Os 12 Signos de Valentina

Os 12 Signos de Valentina Ray Tavares

Resenhas - Os 12 Signos de Valentina

Isadora 19/06/2017

Minha história com as fanfics e histórias originais da Ray vem desde Noiei, a primeira fanfic dela que eu li. Depois disso, só consegui amar cada vez mais cada história criada por essa mulher maravilhosa, e com 12 Signos de Valentina não foi diferente. Me apaixonei logo de cara por 2 motivos:
1. A principal compartilhava do meu nome
2. Era sobre astrologia, um assunto que eu estava querendo aprender mais.
Esperava ansiosamente toda semana por um novo capítulo, que devorava em alguns minutos e me fazia ansiar pelo próximo. Ver o sonho da Ray se tornando realidade é incrível, assim como ter esse livro em mãos.
Assim que comprei, comecei a ler e não consegui parar até acabar, mesmo já sabendo como a história terminava. Percebi algumas mudanças em relação aos capítulos do Wattpad, mas sempre para melhor.
É um livro que tem senso de humor, drama, romance e que eu recomendo para qualquer pessoa, mesmo gostando ou não de astrologia, porque é indispensável para se apaixonar pela escrita da Ray.
5 estrelas e favoritadissímo.

Nathalie 07/07/2017

Leitura deliciosa!
Os 12 Signos de Valentina me surpreendeu de forma extremamente positiva! O livro além de muito divertido também trás de forma sutil temas importantes da nossa sociedade. Me identifiquei muito com a Isadora, e foi um alívio acompanhar uma história tão próxima da minha realidade (jovem adulta paulistana que está na faculdade). Foi uma leitura deliciosa, inspiradora e que me tirou o sono de tão empolgada que estava! Ray consegue criar personagens muito cativantes e uma história que você quer fazer parte. Amei e vou indicar para tooodos os meus amigos e amigas loucos dos signos (e os que não são também!).

Val 11/07/2017

Fofíssimo e genial
Eu sou uma leitora voraz, quem entra no meu Skoob percebe. Então, quando a Ray mandou o link dos livros dela no Wattpad, eu resolvi conferir.

Os 12 Signos de Valentina é um livro maravilhoso, com uma proposta inovadora e genial, posso me considerar perita já que meu gênero preferido é o romance.

Não é um livro (muito) clichê, os protagonistas passam a sensação de realidade, não são forçados como em muitos romances. Temos vontade de passear pelas ruas da Cidade Universitária, na expectativa de encontrar Isadora, Andrei, Marina e Rodrigo, a fim de construir uma amizade sincera com eles.

No decorrer da leitura é visível a transformação e amadurecimento pelo qual a Isadora passa, a vontade que ela tem de terminar o que se propôs a fazer, como uma forma de descobrir uma forma de se amar primeiro, antes de embarcar no relacionamento com Andrei, mesmo com sua melhor amiga lhe dizendo para fazer o contrário. Gostaria de ter sua determinação e vontade.

Andrei é o típico par perfeito, compreensivo e amoroso. Dei graças a Deus e a Ray por não tê-lo feito um protagonista clichê, porque podemos desejar e sonhar com um Andrei em nossas vidas.

Eu já li (e ainda leio) todos os livros da Ray que existem no Wattpad, assim como Nicholas Sparks, eu lerei até receita de bolo se ela escrever! Ela já é uma das minhas escritoras favoritas, torço para que todos os seus livros se tornem sucessos estrondosos.

