A Nuvem Negra

A Nuvem Negra Fred Hoyle

Resenhas - A Nuvem Negra

Marcus 08/09/2023

Ficção científica e questões reais
Uma parte obscurecida do céu noturno chama a atenção de um jovem astrônomo. Perturbações são notadas por profissionais a milhares de quilômetros. Assim é percebida a veloz aproximação de uma nuvem escura, e seus impactos sobre a Terra despertam preocupação.

A ideia original dessa obra e as discussões entre os cientistas são o melhor de “A Nuvem Negra”. Fred Hoyle foi um astrônomo, e como autor não poupa o leitor de longos debates científicos - por vezes bem profundos. Isso não afasta o interesse pela leitura, mas em muitos momentos deixa muito claro como é delicado o equilíbrio térmico em que a vida prospera em nosso planeta. Não há uma “nuvem negra” se aproximando, mas já vivemos os resultados de uma crise climática.

Hoyle mantém o clima de suspense ao longo de toda narrativa. Não devo dizer mais para não comprometer o efeito surpresa, ainda que o livro seja de 1957. No fim dessa edição da Todavia - traduzida por Érico Assis - há um breve artigo do biólogo e escritor Richard Dawkins. O texto é muito elogioso, mas também traz ressalvas a alguns conceitos científicos da obra. Vale registrar que Fred Hoyle foi um astrônomo célebre, mas negava a teoria do Big Bang - nome que criou - e a Teoria da Evolução.

“A Nuvem Negra” tem valor como ficção e informação científica, mas é datada e lamentável quanto à participação das mulheres. Em ao menos dois momentos, o texto causa aversão pelo machismo.

site: Youtube/bichodeprata

Carlito Pilatos 16/12/2009

Um clássico do Hard Sci-fi
Uma obra obrigatória do gênero, ainda que praticamente ignorada por aqui. Como astrôfisico Hoyle ficou mais conhecido por defender algumas ideias excêntricas e foi quem cunhou jocosamente o termo Big Bang.

Os acontecimentos são explicados minunciosamente com total embasamento ciêntifico, inclusive com desenhos e esquemas de fórmulas, dando muita veracidade aos efeitos catastróficos da passagem da nuvem gigantesca pelo nosso sistema solar.

Uma alegoria sobre a ignorancia e o cientificismo.

Altamente recomendado para os apreciadores de escritores como Clarke ou Asimov.
Márcio Lima 18/10/2013minha estante
Particularmente eu achei árido o estilo de escrever do Fred Hoyle. Abandonei a leitura do livro pela metade. Decididamente Hoyle não é um grande estilista. Mas vou dar uma segunda chance a ele. Tenho que reler este livro!

Bruna Araujo 18/10/2022minha estante
Pela sua descrição, parece ser uma leitura difícil para leigos. É isso mesmo?

anselmo.pessoal 21/05/2022

Muita ciência e pouca estória
A premissa é bem interessante. Entretanto, as inúmeras explicações científicas travam o desenvolvimento da trama. Isso não quer dizer que as explicações científicas justifique o enredo. Mesmo assim, para quem gosta de ficção-científica vale a pena.

Gabriela3764 08/02/2024

Tão atual que surpreende
Caramba, dá para encaixar a história no cenário atual e isso foi muito bom.
A parte de física/matemática/astronomia foi bem explicada, tem até desenhos, mas algumas não dá pra entender mesmo (eu pelo menos)
Os personagens são cativantes e a leitura é rápida depois que pega o ritmo
Enfim, é bom

Michele Alberton 13/02/2023

Muito bom!!!
Apesar de eu ter tido dificuldades para entender (ou não entendi mesmo), por serem bem científicas, eu amei esse livro! A história é super intrigante, a cada momento um desafio novo se apresenta e foi impossível parar de ler.

Cientistas percebem uma "nuvem negra" vindo direto para o nosso Sol. A partir daí, governos e cientistas começam seus debates e entraves para conseguirem ligar com essa aproximação que promete ser catastrófica para o planeta. E muita, muita coisa acontece. É bom demais!

Horikita 28/08/2023

Excelente
Uma das leituras mais rápidas que ja fiz, que livro incrível. Ficção científica quando escrita por cientistas é um presente que se deve abraçar.