Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Dani 21/09/2023

Fazia muito tempo que queria ler esse livro, por isso estava com as expectativas lá no alto, mas a Ilana conseguiu superá-las! Que livro maravilhoso! Obviamente, são histórias pesadíssimas, o caso Nardoni principalmente, já que é sobre uma criança.
Apesar de serem dois crimes amplamente divulgados por todas as formas de mídia desde a época em que ocorreram até hoje em dia, o fato de esse livro ser sob o ponto de vista de alguém que estava presente no momento dos julgamentos, que viveu de perto tudo o que aconteceu lá, torna a experiência de leitura muito única, diferencia muito das demais narrativas. É quase como se o leitor estivesse realmente lá também.
Com uma riqueza imensa de detalhes, com fotos, transcrições, cópias das denúncias e sentenças, anotações feitas pela autora durante os julgamentos, essa é uma leitura obrigatória para todos que gostam de true crime. Sigo cada vez mais apaixonada pela Ilana e ansiosa para ler seus outros livros!
Fabio 24/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Dani!??

Dani 24/09/2023minha estante
Obrigada! ?

Sambook 03/01/2022

Surpresa!
Que compilado esse livro ??
Dois crimes bárbaros, chocantes que pararam o Brasil, épocas diferentes, vítimas diferentes mas a frieza é a mesma. Não tem argumentos para essas atrocidades, não existe defesa suficiente para absolvição. A curiosidade permanece pois nunca vamos entender os sinuosos percursos da mente humana que levam pessoas comuns a cometer crimes violentos.
Valeu a leitura e recomendo para os curiosos nesses casos! ?

"??? ?????? ???? ?????
??? ????????? ????
?? ??? ???????? ?? ??????
??? ???????? ????? ?????? ???.
??? ????? ?????? ????????????
?? ??????.
?????? ???? ??????
????? ?????, ????, ?? ???????????
??? ???????? ? ?????????? ??
????? ????? ???????, ?????
??????????? ???????????? ? ?????."

-????? ????- ?

resenhasdajulia 27/01/2022

Esse livro é a junção de outras duas obras da Ilana Casoy: "O Quinto Mandamento", no qual ela relata, com maestria e muitos detalhes, o caso Richthofen, e "A Prova é A Testemunha", sobre o caso Nardoni.

Eu era criança quando esses dois casos aconteceram, mas sempre pesquisei sobre eles e foi uma experiência interessante ler a respeito.

O livro é muito completo e nos mostra as fotos da reconstituição, íntegra da denúncia, dos depoimentos, dos debates, além das anotações da Ilana.

Só não favoritei porque, apesar de achar a leitura instigante e amar true crime, achei o livro cansativo em alguns momentos, principalmente na parte do caso Nardoni. Mas, no geral, atendeu às minhas expectativas!

Bia 17/09/2020

Uma leitura que vale muito a pena para quem não vivenciou os acontecimentos já que livro é bastante descritivo, porém achei que o caso da Suzane foi muito mais rico de informações do que o dos Nardoni, o primeiro contou sobre os detalhes da família, do crime, da investigação, da reconstituição... Além da transcrição do julgamento, o segundo é todo contado a partir da transcrição. O mais interessante é que ao final de cada caso podemos ver as anotações originais da autora.
Apesar de interessante saber o que literalmente aconteceu no julgamento, em certos momentos a leitura acaba ficando cansativa, mas nada que faça o leitor desistir.
Theus 18/09/2020minha estante
É o próximo que quero comprar depois que terminar Arquivos Serial Killers

Bia 18/09/2020minha estante
Recomendo, eu gostei bastante, apesar das transcrições serem um pouco cansativas.

Theus 18/09/2020minha estante
Geralmente estes tipos de livros são

Frozen 24/12/2020minha estante
Acho q o da Suzane foi mais completo pq a Ilana participou ativamente das investigações.

Drica 21/10/2022

Interessante
Eu gostei especialmente do caso dos Nardoni pois ela transcreve o julgamento e é bem interessante pois nos coloca ali,de tantos detalhes que tem no livro. No caso Richthofen é de maneira diferente mas bacana também.

Tcamolesi 04/02/2021

"O quinto mandamento e a prova é a testemunha"

No livro a autora Ilana Casoy retrata dois casos detalhadamente e com muita informação. Principalmente no caso Richthofe onde a autora do livro acompanhou toda a investigação e até a reconstrução do crime. No caso Nardoni é apenas transcrito. Esse livro é para quem gosta da temática “Crime Scene”. E é nesses livros que analisamos como o ser humano consegue ter frieza para cometer tais atos e que é capaz de fazer mal até a própria família.

Diego Piu 13/03/2022

Dois Em Um!
Aqui Ilana publica dois de seus livros sobre casos cruéis e que movimentaram muito a mídia. Crimes que aconteceram em família.

