Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Claudia.Marcia 13/11/2023

Madame Bovary foi uma leitura que no começo não estava funcionando no início acabei dando um tempo.Agora comecei novamente e que leitura que prende até você saber o que estar prestes a acontecer.
As aflições  da personagem  é tão forte que me envolveu  muito leitura de uma maneira inacreditável.
Estou sem palavras para descrever o quanto eu gostei dessa leitura. Com toda a certeza quero está fazendo uma releitura em breve desse clássico.

Jussara 11/11/2023

É uma história triste. Pra mim Emma tenta desesperadamente sentir alguma coisa, pois sente q possui um vázio q não consegue preencher. Nessa procura ela se machuca, engana e se perde, mas ela é tão humanamente falha, cheia de contradições e muito atual.

Ana Eliza 29/01/2023

Não é à toa que contribuiu para a área da psicologia
Simplesmente entrou pros meus favoritos. Dá pra extrair tanta coisa daqui, olhar por tantas lentes, há tantos detalhes? Isso que é uma boa literatura. Eu já sabia o que ia acontecer, já sabia o final, mas não sabia como e me deleitei bastante ao acompanhar essa narrativa bastante profunda, embora a linguagem seja um pouco difícil.

Eu na verdade iniciei a leitura com certos preconceitos? Pensei que a história se resumiria meramente a uma protagonista iludida, mas há tantas camadas? É possível entender e ter empatia por Emma, ela é uma personagem ambiciosa, não se contenta com o comum, tem a mente curiosa e está sempre em busca de coisas novas. Tudo isso em contraste com o marido, que é uma pessoa acomodada, sem muitas ambições, não se interessa por arte, música, literatura, atividades/conteúdos intelectuais, aprender coisas novas, viajar? Desde sua infância percebemos que o personagem não toma atitude se não tiver um empurrão de terceiros, tampouco tem opinião própria. Tédio é o que resume ele e seu casamento com Emma. Tendo isso em vista, a conduta intensa de Emma, realçada pelas leituras de romances, não é necessariamente ruim. O problema é o excesso de suas fantasias e desejos, que fazia mal para ela mesma, e o egoísmo. Então, por outro lado, enquanto Emma demonstra uma constante insatisfação perante a vida, Charles Bovary pelo menos se mostra feliz em sua simplicidade.

Algo interessante de se observar é a condição da mulher da época de precisar se casar para ser alguém na vida e consequentemente, depender financeiramente do marido. Podemos ver pelo próprio título do livro que a protagonista não é dona nem da própria história. Bovary não é o nome dela, é o nome do marido, mas é como ela é identificada, mesmo não se identificando com ele. Fico pensando que na sociedade atual, por exemplo, Emma teria ao menos mais liberdade e independência para ir atrás de suas fantasias e lidar com as consequências sozinha (o que de certa forma acontece, mas bom... Não quero falar demais e dar algum spoiler importante). Ainda falando da personagem, é legal ver uma protagonista feminina equiparável a Dom Quixote.

Um personagem secundário que me chama muita atenção é o Sr Homais, farmacêutico e vizinho dos Bovary. Ele é o próprio produto da época ?realista? e, com a exaltação da ciência o tempo todo e a qualquer custo, se mostra caricato e de índole duvidosa. Acompanhamos o declínio de Emma, iludida com o romantismo, e a ascensão de Homais, a representação da nova época, sendo que ambos personagens são parecidos em seu egocentrismo.

Enfim, esse livro pra mim é muito mais do que uma crítica ao movimento romântico.

Gabrielly 17/01/2023

Um dos melhores romances que já li, Emma vai além do que parece, não tem o ar encantador da protagonista perfeita, te faz sentir raiva, amor, desprezo, compaixão tudo em um só evento

Gabriel.Chiquito 21/07/2021

Lutando por um sonho ou apenas sendo egoísta?
Qual o limite moral que separa o "estar certo por lutar pelos sonhos da sua vida" e o "ser tão egoísta a ponto de enganar e desgraçar aqueles que te amam e confiam em você"?

