Meu menino vadio

Meu menino vadio Luiz Fernando Vianna

Resenhas - Meu menino vadio

Andre.28 17/04/2020

Experiências Autobiográficas de um Pai
Em determinado sentido podemos entender certos tipos de narrativa como método para visualizar determinadas situações de vida, e aprender com elas. Em “Meu Menino Vadio” livro escrito pelo jornalista Luiz Fernando Vianna e publicado em 2017, temos esse sentido de aprendizado numa narrativa. Um aprendizado difícil, relato de um pai de filho autista que retratam uma vida conturbada, com problemas de diversas matizes e uma experiência de escrita pessoal, praticamente autobiográfica toda a narrativa é um relato cru de um homem que luta, sofre, sorri e chora para criar um filho autista.

Logo de cara somo jogados a uma história que se volta para a psicologia das pessoas do espectro autista que traça uma linha histórica e uma abordagem que visa esclarecer muitos pontos sobre o autismo. Além disto, temos o relato de um pai em meio a seus dilemas pessoais, o divórcio, a separação do filho autista, o medo de criar um filho e a própria impotência pessoal do homem. Luiz Fernando Vianna narra, se desnuda, coloca a si próprio como pai, como homem, como profissional para encontrar a si mesmo nos papeis que desnudou.

Não há como estabelecer um parâmetro ou critério de avaliação de uma narrativa autobiográfica. É pessoal, é único, é uma visão de uma vida que estamos avaliando. Particularmente eu tentei por esse livro em termos de escrita, no fazer da escrita, nas opções narrativas e não na história em si. No corpo do texto, eu não senti uma narrativa tão interessante assim. é importante como modelo para se entender um contexto real de dificuldade de se entender o autismos e suas variantes na psicologia e na forma de se cuidar de uma criança/adolescente do espectro autista. Nem de longe é uma escrita ruim, mas também é excelente. Há fluidez, o texto é conciso, visceral em muitos pontos, há coerência e ponto. Não sei se teria poderia entender que esse livro com outra forma de se escrever uma história própria. Um texto verdadeiro, porém para por ai. A história é fantástica, exemplo real de força. Como texto, é uma forma normal, mediana narrativa.

Annie - @queriaseralice 28/02/2017

“Ser responsável por uma pessoa com autismo é lidar com a culpa por não poder fazer mais. E aceitar, se esta for a verdade, que está fazendo tudo a seu alcance. O autoflagelo e a resignação são acolhedores, e não é difícil entregar-se a eles.”⠀

Tenho o hábito de ler livros que tratam de assuntos que deveriam ser do interesse e conhecimento de todos – embora não sejam – por acreditar que eles podem me tornar um ser humano melhor.⠀

O autismo ainda é, infelizmente, um tema pouco abordado, tanto na ficção quanto na vida real. Em Meu menino vadio temos o relato extremamente sensível do pai de um garoto autista, que enfrenta dificuldades pra tentar entender seu filho.⠀

Henrique foi diagnosticado com autismo aos 4 anos. Possui dificuldade de comunicação e interação social. Gosta de desenhos animados, tem o vocabulário limitado e certos momentos de agressividade.⠀

Luiz desabafa sobre querer entender o silêncio de Henrique e nem sempre conseguir. Sobre o quanto a sociedade fere simplesmente por não aceitar e incluir as diferenças.⠀

Considero esse livro essencial, principalmente pra quem julga o próximo o tempo todo e não pratica a empatia, algo tão importante e singular.

site: https://www.instagram.com/p/BRE5V9zFwoC/
day 02/03/2017minha estante
Acabei de ler. Minha filha é autista.
Achei o livro muito bom.
Tua resenha é maravilhosa.

