Sábado à Noite

Sábado à Noite Babi Dewet

Resenhas - Sábado à Noite

avantaebooks 16/12/2023

A Amanda é uma das piores S/N?s que eu já vi?
SAGA ? LIVROS DA BIENAL 3 (todas as resenhas com esse cabeçalho no início são dos livros que eu comprei na Bienal do Livro Rio 2023)

Fanfic. Acho que não dá pra avaliar esse livro sem citar, pelo menos 1000 vezes, a palavra ?fanfic?. Porque, originalmente, ele era uma. E sinto que esse espírito não conseguiu ser transformado 100% numa aura de livro.
Porque é um conjunto enorme de clichês combinados, seja pro bem ou pro mal. Pro bem no aspecto que o grupo de amigas da Amanda é super representativo, contando com uma padrão cheia de problemas na vida pessoal, uma preta, uma plus-size ruiva, uma asiática e uma jogadora de vôlei. Pro mal no aspecto que elas quase não têm personalidade além de serem amigas da Amanda e serem #lacradoras e #independentesdemacho (notem a ironia).
Outra coisa que podemos notar é a quantidade de tropes, ou seja, partes da história que são usadas comumente em outros plots. Um exemplo (ou mais) clássicos disso são o acidente que acontece do nada, o ex-ficante da mocinha que vira o vilão da história, os protagonistas sendo unidos pelo ?destino? (A.K.A Fred), entre outros. E isso acaba sendo um pouco cansativo, visto que a obra é meio datada, com alguns artifícios que apenas a galera jovem dos anos 2000 compreenderia melhor.
Ah, falando no Fred, podemos ver que, de longe, ele é meu personagem favorito do livro. Amanda? Indecisa e chata a ponto de pensar ?Ain, não podemos ficar juntos porque eu sou popular e você não!?. Daniel? Legalzinho, mas c.u-doce demais pra mim. Frederico? UM ANJO. Literalmente eu, um dyvo sensato. Minha única crítica seria talvez ao fato de que? ai, não sei. É que todo mundo é tão igual nesses livros que as vezes eu esqueço?

Minha leitura foi lenta, mas o ritmo dos acontecimentos do livro não, parecendo bastante com uma série infantojuvenil. Eu gostei da química entre Amanda e Daniel, ainda mais durante o primeiro encontro deles, com o icônico miojo sabor brócolis. O problema era, de novo, a lenga-lenga deles, de ficarem toda hora que ?ai, não vou poder te namorar por causa disso?.

Mesmo assim, esse livro tem umas ressalvas, como as frases icônicas de alguns personagens e a representação da juventude nos anos 2000. E é isso! Esperava um pouco mais porém ainda foi uma experiência legalzinha.

marikkkkkkk0 15/12/2023

Fofos
Na escola particular de alta granada existe uma hierarquia social resumida entre populares e perdedores. Amanda e suas amigas fazem parte dos populares, o que significa que não devem nem falar com perdedores. O amigo de infância de Amanda, Bruno, pertence a um grupo de perdedores, ou seja ele e Amanda só se falam as escondidas. Desde o 9° ano, Daniel (amigo de Bruno) nutre um paixão por Amanda, que é correspondida, embora ele não saiba. O livro gira entorno do romance dos dois e os conflitos entre os dois grupos.

Menzyboo 11/11/2023

Curou onde dói
Tudo bem que eu amo os livros da Babi desde que eu comecei a ler e um dos livros dela foi o que me introduziu a leitura então sou bem suspeita pra falar sobre eles, mas esse livro curou tudo onde doía em mim, sinceramente.

As coisas que eu não disse é um livro com uma leitura fluída e divertida e você se sente parte da história, mostra o dia-a-dia dos personagens, questões com a família e relacionamentos e isso era tudo o que eu precisava ler, me identificar com a protagonista e sentir as mesmas emoções que ela e também sentir raiva de outros personagens.

A Babi conseguiu relatar muito bem todas as emoções de um adolescente em crise consigo mesmo e eu achei isso realmente incrível, nunca li um livro que eu me identifiquei tanto, meu favorito!!!!