Nunca tinha achado uma personagem que dividisse tanto minha opinião quando Emma. Ela é de longe a melhor personagem desse livro, me fez ficar sempre oscilando entre torcer pra ela se livrar do seu sofrimento e torcer pra ela se ferrar por ser tão egoísta.

Esse livro tem uma linguagem difícil (nunca li um livro que precisasse tanto de um dicionário), mas os personagens são maravilhosos e muito complexos e não tem como não se prender a eles. É uma ótima crítica tanto à sociedade quanto ao próprio ser humano como parte dela, recomendo a leitura para aqueles que querem um bom clássico.
midauer 07/09/2022minha estante
Eu ia abandonar de vez o livro e li teu comentário. Acho q vou voltar quando não estiver com a cuca tão cansada

Gabriel.Chiquito 07/09/2022minha estante
Esse é um livro pra ler devagar

Gabriel.Chiquito 07/09/2022minha estante
Eu lia umas 15 ou 20 páginas por dia, bem com calma, e só aumentei quando foi chegando o final e eu fiquei muito curioso

arthur966 22/06/2021

contudo não era feliz, nunca havia sido. de onde vinha, pois, aquela insuficiência da vida, aquele apodrecimento instantâneo das coisas em que se apoiava?

RoberK 11/08/2020

Não me agradou
Bem, a leitura e a história não são ruins, o meu problema aqui é como diz a expressão "this book was not my cup of tea". Francamente, foi bem cansativo para mim.

LER ETERNO PRAZER 25/01/2015

Emma Bovary
Resenha do livro – Madame Bovary – Gustave Flaubert. Publicada em 1857.
Madame Bovary é um clássico do século XIX escrito por Gustave Flaubert, escritor Frances nascido em 1821.
Bom, para dar início a falar um pouco sobre essa obra, vamos para o principio de tudo. Madame Bovary é uma obra que impressiona pela simplicidade e trata com bastante precisão a estupidez humana. É um romance realista que mostra toda a futilidade da vida burguesa da época.Madame Bovary narra a história do casal Charles e Emma Bovary.
Charles a principio é um estudante de medicina. Um rapaz tímido, pacato e sem grandes ambições. Emma é uma jovem sonhadora,ambiciosa que deseja ter uma vida rodeada de luxo,festas e de conviver nas altas rodas da burguesia francesa.
Os dois casam-se. Emma então se vê presa a este casamento sem paixão. Embora Charles a idolatre,realise todos os seus caprichos.Mas Emma se vê entediada com a rotina do dia-a-dia matrimonial.Nada consegui satisfazê-la, nem vestidos caros,nem a casa,nem mesmo o nascimento de sua filha parece preencher o vazio de sua existência. Com o avançar da leitura passamos perceber que Emma se torna em uma pessoa desequilibrada e nada que seu marido chega a lhe agradar nem satisfazê-la. Emma então passa a ter pensamentos em buscar por aventuras amorosas para fugir e encontrar aquilo que ela não encontra com o marido. De esposa “devotada” e “dedicada”, Emma passa ter amantes. O primeiro deles é Rodolphe,a ele Emma se dedica e se entrega com paixão e passa a ter um comportamento calmo e tranquilo com o marido.Talvez para não levantar suspeitas ou apagar sua culpa pela traição.O segundo é Léon,com esse ela se comporta com toda paixão, volúpia e irresponsabilidade.Começa a adquirir dívidas,sobre dividas,com o comerciante e cúmplice Leureux.Com Léon Emma vivi grandes momentos de paixão, mas essa paixão terá um fim não muito satisfatória para ela.Mas com justiça diga-se de passagem.
Obra clássica da literatura realista retrata o cotidiano da época com toda a realidade de acontecimentos. Flaubert coloca em suas páginas uma história que nos faz refletir sobre o verdadeiro amor e como devemos cultiva-lo, sobre fidelidade e moral. Sua leitura pode ser, para alguns leitores, enfadonha e monótona, mas, em suas páginas temos a qualidade de um grande escritor que consegui nos passar um realismo esplendido. Sua forma de abordar os temas inseridos na história,tais como criticas a religião e a burguesia.As palavras, as descrições, os assuntos abordados nessa obra nos prende e nos encanta.
Considerado por muitos, como a primeira obra prima de ficção realista, Madame Bovary e leitura indispensável para quem se diz amante da leitura de bom gosto.

