sobre cada ponto principal da história e achei que ajudou bastante a entender o sentido e a moral de algumas coisas que a autora trouxe pra nós leitores e a comparar com a nossa sociedade atual. O que eu não gostei foi do final (principalmente o destino escolhido por um dos personagens), achei que poderia ter sido diferente (mas, claro, não tenho nem metade da capacidade dela pra escrever uma história assim). Apesar disso, achei ótima a maneira como ela escreveu sobre bruxaria, inquisição, magia e maldição.

Raquel Cavalcanti 31/01/2020

Aventura juvenil e mágica!
"O Manto Escarlate" nos apresenta uma história que percorre um período conhecido como a Idade Média (mais especificamente em 1346), numa aldeia denominada Finisterre
(ou seja, "fim das terras"), situada próxima à Fenestre, uma floresta encantada. Benção para uns, maldição para outros...

Num tempo em que a Santa Inquisição andava à caça das temidas bruxas, peregrinando com seus Tribunais do Santo Ofício até as terras mais distantes, ser mulher; sobretudo com dons especiais; poderia representar sérios riscos à própria vida e a de seus parentes.

Sob esse clima de tensão e ameaça pairando no ar, envoltas num ambiente mágico e ao mesmo tempo ameaçador, vivem Irena (conhecida como "Anciã") e sua filha, a jovem ruiva Rovena de Amarilis. Dotadas de poderes que vão além do que pessoas comuns são capazes de compreender, ambas se veem em situação de risco. Além de temor, também há o amor proibido entre Marcel (o mais belo lenhador da floresta de Fenestre) e Rovena. Ele é casado com Wanda, uma mulher de coração amargurado. Esse triângulo amoroso resultará em uma forte inimizade entre ambas, capaz até mesmo de atravessar gerações e atingir seus filhos, Sol (filha de Rovena) e Nicolas (filho de Wanda), anos mais à frente. Maldições trocadas e lançadas por suas próprias mães envolverão os jovens apaixonados em fantásticas, porém sinistras experiências sobrenaturais...

Sol, no entanto, parece ter mais sorte do que o rapaz, pois recebe um presente de sua avó: um manto escarlate, tecido com fios especiais pela experiente senhora. A capa vermelha e com capuz é capaz de tornar a jovem invisível aos olhos sinistros que cercam a floresta de Fenestre, uma ajuda muito bem vinda em tempos de perseguição e medo.

Embora seja um conto de fadas (ou, melhor dizendo, de bruxas), "O Manto Escarlate" nos leva à refletir sobre temas atuais, como o respeito pela natureza, a importância da união da família, o preconceito de quem segue determinadas denominações religiosas contra quem não compartilha de suas crenças, entre outras questões que, mesmo passados tantos séculos, insistem em nos cercar até hoje.

Enfim, o que se pode esperar dessa história é muita magia, romance, aventura e vários momentos aterrorizantes muito bem dosados pelo texto encantador e surpreendente da talentosa Flávia Muniz.

Resenha de Raquel Cavalcanti

Debora.Matos 15/08/2018

No começo eu estava um pouco entediada com tanto detalhe sobre as feiras anuais da aldeia, no entanto quando a história de Wanda e Rovena se cruzaram a narrativa começou a ficar mais interessante.
Quando começou a parte dois comecei a me encantar ainda mais. Os personagens Nicolas e Sol trouxeram o aspecto mais jovial para história de modo a tornar o livro mais interessante.
O livro é inteiramente rico em detalhes, mas o final teve um desfecho muito rápido, o que achei uma pena. A obra no geral é muito boa, recomendo a outras pessoas, entretanto alguns trechos são um pouco confusos, pois contém informações demais e por se tratar de magia (um tema complicado) isso dificulta o entendimento.

Mauricio Junior 12/06/2018

Minha opinião sobre o livro “O manto escarlate”
Mais um livro de literatura fantástica de autores nacionais para minha estante! O livro da autora Flávia Muniz, publicado pela editora Sesi-Sp.

O livro tem pouco mais de 400 páginas, é um livro muito bonito, a arte da capa, contracapa e páginas são perfeitos, muito caprichado, tem um QRCode que você usando te leva para uma playlist no Spotify de muito bom gosto, posfacio de Mario Corso (psiquiatra dos contos de fadas) é um livro pesado, gerando um pequeno desconforto para carregar, mas não atrapalha no geral.

A estória se divide em 2 partes e se passa em uma aldeia medieval que é cercada por uma floresta chamada Fenestre, a primeira parte do livro conta a estória de uma jovem bruxa chamada Rovena, de Marcel grande amor de Rovena, e de Wanda mulher de Marcel, muito bem detalhado, o que faz o leitor se imaginar dentro dessa aldeia medieval, escrito de forma simples, que é de fácil entendimento, a autora nos coloca a par do romance desse triângulo amoroso, suas intrigas e traições, a segunda parte, nos leva as consequências dos atos dos personagens e o que ocorreu após tudo isso.

É um livro, que apesar de ter bastante romance (o que não é o tipo de leitura que costumo ler) me prendeu do início ao fim, cada capítulo lido deixava “aquela” curiosidade gostosa que os amantes de leitura tem para saber o final, deixa o leitor curioso sobre todo o poder e segredos da floresta, prensagens cativantes (eu adorei a Irena mãe de Rovena), enfim um ótimo livro, vale muito a pena, se você gosta de ler sobre bruxas é o tipo de leitura que não pode faltar em sua estante.

Para mim, foi mais uma surpresa em relação aos escritores nacionais, temos que valorizar também nosso produto, temos muitos autores bons, para diversos gêneros e gostos, dê uma chance para nossos autores! E ótima leitura a todos!

Cesarosa 24/01/2017

O Manto Escarlate - revisitando os clássicos.
Uma nova visão de uma história que todos nós conhecemos!!! Sensacional ambientação com "cheiro" de continuação!!!

Cintia.Toledo 10/01/2017

O Manto Escarlate
Belo e envolvente. Adorei texto, ambientação, personagens ricas e trama envolvente. Para se ler de um só fôlego.