Futuro do Mundo

Futuro do Mundo Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Phil.Surniche 18/04/2024

Como sempre Azimov consegue te prender do início ao fim. Esse livro é bom para iniciar o universo de Fundação. O Império das Galáxias já existe e tem Trantor como sua capital. A terra é ignorada, esquecida e sofre inclusive um preconceito racial. De início das viagens espaciais, a história do planeta se perde e ele vira apenas uma "pedra no céu". A trama se passa nesse cenário onde um arqueólogo do Império tenta provar que os terraqueos são os verdadeiros ancestrais que dominaram a galáxia.
É maravilhoso, muito envolvente de ler.

rookvalente 31/03/2024

Xenofobia em nível máximo
Oh, sim! ele é um mestre da ficção!
Sim, o livro tem quase cem anos!
Sim, ele viveu em um mundo dividido...

E previu tudo que estamos vivendo em pleno 2024.
Se você comparar o maniqueísmo Terra x Galáxia, com os conflitos que vivemos, bem... Explica por que Asimov é um mestre da Ficção Científica! Mesmo o apagamento de personagens femininas, mesmo com o enaltecimento do modelo de militarismo estadunidense...

Nos faz perguntar:
Será que em 50.827 anos, abriremos mão de nossos preconceitos e enxergaremos uma disputa pessoal de poder quando a virmos?

Matheus656 23/03/2024

Esperava mais do livro, começou mais ou menos, o meio tava até legal e o final bem rapidão e que eu não gostei. E isso

Nara189 04/03/2024

Ah, o que dizer desse livro? É empolgante, te prende de uma maneira. Um livro de ficção que costura com preconceito, Xenofobia e intolerância de vários aspectos. Aqui, Asimov não decepciona nessa obra maravilhosa.
O que não é novidade.

Marcos.Leste 27/02/2024

Possui temas ainda atuais.
Em uma tarde de caminhada em Chicago, Joseph Schwartz se vê subitamente transportado para um futuro distante. A Terra, agora radioativa, ostenta uma população drasticamente reduzida. A humanidade, por outro lado, expandiu-se para as estrelas, colonizando diversos planetas. No entanto, com o passar de milênios, os descendentes da Terra original perderam a memória de sua origem.

Esses planetas formam o Império Galáctico. Arvadam, um arqueólogo, parte de Trantor, a capital imperial, com o objetivo de desvendar a origem da população galáctica. Sua chegada à Terra coincide com o transporte de Schwartz para o futuro.

A partir desse ponto, os dois se envolvem em um mistério intergaláctico, entrelaçado com tramas políticas e humor leve. O livro propõe uma reflexão profunda sobre o preconceito racial e a xenofobia, temas ainda muito presentes na sociedade atual.

Eliane406 17/01/2024

O sofrimento distante
?Como imaginam a Terra daqui a 50.000 mil anos? Será possível uma existência? Isaac Asimov imaginou essa Terra um tanto doente por ação do homem, com medidas de controle habitacional. Um mundo onde galáxias se comunicam entre si, e os terráqueos são os oprimidos e são tratados com preconceito.
?A trama se baseia em uma viagem no tempo, depois de um acidente em laboratório um aposentado é enviado ao futuro, perdido, sem falar essa nova língua em um mundo em que as pessoas tem data de validade marcada, ele consegue salvar os seres de uma extinção iminente.
?Isaac Asimov, o Bom Doutor, é um dos mais renomados e importantes escritores de ficção científica, este livro introduz algumas temáticas muito trabalhadas pelo autor, é a porta de entrada para conhecer toda as sua obra.

?Amo ficção científica, mas me resumia apenas em filmes, séries e pesquisas, essa foi a minha primeira leitura do gênero.

William.Almeida 28/12/2023

Essa tal radiação
Quando criança, sempre perguntava o que era aquilo no asfalto da estrada, que parecia subir. A resposta era sempre: o calor.

Na verdade, não é o calor, mas a radiação produzida pelo calor. É uma das formas dele se espalhar. Nós também irradiamos calor.

Mas, e a transferência de matéria através do espaço tempo pela radiação?

Essa é a minha nova pergunta. E a resposta é: preciso estudar esse assunto.

Lucas1429 31/10/2023

Continuando o Asimoverso
Talvez por tratar-se do primeiro romance escrito pelo bom doutor ele não tenha me agradado tanto assim como nos outros livros pertencentes ao mesmo universo.

Envelhaçamos agora
O melhor não demora
Para o fim da vida se fez o início

John 03/10/2023

Ideias boas aqui, porém...
Este é primeiro romance que o Asimov publicou, antes disso haviam apenas contos e o universo Fundação não era estruturado como vemos hoje. Para o primeiro, já dá pra ver que muitas boas ideias viriam da cabeça do bom doutor para interligar todas as histórias de seus robôs.

Sendo assim, acabamos que já entramos na história sabendo que no passado haviam robôs e no futuro haverá a Fundação, mas nada disso impacta nas surpresas que serão encontradas nessa trama, valendo a pena a leitura.

O que fica meio abaixo nesse caso, são as personagens, achei meio superficial demais a construção de todo mundo ali, protagonistas e antagonistas, as motivações dos protagonistas são bem claras e compreensíveis, mas a do "vilão" é fraca demais.
E apesar de toda a jornada deles valer a pena, o final vem um deus ex machina com força (e bastante previsível também) que tira um pouco da emoção que o Asimov costuma colocar em seus desfechos.

