The Filth

The Filth Grant Morrison

Resenhas - The Filth

Marcus V. F. La 10/01/2010

Um homem nos seus 50 anos parece estar fadado à crise da meia idade. Não Greg Feely. Tirado de sua rotina de masturbação e cuidados com seu gato de estimação, o protagonista é posto em contato com "The Hand", uma agência que supervisiona a realidade mantendo as coisas nos eixos da qual ele fora um dos membros mais proeminentes. Entre aceitar esta nova realidade e sua função dentro da agência, Greg é colocado em contato com os problemas mais surreais e inimigos mais bizonhos.

"The Filth" talvez seja a melhor obra de Grant Morrison, um autor de quadrinhos devotado ao ocultismo nas suas vertentes mais caóticas. A realidade e seu paradigma dá (mais uma vez) a tônica da história. Se em Invisibles a crônica se dá pela transgressão, em "The Filth" a trama é diametralmente oposta. Transgredir é também perverter-se, e a perversão é transgressora por si só.

Não é uma leitura para os mais puritanos. A imaginação de Grant Morrison não conhece limites ou pudores. O estilo do desenho muito recorrente ao quadrinho de superheróis clássicos engana: não se trata de uma história de mocinhos e bandidos, mas de um mergulho na loucura da quebra completa de padrões. O original em inglês é permeado por expressões idiomáticas e gírias britânicas (uma ótima oportunidade para melhorar o vocabulário). O inferno do leitor é uma personagem que fala com um sotaque quase indecifrável. Um exercício de adivinhação a cada fala.

ninobaldo 17/04/2022

Grant sendo grant
Nessa história Grant leva o que fez maravilhosamente em homem animal ao extremo e conta uma história surreal de um homem que só queria ficar em casa com seu gato.