Fragmentos de uma Realidade

Fragmentos de uma Realidade Samuel Sam

Resenhas - FRAGMENTOS DE UMA REALIDADE

Faces EM Livros 24/04/2017

Resenha|| Fragmentos de uma realidade
Uma das coisas mais difíceis de se entender na vida é a capacidade do ser humano em amar duas pessoas, sim, o amor carnal. Sei que existem vários tipos de amores, e também sei que no mundo de hoje tudo é possível. É por este motivo que o livro Fragmentos de uma realidade abriu meus olhos e quebrou preconceitos que eu tinha dentro de mim em se tratando de amor, de escolhas. O livro foi escrito por Samuel Sam, e lançado pelo selo Novos talentos da literatura (NS).

O plano de fundo da estória, inicialmente, se dá em um mercado quando Denis, o nosso protagonista, conhece uma garota e por ela se apaixona à primeira vista. Nesse momento mágico, nos conseguimos sentir todos os detalhes sobre as sensações do jovem ao olhar para a menina. Ambos trocam algumas palavras, e em outros momentos se encontram por acaso, nada combinado! E que ironia do destino...
Por outro lado, há uma menina por quem Denis conhece desde a sua infância, a Rute, e a reencontrou durante uma viagem pelo interior.

O jovem inteligente, amoroso e afastado do convívio social, se vê dividido por essas duas garotas, que até então sugam seus pensamentos, seus sonhos, seu futuro e até mesmo sua alma. O tipico poliamor presente na vida deste ser humano o faz questionar diversos conceitos sobre si mesmo, e quem sabe, qual a escolha certa. Mas ele tem que ser rápido, afinal, ninguém quer perder tempo esperando por pessoas tão confusas! Será que Denis será honesto o suficiente para escolher uma delas?
"Por que eu tinha que sentir tanto, dois sentimentos, simultaneamente? (...) O sortudo que encontrou dois amores na mesma vida e foi o homem completo mais vazio."
Honestidade e sensibilidade será preciso ao ponto de não machucar essas duas garotas. O mais interessante é que o enredo criado pelo autor não é clichê, ainda hoje, pois ao falarmos em amar ou ficar com várias pessoas ao mesmo tempo ainda é um tabu social, pouco esclarecido. Sim, pode­mos dizer que cada um é dono do seu próprio nariz, mas o ser humano é julgador quando se trata em apontar o dedo para outrem, e não para si mesmo.

Esse paradigma social me fez perceber não um romance artificial ou superficial, mas algo profundo e intenso quando se trata de amar duas pessoas ao mesmo tempo, e ter a difícil tarefa de escolher apenas uma pessoa com quem ficará. E se não for a pessoa certa? Eu escolhi a pessoa errada? É algo tão complicado que eu não desejaria estar na pele do Denis, pois nem sempre teremos a certeza de que algo é realmente o correto.

Por outro lado, conseguimos acompanhar as mudanças de humor dele: ora com um sorriso, ora confuso e cansado; nos extraímos a verossimilhança com a realidade que, como o próprio título já traz "fragmentos de uma realidade", passamos em várias áreas de nossa vida, e no amor não seria diferente!

É difícil não identificar uma leitura lenta que, apesar de vários pontos positivos no enredo, se estendeu por toda a obra. Talvez pelos diversos traços de formalidade, o que para uma obra simplista não seria necessário certo grau de formalismo. Desejei cenas bem humoradas que pudessem me trazer um gás para continuar a leitura de forma mais rápida, mas não obtive. Todavia, o livro tem suas qualidades e uma delas é a simplicidade e proximidade com a vida que o próprio autor leva.

O que mais doeu foi pensar ou sugerir uma escolha para o Denis. O Samuel conseguiu manipular muito bem determinadas situações para que ficássemos ora de um lado, ora do outro, de modo que ficamos em dúvida junto com o rapaz. É possível isso?!

Um ponto positivo e carismático é a ambientação simplista criada pelo autor, de forma que podemos nos apaixonar por alguém em um mercado, na praça perto de nossa casa, em uma simples chamada telefônica e até mesmo em uma viagem para o interior. Não importa o lugar, você nunca vai estar pronto para algo que vai desarmar sua alma e fazer você arrancar os cabelos por se sentir confuso, desonesto, sensível e apaixonado pela beleza de se apaixonar.