Beca 11/11/2023

ANSIOSA PELO PRÓXIMO
Foi a primeira vez que eu li SAN e acho que foi muito bom ter segurado a minha ansiedade por tanto tempo pra poder ler essa nova versão.
Eu sou apaixonada em livros de romance adolescente e sempre me faz voltar mentalmente pra época que eu estava na escola e comecei a ter paixão pela leitura (é muito reconfortante)
Segurei a leitura desse livro o máximo que eu consegui pq não queria que ele acabasse logo.
Sou uma grande fã da Babi e sempre falo que adoraria ler até a lista de supermercado dela.
Assim como todos os outros livros, ?As coisas que eu não disse? é uma história muito cativante, te faz entrar na cabeça do personagem e te faz entender exatamente o que ele está sentido, nos momentos de angústia e tristeza eu quis chorar junto com a Amanda e já nos momentos de felicidade eu dei gritinhos histéricos como se eu estivesse vivendo tudo aquilo?
Não sei como vou sobreviver até poder ler o segundo livro, TÔ MUITO ANSIOSA!

Dedê 05/11/2023

Uma experiência incrível para fanfiqueiras e galaxy defenders
"Se era o destino quem colocava duas pessoas juntas, ele agora se chamaria Destino". Obrigada Babi Dewet por essa frase memóravel. Foi assim que Fred transformou todos nossos desejos em realidade, unindo nossos protagonistas, acompanhando o amorzinho de Caio e Anna, torcendo que PELO AMOR DE DEUS, Carol e Bruno conversem e que o "doce de coco" do Rafa viesse aquecer nossos corações.

Esse livro é uma experiência emocionante pra quem é fã de McFly e lia fanfic interativas. Eu, pessoalmente, sou muito fã do trabalho da Babi e completamente louca pelo Mcfly - de perceber referência, ouvir a música e chorar um pouco. "As coisas que eu não disse" é uma nova edição, reescrita de Sábado a Noite, o livro publicado da fanfic homônima.

Durante a leitura, cheguei a conclusão que este livro é o equivalente de hoje ao "clichê reverso" do popular e a nerd. A apaixonada Amanda é a nossa patricinha popular que andava com os nerds antes de chegar ao ensino médio e o Daniel, o nerd sensível e que parece compor na velocidade Taylor Swift. Por mais que eu não goste muito de histórias que eles já começam de amando, o jeitinho tímido deles que quem nunca amou antes é realmente adorável (e me lembra uma música do One Direction "18").

No entanto, eu entendo que é muito fácil achar a Amanda chata. Eu mesma fiquei meio estressada e reclamei dela ao longo da leitura, mas depois fiquei pensando que esse clichê invertido pesa muito mais nela por ela ser mulher. Quantas histórias do popular que tem vergonha da menininha "feia" de óculos e perdoamos imediatamente após ele fazer uma declaração de amor romântica? Eu mesma me vi julgando e xingando a Amanda porque, acredito eu, é natural termos essa cobrança maior de mulheres e sem levar em consideração que, ao contrário do que conhecemos, a Amanda se sentia mal pra cacete do que estava fazendo. É necessário entrar de cabeça no universo adolescente de milhões de hormônios, os problemas em casa e medo de decepcionar todo mundo. Nessa fase é muito difícil ter clareza do que é realmente mais importante na vida. Estou super animada pra ver essa personagem amadurecendo sendo feliz com seu amorzinho.

"Espero que possamos nos perfoar com o tempo. [...] Se cuida e... olhe à sua volta. Olhe pra nós dois. Podemos ser muito mais do que as pessoas acham que somos, né? Eu amo quem você é. Espero que você possa me amar por quem eu sou também." (408)

Enfim. Eu te amo, viu Daniel? E eu gosto que a identidade dos integrantes Scotty não seja o segredo principal do livro, que seja o segredinho delicioso dos caras que foram muito maltradados e que em breve todos irão lamber o chão que eles passam - como eu mesma já faço.

Não posso dizer com certeza todas as mudanças que foram feitas, somente da reta final que eu de fato abri a edição antiga do que será o próximo livro e fiquei MUITO satisfeita em perceber algumas mudanças que foram feitas. Torcendo para que o próximo livro não magoe muito meu pobre coração. De qualquer forma, quero muitas, muitas músicas do McFly e marotos desmascarados.

Ju Neves 25/10/2023

Meu safe place. ❤️
Leio SAN desde que era fanfic, comprei a edição independente que Babi lançou, depois a primeira edição com uma editora e agora tô aqui com minha edição da Rocco. Esse mundinho que Babi criou com esses personagens é um para qual eu sempre gosto de voltar quando estou precisando me sentir segura, amo todos esses personagens e esse universo.

Preciso dizer que essa edição nova é de longe a minha favorita, amei as mudanças, amei me sentir ainda mais dentro da cabeça complexa de cada um deles e, como Babi mesma falou ao introduzir o livro, sentir que aquelas atitudes de certos personagens, que a gente julgava como injustificável em alguns momentos, puderam fazer ainda mais sentido. Finalmente terminei uma releitura de SAN sem sentir raiva da Amanda hahaha

A minha parte favorita de SAN e sentir que, apesar de ter tantos personagens dentro desse livro, cada um tem sua voz, sua personalidade e um jeito diferente de nos cativar.