Manuela 09/07/2017

3.5
3.5 estrelas
Com mais de 2 milhões de leituras no wattpad a autora viu sua história saltar para uma grande casa editorial.
Felicidade ver autores nacionais sendo publicados.
"Os 12 signos de valentina" é uma leitura gostosa com humor. Acredito que tem mais foco em leitores mais jovens.
Traz enredo já usado mas nem por isso perde seu objetivo.
Para quem quer histórias leves, despretensiosas pode ser escolha.
A capa está perfeita e combina com a história.
Sah 19/04/2018minha estante
undefined

Marina 19/01/2019

No início o livro até que funcionou para mim e consegui manter certa empatia pela Isadora até certa altura da história. Também consegui dar boas risadas com algumas cenas, mas no decorrer da trama Isadora começou a ficar chata e egoísta e é muito irritante ler um livro em primeira pessoa quando a narradora começa a ser um pé no saco. Achei ela incrivelmente injusta com o Andrei por um motivo tão besta quanto não saber qual o signo dele, sério, isso é doença e um tanto infantil pra uma mulher de 22 anos. Além disso faltou pesquisa sobre astrologia, não se faz uma personagem tão obcecada por signos quando ela só sabe o senso comum sobre o tema, nesse ponto errou feio, errou rude.

Um ponto que poderia ser forte, mas que virou ponto fraco ao longo da leitura também por falta de aprofundamento foi a militância da Isadora. É engraçadinho ela fazer piadinhas internas sobre seus privilégios sociais, mas quando só serve pra isso e não contribui pro crescimento da personagem ao longo da trama, melhor deixar de fora, sério. Mas foi legal ler um chick-lit com um mínimo de consciência política, isso é muito difícil de achar.

Por fim, mais pro fim do livro, comecei a achar que a autora acreditou que os leitores eram burros ou tinham memória curta, porque ficou muito repetitivo, não nego que pulei algumas páginas movida pela força do ódio de ter que ler um montão de coisas mais de uma vez. Sério, eu ESTOU LENDO o livro, então eu lembro perfeitamente bem o que tava rolando páginas atrás.

A autora escreve bem, mas acredito que esse livro não estava pronto para ser publicado. Faltou pesquisa e faltou desenvolver melhor diversos aspectos da trama.

Ah, sobre o final: um plot twist que não virou mesa nenhuma.

Tamara 27/12/2017

*Resenha postada originalmente e na íntegra em: www.rillismo.com
Sabe aqueles livros para os quais olhamos, ao virar da última página, e pensamos: "Uau, essa foi uma ideia genial". Pois é, foi exatamente o que aconteceu com esse enredo, e confesso que ao terminá-lo, tive vontade de aplaudir a Ray Tavares de pé, por toda a sua genialidade (pois apesar de ter certos clichês, ainda assim é uma ideia muito original que eu nunca tinha encontrado antes), escrita que tem a capacidade intensa de prender e cativar, e pelo seu modo de conduzir as coisas, abordando romantismo, drama e comédia na medida certa em uma história que merece ser conhecida por muitos leitores.

Mas, para ser bem sincera, até pouco tempo atrás eu jamais tinha ouvido falar no livro ou na autora, porém o conheci logo depois da bienal, quando em uma lista dos mais vendidos do grupo editorial Record, Os 12 signos de valentina estava lá, dentre os dez primeiros. Então, curiosa que sou, resolvi colocá-lo em minha lista de desejados na Amazon, e quando vi o ebook em um ótimo preço na black friday não hesitei, e logo o acrescentei à minhas compras. Então, enquanto embarcava em outro livro, abri esse só para dar uma espiada, e o que vi nos primeiros parágrafos muito me agradou, e foi assim que decidi, sem demora, que essa seria a minha próxima leitura.

Mas, admito que eu não estava preparada para a torrente de sentimentos que o livro iria me causar, e confesso que no final eu estava bancando a Valentina e analisando todos os signos de conhecidos, amigos e até dos namorados que tive, de tão contagiada que fui pela história, sem contar que me apaixonei, sorri muito e fiquei na torcida pela felicidade de Isa e até mesmo me identifiquei em suas divagações sobre relacionamentos, faculdade, e outros temas relevantes do mundo moderno, e fiquei tão ávida por descobrir todo o desfecho, que acabei devorando as 392 páginas em menos de 24 horas, e inclusive acordei no meio da madrugada para ler, de tanto que fiquei viciada na história.

