Pedra No Céu

Pedra No Céu Isaac Asimov

Resenhas - 827 Era Galáctica

Larissa.Herbsthofe 06/01/2021

Asimov
Esse autor sempre me espanta em relação as histórias que escreveu, parece que ele era um homem que veio do futuro para contar tudo no passado.
Gostei desse livro a história surpreende quando você lê em nosso momento atual.

Luizgustavo 05/01/2021

Gostei da trama, mas achei um pouco...... Isso não parece asimov, mas foi ele mesmo q escreveu, ele justificou a essa trama no posfácio então tá ne mas ficou bem .........??????????
Alcione13 05/01/2021minha estante
Opa!! Já quero ler

Daniel 20/12/2020

Futuro sombrio
A Pedra no Céu ? Isaac Asimov

Li esse livro este ano e acabei não fazendo uma resenha dele, como quero terminar meu ano bem, bora falar de A pedra no Céu, do Bom Doutor.
Só quero deixar um aviso, o livro tem o mesmo problema dos papeis femininos dos outros, para eu não repetir isso toda pastagem sobre Asimov, vou fazer um post específico para falar disso mais para frente.

Pedra no Céu é o primeiro romance de Asimov, foi escrito primeiro como um conto e depois ampliado e publicado em 1950. O livro pode funcionar como uma introdução a Saga do Robôs e a da Fundação, pois é possível ver nele referencias a essas obras.

A história começa quando um alfaiate aposentado Joseph Schwartz é pego por uma onda de radiação e levado a milhares de anos no futuro, para um planeta Terra tomado por radiação, fome, um governo autoritário, com aspecto religioso. Junto o Joseph, chega ao planeta um arqueólogo com Império Galáctico, com a missão controversa de provar uma teoria rejeitada: a terra é a origem de todos os seres humanos da galáxia. O caminho dos dois se cruzam quando Joseph é feito cobaia de um experimento para ampliar as capacidades cognitivas.

Esse livro mostra a visão de Asimov, de como a Terra pode se tornar um planeta periférico com o desenvolvimento da colonização de outros mundo, principalmente por ficar presa a tradições irracionais. Demonstra também, como jogos políticos podem causar a modificação da história e obstruir o desenvolvimento da ciência.

Entre os livros do Bom Doutor, achei esse o mais lento, tem muitas características de um contista e pouco de um romancista, ele se utiliza do deus ex machina, quase uma intervenção divina para dar a resolução na trama, porém nada disso tira o brilho do livro, uma das minha leitura preferidas do ano.

Marcio Izidoro 14/12/2020

O início???
Asimov não decepciona...
Com essa obra, ele faz um preludio para "Fundação", e faz a gente pensar no que realmente é o começo.
Fiquei com uma pulga atrás da orelha, imaginando quem, realmente, seria o personagem principal na história da Fundação, mas acho que isso só vou ficar sabendo quando ler os outros livros que contam mais histórias da Fundação.
Para quem já leu 'Fundação', esse livro é essencial.

Dudu 06/12/2020

Novelão de ficção científica!
Essa é a melhor forma de resumir esse livro.

A história é contada de forma bem simples, com capítulos curtos.

A montagem do texto é grande destaque, a meu ver. A forma como a história é contada enriquece a trama, criando-se histórias paralelas que se intercalam e se conectam!

Gostei do universo criado.
Deixa uma curiosidade boa por mais histórias!

Luiz.Machado 07/11/2020

Aqui vemos, a introdução da fundação na obras do Asimov, e também serve para nos explicar mais sobre a terra no universo que ele criou .

Derek 06/11/2020

Dos três livros que precedem a saga Fundação, este foi o mais interessante e o que realmente já trata do Império Galático.
A premissa da viagem no tempo foi muito bem colocada, nos apresentando a este novo cenário da Terra em comparação ao século XX.
Para mim o ponto mais significante foi o sentimento dos homens do Império em relação aos terrestres.
Ao tratá-los com desprezo, é possível fazer um paralelo com o homo sapiens que muito provavelmente partiu da África e povoou o mundo. Depois do desenvolvimento esse mesmo homem volta ao lugar de origem, milhares de anos depois, e se diz uma raça superior aos seus iguais.
Aqui o mesmo acontece, o homem consegue transpor os limites do espaço, domina diversos planetas e tratam a Terra de onde partiu com desdém, a relegam a um estado radioativo e esquecem sua História.

Lia Trajano 30/10/2020

Ficção científica e uma boa aventura
Eu vi em outras resenhas críticas ao romance que tem na história, mas não achei que ele ficou deslocado, se encaixa bem na trama. É uma leitura leve, quase in fanto-juvenil ( sem desmerecer, é também um gênero de respeito) eu só queria que o final de Schwartz fosse diferente rs
Mas foi um bom final.