Annie - @queriaseralice 07/03/2017minha estante
Muito obrigada, Day! ?

day 26/03/2017minha estante
^^

Tata271 09/05/2020

Um livro de aprendizados (Meu menino vadio)

O jornalista Luiz Fernando Vianna narra a odisseia que é criar um filho com autismo.
A angustiante espera para ouvir as primeiras palavras. As torturantes visitas a médicos e clínicas luxuosas que não atendem as expectativas daqueles que buscam ansiosamente por um alento.
Pai e filho se revezam entre demonstrações de amor e cuidado, além dos conflitos inerentes a convivência humana. Em algumas vezes falta paciência e sobra preocupações em outras simplesmente afeto.
Se já não bastasse lidar com Henrique que necessita de atenção constante, Luiz precisa aprender a lidar com o julgamento de terceiros, as conturbadas decisões da ex- esposa e o receio de gerar uma nova criança e a mesma ser portadora do mesmo gene defeituoso. E assim é a difícil vida desse pai.
Uma leitura rápida, cheia de pequenos questionamentos e rica de sentimentos.
@letrastataarrasa

site: http://tataarrasa.com.br/category/intimo-pessoal/

Fabricio.Macedo 13/03/2020

Pais de crianças autistas precisam, devem ler!!! Leitura rapida e leve que nos faz viajar nas experiências do pai. Com isso, poder refletir sobre uma postura ética diante dessa realidade.

Nai Lima 12/07/2023

Confesso q sou leiga (aqui se leia ignorante) jo assunto, porém adorei o faro do autor não romantizar o autismo e nos permitir entender como é a vida de alguém q convive com o autismo e tb entender como é conviver com esse alguém.
Ler esse livro foi umq experiência incrível.

akio 14/08/2020

Meu Menino Vadio
É comum encontrar livros sobre autismo que se propõem a ensinar sobre o transtorno, com ou sem o devido respaldo científico, dando dicas sobre sintomas e terapias. Também é fácil achar leituras biográficas, que trazem relatos pessoais sobre o convívio com algum ente querido no espectro, trazendo uma mensagem positiva, de alento e esperança.

O que não é comum é encontrar um livro como esse, que ressalta a beleza da experiência de viver com um autista, mas ao mesmo tempo não deixa de lado a duríssima realidade no lado social, educacional, familiar e por aí vai. Mais raro ainda é esse conteúdo estar em um volume de poucas páginas, com pequenos capítulos que podem ser lidos em qualquer ordem, embora seja fácil ler tudo direto, de tão interessante que é essa experiência.

Instagram: @akio.com.livros

Aline Marques 28/06/2017

A dor é individual, bem como o amor. [IG @ousejalivros]
Se você é daqueles que acredita que as pessoas com deficiências vieram ao mundo para ensinar lições, pagar por pecados de terceiros ou qualquer outra bobagem que repete para si mesmo a fim de ignorar que a existência e bem estar deles independe do seu medo, preconceito ou crenças, mas não de suas atitudes, aproxime-se, pois você realmente tem muito o que aprender.

Admito que, em determinados pontos, esse aprendizado ultrapassará alguns limites e será complicado abrir mão de suas certezas e prosseguir. Quando o momento chegar lembre-se de que todos temos direitos, um deles é o de sentir o que bem entendemos.

Ah, mais uma coisa, se a vida não é sua, você automaticamente perde o direito de criticar. Sem excessões.

Dorme menino levado
Dorme que a vida já vem
Teu pai está muito cansado
De tanta dor que ele tem
(Vinicius de Moraes)

Vianna possui uma escrita bela, leve e sagaz, que inebria e expõe, mantendo o leitor tão próximo quanto possível.
Do diagnóstico a adolescência de Henrique, acompanhamos os percalços de uma história única, mas não incomum.

Seu relato é UM relato de UM pai cansado de buscar e buscar e buscar, sem sucesso, o progresso de seu eterno menino. Um elo reafirmado pela necessidade um do outro e alimentado pelo amor.

E quando os sentimentos ficarem muito intensos, quando parecer que ele se perdeu, opte por acreditar que ele se encontrou na ânsia de encarar suas agonias e desalentos.

Não sei se as ambições do autor vão além de sua dedicatória, já que ele deixa claro o quão pouco vale tudo o que ele construiu até hoje (não que eu concorde). Mas as suas palavras me acompanharão por muito tempo, mesmo as mais sombrias.

Ele certamente não é um herói (de qualquer tipo), apenas humano. Basta que o leitor lembre-se disso durante a leitura e tudo ficará bem no final.

Ao menos é o que eu desejo para ele e seu filho. E para mim e o meu.

Joao.Gabriel 16/03/2020

Sincero e humano
Um pai, que muitas vezes vemos só como pai, mostra o ponto de vista real de quem a gente espera que seja um eterno robô em meio as turbulências de se ter um filho dentro do espectro autista. Recomendadissimo!