O ponto mais positivo desse enredo, foi, sem sombra de dúvidas, o fato de se passar no Brasil, mais especificamente em São Paulo, e por ter falado de coisas, lugares e hábitos que cultivamos e que conhecemos, o que faz com que nós, leitores, criemos uma identificação mais instantânea com Isa e seus dilemas, e até mesmo conseguimos nos colocar no lugar dela, imaginando com perfeição cada cena ali descrita.  Além disso, achei muito bacana a Ray trazer um tema como a astrologia, que é algo tão presente em nossas vidas, afinal, quem nunca deu aquela olhadinha básica nas características ou no que o seu signo previa para o próximo ano, não é?, mas que ao mesmo tempo causa tantas crenças e descrenças, tudo dependendo de cada pessoa. Outro ponto que me marcou bastante, foi o modo tão cativante como a autora conseguiu abordar coisas engraçadas em meio a dramas, e como ela nos fez refletir sobre nossas vidas, relacionamentos, sentimentos, e também sobre política, sociedade e atitudes.

Tudo bem! eu sei que deveria parar de despejar todos os meus elogios direcionados para a obra, pois é importante deixá-los conhecer tudo sem ficar contando demais, mas, se me permitem dizer apenas mais uma coisinha, é que os romances nesse livro são encantadores! Sim, a cada encontro de Valentina/Isadora com os moços dos signos e os outros romances presentes nos enredos, é possível sentirmos aquela pontinha de fofura no coração, além de sentirmos ele aquecido, cheio de romantismo pelo que está acontecendo, e é impossível não pensarmos "Poxa, eu quero um desses romances para mim!", e, até mesmo o antigo relacionamento de Isa consegue mexer conosco de alguma forma, à medida em que ela relembra os bons momentos e os bons tempos, e nos faz, mais uma vez, ter ciência de que um relacionamento não é somente feito das partes ruins, mas também das partes boas que acabamos deixando de lado no processo de separação.

Ah! Eu acho tão difícil falar sobre pontos negativos enquanto estou nesse estado de graça, ainda loucamente apaixonada pelo livro, mas, colocando os pés no chão por alguns minutinhos, posso dizer que essa obra irá desagradar os leitores que não curtem romances despretensiosos e leves, e também aqueles que não são nem um pouco adeptos da astrologia. Ainda, ouso dizer para os leitores que não curtem livros do tipo Chicklit, ou os enredos com uma pegada mais juvenil, talvez essa não seja a leitura certa para você. Mas, ainda assim, caso você seja um desses leitores que mencionei acima, mas ainda assim estiver disposto a dar uma chance, eu acho que ela valerá muito a pena!

Isa é uma mistura de personagem de mulher quietinha mas ao mesmo tempo ousada; um pouco tímida e ao mesmo tempo descolada; um pouco romântica e ao mesmo tempo a fim de curtir, e isso é uma característica que nos encanta na personagem, pois nenhum desses lados se mostra demasiado forçado ou exagerado. Além disso, em vários momentos me identifiquei com os sentimentos da protagonista, e isso foi um fator que fez com que eu me sentisse bem próxima dela. Outra personagem de grande destaque é Marina, a prima de Isadora responsável por levá-la para a balada que desencadeou toda a história dos signos. Marina é uma espécie de grande amiga, irmã e apoio, e é daquele tipo de pessoa para quem desejamos simplesmente mandar uma mensagem no meio da noite para conversar ou desabafar. Quanto ao núcleo masculino do enredo, admito que amei ver as características de cada homem do zodíaco, e concordo com muitas delas, mas, certamente o mais cativante é Andrei, o moço da balada, que relutei para me sentir cativada por ele, mas no fim, acabou me conquistando. Há vários personagens secundários nesse enredo, e todos foram de grande importância e tiveram destaques bem feitos, e personalidades muito bem criadas, e conseguem nos tocar de várias maneiras.

