O Clube de Leitura de Jane Austen

O Clube de Leitura de Jane Austen Karen Joy Fowler

Resenhas - O Clube de Leitura de Jane usten

Bruna 16/03/2024

O interessante aqui é que não se tem um personagem principal. O enredo acompanha um grupo de leitura no qual, cada indivíduo tem sua vida ou passado apresentados. Por este motivo também que o fio narrativo por vezes volta no tempo, o que deixa a história menos fluida, mas não menos interessante.
Gostei muito de Jocelyn e o núcleo da sua criação de cães da raça (apesar de na vida real ser terminantemente contra). Não posso deixar de mencionar Grigg, o único homem que participa do clube, inteligente e sensível (este eu queria que existisse na vida real).

Adriana791 08/02/2024

Um grupo de amigas e um amigo resolve criar um clube de leitura para reler as obras de Jane Austen.

Cada mês um livro e a história de um dos membros.

É um livro sensível e uma leitura fluida. Dá uma boa noção dos livros de Austen, mas sem spoilers.

gabrellac 11/01/2024

Me encantou! :)
Confesso que no início não gostei tanto, empurrei a leitura só porque estava lendo com outras amigas, mas chegou num ponto que estava encantando, querendo saber das fofocas, os desfechos e me afeiçoei aos integrantes do clube de leitura.

só achei que a autora enrolava muito pra falar algo simples, muitos detalhes, mas gostei bastante da história.

Thais.Garrido 08/01/2024

Vim por conta do filme
Se você é como eu, e foi atraída pra essa leitura por conta do filme, talvez se decepcione também.
Sinto que li apenas metade da história, e que o desenvolvimento dos personagens do Grigg, da Bernadette, da Allegra e da Prudie ainda precisam acontecer.
Gostei que as discussões sobre os livros iam além dos personagens protagonistas que amamos tanto, e que nosso clube do livro se relaciona muito com os personagens secundários, mas nenhuma discussão realmente se aprofunda, e as histórias dos personagens do clube do livro se relacionam superficialmente em relação as histórias da Austen.
Esse é um dos raros casos em que o filme acaba sendo muito melhor.

Laura.Riva 31/12/2023

Chatinho
Comecei a ler por conta do filme que gosto muito, mas achei o livro bem chato, com discussões chatas e rasas, sendo muito melhor o próprio arco dos personagens

Goncalves 27/12/2023

Isso não é uma resenha
Acho que tudo nessa história passa muito devagar. as conversas sobre os livros no clube são extremamente maçantes, e as histórias dos personagens que correm em paralelo são muito mais interessantes em si. eu achei o final é bem capenga, mas é um bom livro de transição.

Luiz Rodrigo de 21/12/2023

O que dizer o livro não melhor que o próprio clube.
O Clube de Leitura de Jane Austen de Karen Joy Fowler
Vigésima nona leitura
Período de leitura 16/07/2023 à 20/12/2023
Páginas lidas: 320/8.199

Tenho um misto de emoção com relação a este livro. Encontrei algumas dificuldades com este livro, o ritmo é quebrado, pois não há nenhum aviso de qual linha do tempo estamos presenciando. E outra questão é que a as minhas referencias são os filmes de Jane Austen que eu já vi, e o "Orgulho e Preconceito"que li a algum tempo atrás. E não me lembrava mais. Porém a escritora apresenta um resumo de cada livro discutido no clube, ou não..
Mas apesar deste pontos negativos eu gostei, pois me faz pensar em meu grupo de livros, lemos clássicos os maiores, nunca lemos Jane Austen em conjunto, mas no livro tem períodos dispersos, como acontece no meu, nem sempre estamos falando no livro da vez. E as vezes nos reunirmos nem para o clube, as vezes um aniversário e outras vezes um lançamento de algum livro de nossos participantes. E isto aconteceu ontem , no lançamento da Marceka em "A aranha de guarda-chava". E foi um ótimo encontro do clube.
Nicole Kloss 23/12/2023minha estante
Também tive esse misto de sentimentos!! E a mesma coisa com a narração, nunca deixou claro quem estava narrando, então eu cheguei a conclusão que todos foram narradores de acordo com o que estava acontecendo

suenygomes13 22/10/2023

Procurando por Jane
Gostei bastante dessa história, me envolvi com os personagens e gostei bastante da escrita da autora. Gosto como ela relaciona assuntos não tão comuns, aborda problemáticas e faz dessas questões parte da construção da personalidade dos personagens. Também gostei muito de, a cada capítulo, conhecer um pouco mais de cada um e como ela escolhia formas diferentes de fazer essa apresentação e que até surpreendiam a gente. Mas sinto que gostaria mais desse livro se não houvesse uma premissa, enganosa, de associação à Jane Austen. Nem mesmo as histórias dos livros discutidos no clube de leitura se encaixa com os personagens, é algo muito superficial e até chato... Confesso que discordo bastante das opiniões dos personagens sobre os livros haha.
Exatamente por isso dei uma nota mais baixa, até o final da história a autora segue com essa ideia de que há Jane Austen ali, mas não é bem assim. Recomendo a leitura pela história, mas não por associação aos romances de Jane.

#Anafox 17/08/2023

Um livro levinho, pra curar ressaca.
Pois bem, a personagem Jocelyn convida conhecidos seus para formarem um clube de leitura das obras de Jane Austen. É claro que ao passar pelas obras passamos TB pela vida de cada participante, conhecendo seus passados e os rumos que o presente está tomando.

Uma delícia de ler.

Sabrina 25/06/2023

É aquela rara ocasião em que eu prefiro o filme...
Demorei um bom tempo pra ler este livro porque eu tinha uma memória afetiva muito boa em relação ao filme... e foi decepcionante!
As personagens são rasas e não criei afeição alguma por nenhuma delas (e pelo Grigg). Enfim, aconselho a assistirem ao filme, porque acredito que vocês vão se entreter mais do que com o livro.

Monica351 28/05/2023

Clube de leitura
Um grupo de americanos discutindo seus livros preferidos da clássica escritora inglesa Jane Austen.

A medida que avançam na leitura, características pessoais são reveladas e comparadas com algumas características dos personagens.

As dificuldades nas relações humanas se repetem independente da época...

Mas há sempre a alternativa de nos reinventarmos desde que estejamos dispostos dar outra change aos que estão a nossa volta.

Pêpe 04/04/2023

Nossa eu esperava muito mais, achei que deixou a desejar, o filme é mil vezes melhor.
Jocelyn resolve convidar umas amigas para discutirem os livros de Austen, então chama sua amiga de colégio Sylvia e sua filha Allegra, Bernadete famosa por ter se casado várias vezes, Prudie uma professora de francês e o único homem do clube Grigg.
Enquanto se reúnem cada mês para discutirem o livro, sempre mudando de casa, a vida de cada segue paralelamente, cada um com seus problemas e suas histórias.
As discussões dos livros em si, são bem poucas eu achei bem pobres, levando em consideração os livros de Austen.
É um livro bem fácil de ler, flui muito bem, mas senti falta no enredo mais sobre os livros mesmo
Não que eu não tenha gostado, só não amei.

Cristina 02/04/2023

Não gostei muito da dinâmica do livro, os diálogos meio truncados, sem muita continuidade, vários personagens interessantes, mas que acabam sendo exporados muito superficialmente.