Valdilene 18/08/2014

História desencantada.
Uma história triste, intensa e marcante.
Impossível não sentir raiva de Ema quando ela trai Charles, pois ele a amava muito e era um homem honesto e fiel.
Compreensível ver sua busca pela felicidade, mas inaceitável vê-la se “perder” no caminho, não se “comover” nem com a maternidade.
O fim foi inesperado, pois eu imaginava que ela, depois de ter cometido suas loucuras, iria ao menos ter um ato de coragem.
Com certeza ela não entrará para minha coleção de heroínas e sim um exemplo do que não fazer quando se sentir “vazia”, mas valeu muito a leitura, pois por ser um fim tão “trágico” será inesquecível.

Marcia 16/01/2014

Madame Bovary , Gustave Flaubert
Trata - se de uma belíssima obra, um romance muito bem escrito. Em nenhum momento me senti entediada, muito pelo contrario a cada página mais interessada na historia. O livro começa com descrição de Carlos Bovary , o cenário de onde vivia, de como eram seus pais e sua ída a escola. Nessa parte mostra-se também o quanto Carlos Bovary é tímido, acanhado e um pouco atrapalhado com as coisas e as pessoas. E essas característica tem muito haver com sua origem. Com o tempo ele se forma em medicina e se casa, mas esse casamento não dura muito e ele fica viúvo. Algum tempo depois ele conhece Ema e se casa com ela. Ema é uma pequena burguesa que se ilude com os romances lidos e se decepciona ao descobrir que a vida de casada nada tem haver com o que sonhava. Ema é uma mulher cheia de vida, sempre querendo conhecer as coisas, pessoas, teatros, etc porem Carlos é pacato, um médico que não enriqueceu e nem sente necessidade de luxos. O amor dele por ela é grande mas não a satisfaz. Ela vive descontente, incompleta. Eles moram numa cidadezinha no interior da França e nesse local tudo é muito parado. Ema caba conhecendo Rodolfo e se tornam amantes. O romance não dura muito e com o fim Ema sofre grande depressão. Ema se recupera, e acaba por arrumar novo amante - Léon e para mim é com Léon que Flaubert descreve as melhores cenas de romance. O livro descreve muito bem a região da França, mostra os costumes da época e também faz críticas a Igreja e a Burguesia.

Charlenne 17/12/2013

Efadonho, mas instrutivo
Embora a primeira vista o livro Madame Bovary de Gustave Flaubert pareça ser efadonho, por possuir uma linguagem romântica excessiva, é uma obra enriquecedora, justamente pelo conhecimento adquirido pela construção da linguagem.
Com certeza valeu a pena ler essa obra.

Gabi 06/12/2012

Há muito gostaria de ler esse livro e, por uma feliz coincidência, me veio às mãos.

Flaubert, para quem a escrita era um desafio, tinha epilepsia e levou 4 anos e meio para nos presentear com esse clássico.

Emma, que ansiava pela paixão ardente, descobriu a decepção, o aproveitador. Verdade seja dita: Charles não a amava (não da forma convencional), porém o respeito deve pautar todos os relacionamentos. Não considero suas atitudes ingenuidade, foi burrice mesmo! A Madame Bovary não era iletrada e até sentiu remorso. Berthe foi a mais prejudicada.