O livro é narrado em primeira pessoa, através do ponto de vista de Isadora, e é dividido em 42 capítulos de tamanho razoável, além de prólogo e epílogo. Além disso, a edição foi lançada pela editora Galera Record, e a edição está ótima, com uma revisão impecável.

Esse é o primeiro lançamento da autora, que lançou inicialmente o livro no whatpade, plataforma de leitura online, e lá alcançou mais de dois milhões de leituras, e após sua ida para a Galera Record, também está fazendo muito sucesso, sendo que seu livro esteve dentre as obras mais vendidas da editora na Bienal do Rio de Janeiro. Ainda, segundo a autora, podemos esperar para 2018 um livro de contos, que está previsto para sair no primeiro semestre, onde ao lado de outras três autoras renomadas, serão apresentadas histórias de "heróis do imaginário popular; e no segundo semestre a previsão é de que tenhamos em mãos o seu segundo livro solo, do qual ainda não temos grandes informações, somente a de que Ray irá "Ensinar todo mundo a sair da friendzone", segundo declaração em uma entrevista recente.

Em resumo, Os 12 signos de Valentina é uma leitura altamente recomendada para os leitores que gostam de bons romances, bons chicklits, bons dramas... em fim, esse livro tem tudo de bom, e é uma ótima leitura para as férias que estão chegando, pois é leve, divertido e envolvente.

site: http://www.rillismo.com/2017/12/resenha-os-12-signos-de-valentina-por.html

Graci (PelasPortasDaLeitura) 17/11/2018

Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra em uma fossa sem fim. Sem estágio nenhum à vista, ela se afogar em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e o Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente.
_____________
Os 12 signos de Valentina é um romance com coração partido e uma pitada de comédia (tinha que ter, né? rs), perfeito para quem gosta de astrológia ou se considera ALOKA DOS SIGNOS. Nessa história, Isadora não consegue lidar com a traição e o término de seu relacionamento que durou 6 anos (e que sacanagem essa traição ein!). Então sua prima a arrasta para uma noitada, onde Isadora descobre que ela e o Lucas nunca dariam certo por conta da astrologia, já que seus signos não se batem! Ao abrir os olhos para esse novo mundo, ela fica obcecada pelos signos e acaba juntando isso para um projeto investigativo do seu curso, onde ela cria um blog chamado "Os 12 signos de Valentina" que ela contará suas experiências beijando um de cada signo do zodíaco.
A história é envolvente e divertida. Ray Tavares nos faz mergulhar em cada parágrafo, cada signo, e até bate aquela dúvida: e se fosse comigo?
Digo, por mim, eu entraria nessa aventura, rsrs.

Leila Lizandra 06/11/2017

Sou Libriana com ascendência em diversão
Um dos melhores livros que li esse ano. É isso mesmo.
Esperava menos desse livro e me surpreendi total. Devorei em dois dias.
Amei a trama, amei as personagens, amei a escrita, amei a autora, amei ler, amei o romance, amei rir com ele, amei esquecer o mundo nessa leitura, amei o final.
Não quero dissecar as personagens, não quero comentar sobre a estória porque nada fará jus a lê-lo e tirar as próprias conclusões. Leiam logo, não se demorem.

Carla Priscilla 12/09/2018

Engraçadíssimo
Pensa num livro ótimo pra te tirar de uma ressalva literária, é esse!
Engraçadíssimo, com as melhores referências a cultura pop que podem ser colocadas num livro e o melhor de tudo é que a Isadora somos nós, facilmente nos identificamos com a protagonista e vivemos a história de forma plena.
A história se passa em São Paulo, mas poderia se passar no Rio de janeiro, em Curitiba, na Bahia ou em qualquer lugar, volto a dizer é muito fácil você se identificar e adentrar na história.
Isa é muito inteligente e ao mesmo tempo muito engraçada, tem pessoas que se importam muito com ela ao seu redor e conhece uma nova pessoa pela qual os leitores se apaixonam logo no início.
Indico esse livro principalmente para aqueles que como eu estavam em um ressaca literária braba, ou que só querem dar umas boas risadas.

