CENAS DE UM CASAL PUBLICITÁRIO

CENAS DE UM CASAL PUBLICITÁRIO Raul Otuzi

Resenhas - CENAS DE UM CASAL PUBLICITÁRIO

Livros do Coração 30/03/2017

Recomendo
A surpresa de Lauro acaba por desencadear uma reação totalmente inesperada. Ao inves de unir o casal, se torna o estopim para uma grande mágoa e eles se distanciam.

Será que um casal com ambições e gostos tão diferentes vão encontrar um meio termo para ficarem juntos?

Em CENAS DE UM CASAL PUBLICITÁRIO, a narrativa é em primeira pessoa, sendo intercalado os pontos de vistas dos protagonistas com os dos personagens secundários, dando à trama um diálogo necessário para que o enredo ficasse fluído e descontraído. O autor aborda nesse livro a exigência do mercado publicitário, desejos embutidos, frustrações, conflitos internos e externos. Um ponto crucial é a amizade que é acentuada no decorrer da história.

Quando iniciei a leitura, me deparei com um momento humorado, mas no decorrer me vi algumas vezes dispersa. Eu conheci uma Lidiane egoísta, insensível e que se julgava sempre ser “certa” o tempo todo. Isso me incomodou, pois torcia para que ela desse a volta por cima e acredito que houve momentos em que isso poderia ter acontecido, mas não aconteceu! O Lauro? Esse me fez ter meus momentos de xingamento interno, afinal o tempo todo foi manipulado, humilhado, e não teve vontade de dar um basta e mudar sua vida. Parecia viver em uma inércia sem fim, até que, felizmente, ele se encontra!
Eu recomendo a história porque dela consegui extrair várias reflexões para não cometer os mesmos erros, mas sei que tem momentos nas nossas vidas que deixamos de lado algum sonho ou projeto por medo de ir em frente. Na minha opinião, o livro tem potencial para ter um outro final, mas entendi o ponto de vista que o autor queria colocar para a história. Entendi, embora não concorde.

site: http://www.livrosdocoracao.com.br/cenas-de-um-casal-publicitario/

Marcos Pinto 28/03/2017

Divertido e envolvente
Otozi já havia me surpreendido em Tristes finais para começos infelizes, então eu imaginava que já sabia o que esperar em Cenas de um casal publicitário. Engano meu; Raul se mostra bem diferente nesse seu romance de estreia, conseguindo prender o leitor de uma forma sem igual.

Na obra, conhecemos Lauro e Lidiane, um casal que vem para redefinir os seus conceitos de “os opostos se atraem”. Ele é um rapaz bem de vida, meio preguiçoso, meio perdido nas suas escolhas. É redator, mas sabe que não tem muito talento para isso. É músico, mas não consegue engrenar. Escreve poesia, mas comete erros grotescos de português. Profissionalmente, Lauro está confuso; emocionalmente, não. Ele tem certeza que ama Lidiane e que faria tudo por ela, até mesmo uma tatuagem. Aí é que começam os problemas.

Lidiane, por sua vez, veio de uma família mais pobre e teve que lutar para alcançar o posto que ocupa. Ela é ambiciosa, batalhadora e sonha alto; ganhar o Cannes é a sua meta de vida. Apesar de viver razoavelmente bem em Ribeirão Preto, ela quer mais, quer ir para São Paulo e mostrar o seu verdadeiro potencial. Porém, uma das coisas que a prende em Ribeirão é Lauro, o namorado meio estranho, lerdo e que não sabe o que quer da vida. Apesar de tudo, ela o ama. O problema é que ele resolveu fazer uma maldita tatuagem.

[Pensamento de Lauro] “Eu devia ter pedido para alguém revisar o poema. Cometi um errinho bobo de português e pus tudo a perder. De repente junto e com dois erres chamou mais atenção do que o presente e o meu poema juntos. Porra, velho! Me sinto um idiota. Dá vontade de não fazer mais nada para a Lidiane. Talvez eu não faça. Mas talvez seja isso mesmo o que ela quer, que eu não faça mais nada, daí eu vou fazer justamente o que ela deseja. E ela vai continuar me controlando. Mais uma vez. É. Talvez. Será? Sei lá. Tô confuso. Não tenho certeza de mais nada. Sempre pensei que de repente era escrito com dois erres...” (p. 32).

Otuzi, partindo dessa premissa, cria uma das obras mais divertidas que eu já li. As risadas, que muitos autores se esforçam para retirar dos leitores, aqui são naturais. Cena a cena, as interações do casal são cativantes e cômicas, mostrando que um relacionamento sério pode ser muito divertido, principalmente para quem olha de fora. A arte de conviver é complexa, principalmente para Lidi e Lauro; para nós também é. Nas cenas trágicas deles, nós nos reconhecemos e, pelo riso, sofremos uma catarse profunda. De sorriso em sorriso, terminamos por questionar a nossa própria vida e escolhas.

Para alcançar tal efeito, Otuzi aposta em um aprofundamento dos personagens, inclusive dando voz aos pensamentos deles. No fim de cada capítulo, inclusive, há um espaço reservado onde o casal diz o que pensa um do outro. Além disso, o autor também usa saltos temporais para mostrar a evolução do casal ao longo do tempo, aprofundando a sua relação e suprindo aquela necessidade do leitor de descobrir o que poderia acontecer depois na vida do casal.

