Desintegrados

Desintegrados Neal Shusterman

Resenhas - Desintegrados

1 | 2 | 3 | 4

Bart 20/07/2021

Desintegrados - Bem-vindo a um mundo onde um corpo vale mais do que a vida
*Neal Shusterman*
Editora Novo Conceito 2017 - 416 pág.
Bora falar de livro!!?
????
Que livro!! ??????, continuação de "Fragmentados", posso dizer aqui sem medo... é melhor que o 1° porque se propõe em expandir a trama!!
??
Ficamos conhecendo o drama dos "Fragmentados", jovens que são destituídos do seu direito de serem individuo p/serem divididos e suprir a "necessidade" de pessoas que querem melhorar seu corpo... sancionada pela lei.
Nesse livro, nós temos um contato maior com a opressão e o marketing de fachada que eles fazem p/justificarem o direito deles de pegar os órgãos desses jovens (é quase uma alegoria de como a política é tratada no nosso país).
Connor, Risa e Lev estão na trama, mas NÃO esperem pela mesmice de sempre... leia ?!! Vamos conhecer novas personagens e meu destaque vai p/Campus... se você já leu um certo livro de Mary Shelley, vai reconhecer uma atualização do conceito do "Prometeu Moderno" (não tem como não comparar!). Nesse livro vamos ter uma participação muito maior dos "trazidos pela cegonha"... só leia!!
Não sei se já assistiram à Robocop (o 1°) ou Tropas Estrelares (mesmo diretor Paul Verhoeven), assim como esses filmes ele usa de propagandas no meio da narrativa com a mesma intenção, que é ratificar o conflito da trama... curti viu!!
Eu não sabia... é uma trilogia, já estou doido p/saber como a trama vai ser resolvida!!
O livro é muito bom mesmo, e quando a continuação é ainda melhor...?!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??

Cris 21/08/2023

?O único propósito da existência humana é acender uma luz na
.. escuridão da mera existência.?

?A única maneira de lidar com um mundo sem liberdade é tornar-se tão absolutamente livre que sua própria existência seja um ato de rebeldia.?

?Liderança tem a ver com manter a descarga do banheiro funcionando. A não ser no campo de batalha. Aí tem a ver com continuar vivo.?

A Fragmentação tornou-se um grande negócio com poderosos interesses políticos e corporativos em jogo. O governo não quer apenas continuar com ela, como também expandi-la.

Cam foi feito inteiramente com as melhores partes de fragmentados e, tecnicamente, ele é um garoto que não existe. Um verdadeiro Frankstein do futuro, que luta para encontrar sua identidade e se questiona se um ser como ele pode ter alma.

Quando as ações de um sádico caçador de recompensas ameaçam a causa de Connor, Lev e Risa, o destino de um deles é ligado ao de Cam.

A aguardada sequência de Fragmentados desafia a suposição de onde começa e termina a vida e o que realmente significa viver.

MWeirich 13/06/2023

Muito bom!!
Este livro eu comprei por acaso, numa feira, por um preço realmente acessível e li sem expectativas, o que tornou o livro muuuito bom!

A cada página eu me envolvia mais e mais com a história e seus personagens.

Com a escrita fácil e capítulos curtos e precisos o autor me conquistou!

Que baita ficção científica meus amigos!

Com muito ação em um futuro distópico, o autor nos trás a história de três jovens que lutam contra a fragmentação (divisão) de seu ser, para serem doados para alguém em necessidade e o pior? Apenas adolescentes, até os 17 anos são considerados para serem fragmentados! E pior ainda!? Tudo isso está de acordo com uma lei absurda!

Enfim... Leiam e descubram por si só o destino desses jovens rebeldes.

Queria Estar Lendo 09/05/2017

Resenha: Desintegrados
Sequência de Fragmentados, uma das distopias mais originais e aterradoras que já li, Desintegrados acabou sofrendo a famosa decepção de segundo livro. Até porque, a meu ver, o fim do primeiro foi muito bem fechado, e ficou essa ideia de que não havia necessidade para uma sequência.

O problema desse livro foi que não entregou originalidade como o primeiro. A premissa é a mesma; temos o revoltado, a devota e um incógnita. Temos o sistema opressor e perturbado dos Fragmentados e aqueles que o seguem e o veem como uma salvação. Temos a rebelião, agora guiada por um rosto familiar lá do primeiro volume, e a ideia que eles têm de derrubar de uma vez por todas o governo que impõe atrocidades como a melhor maneira de construir a civilidade.

"A triste verdade sobre a espécie humana, a garota percebeu depressa, é que as pessoas acreditam no que ouvem. Talvez não da primeira vez, mas, na centésima vez, a mais maluca das ideias simplesmente se torna fato."

Meu grande problema com Fragmentados foi a narrativa do autor. Apesar de a ideia ser absurdamente fantástica, um terror muito bem orquestrado e desenvolvido, o livro em si não me prendeu porque a maneira com que ele contou a história foi lenta.