Carolina 19/09/2018

Não decepcionada em NADA !
Meu deus ! Que livro ! Eu estou em uma confusao de sentimentos ! Esse livro me fez rir, chorar, apaixonar, ficar com raiva, tudo junto com a personagem. Me fez ter aquela borboleta no estomago de quando nos apaixonamos, e conseguiu descrever de varias formas os inumeros sentimentos que todos ja passamos na vida ou iremos passar de forma que eu nunca consegui por em palavras. Que forma maravilhoooosa de escrever a autora tem. Eh um livro leve, apaixonante, pra quem quer sair da rotina e esquecer o mundo. Pra tirar o stress do dia a dia. E o fim nao deixa a desejar. Nada nele me decepcionou. E indico super para tooodas meninas e meninos e amantes de um bom romance e comedia e astrologia claro ! Eu to tentando por nessa resenha palavras para dizer o quao maravilhoso esse livro eh, mas ta dificil ! Apenas leiam !
Diene.Cintra 27/09/2018minha estante
Não esperava nada desse livro tava aqui na minha estante esperando a lista enorme de livros pra ler quando leio PAAAAAA muito bom

Fernando 26/07/2018

FAVORITADO PRA VIDA
Meu deus do céu, que livro incrível. Original, criativo, divertido, fluido. A história mantém preso desde a primeira linha da sinopse até a última linha dos agradecimentos, é muito bem escrita e muito bem costurada. Não consegui largar o livro até não terminar de ler e li tudo num dia só.
Entre todos os livros que eu já li, esse foi, com certeza, o que eu mais me diverti enquanto lia (e ria MUITO). É muito bem humorado, a leitura flui, a escrita é impecável, as tiradas são ótimas, as piadinhas da Isadora são péssimas (e eu amo piada ruim), adorei a história, os plots (um mais maravilhoso que o outro).
A Ray é uma escritora e pessoa incrível, adoro acompanhar stories e as outras redes sociais dela e deu pra ver muito que todo o livro tem um toque DELA, essa parte mais cômica, a preocupação social, enfim, tudo é muito a cara dela e eu AMEI isso. Com certeza 'Os 12 Signos de Valentina" vai estar nas minhas melhores leituras do ano e já tá no top 10 de leituras da vida.

A.D. Araújo 21/02/2018

MAGAVILHOSO!

"A astrologia não faz mal a ninguém; aliás, é um ótimo assunto para rodas de amigos e uma ótima maneira de tentar conhecer melhor outra pessoa e, ao contrário da religião, nunca matou e nem oprimiu ninguém"

***

Olá, eu sou uma daquelas pessoas que quando vê a palavra "Romance", dispara rua a fora como o diabo correndo da cruz. São poucos ─ para não falar nenhum ─, os romances que conseguem me envolver. Eu dificilmente cogito a possibilidade de comprar ou ler um livro de romance.

Os 12 signos de Valentina foi recomendado por: iiambia ─ Uma das minhas melhores amigas e agradeço eternamente, ao Wattpad por isso (Leiam os livros dela no Wattpad.)

Eu não sei, muito bem, como começar essa resenha, mas vamos de um jeito simples citando que o livro para mim, é: apaixonante, encantador, divertido, emocionante; e não sei quantas outras palavras poderiam expressar esse livro ─ que todo leitor deveria apreciar.

A capa foi uma das primeiras coisas a chamar minha atenção ─ pois, sou um viciado em signos ─, e mesmo sem gostar muito da cor rosa, a capa foi feita com tanto carinho que dá vontade de dormir abraçado nela. (Eu fiz isso)

O título, os 12 signos de Valentina, sempre me faz lembrar daquela piada engraçadinha que, em 2020 a palavra filho será substituída por Enzo's e a filha, por Valentina's. E eu não duvido nada, que se o livro tivesse sido lançado depois disso; Ray Tavares, com toda certeza, faria "Isadora" tornar isso uma piada ainda maior na sua história.