Fragmentos de uma realidade trata sobre valores sociais, o poder da escolha e os defeitos do próprio ser humano. É certo que várias pessoas vão passar por nossas vidas e irão deixar marcas, marcas essas que podem ser tocadas de forma tão quente que deixam cicatrizes em nossas almas. E, no final vamos tirar uma lição de tudo aquilo e contemplar um dos muitos sentidos da vida que é o amor! A leitura é mais que recomendada para os apaixonados por romance e por aqueles que se sentem presos a determinados valores sociais. O autor consegue nos fazer repensar e refletir sobre amar outro ser humano.

"Suas palavras entravam em mim com a suavidade da água a correr pelas pedras lisas de
um riacho e, lá dentro, era como fogo que me incendiava. "

site: http://www.facesemlivros.com/2017/04/resenha-fragmentos-de-uma-realidade.html

Isabela | @readingwithbells 18/05/2017

Denis é aprovado no curso de Física e ruma para São Paulo. Vivendo atualmente em Brasília, decide ir à Maranhão rever sua família. O destino o faz encontrar Rute, uma antiga amiga da família e se vê tendo fortes sentimentos por ela.
Ao voltar para Brasília, acaba revendo Patrícia, ou Pati, o que lhe deixou muito feliz, pois antes de sua viagem, a tinha conhecido de repente e tinha ficado encantado.
O conflito começa quando ele percebe estar apaixonado pela duas mulheres.
Dividido entre o amor de infância e um amor maduro, ele precisa fazer sua escolha.
No decorrer da história temos conflitos, provas de amor, entendimento e perdão. Podemos ver o que cada personagem sente e ansiar para descobrir qual vai ser a escolha de Denis.
"O que fazer quando os amores são simultâneos e nos forçam a fazer a mais terrível de todas as escolhas ? um único amor? Como fazê-la? Que critérios o coração deve seguir para escolher entre dois amores, tão grandes e indispensáveis?"

thaisdreveck 06/06/2017

Apaixonante
Livro: PATI E EU - FRAGMENTOS DE UMA REALIDADE
Por: SAMUEL SAM
Editora: NOVO SÉCULO

CAPA 4/5
Não esperava menos, ela é delicada e fofa. Cores contrastando de forma charmosa.

HISTÓRIA 3/5
A trama se desenvolve de uma forma rápida e suave, repleta de sentimentos, um coração dividido e fragmentos de uma realidade (já comentei que adoro usar parte do título nas resenhas.

Denis encontra dois corações que domam o seu. Dois corações que dividem o seu, que lhe causam sentimentos confusos. .
Samuel é um exímio escritor e consegue passar os seus sentimentos pelas palavras. É um livro rápido (terminei em uma tarde) que te prende até o fim.

Com uma escrita única, peculiar, Sam conta não só a vida turbulenta de sentimentos de Denis, como me fez conhecer um pouco mais dele próprio, em meio a pequenos detalhes que passam despercebidos.

É um livro fofo e eu recomendo.

Blog com V 18/02/2017

Resenha – Fragmentos de uma realidade: Pati e eu
Uma das primeiras impressões que tive ao decorrer dessa leitura foi de que o ritmo lento não era uma característica presente apenas no início da obra, e sim, que se estendia até o fim dela, o que seria motivo suficiente para torná-la cansativa. Porém, não foi o meu único problema com “Pati e eu”, pois o autor trouxe uma sequência de eventos e diálogos que, ao menos para mim, não passaram de cenas monótonas e um tanto vazias, pois não conseguia capturar alguma emoção e senti-la. Parecia que o livro não me transmitia nada, como se fosse apenas um amontoado de palavras em um papel, e diante da temática abordada, com certeza, deveria sentir algo.

Acerca da narração, a linguagem formal se sobressaiu sobre a informal, mas esta ainda se fazia notória quando nos diálogos se apresentava por meio do dialeto usado no Maranhão, com o efeito itálico, não comprometendo o uso da norma culta. As viagens feitas por Denis, o protagonista, foram uma das razões que poderiam me cativar no enredo, no entanto, os três destinos do rapaz: Brasília, Maranhão e São Paulo, para mim, foram passagens muito rápidas e superficiais, pois somente em Brasília acredito que fora melhor trabalhada.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/02/18/fragmentos-de-uma-realidade-pati-e-eu/