BiaBe 22/10/2020

Leitura fluida e satisfatória
O início é aquele esquema de introdução do ambiente e dos personagens para o leitor, muitas informações que às vezes nos deixam confusos, mas a escrita de Asimov é tão maravilhosa que mesmo assim o livro flui muito. Depois que somos apresentados para aquela galáxia preconceituosa e para a Terra radioativa começamos a ver mais o desenrolar da história e dos personagens.

Mesmo com muitos personagens distintos, o autor consegue costurar todos eles de uma maneira tão fácil que mal percebemos. Na verdade, ele consegue costurar toda a história facilmente que eu terminei o livro com um sentimento muito bom de satisfação.

Asimov traz temas de preconceito, como muitos deles estão tão intrínsecos que temos que aprender a combatê-los, de política, onde temos diversos cargos políticos na Terra e a questão dos Assimilacionistas (crença em um acordo benéfico) e Zelotes (nacionalistas extremistas). Já quero ler Fundação (ansiosa pra 2021).

A única coisa que eu não gostei foi de um romance que rola, achei que foi meio “nem te conheço e já te amo”, eu queria ação e lá estavam os pombinhos hahaha

É um livro relativamente curto, que flui muito bem pelo ritmo e pela escrita. Eu continuo apaixonada por Asimov e indico facilmente para qualquer pessoa.
Dani do Book Galaxy 22/10/2020minha estante
Esse livro é um nenê

Thata 10/10/2020

A terra?! É uma pedra no céu!
Comprei esse livro na Bienal de 2016, por indicação do Lucas (que trabalhava na editora e agora é dono do @combocafecultura), falei pra ele que tinha vontade de ler Asimov mas tinha medo, então o Lucas falou pra eu começar por Pedra no céu. Comprei, mas só fui ler 4 anos depois. Agora com a LC!

A história foca em Schwartz, um alfaiate aposentado do nosso mundo e que acidentalmente viagem para milhares de anos no futuro. No futuro, somos um planeta sem importância dentro de um governo galáctico que se chama "Império", nosso planeta devido a radiação suporta um numero limitado de habitantes, e não tem como viver alem dos 60 anos.

Se pensarmos no contexdo da epoca em que Asimov escreveu o livro, em 1949, encontramos varios elementos que nos fazem pensar na segunda grande guerra:  a ideia de um grande poder centralizado interplanetário, o poder e a valia da tecnologia, o uso dessa tecnologia, a centralização do poder em grupos hostis, mesmo ignorantes.... e assim vai.

Eu particulamente gistei muito desse livro, tem todos os elementos de um bom sci-fi! Mesmo sendo o primeiro romance de Asimov.

Lary 28/09/2020

Para o fim da vida se fez o início...
Pedra no Céu é um dos melhores livros para iniciar a leitura nas obras de Asimov, sendo ele o primeiro romance escrito e publicado pelo autor em 1949 e 1950.

Agora, imagine a humanidade em um futuro distante, se expandir tanto pela galáxia ao ponto de se esquecer completamente de suas origens e ancestralidade, de olhar para um planeta que um dia foi seu berço e sentir todo tipo de aversão por ele e por seus habitantes, deixando os à margem do Império que se ergueu durante todos esses séculos de seu desenvolvimento e "evolução".

Esse é um dos temas da história, além de toda discussão de conflitos políticos e éticos, viagem no tempo, muitos diálogos com explicações científicas sobre química, biologia e física, experimentos, etc. Cada livro de Asimov é uma aula. Todo o enredo também tem influência sobre os acontecimentos da época que Asimov estava vivendo, como os ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

Kamila250 19/09/2020

Esse é mais uma obra maravilhosa de Isaac Asimov, nele viajamos milhões de anos a frente, onde a humanidade é tão avançada e já se atrapalhou pela galáxia, que não sabemos mais onde nascemos como ser humano.

Juu 14/09/2020

Primeiro do Asimov
mais uma ficção científica maravilhosa. A escrita do Asimov é muito boa, além de trazer vários assuntos e termos científicos. A história mistura viagem no tempo com vida nos múltiplos planetas do universos, além de levantar questões sobre preconceitos com diferentes classes sociais em planetas distintos. Além disso, pra quem planeja ler a trilogia da fundação esse livro é uma porta de entrada, pois já introduz a história do Império que estará mais presente em fundação.