Mal posso esperar para o segundo livro. ❤️

Vmasch 22/10/2023

Uma leitura fluida que te leva de volta pro início dos anos 2000, com referências e situações típicas da adolescência. Trazendo mais profundidade pros personagens, reecriando momentos icônicos e cenas marcantes, o livro te transporta para um universo único e mágico embalando nos bailes de Sábado à Noite...

Carol Pereira 25/09/2023

Revivendo o universo de SAN
Meu Deus, não lembrava que durante a leitura desse livro ia sentir tantas emoções! Pura nostalgia e uma delícia reviver uma história tão anos 2000 ?

A Babi foi a primeira autora nacional que eu tive contato quando eu iniciei minha jornada pelo mundo dos livros, reviver o universo de Sábado à Noite depois de tantos anos foi tão especial, tô até emocionada!

A história é muito divertida e com muito drama adolescente! Entendam: os personagens são adolescentes com problemas de adolescentes e lidando como adolescentes lidam! Não esperem que os personagens tenham atitudes de adultos, pois eles não são!

Todos os personagens são pessoas tentando lidar com seus problemas da forma que conseguem e que acham que conseguem, cada um tem uma visão de mundo e a vida é assim mesmo, ninguém é perfeito!

Foram momentos muito divertidos relendo o universo de SAN e muitos momentos passando raiva e tentando estrangular os personagens, mas terminei com um quentinho tão grande no coração com as falas finais! O final é bem sofrido ?

Enfim, como já disse eu amei demais reviver essa história tantos anos depois, com outra visão de vida. A história me tocou de uma forma diferente do que a anos atrás. Obrigada, Babi! ??

Ansiosa pra SAN 2!

milenaragao 11/09/2023

"As coisas que eu não disse", nova versão de Sábado à Noite, é um quentinho no coração!
Mantendo a essência original tanto da fanfic, quanto das edições anteriores, Babi Dewet reapresenta o universo dos marotos com ainda mais detalhes e conexões. Uma leitura fluida que te leva de volta pro início dos anos 2000, com referências e situações típicas da adolescência. Trazendo mais profundidade pros personagens, reecriando momentos icônicos e cenas marcantes, o livro te transporta para um universo único e mágico embalando nos bailes de Sábado à Noite. Que felicidade poder ler a Babi Version's dessa história tão marcante!

Maria11668 08/07/2023

Esse livro fez parte da minha pré adolescência, não consigo achar ruim porque tenho mt carinho pela história, além de achar ele muito legalzinho, mesmo a personagem principal sendo bem idiota

Lucca 28/06/2023

ESTE LIVRO É MARAVILHOSO DO COMEÇO AO FIM!!!
Um romance que vale a ser pena por todos
Uma história regada a muito amor adolescente e música
Conflitos que muitas vezes são comuns a nos quando estamos em nossa adolescência
As confusões que permeiam a alma e a vida sobre o que decidir
Siga o coração ou apenas use a razão?
A jornada de Amanda e Daniel é extremamente deliciosa de acompanhar
Um livro leve e apaixonante
É aquela história que farão seus sábados a noites mais apaixonantes
Vale a pena
Recomendo
Já estou ansioso pra ler as demais histórias dessa trilogia

beatriz 08/11/2022

Remember when we scratched our names into the sand?
?and told me you loved me?

Eu comecei a ler essa história quando ainda era uma fanfic do McFly, em 2006, com 15 anos. Hoje eu tenho 31, sigo sendo fã de McFly e essa segue sendo minha história de amor preferida da vida.

Quando reli na versão livro, agora depois de velha, eu não conseguia parar de pensar como eu tava sentindo as mesmas coisas de anos atrás e morria de rir! Só foi complicado entender quem era essa Amanda aí que tava vivendo a história de amor com o Daniel ao invés da Bex, mas tudo bem?

Esse ano, no show do McFly, quando tocou ?Too Close For Comfort? eu olhei pra minha melhor amiga e falei: ?Vou chorar, é SAN!? ? Tenho certeza que vou morrer amando esse livro, obrigada Babi!

Mandinha Couto 12/10/2022

SAN1
Livro muito bom, muito bem escrito com um enrredo incrível. Mostra a realidade de quando estamos na adolescência todos altos e baixos dessa nossa fase. Tive momentos de ênfase, tristeza e também de raiva. Já irei começar a ler SAN2.