Garotinha ruiva 27/03/2017

Livro: fragmentos de uma realidade Pati e Eu.
Autor : Samuel
Páginas: 174
O livro começa com o encontro de Denis e Pati em um mercadinho, Pati chama muito a atenção de denis por ser muito bonita e mistériosa, mais passou os dias e Denis não ver mais ela, e acaba decidido que vai reencontra seus amigos antes de ir pra são Paulo , começa uma nova vida é entra na faculdade.
?Rute tinha o dom de fazer se estremecer minhas entranhas?
Chegando lá Denis reencontra seus amigos e pra sua surpresa Rute também , pois sentia um grande sentimento desde muito tempo.Passaram os dias Denis e seus amigos se divertiram muito , mas Denis e Rute não tiveram a oportunidade de falar oque sentia um pelo o outro, então chegar o dia de Denis volta pra casa pra arruma suas coisas pra ir pra são Paulo .
?olhei para traz e Rute vinha correndo apressada a minha direção?
(Essa é aquela famosa cena de filme com direito a chuva e tudo mais ?) Antes que Denis fosse embora, Rute vai correndo ao encontro dele pra fala tudo que sentia, eles acabaram falando tudo que sentia um pelo outro e acabam ficando lá como se nada separaçe eles.mais como nada é pra sempre seu amigo chega e estragar tudo e Denis segue seu cominho com uma promessa de resolver sua vida e volta pra Rute.
Voltando pra casa Denis e supeendido pela a visita de Pati , que foi lá só pra ver ele é deixa seu número de telefone , na correria de ir pra São Paulo Denis não tem tempo pra entender Pati e segue rumo a uma nova vida.
Chegando lá as coisas não foram um sonho como Denis pensava, não conseguia emprego e perdeu sua bolsa pra faculdade.(oque fazer nessas horas ?) Voltando pra Brasília mais uma vez, e agora vai tenta resolver sua vida .
? Sabia, eu vou por um minuto para de falar de amor , a vida é mais que apenas beijos e abraços, ela também é um pouco de paz e solidão. ?
A vida de Denis e cheia de reviravoltas e ele acaba ficando em um relacionamento entre Rute ou Pati ? Depois de tantas idas e vindas como todo romance tem , Denis acaba escolhendo .... Não posso falar vcs vão ter que ler. O fim dá história e SURPREENDENTE ??
?estou tão feliz! Não estamos todos felizes?

Alex Nascimentto 30/10/2017

Olá, olá, olá, amigos literários! Hoje vim falar para vocês desse livro maravilhoso que li durante esse mês.
???????????????????
Não sei se vocês gostam de livros com triângulo amoroso, mas esse aqui, gente, tá demais e vale a pena ser lido! ???????????????????
Fragmentos de uma realidade nos leva a conhecer a estória de Denis, um jovem, que se apaixona por duas moças ao mesmo tempo. Ele conhece Pati num encontro bem casual, dentro do mercadinho em seu bairro, e desde a infância nutre amores por Rute. Por ser um cara honesto o Denis jamais ia ficar com as duas. E aí está o clímax, ele tem que optar por uma das duas, nada mais que justo, né? Mas como fazer pra dizer ao coração que só pode ser uma, o cara é apaixonado pelas duas.????????????????????
O autor em sua escrita simples nos mostra também a importância dos valores, sentimentos, verdadeiro amor. Vale lembrar que nem tudo vem pra ficar, mas tudo que passa por nós, de certa forma, deixa alguma coisa. É um livro muito lindo e tem um jeito de emocionar imensamente. ????????????????????

.....4 28/12/2017

O livro vai contar a história de Denis que mora em Brasília,sozinho, (eu não me lembro direito,mas se ele não morava lá.mas ele passa a morar lá,eu sei disso).

Ele foi ao mercadinho comprar um molho de tomate e ele está lá procurando e ele olha uma menina linda (pensa numa serumaninha linda é essa menina).

Aí eles trocam aquela olháres.e Denis acaba se apaixonando por essa serumaminha linda,que elé sabe nem o nome dela.

Passa semanas,meses...

Denis decide ir visitar sua família no Maranhão.chegando lá reencontrar seu amigo de infância (que não lembro o nome,vamos fingir que o nome dele é Zeca.)

eles decidem ir para uma fazenda que fica no interior e essa fazenda pertence a uma família de amigos da família.e lá mora Rute que é foi um amor adolescente de Denis.

Eles passam 3 dias lá e Denis se aproxima de Rute e eles acabam se apaixonando novamente.