- 'O Quinto Mandamento' acompanha o caso da Família Richthofen. Achei muito interessante a forma como contou os acontecimentos relacionados a cada um dos envolvidos. Fiquei preso nesse livro muito em conta da minha expectativa em relação aos filmes que, particularmente, gostei bastante. Só não gostei muito da parte do tribunal, a ideia de transcrever o conteúdo das fitas gerou páginas e páginas de "Excelentíssimo Senhor Juiz" o que me deixou cansado, mas não tira o mérito do trabalho.

- 'A Prova E A Testemunha' fala do caso Nardoni. Por vezes me senti no tribunal do Júri, participando como expectador. Narração perfeita do início ao fim. E mais uma vez tiro o chapéu para o difícil trabalho da Casoy.

Sim, precisa ter estômago!

Rayssa 26/12/2021

Um relato básico dos fatos.
Sobre o primeiro caso: Arquivos Von Richthofen.
Sinceramente, esperava mais. Não acho que as informações vão muito além do que já tinha visto em diversos vídeos no Youtube sobre o caso. A autora relata alguns detalhes com especificidades, tais como as autópsias, funcionamento das instituições públicas envolvidas nas perícias, polícias, etc, coisas que, a meu ver, não acrescentam em nada ao caso. Por outro lado, a autora também fornece detalhes sobre as investigações que nos colocam mais perto do que de fato aconteceu no fatídico dia do crime. A narração dos acontecimentos do desenrolar do inquérito apresentou relatos desconexos e meio largados que deixaram buracos na linha do tempo. Creio que a parte que mais brilha seja a das confissões e da reprodução simulada, com informações inéditas mais íntimas dos assassinos, suas reações e sentimentos diante de todo o ocorrido. Gostaria que o livro tivesse tido mais esse aprofundamento psicológico com os três envolvidos. Nesse sentido, gostaria também de ter visto mais fotos exclusivas ou documentos, como é prometido na sinopse do livro. Na realidade, o que temos aqui são apenas alguns documentos da autópsia (que não te faz entender nada se você é leigo), fotos da simulação e longas cópias do caderno de anotações da autora (que também não tem tanta relevância assim). Afinal, dou 3/5 estrelas para essa primeira parte.

Sobre a segunda parte: Arquivos Nardoni.
Na parte final do livro temos pura e simplesmente a narração (presenciada pessoalmente pela autora) do Júri dos réus ocorrido em março de 2011. Não há praticamente nenhuma informação a mais, temos algumas poucas fotos das perícias e novamente o caderno de anotações da autora. Embora os acontecimentos do Júri sejam indiscutivelmente importantes para a análise do caso, eu repito que esperava mais desse livro.
Não temos nada demais aqui. Admiro a boa vontade e a destreza da autora em transformar tudo que ouviu em palavras. Contudo, se o Júri tivesse sido transmitido ao vivo, como nos Júris da Boate Kiss e do Caso Bernardo, por exemplo, nem teria motivo para existir esse livro. O importante, porém, foi observar como a investigação desse caso de fato foi estranho. Alguns abusos de autoridade parecem de fato ter ocorrido, o que, obviamente, não isenta a evidente culpa dos réus.
Ademais, fiquei o livro inteiro sentindo falta dos detalhes do dia, de ler uma sequência dos atos criminosos do assassinato em si. Não há, simplesmente não há uma narrativa do que supostamente aconteceu. Qual motivo levou os dois a investirem contra a vida da menina Isabella? Quem fez o que, quando e onde? Vários questionamentos ficam sem solução.
Para essa segunda parte dou 2,5/5 estrelas, resultando numa média de 2,75/5 para o livro todo.

Ariany.Moura 19/06/2023

Doloroso!
É difícil entender sobre assassinatos tão próximos de alguém. Como alguém mata os pais que tudo indica que eram bons? E uma criança, que não tem culpa de ter nascido nesse meio caótico?

São assuntos sensíveis que Ilana traz muito bem, rico em detalhes. Vale super a pena para quem gosta de ler sobre true crime. E a edição da darkside como sempre, impecável

Max 23/12/2021

O livro permite uma imersão relato em dois crimes que chocaram o Brasil. Com uma escrita simples, Ilana Casoy fornece informações preciosas sobre o crime e julgamento dos casos Richthofen e Nardoni.

Roberta 26/03/2017

Esse foi um dos livros mais decepcionantes que já li na vida. O título dele deveria chamar casos de tribunal, não de família. Salvo raras exceções, a autora não adiciona nenhum fato novo a histórias que foram massivamente divulgadas - e pra quem é da área do direito e acompanhou os casos, chega a ficar chato ( por exemplo, transcrição literal de debates orais com direito a todos os cumprimentos de cada parte). Esperava mais detalhes da vida das famílias, e fora alguma coisa do primeiro caso, não consegui nada.
Mas, como é de praxe na DarkSide, a edição é linda.
Paula.Rolim 29/06/2017minha estante
Vdd. Não gostei tmb :/

Maqueli Boscá 06/05/2018minha estante
quer trocar Roberta?