Outro ponto que merece destaque é a escrita do autor, que é leve, ágil e envolvente. Com uma narrativa jovem, irônica e que critica diversos aspectos da sociedade moderna, Otuzi consegue ir além do entretenimento, mesmo que, aparentemente, a obra seja apenas para divertir. Isso faz com que o livro ganhe uma profundidade maior, agradando também os leitores mais exigentes.

[Pensamento de Lauro] “Não me incomodo de ser cobrado. Desde que seja uma cobrança sadia, sem pressão extrema. Se eu não fosse cobrado em minha vida, se dependesse só de mim, eu ainda estaria sem faculdade, sem rumo, sem Lidiane. Só fazendo música, só fumando maconha. [...]. Velho! Até que não seria ruim” (p. 143).

Além do bom enredo e desenvolvimento, o livro também possui uma ótima parte física. A capa é bonita, apesar de simples, e retrata bem os protagonistas da obra. A diagramação é bela, confortável e proporciona uma excelente leitura. A obra também passou por um bom processo de revisão, tornando tudo melhor.

Em suma, Raul consegue dar um bom primeiro passo no universo dos romances, criando uma obra leve, divertida, mas que também é crítica. O autor demonstra muito potencial e tem tudo para se tornar um escritor famoso futuramente; talento e criatividade não faltam.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/03/resenha-cenas-de-um-casal-publicitario.html

Babi @leiturasdababi 19/01/2017

Resenha do blog Myself Here
Esse livro foi cedido em parceria com Raul Otuzi, esse é seu romance de estreia porém ele já lançou um livro de contos "Tristes finais para começos infelizes".

"Um homem sem lemas é um navio sem bússola. Não quero mais. Já vivi bastante tempo assim, à deriva."

Bom, nesse livro narrado em 2014 conhecemos a vida de um casal. Lidiane tem 25 anos de idade, veio de uma família humilde e sempre teve que batalhar para conseguir o que queria, é diretora de arte e sonha em ganhar um prêmio de um dos maiores festivais de criação, o Cannes, e acha que isso só irá se concretizar se ela for trabalhar em São Paulo. Por outro lado temos Lauro, 28 anos, um redator publicitário e de família rica, seu pai é dono de uma funerária, e ele não sabe ao certo o que quer da vida. Eles moram em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Tudo começa quando Lauro decide fazer uma tatuagem na perna com o nome de sua namorada. Ela quando fica sabendo da surpresa, odeia a tatuagem, diz que a fonte ficou horrível, além de ser um "mico". Desde esse episódio já começamos a ver como um é o oposto do outro, como a Lidiane é incessível, sempre se faz de vítima, é a rainha do drama, além de não dar a mínima para o namorado.

"Mas certas coisas não precisam ser entendidas, nem podem tentar ser explicadas racionalmente, apenas sentidas. Ou lamentadas."

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte são cenas da vida do casal, os problemas que enfrentam, as diferenças, momentos que passaram juntos, e posso afirmar que a maioria deles (se não, todos) é um desastre, pois Lidiane nunca se agrada com nada que Lauro lhe proporciona, sempre acha algum defeito. Na segunda parte, cinco anos depois, ou seja, em 2019, vemos o que evoluiu na vida do casal tanto pessoal quanto profissional, o que aconteceu com as coisas aos arredores e como está a vida de seus amigos e familiares. Confesso que apesar de algo surpreendente acontecer nessa parte, foi a parte que mais me prendeu na história, e que eu mais gostei do desenvolvimento. E na terceira parte, a última, são previsões para o futuro daqui a dez anos, o que talvez poderá acontecer com a vida desse casal, será que eles vão continuar juntos!? Casar, ter filhos!? Bom, leiam esse livro que vocês descobrirão rsrs...

"... depois que as coisas passaram diante do seu nariz, desfilaram sobre o seu próprio umbigo e escorreram entre seus dedos. E aí já é tarde. Tarde demais para mudar. Ou se arrepender."

O livro é narrado em terceira pessoa, então no final de cada capítulo temos as opiniões e pensamentos dos personagens que apareceram, principalmente de Lauro e Lidiane, mas também de seus amigos, familiares. E isso foi ótimo, pois nos fez conhecer mais cada um, se familiarizar com a história, e até se apegar mais...

O Raul me surpreendeu mais uma vez, com uma escrita super leve e dinâmica, com uma pitada de humor e sarcasmo que fez toda diferença na história e só nos prendeu ainda mais a ela.

"A vida tem sua dinâmica própria de nos brindar com o que lhe der na telha. O futuro é egoísta. É mancomunado com o destino, o pior dos ditadores. Não pergunta a nossa opinião. Não quer nem saber. O futuro está lá na frente, e quando ele vier me encontrar vai dar de cara com alguém sem expectativas. O que vier é lucro."

Título: Cenas de um casal publicitário - ou qualquer outro nas galáxias | Autor: Raul Otuzi | Editora: Alternativa Books | Páginas: 160

site: http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2017/01/resenha-cenas-de-um-casal-publicitario.html