A trama nos apresenta esses três personagens novos, e suas histórias individuais levam um bom tempo de livro para serem desenvolvidas. Temos Starkley, o rebelde indomável que vê na rebelião uma chance de conquistar a tão sonhada liberdade do regime em que vivem; Miracolina, um dízimo - criada para ser fragmentada para que outra pessoa pudesse viver - bastante satisfeita com a condição à qual foi imposta desde o nascimento; e Campus, o primeiro ser humano construído a partir de fragmentos de outras pessoas.

Até certo ponto da história, assim como no primeiro volume, o autor trilhou os caminhos e as perspectivas dos personagens de tal maneira que eu me vi olhando para esse trio e pensando: Connor? Lev? Risa? Porque, honestamente, eram as mesmas situações. O ansioso por mudanças, o garoto satisfeito com o que foi imposto a ele e a que caiu de paraquedas nisso tudo, mas resolveu participar da bagunça. Eu fiquei bem decepcionada com os personagens novos porque eram os antigos reciclados e reformulados em algumas situações diferentes, mas com quase as mesmas reações. Até mesmo as coisas que me irritaram profundamente em Connor estavam ali no Starkley, a fidelidade cega do Lev habitava a Miracolina, e por aí vai...

"- Uma nação de adolescentes zangados, sem trabalho, sem estudo e com todo esse tempo livre nas mãos? Pode apostar que estou com medo e você também deveria estar..."

Neal ainda desenvolve uma coisa interessante que foi um pouco mais sobre a grande guerra causadora de todo aquele terror sobre a Fragmentação, mas é muito pouco mesmo.

O mais interessante foi Cam, sem dúvida. O humano criado a partir de partes de outros humanos, quase um Frankenstein moderno. Tem toda uma tensão envolta à existência dele; aqueles que acreditam que ele é um avanço para a ciência e para a humanidade, e aqueles que são contra o nascimento de uma aberração como aquilo, um garoto criado a partir de fragmentos. O desenvolvimento dessa parte da história ganhou minha total atenção. Ainda que a trama toda não seja de uma originalidade fantástica, o arco do Campus foi bem surpreendente.

Desintegrados poderia ter se expandido até algo bem mais, aproveitando-se de algumas brechas do primeiro livro para trazer novas discussões e questionamentos para a história, mas fica no mesmo que Fragmentados: é bom, mas nem tanto assim.
Renata 17/09/2020minha estante
Tem ideia de quando será lançado o livro 3?

Queria Estar Lendo 17/09/2020minha estante
Não faço ideia, Renata, a Novo Conceito tá bem parada com lançamentos né :/ eu acho difícil trazerem pra cá inclusive.

Paola66 23/06/2022

Passei muita raiva, 10/10
Essa continuação me tirou de uma ressaca literária com habilidade, amo os livros do Shusterman e esse não foi diferente. Não sei se tem o terceiro livro publicado no Brasil, mas espero que sim. Uma pena que não tenha edições boas dessa trilogia aqui :(

Kamilla 11/05/2021

Gostei
Essa distopia, começa com o livro fragmentados, esse é o segundo volume em que a gente percebe uma expansão desse universo.
Não fiz uma resenha do primeiro porque tiveram coisas das quais pareciam “não juntar”, não daria pra pontuar como ponto negativo sem saber o todo, porque é uma série de livros e ainda contada por pontos de vista dos personagens (lembra a estrutura dos livros das cronicas de gelo e fogo), então as informações são passadas de acordo com o conhecimento/descobertas do personagem que nomeia o capítulo, logo, se ele não sabe, você não sabe. :)
Devido a isso as coisas que parecem digamos apenas “mal embasada” do primeiro, neste segundo volume essas ganha seus porquês, ao aparecerem novos personagens.
Uma coisa que eu achei o máximo são as referências a outras obras uma delas é um termo e é sinalizada na obra, outras são personagens inspirados em outros bem conhecidos do publico principalmente pelas adaptações cinematográficas (não vou dizer quais porque mesmo que não tenham lido as obras, com certeza, viram os filmes ou ao menos ouviram falar).

Vale salientar que o universo dessa distopia é bem pesado. E as questões levantadas bem filosóficas.

Recomendo.
Leitora Bibliotecária 11/05/2021minha estante
Pena terem esquecido do terceiro ?

Kamilla 11/05/2021minha estante
Poisé mulher. E eu vi que tem mais dois depois desse. Chateada ?

Leitora Bibliotecária 11/05/2021minha estante
Também gostei muito? Mas faz anos que espero e lembro que na época que lançou até fez sucesso. Mas nada

Kamilla 11/05/2021minha estante
Entendi. Eu só conheci esse ano.

nanda.limartins 11/08/2023

Vou enlouquecer sem a continuação.
* pausa para respirar entre lágrimas *

Fazia tanto, tanto tempo que uma história não me deixava apaixonada como essa. Li Fragmentados e amei demais, vim ler Desintegrados e tô obcedada pela história.
Tamanha é a minha tristeza ao saber que os livros 3, e 4 não foram publicados no Brasil. TO MUITO TRISTE, EM PRANTOS.
O que vai ser da minha vida sem saber o resto dessa história?????

