A Gorda

A Gorda Isabela Figueiredo

Resenhas - A Gorda

Gabi 18/05/2021

"Um corpo tão perfeito... como pude desamá-lo tanto?"
Tristemente realista. Em toda a leitura eu tive a sensação de que fosse uma autobiografia, devido a descrição de acontecimentos tão próximos a realidade que me fez perguntar a mim mesma "Quantas Maria Luísa eu deixei de notar ao longo da minha vida?" Incrível, emocionante e necessário.

Julyana. 22/01/2017

Isabela F. me ganhou desde a primeira frase. Podia ser só mais um livro sobre alguém que sofre por estar fora dos padrões e que credita a isso tudo que lhe acontece de ruim na vida. Mas é bem mais. É a história de uma mulher e suas relações de amor e de ódio e de como essas relações a constroem ou destroem. É sobre a passagem do tempo e as marcas que ela deixa. E é sobre suas escolhas. Em alguns momentos me fez lembrar dos poemas de Adilia Lopes, pela precisão e falta de concessão.

Boneca sem manual 24/06/2020

Uma reflexão bastante necessária sobre gordofobia e sobre o quanto as vidas das mulheres ainda são moldadas a partir de padrões de gênero.

Laura 11/01/2024

A Gorda
Em meu contato primeiro com a literatura portuguesa, imergi-me na complexidade e na humanidade da obra A Gorda.
Digo que é quase impossível não ressoar com algum trecho do livro, ainda que a história seja, primordialmente, sobre as dificuldades e o enfado de ser acima do peso numa sociedade lapidada por padrões.
A mutilação do próprio corpo, a descoberta da própria sexualidade e os mais diversos sentimentos de Maria Luísa, protagonizando a obra, são destrinchados de uma forma única, densa e identificável.