Iago.Lima 14/08/2018minha estante
O titulo é referencia a os casos criminais dessas familia o que já é esperado por ser um livro sobre fatos criminais kkkk.

Gabi 05/09/2018minha estante
se tiver interesse, quero trocar, rs.

Larissa.Coradini 03/01/2019minha estante
Tem total razão. Abandonei a leitura... Se alguém quiser trocar, só me chamar.

Pâmela 22/11/2021

Você sabe como um julgamento funciona?
Achei esse livro importante e ilustrativo por vários motivos. Um deles seria o fato de entender melhor o funcionamento da justiça em nosso país, desde o momento da investigação até o momento onde o juíz estabelece a pena dos réus. Acho muito importante entender como isso se dá por conta de não ser da área do Direito, mas ser uma cidadã. Ilana Casoy nos traz essas informações de maneira muito didática nesse livro.
Nessa edição da Dark Side vemos dois livros da autora juntos: O quinto mandamento que trata do caso Richthofen e A prova é a testemunha que trata do caso Isabella Nardoni. Ambos os casos foram amplamente estudados pela autora inclusive os autos dos processos, nos trazendo assim para dentro das investigações e júris dos 2 processos.
Nada pode ser mais inexplicável do que cometer um crime cruel contra pessoas que nos deveriam ser mais queridas, membros próximos das nossas próprias famílias, esse livro vem para frisar que elos podem ser quebrados aparentemente sem uma explicação plausível, o que nos deixa revoltados enquanto sociedade.
Indico esse livro pra todos que como eu procuram entender a mente humana e também o que leva alguém a cometer tais crimes. Devo avisar que é uma leitura pesada e por vezes muito triste sendo impossível não se colocar no lugar daqueles familiares que ficaram sem seus entes queridos e eu me pergunto sempre: será que tem como fazer realmente Justiça em casos assim?
Manu 22/11/2021minha estante
Como faz pra ler um livro aqui

Pâmela 22/11/2021minha estante
Então, acho que por aqui que eu saiba não dá para ler os livros...

Lua 22/11/2021minha estante
É um questionamento muito válido. Eu não acredito numa justiça plena na terra, acredito que algumas coisas podem sim serem revistas e recompensadas, mas em casos com mortes não é possível, na minha concepção

Lua 22/11/2021minha estante
O que fazem mesmo é dar um paliativo e tentar impedir que aquela pessoa cometa novamente o crime e faça sofrer mais pessoas

Pâmela 22/11/2021minha estante
Lua, concordo muito com você...

Isaahzanardi 06/08/2023

Crimes por mais pesados que sejam, despertam uma curiosidade enorme dentro de mim e acho que a Ilana Casoy tem um jeito incrivel de nos transportar para um julgamento, mos fazer sentir parte de tudo e nos fazer refletir sobre tudo que envolve a criminologia.
Existe uma sensibilidade enorme em trazer os fato, sem querer trazer ao leitor a sua idéia do que aconteceu e sim nos fazer pensar e tirar nossas próprias conclusões.
Realmente muito bom

littlebird022 09/05/2021

ilana casoy narra de forma que vc fica sem ar a descrição da ambientação do tribunal me deixava tensa como se estivesse lá

May 29/04/2020

Casos chocantes
O JULGAMENTO

Esse livro não tem um ponto de vista diretamente do crime em si, como geralmente vimos em livros de crimes reais. Aqui, Ilana Casoy foca em contar com muitos detalhes como foi o julgamento desses réus, desde quando os crimes ocorreram até a condenação. Essa visão com ricos detalhes nos faz sentir como se estivéssemos presenciando os julgamentos.

DETALHES, MUITOS DETALHES

Especificamente falando desses detalhes, a autora não só conta como ocorreram os julgamentos, mas tem o cuidado de colocar os nomes de todos que trabalharam no caso, desde os advogados até a perícia, é incrível porque isso raramente se vê em livros desse gênero, com tamanho detalhe.

TENSÃO NO PLENÁRIO

O livro é tão completo, que além da narrativa da Ilana sobre os fatos, nós temos também o documento da denúncia, inúmeras fotos e a transcrição das gravações do julgamento, dos debates entre acusação e defesa, e isso tudo, claro, com detalhes, até mesmo as discussões e as ironias de um advogado para com o outro. Isso faz a leitura ser ainda mais imersiva.

VAI COM CALMA

Sim, o livro é denso, principalmente nas partes do último julgamento onde a Ilana teve o cuidado de colocar as falas de todos, do início ao fim do debate. Mas é natural que seja assim, dado os termos de direito e o assunto tratado.

MAIS QUE UM TRUE CRIME

O livro não é só para nos contar a história de dois crimes cruéis, ele com certeza serve de estudo para estudantes de direito, e também nos traz uma boa reflexão, principalmente no caso Richthofen, onde percebemos que crimes assim acontecem sempre, mas nesse caso teve uma enorme repercussão pela familia ser de classe alta, e a Suzane ser uma pessoa culta, inteligente.

"A verdade tem muita força, ela sai por todas as frestas."