Orgia dos loucos

Orgia dos loucos Ungulani Ba Ka Khosa

Resenhas -

Patrick 17/08/2020

Orgia dos loucos
O moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa nos brinda com nove de seus contos. Estes ilustram, desde questões existencias envolvendo vida/morte, passando por questões socias e culturais de seu povo. Sua linguagem explora de maneira magistral o cenário e os corpos de seus personagens.

Samira_santos 22/04/2021

Finalmente saiu da lista ?
Livro que estava na minha lista de leitura desde 2019, nem lembro mais o porquê, não recordo do que despertou o meu interesse e o fez entrar na minha não tão seleta lista ?.
O livro leva o título, Orgia dos loucos, de um dos contos. Pelo o que pude perceber, todos os contos estão interligados. Um personagem citado em um conto e outro, por exemplo.
Ungulani escreve de uma maneira muito realista, sem floreios. Se tem que descrever um parto, o descreve diretamente, uma cena de vômito, da mesma forma. Tudo é retratado com perturbadora fidelidade ao real.

Fernando 12/05/2021

Vale a pena!
Todos os contos são muitos interessantes. Muitos só se revelam nos últimos parágrafos. A escrita, muda um pouco de conto para conto, uns super flúi em outros é pesada e arrastada.
O primeiro conto eu achei sensacional. Os outros dois que destaco é o "fragmentos de um diário" e "a praga"

luan_dal 25/09/2020

EU NÃO SEI O QUE FALAR!!!!!!!!!11
Tô tentando escrever essa resenha pela terceira vez, porque sinto que eu não consigo falar direito. Então não vou nem tentar mais.

Só leiam. São nove contos curtinhos, que falam de muitas coisas. São um pouco pesados, falam de morte, tem um de suicídio; retratam pobreza, sagas familiares, e muitas outras coisas que vocês precisam ler pra saber.

Eu queria reler ele, porque o autor usa várias metáforas e palavras bonitas pra mostrar os acontecimentos, então tem que ler prestando muita atenção (o que eu não fiz kkk).

E mais uma vez: leiam porque é um livro maravilhoso.

Thaysa.Salles 22/02/2021

Uma coletânea de contos bem interessante. A temática é pesada e a leitura é um pouco difícil, necessita de certa atenção pra pegar todos os detalhes das histórias, mas é um livro bacana.
Saí completamente da minha zona de conforto quando decidi lê-lo e foi uma experiência legal.

Julio.Gurgel 07/08/2020

original e poético
a obra de Ka-Khosa tem uma pegada desafiadora, nao linear, quase um fluxo de consciencia. Alguns textos podem parecer bastante desconexos, com longas sentenças sem pausa, como se o autor quisesse deliberadamente que o leitor perdesse o fôlego. Cada história evoca imagens poderosas, belíssimas, cheias de terra e sangue.
Carolina.S.M 11/08/2020minha estante
Vc já leu o Gungunhana/Ualalapi? li recentemente e até agora não sei exatamente o que achei da escrita do Ungulani Ba Ka Khosa...

Julio.Gurgel 11/08/2020minha estante
Ainda não. Tá na lista mas acho que vou dar um longo tempo até chegar lá. É realmente uma escrita bem caótica. Tive de voltar em alguns trechos diversas vezes para poder entender.. e nem sei se entendi. uma hora apenas me larguei e foquei nas frases que me soavam mais bonitas

Carolina.S.M 15/08/2020minha estante
Eu tb fiz isso, me larguei e fui apenas lendo. Caótica é bem a palavra! rs

Lurdes 24/12/2022

Desconcertante, visceral...

Não sei ainda qual o melhor adjetivo para apresentar Orgia dos Loucos.

Ungulani nasceu em Inhaminga, cidade de Moçambique que foi palco, nos anos 1970, de um dos maiores massacres cometidos pelas forças de repressão portuguesas contra os revolucionários que lutavam pela independência do país.
Em Mapeador de Ausências, Mia Couto traz à tona este episódio.

Os 9 contos de Orgia dos Loucos não se debruçam, necessariamente, sobre o massacre, mas seus personagens carregam dentro de si todo o peso, não só da repressão política, mas da miséria, da fome, da seca ou das enchentes, do estranhamento pelo choque de costumes entre campo e cidade.

Tenho lido bastante literatura africana e confesso que esta foi uma das narrativas mais intensas com que me deparei.

O autor tem uma maneira peculiar de escrever, com longos parágrafos, encadeando vários acontecimentos com fluxos de consciência.
Esta forma de escrever me causou um certo estranhamento mas depois percebi que isto provoca no leitor uma certa ansiedade, como quando alguém nos conta uma estória de forma tão emocionada que chega a perder o fôlego.

A série ?Vozes da África? nasceu de um projeto da @editorakapulana para divulgar a Literatura Africana no Brasil. Com esse propósito, a fundadora da editora brasileira, que é doutora em Literatura e teve experiência como docente em Moçambique, passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana. A série é composta por obras de ficção em prosa e poesia, dedicadas a crianças e a adultos.

Eu buscava um autor moçambicano, seguindo minha volta ao mundo e me deparei com esta pérola.
Role o carrossel para saber mais sobre o autor e conferir alguns trechos.

Recomendo muito a leitura.

Flor do Mandakaru 30/11/2017

Sublime e Assertivo!
A leitura é um pouco diferenciada, creio por se tratar de português lusitano e conter algumas expressões regionais, todavia isso não impede o entendimento do leitor mais experiente. Aos novo leitores indico livros de linguagem mais fácil, pois pode parecer cansativo.

Fiquei particularmente encantada com três contos em especial....

Leia mais acessando o Blog Caderno da Lua

site: http://cadernodalua.com/2017/11/30/opinando-estrangeiros-orgia-dos-loucos-ungulani-ba-ka-khosa-editora-kapulana/

Rodrigo.Gibaut 30/03/2024

Trágico como Conceição Evaristo e Surreal como Gabriel Garcia Márquez. Além disso proporciona a descoberta de palavras belíssimas no português de moçambique.