Logo, no início, conhecemos Isadora Mônaco, uma Ariana que está enfrentando o termino de um relacionamento de "seis anos" ─ uma coisa bem rara de acontecer ─, mas lida muito mal, com isso. Ela passa dias no fundo do poço, chorando, enquanto ouve Adele, Sam Smith, Taylor Swift e entre muitos outros cantores que eu amo. E como se já não fosse o suficiente, ela ainda come miojo, shoyo e queijo, enquanto assiste masterchef. Como eu não me apaixonaria por uma personagem, assim? A dor dela pelo Lucas é tão verdadeira, que em alguns momentos até eu ─ o coração de gelo ─, estava com pena do seu sofrimento. Uma coisa interessante, é que Isadora faz muitas observações sobre os privilégios dados às pessoas, tanto em cor, quanto em etnia e classe de gênero; suas críticas sócio-políticas também fazem parte da trama ─ eu nem acreditei quando vi a palavra "Bolsonaro" e "Inês Brasil" hahaha. Isadora é uma personagem que prefere pagar metade da conta, porque ela acha que é direito dela fazer isso; que prefere abrir a porta do carro, porque ela pode fazer isso sozinha. Essa personagem vai se tornando cada vez mais incrível em seu desenvolvimento e sempre, reforçando o empoderamento feminino.

Os Personagens são muito bem estruturados, desde os recorrentes até os fixos.

Marina, a prima, surge no livro como uma avalanche de sentimentos e simpatia, cheia de tiradas engraçadas e puxões de orelhas precisos. Ela é a maravilhosa personagem que empurra Isadora para o blog dos "12 signos de Valentina", conseguindo a maior parte dos famosos "contatinhos" de cada signo, para Isadora conhecer. Rodrigo, namorado de Marina, foi um personagem bem pouco explorado, porém, ele não tinha uma grande importância para ter tanto destaque; apenas que era o "Brow" de Andrei e namorado de Marina. Não consegui shippar tanto Rodrigo com Marina. Eles para mim, se tornaram aquele casal que está junto há muito tempo, ou aquele casal, que se junta sem sabermos o porquê e nem como. Apenas sabemos que eles estão namorado e estão apaixonados, mas não ligamos muito para isso.

Andrei, o nerd, é um dos melhoreees personagens da história em minha opinião, até mesmo melhor que Isadora. Bom, ele é o melhor personagem da história, então. O cara tem todos às melhores características, é o homem que toda garota procura. Ele é um sujeitinho muito do bem. Ele é especial. Eu não sei como descrever o Andrei, apenas posso dizer que ele é o cara certo para maior parte das pessoas... e é exatamente, por esse motivo, que ele está dentro de um livro. (Essa é a hora que todo mundo se abraça e chora.)

É isso mesmo produção...? Meu personagem favorito não é um vilão?

Preciso aceitar que, Ray Tavares, foi uma das únicas escritoras a conseguir me fazer amar um personagem que não é um vilão. Isso é quase impossível de acontecer. Por um momento, pensei que eu gostaria da Amanda, quando a conhecesse, mas me senti decepcionado, por ela não ter dado às caras como a atual namorada insuportável em alguns capítulos. Bom, ela nem sequer apareceu no livro apenas foi comentada. Na minha opinião, poderíamos ter tido um plot maravilhoso em uma cena entre Amanda e Isadora, no entanto, vou precisar conviver com a falta desta cena.