No geral é uma boa leitura, e quem já é fã do universo, certamente não pode deixar passar.

A edição está muito boa, como todas as outras que li da Aleph dos livros desse autor.

Clarissa 30/09/2023

Eu não consigo explicar a sensação que os livros do Asimov me passam. Sempre começo achando mais ou menos e termino amando. Nesse aqui já comecei gostando bastante do enredo, e no final, depois das reviravoltas políticas e reflexões sobre racismo, elitismo e paternalismo, tudo tratado de forma muito objetiva (embora por meio de metáforas no estilo Sci Fi de sempre do autor), simplesmente não tem como não amar.

Lukas 22/09/2023

O final é que complica
O livro como um todo é bom, diria que o começo principalmente. Eu gostei da atmosfera do início que falava pouco sobre as teorias arqueológicas e a ideia de um passado a muito esquecido/perdido.
No desenvolvimento também é maneiro, nós vemos o desenrolar da conspiração dos anciãos, porém creio que mais pro final, o livro perdeu um pouco a mão, teve a famosa conclusão de 20 páginas em que todos os problemas gigantescos que existam acabam nesse período de páginas.
Concluindo, creio que se o final fosse melhor desenvolvido daria pra dar a avaliação completa, porém achei muito corrido.

Matheus.Luis 19/09/2023

Onde tudo começou
Nunca me decepciono com uma leitura de Isaac Asimov, mas devo admitir que a trilogia do Império foi a menos fascinante dentre seus trabalhos escritos. Neste livro, senti algo forçado na criação do 'chamado da aventura', e enfrentei dificuldades com o desenvolvimento dos protagonistas. No entanto, onde o autor acerta, ele o faz brilhantemente. O enredo é muito interessante e bem instigante fazendo o suspense aumentar conforme chega o final do livro, Asimov também tece críticas sociais complexas que convidam à reflexão.

Ao mergulhar na trama, somos confrontados com analogias fascinantes sobre conflitos extremos de ideias raciais, políticas e até religiosas de certo modo. A humanidade, após tanto tempo, esqueceu suas raízes na Terra, gerando um profundo sentimento de repulsa dos terráqueos em relação ao Império, já que os terráqueos que se consideram o centro do universo. O inverso também é verdadeiro, com outros planetas vendo a Terra como um lugar primitivo e intoxicado por radiação.

Para um livro de estreia no gênero da ficção Asimov começou muito bem, é possível perceber claramente sua evolução nas séries de livros que ele escreveu futuramente criando uma conexão de todos eles em um só universo.

Fernanda2477 04/09/2023

Romance de estreia de Asimov, "Pedra no Céu" começa com o alfaiate Schwartz sendo transportado para o futuro, em uma Era em que a Terra é completamente diferente daquela que ele conhece. A população é bem reduzida, a superfície se tornou radioativa e o idioma é completamente estranho aos ouvidos de Schwartz – além do que a Terra agora é apenas um dos inúmeros planetas do Império Galáctico. Completamente perdido, o alfaiate chega a uma casa onde tenta pedir ajuda, e mesmo sem compreender ou ser compreendido, é acolhido provisoriamente pela família que lá vive. A partir de então Schwartz é envolvido em uma grande conspiração, recebendo uma atenção e uma importância que ele sequer poderia imaginar quando saiu de sua casa naquele fatídico dia do passado.

A escrita do Asimov é, como sempre, muito boa, é uma leitura fácil e que envolve o leitor conforme o passar das páginas. Esse é sempre um dos pontos que gosto na ficção científica e que acredito que explique porque essas histórias fizeram (e continuam fazendo) tanto sucesso: escrita inteligente e acessível ao mesmo tempo. A história é mais lenta no início, momento em que muitas coisas começam a ser apresentadas, mas conforme os acontecimentos vão se desenvolvendo, a narrativa ganha um ritmo mais rápido. Os personagens são interessantes, mesmo que não sejam tão aprofundados. Gostei principalmente do Bel Arvardan, e de como é mostrado o preconceito presente nele, mesmo que ele se considere livre de tais pensamentos. Algumas coisas não são muito bem explicadas ou se resolvem de modo mais simples do que esperava, mas ainda assim é um bom livro, com uma boa história. Não é um livro que eu, particularmente, indicaria para começar a ler Asimov, já que não é o melhor livro dele. Além disso, uma das coisas mais legais, tendo já lido outras obras do autor, é perceber como "Pedra no Céu" se encaixa em "Fundação" e na saga dos Robôs. De qualquer modo, fica a recomendação como uma boa leitura para quem gosta de ficção científica, e de Asimov, claro.

Tuler 03/09/2023

Uma ficção de época
O livro foi escrito apenas 4 anos após o lançamento da bomba atômica no Japão, por isso Asimov introduziu a radiação no enredo do livro. Como sempre, a escrita é muito bem feita e o enredo tem prende, não é o melhor livro do Issac, mas só dr ser um livro escrito por ele já merece grande expectativa.

Ni 19/08/2023

Amo Asimov e todo o universo da fundação, porém não dá para dizer que esse livro e tão impactante ou memorável como os outros livros. Tem o seu padrão de narrativa e escrita Asimov, mas definitivamente não é o melhor, assim como os outros dois.