Rosi117 04/05/2021

Que história! Real! Narrativa excelente!!! Daquelas histórias de vida que te faz refletir e agradecer a Deus por tudo!! Acaba com qualquer reclamação.

Lenilson 05/01/2021

Meu Menino
Livro que vai na contramão dessa ideia de romantizar o autismo.

Sem dúvidas um dos meus livros preferidos.

Erica.Barone 13/03/2022

Nem sei o que falar sobre o livro, sou completamente ignorante sobre o assunto, e graças às experiências do autor passei a ter alguma noção. Li o livro em um dia, tamanha é sua fluidez, entretanto a visão do autor, sem julgar sua dor e tormenta, é deprimente, não só pela sua experiência com o filho autista, mas também por toda sua trajetória de vida. É uma narrativa sincera e realista, e por isso indigesta.

hugofreitas 25/07/2017

A nudez do ser humano frente à vida difícil
O grande barato em ler livros é sempre poder aprender uma coisa nova a cada página. Quantos livros já não lemos e após a leitura percebemos o quanto aprendemos sobre determinados assuntos? Não é fantástico?

Meu Menino Vadio conta com um subtítulo autoexplicativo: histórias de um garoto autista e um pai estranho. O livro vai nos contar  a vida de Luiz Fernando Vianna, jornalista carioca e seu filho Henrique, diagnosticado aos 4 anos de idade com autismo.

Talvez um dos temas mais comentados na virada do século XXI, junto com a depressão, é o autismo. Há um esforço muito grande da comunidade científica, assim como dos pais, em entender o que é o espectro autista, formas de tratamento e enfrentamentos da doença. Nos dias de hoje, ainda sem cura.

Luiz Fernando, o pai, é um completo pessimista e depressivo e nos revela uma forma de encarar uma "doença" tão complexa quanto, talvez, a síndrome de down ou algum retardamento mental. Revela o lado humano e cruel de lidar com o autismo, que por sinal não é nada parecido do que a maioria de nós imagina. Quem não caiu no conto de que o jogador de futebol, Messi, era um autista?

Para mim, até hoje, autismo era uma doença que isolava a pessoa e que o único ponto negativo seria o isolamento e a lentidão no aprendizado. Quem dera. A maioria dos autistas não conseguem sequer montar frases. Alguns, como Henrique, se mordem, choram por horas, bolinam outras pessoas na rua, têm crises de raiva e etc.

O curioso do livro é descobrir como o autor lida com isso e vemos em quantas vezes ele disse que não conseguiria suportar a situação. Fazendo aqui um contraponto com Marcos Mion (que também tem um filho autista), quem lembra da história da escova de dente azul? Foi o pedido de presente de natal do filho do apresentador. "Uma benção de Deus para minha vida", diz Mion. E no livro, Luiz Fernando rebate: "É uma daquelas bençãos que eu preferiria não receber". Para entender o significado dessa frase, que nos choca, é necessário ler o livro.

É um grande aprendizado ler os relatos do livro e aprendermos mais sobre o autismo, mas sobretudo, sobre o ser humano.

O livro é curtinho e tem apenas 208 páginas e certamente você consegue lê-lo em apenas um dia. E como vale...

site: http://www.raposacultural.com.br/

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 03/04/2019

Uma maneira suave de aprender sobre o autismo
Se ter um filho autista já é complicado por si só, para Luiz Fernando Vianna a situação era ainda mais difícil: fruto de um relacionamento conturbado, Henrique cresceu no meio de um fogo cruzado e acabou sendo levado por sua mãe e seu padrasto para a Austrália. O autor do livro lutou para que seu filho continuasse a morar no Brasil, mas o resultado foi apenas mais um imenso desgaste.
[...]
Os capítulos de Meu menino vadio são curtos e escritos numa linguagem fácil de ler. A história, por sua vez, é capaz de despertar diversos sentimentos em nós, além de ser um texto atual e que nos faz refletir sobre o modo como agimos também.
[...]
Vianna também consegue mesclar muito bem seus perrengues, as dificuldades do filho, informações importantes e estudos sobre autismo, tornando o livro extremamente informativo e, ao mesmo tempo, gostoso de ler.
[Para ler a resenha completa, acesse o Blog das Tatianices]

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/04/01/meu-menino-vadio-luiz-fernando-vianna/