O romance criado entre a mãe e o pai de Isadora, também não foi explorado. Não tinha muito o que explorar, até porque eles não eram o objetivo do livro. E mesmo assim, eu consegui shippar eles muito no final e torci para que ficassem juntos. Eles mereciam mais uma chance. A mãe da Isa era tão fofa.

site: https://www.wattpad.com/535645982-resenhas-f%C3%ADsico-os-12-signos-de-valentina-ray

Gabe 26/07/2018

Signos Signos!
O começo pode ser bem chato, porque você enxerga oque a personagem não quer enxergar no namoro fracassado dela, bom, e maravilhoso é muito engraçado me arrancou uma boas risadas, e o Andrei e o meu novo Crush literário, e tem uns bons conselhos e uma lição boa por trás da história da Isa.

Hemy Gomes 19/09/2018

"Fiquem com alguém que saiba valorizar a pessoa que tem ao lado e que saiba o quão sortudo é em tê-los ou tê-las."
Isadora (ou Isa, como ela prefere) é uma estudante de jornalismo que acabou de terminar um namoro de 6 anos ao ser traída por Lucas, seu (ex) namorado. A vida da garota era resumida em ficar em casa relembrando dolorosas memórias, até que sua prima Marina convence Isa a sair de casa. E depois de uma bebedeira irresponsável, Isa descobre, no banheiro da balada, o motivo do seu relacionamento ter dado errado: ela de Áries, ele de Peixes.
Ao receber um trabalho da faculdade que consiste em criar um blog anônimo conteúdo investigativo, Isa resolve unir o útil ao agradável: seu novo vício por signos e novas experiências amorosas.
Isa relata todos os seus encontros amorosos com um garoto de cada signo do zodíaco, começando por Áries e terminando em Libra. Em cada post, Isa escreve os prós e contras e como foi sua experiência com cada garoto, deixando seu blog famoso entre os colegas de turma -- que nem imaginam que ela é a Valentina por trás do blog.
Apesar de estar tendo casos esporádicos com vários garotos, um deles chama sua atenção ao longo disso tudo: Andrei. Um garoto estranhamente charmoso, coincidentemente do signo complementar e muito atraente e interessante.
Continuando com o "experimento" e tentando fugir da sua paixão por Andrei, Isadora se vê surpreendida pelo seu ex, pelos colegas tentando descobrir quem é Valentina... e principalmente por Andrei estando sempre presente na vida de Isadora, tanto que eles entram em um "relacionamento". Seria o momento que ela deveria arriscar no amor e interromper o projeto Valentina ou continuar seu projeto e não dar outra chance para o amor?

O livro foi muito gostosinho de ler, a história fluiu bem (mesmo eu tendo demorado um pouco pra me acostumar com a Isadora) e o desenrolar da história foi muito bom com um final foi muito fofinho!
E como sempre, Andreis literários provando que são irresistíveis. E provando que o jeito de ser não depende do signo, e sim do caráter. Porque pessoas otárias ou incríveis podem ter o mesmo signo (rs).

Nota 4,5 de 5

Ana 28/08/2018

Os 12 signos de Valentina e a incompreensão do signo de Peixes
Eu "conheci" a Ray Tavares em um grupo do Facebook no qual ela tinha fãs da Valentina algum tempo atrás. Conto isso porque foi a primeira vez que li algo de alguém que eu conhecia e teve um impacto diferente em mim.
A escrita da Ray é maravilhosa. Contém a dose certa de humor, de drama e romance. Diria que é impecável. A história te envolve de uma forma ... Deliciosa. Eu, que até então nem sabia meu signo, passei a ler algumas coisas e achar interessante (ainda sou a cética, não me julguem). Esse é o poder dessa leitura.
Os personagens são muito bem construídos (sob esteriótipos de signos) e é possível criar uma ligação com eles. Eu particularmente fiquei apaixonada por Marina, ainda espero o momento que ela brilhe e mostre todo sua concentração ao mundo!!!
Cheia de frases marcantes e momentos filosóficos, indico particularmente o livro para aqueles que acabaram de terminar um relacionamento.
"A vida com peixes é um eterno pedido de desculpas"
Só deixo aqui minha indignação! Nós, piscianos, somos seres incompreendidos, apenas precisamos de amor e cafuné 24 horas por dia. É pedir muito!?