Meu menino vadio

Meu menino vadio Luiz Fernando Vianna

Resenhas - Meu menino vadio

Giovana 29/12/2023

A visão de um pai
Vemos muitas pessoas que romantizam o autismo e outros transtornos, nesse livro o pai relata a dificuldade de viver uma vida ?normal? tendo um filho autista.

Muitas vezes julgamos ou acreditamos que o autismo não é nada, mas lendo e deparando com as dificuldades do pai vemos o quanto é desafiador.

Uma leitura leve e objetiva!

Paulinha 16/11/2023

Cai cai balão
É difícil escrever ou julgar a autobiografia de outra pessoa.
A pessoa está ali aberta, contando o qie sabe naquele momento, contando as coisas que se orgulha e as que não dá sua vida.
Foi honesto e corajoso

Nai Lima 12/07/2023

Confesso q sou leiga (aqui se leia ignorante) jo assunto, porém adorei o faro do autor não romantizar o autismo e nos permitir entender como é a vida de alguém q convive com o autismo e tb entender como é conviver com esse alguém.
Ler esse livro foi umq experiência incrível.

Erica.Barone 13/03/2022

Nem sei o que falar sobre o livro, sou completamente ignorante sobre o assunto, e graças às experiências do autor passei a ter alguma noção. Li o livro em um dia, tamanha é sua fluidez, entretanto a visão do autor, sem julgar sua dor e tormenta, é deprimente, não só pela sua experiência com o filho autista, mas também por toda sua trajetória de vida. É uma narrativa sincera e realista, e por isso indigesta.

Rosi Soares 04/05/2021

Que história! Real! Narrativa excelente!!! Daquelas histórias de vida que te faz refletir e agradecer a Deus por tudo!! Acaba com qualquer reclamação.

Lenilson 05/01/2021

Meu Menino
Livro que vai na contramão dessa ideia de romantizar o autismo.

Sem dúvidas um dos meus livros preferidos.

Thais 15/08/2020

Narrativa marcante
O livro "Meu menino vadio" é um relato forte, intenso, nu e cru da vida de um garoto com autismo e como essa realidade impacta na trajetória do seu pai. O autor, Luiz Fernando Vianna, narra sem pudor a história de vida do Henrique, seu filho, intercalando com momentos marcantes da vida do próprio escritor. Assim, Vianna coloca uma narrativa completamente honesta, sem piedade ou autocompaixão, sem firulas ou suavidade, sem fantasias ou romance. Nada disso! O leitor é abduzido ao espaço autista, mergulhando nas dificuldades, incertezas, frustrações e muito amor. É um relato marcante com capítulos curtos que seduz a atenção do leitor, criando uma ansiedade para virar a página. Leitura recomendadíssima! Nota 10!

akio 14/08/2020

Meu Menino Vadio
É comum encontrar livros sobre autismo que se propõem a ensinar sobre o transtorno, com ou sem o devido respaldo científico, dando dicas sobre sintomas e terapias. Também é fácil achar leituras biográficas, que trazem relatos pessoais sobre o convívio com algum ente querido no espectro, trazendo uma mensagem positiva, de alento e esperança.

O que não é comum é encontrar um livro como esse, que ressalta a beleza da experiência de viver com um autista, mas ao mesmo tempo não deixa de lado a duríssima realidade no lado social, educacional, familiar e por aí vai. Mais raro ainda é esse conteúdo estar em um volume de poucas páginas, com pequenos capítulos que podem ser lidos em qualquer ordem, embora seja fácil ler tudo direto, de tão interessante que é essa experiência.

Instagram: @akio.com.livros

Tata271 09/05/2020

Um livro de aprendizados (Meu menino vadio)

O jornalista Luiz Fernando Vianna narra a odisseia que é criar um filho com autismo.
A angustiante espera para ouvir as primeiras palavras. As torturantes visitas a médicos e clínicas luxuosas que não atendem as expectativas daqueles que buscam ansiosamente por um alento.
Pai e filho se revezam entre demonstrações de amor e cuidado, além dos conflitos inerentes a convivência humana. Em algumas vezes falta paciência e sobra preocupações em outras simplesmente afeto.
Se já não bastasse lidar com Henrique que necessita de atenção constante, Luiz precisa aprender a lidar com o julgamento de terceiros, as conturbadas decisões da ex- esposa e o receio de gerar uma nova criança e a mesma ser portadora do mesmo gene defeituoso. E assim é a difícil vida desse pai.
Uma leitura rápida, cheia de pequenos questionamentos e rica de sentimentos.
@letrastataarrasa

site: http://tataarrasa.com.br/category/intimo-pessoal/

Andre392 17/04/2020

Experiências Autobiográficas de um Pai
Em determinado sentido podemos entender certos tipos de narrativa como método para visualizar determinadas situações de vida, e aprender com elas. Em “Meu Menino Vadio” livro escrito pelo jornalista Luiz Fernando Vianna e publicado em 2017, temos esse sentido de aprendizado numa narrativa. Um aprendizado difícil, relato de um pai de filho autista que retratam uma vida conturbada, com problemas de diversas matizes e uma experiência de escrita pessoal, praticamente autobiográfica toda a narrativa é um relato cru de um homem que luta, sofre, sorri e chora para criar um filho autista.

Logo de cara somo jogados a uma história que se volta para a psicologia das pessoas do espectro autista que traça uma linha histórica e uma abordagem que visa esclarecer muitos pontos sobre o autismo. Além disto, temos o relato de um pai em meio a seus dilemas pessoais, o divórcio, a separação do filho autista, o medo de criar um filho e a própria impotência pessoal do homem. Luiz Fernando Vianna narra, se desnuda, coloca a si próprio como pai, como homem, como profissional para encontrar a si mesmo nos papeis que desnudou.

Não há como estabelecer um parâmetro ou critério de avaliação de uma narrativa autobiográfica. É pessoal, é único, é uma visão de uma vida que estamos avaliando. Particularmente eu tentei por esse livro em termos de escrita, no fazer da escrita, nas opções narrativas e não na história em si. No corpo do texto, eu não senti uma narrativa tão interessante assim. é importante como modelo para se entender um contexto real de dificuldade de se entender o autismos e suas variantes na psicologia e na forma de se cuidar de uma criança/adolescente do espectro autista. Nem de longe é uma escrita ruim, mas também é excelente. Há fluidez, o texto é conciso, visceral em muitos pontos, há coerência e ponto. Não sei se teria poderia entender que esse livro com outra forma de se escrever uma história própria. Um texto verdadeiro, porém para por ai. A história é fantástica, exemplo real de força. Como texto, é uma forma normal, mediana narrativa.

Joao.Gabriel 16/03/2020

Sincero e humano
Um pai, que muitas vezes vemos só como pai, mostra o ponto de vista real de quem a gente espera que seja um eterno robô em meio as turbulências de se ter um filho dentro do espectro autista. Recomendadissimo!

Laura 13/03/2020

Gostei muito desse livro. É cru, real e achei que passou muitas informações a cerca de pautas do autismo. Recomendo!

Fabricio.Macedo 13/03/2020

Pais de crianças autistas precisam, devem ler!!! Leitura rapida e leve que nos faz viajar nas experiências do pai. Com isso, poder refletir sobre uma postura ética diante dessa realidade.