ThiHenrique 16/11/2022

Foi o primeiro livro que senti uma queda
Alguns pequenos dramas que não eram necessários e que não trouxeram profundidade para a história ou para os personagens.

Eu adoro esse autor e vou continuar lendo tudo dele, mas nesse livro ele escorregou um pouco principalmente na relação entre os protagonistas.
Mas ele continua sabendo fazer conexões que explodem sua cabeça.

Vale muito a leitura

O 3 e o 4 ainda não foram lançados no Brasil, mas dá pra encontrar em inglês.

Gisa 17/01/2024

Desintegrados
Que livro bom, meu senhor. Eu acabei de procurar em tudo que é lugar e não achei a continuação, estou arrasada, necessito da continuação. ?

Tatá 07/08/2022

~Lido em 13/06/22~
Como no primeiro livro eu pretendo reler. Gostei muito dos desenvolvimento dos personagens. E necessito ler a continuação.

Jhenny.Nscm 24/02/2022

Cam nunca errou
Quando eu comecei o livro eu super pensei que seria uma história por fora, mas não, simplesmente nós e apresentado mas sobre esse universo. Confesso que foi um pouco difícil me acostumar com os novos acontecimentos, mas no fim eu achei perfeito.
Caso que me deram raiva, personagens me deixaram puto, e acertos no coração né.
Não fiquei tão aflita quanto no primeiro livro e nem cheguei a chorar, mas teve casos o suficiente para mim querer entrar e bater em personagens.
E um 5 estrelas favoritado sim, por que o Neal shusterman sabe o que faz. Recomendo muito.

ana 10/05/2021

talvez tenha spoilers??
Eu só não dei 5 estrelas porque o final fica muito em aberto, achei o livro muito interessante, o jeito que tudo foi conectado realmente me surpreendeu... infelizmente descobri que não temos a continuação traduzida pela editora, somente temos a versão em inglês. (como eu não sei muito bem inglês infelizmente não vou ter a oportunidade de conhecer o final dessa história)
O que mais me tocou nesse livro é como a história não está muito longe da nossa realidade (não estou falando da fragmentação mas sim do governo que escondeu muitas coisas das mídias, coisa que está acontecendo no mundo agora)
Eu recomendo muito ler os dois livros e se saber ler em inglês leia os outros também certeza eles devem ser tão interessantes como esse
CONRADO0 30/03/2022minha estante
Que nada descobri agora que termina no quarto livro rsrs

Mille 05/05/2023

Continuação
Confesso que gostei mais do primeiro livro do que desse,achei que certos personagens foram muito mal aproveitados e que o vilão deixou muitoooo a desejar,mas amei o que acontece com a risa,com o lev e com os novos personagens que aparecem,eu sinceramente estou tão curiosa para ler o terceiro! Mas estarei aqui plena aguardando a tradução aaa

Sr. Campelo 17/12/2020

Depois de ler o eletrizante Fragmentados, a expectativa para Desintegrados estava nas alturas. No entanto, o livro não chega a empolgar como seu antecessor em nenhum aspecto.
Com uma trama lenta e ordem dos capítulos muito cansativa, não há nada de muito novo na obra, com exceção de Cam, um garoto feito com as melhores partes de fragmentados, criado para ser um ser perfeito. Este personagem talvez seja o ponto mais interessante em todo o livro, assim como sua relação com Risa.

Quanto a introdução da personagem Miracolina, um dízimo, criada para ser fragmentada, pode-se dizer que segue praticamente a mesma fórmula de Lev; apesar de ter suas próprias características e qualidades, soa um tanto repetitiva, dando a impressão de que a história da personagem já foi contada. Isso foi algo que me deixou incomodado.
Em relação ao Starkley, um garoto rebelde com sede de poder e que conspira contra a liderança do desertor de Akron (Connor), não consegui ver nele a mesma complexidade dos outros personagens. Mas o potencial de crescimento do mesmo é enorme - minhas expectativas em relação a ele nos próximos livros é muito grande.

Como pontos positivos, o autor continua a despertar no leitor muitos questionamentos. Sejam eles em relação ao real valor da vida, sobre convicções morais e religiosas, política, desigualdades sociais, e também sobre as injustiças cometidas para satisfazer o próprio ego.Tudo isso continua sendo abordado de forma brilhante através da trajetória de cada personagem, de modo a deixar o leitor sempre aflito com o desenrolar de cada acontecimento. Outro ponto forte da trama: os personagens. Estes seguem sendo muito bem construídos e desenvolvidos. Para finalizar, não poderia deixar de mencionar o quanto a escrita de Neal Shusterman é maravilhosa.

Em resumo, não fui arrebatado pela leitura. Mas, apesar de não ser nota 10 como fragmentados, não o classifico como ruim, e vejo o mesmo como ponte para a sequência da série, que - depois do final em aberto e dos muitos questionamentos sem respostas - tem tudo para retomar o ritmo frenético do livro 1. O universo criado por Shusterman segue como uma das minhas distopias favoritas.

1 | 2 | 3 | 4