Quando eles vão voltar para a cidade cai uma chuva isso adia umas horas a volta de Denis e seu amigo.quando a chuva da uma estiada eles decidem que é hora de voltar e quando os dois estão voltando Rute se declara pra Denis e ele também fala que ama ela.

Ele fala que vai voltar pra ela.mas tinha que esperar o resultado do vestibular.

E ele foi embora pra cidade,

quando chegou lá viu o resultado e ele passou,mas a bolsa dele foi pra São Paulo.

Ele vai passa alguns dias,mas a faculdade demora pra entar em contato com ele.ele vai até a faculdadee descobre que perdeu a bolsa por não ter pagantes suficiente.

Então ele volta a Brasília e quando chega lá,encontrar....a menina do mercadinho que descobre que o nome dela é patrícia.

Eles começaram a se aproximar eles começaram a namorar.

Nisso a irmã de Denis vem morar com ele.

E Denis ficou com a consciência pessada por ter pedido para Rute espera ele.ele fica entre Rute e Patrícia?

Quem será que ele vai escolher...

O final e suprendor

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Fragmentos de Uma Realidade irá nos apresentar à Denis. Denis procura sempre ver o lado bom da vida nas mínimas coisas, pelo menos ao meu ver, mesmo que seja numa coisa mínima, Denis tenta resgatar algo de bom daquilo.

Começamos o livro com Denis no mercado conhecendo uma bela moça, que depois ele vem a descobrir que é Pati. Em sua primeira vista, Denis se apaixona por ela, e o sentimento é recíproco, porém não é o momento, então eles acabam não se vendo mais.

Alguns anos depois Denis acaba passando no ENEM e antes de ver se ele fará faculdade em Brasília ou em São Paulo, ele realiza uma viagem para o exterior juntamente com seu melhor amigo.

Lá Denis reencontra Rute, uma pessoa que ele conheceu em sua infância. Rute sempre foi apaixonada por Denis, mesmo tendo o visto apenas uma vez em sua infância, ela sabia que aquele era o amor de sua vida.

Denis acaba se apaixonando pelo jeito encantador e singular de Rute, porém não há nenhum jeito dele ficar naquele lugar. E mesmo apaixonados um pelo outro, eles se separam.

Cursar a faculdade que ele tanto almejou acaba não dando certo, então ele terá que retornar para sua cidade. Só que agora ele não morará mais sozinho, sua irmã Pabline lhe fará companhia.

Pati e Denis se reencontram, porém são grandes amigos, mas o que é amizade uma hora se substituirá por paixão. Denis se apaixona e vive momentos intensos com Pati, mas Rute ainda é dona de seu coração.

Samuel Sam tem uma narrativa poética e lírica que faz o leitor voar por suas páginas e sentir as emoções dos personagens.

Como eu citei no começo, Denis é uma pessoa que aproveita o máximo da vida, as paixões, a felicidade, o sofrimento, tudo Denis tira uma lição da vida, ele tem uma visão mais aprofundada a respeito das coisas.

Confesso que em boa parte do livro ele me irritou. O motivo é: na maior parte do livro Denis se vê divido entre duas paixões, eu torcia muito pra uma, era a mais provável dele ficar, porém ele escolheu o caminho mais difícil, pelo menos ao meu ver, e acabou não ficando com a pessoa que eu queria.

O final apesar de ter sido bonito, não me agradou muito. Fiquei com raiva e não aceitei de forma alguma a escolha de Denis.

Não iria me aprofundar mais sobre Rute e Peti, se não irei dar spoiler pra vocês sobre o final. Mas ambas personagens são guerreiras e intensas em suas emoções.

Samuel Sam com sua peculiaridade criou uma história leve com muitos sentimentos e emoções.

Espero que tenham gostado da resenha e de conhecer mais a respeito do livro e sua atmosfera!

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

sm_ollli 31/12/2023

Denis, sendo o usuário mais fraco de amor líquido.

A Rute é uma querida, passou o livro todo sendo super paciente diante das esquisitices do Denis, até mesmo quando ele admitiu que sentia algo por outra mulher.

Enquanto isso, tem a Patrícia que foi de mal a pior. A coitada já não batia muito bem da cabeça, aí chegou o Denis e cagou mais ainda.

Eu amo a Rute porque ela é praticamente perfeita, porém me simpatizei mais com a história da Pati por ela ter mais camadas.

Denis é só um homem fazendo coisas de homem.