Maravilhoso

Leo Souto 19/08/2020

Literalmente.. Asimov!
Tinha que ser Asimov..
Não me lembro quantos livros já li do Asimov, mas todas as vezes que leio uma obra dele, é como se tivesse a sensação de ter lido pela primeira vez. Esse romance foi a primeira obra escrita por ele durante sua juventude, é considerado o início da história da Fundação, sendo um ótimo introdutório para quem deseja iniciar nas obras de Asimov. A história uni viagem no tempo, pós-apocalíptico, ciência, até mesmo preconceitos entre planetas. Esse livro é magnífico, aqueles que estão em dúvida, só digo uma coisa: leiam e tirem suas conclusões.

Samira :) 17/07/2020

Desconsiderando as distopias, essa foi a minha primeira experiência literária de ficção científica. Estava meio receosa pq achava que não ia curtir muito mas fui positivamente surpreendida! Eu amei o enredo! Todo o contexto de Império Galático e a radioatividade terrestre, apesar de ficção, até fazem um certo sentido se pensarmos sobre os rumos do nosso planeta hoje. A ideia toda da narrativa me instigou muito!

Entretanto acho que o rumo da estória poderia ter sido melhor desenvolvido. Muitos personagens, muitos acontecimentos, um romance um pouco forçado... Um personagem em especial (o que viaja no tempo) tinha muito potencial pra gerar uma reviravolta maior nesse mundo futurístico mas, ao meu ver, ele não movimentou tanto o desenrolar da estória. Por muitos momentos ele foi secundário. Eu também achei que algumas informações ficaram um pouco perdidas e terminei o livro com dúvidas sobre os porquês de alguns acontecimentos.

Apesar desses poréns, ainda é um livro bem legal!!! Foi o primeiro romance de Isaac, o que me faz pensar que os outros devem ser ainda melhores e mais bem escritos (sobretudo a obra Fundação que teve seu primeiro insight a partir de Pedra no Céu).
Enfim, recomendo! Principalmente pra quem está começando a ler ficção científica como eu :)
Wagner_GRUNGE_1994 30/08/2020minha estante
Oi :)

Gostei da sua resenha e de fato você trouxe alguns apontamentos pertinentes. Porém eu queria falar sobre outra coisa, pois existe uma coceirinha dentro de mim que me obriga a dar recomendações às pessoas. É quase um tipo de toc, e no seu caso, como você não tem muita bagagem relacionada a livros de ficção científica, eu gostaria de te indicar dois livros muito bons que são superiores a esse.

O primeiro é outro livro do próprio Isaac chamado O Cair da Noite. Ele retrata um planeta distante que possui seis sois e a noite nunca chega, todavia, uma vez a cada 2042 anos um estranho fenômeno acontece, onde todos os sois desaparecem por 15 longas horas, o tal fenômeno de chama Eclipse e com ele vem a temida escuridão, uma ideia tão abstrata e assustadora quanto a de ser enterrado vivo. Ok, não soa assustador pensar na noite ou no escuro, mas você deve ter notado que o Isaac gosta de usar elementos que são naturais à nós e abordá-los com estranheza. O quão aterrorizante seria a presença de um fenômeno estranho que te provasse um sentimento de um sentimento de claustrofobia incontrolável, pondo a sua mente a beira da loucura, e que se assemelha-se ao fim do mundo? Como uma sociedade racional reagiria a isso?

O tal livro aborda questões como a da relação da sociedade com a ciência e com a religião, como pessoas comuns lidariam com previsões que fossem de encontro ao que elas querem acreditar entre outras questões. Um ponto que vale destaque nesse livro envolve a construção dos personagens que, apesar numerosos, são cativantes e bem construídos, te instigando progressivamente ao ponto do clímax.

O segundo livro que eu recomendo é Planeta dos Macacos. Sou fã dos filmes, sejam as versões clássicas, a de 2001 ou a mais recente, mas afirmo que o livro, em suas poucas páginas, supera as suas obras cinematográficas de longe.

O enredo é cativante porque consegue te colocar de forma convincente a uma realidade completamente absurda de um mundo dominado por primatas, onde humanos são seres pouco inteligentes e os Macacos parecem imitações de homens primitivos.

Além do belo enredo e de uma sólida construção de personagens, ambientação e alto nível narrativo, o subtexto justifica que esse seja um clássico.

O livro trás reflexões importantes sobre o caminho que a nossa sociedade vem tomando em um sistema que não privilegia a criatividade, nos acomoda e automatiza ao ponto de que com o passar das eras nós temos uma retração intelectual, uma espécie de evolução ao inverso. Nós, em nossa arrogância, perdemos a noção do quão insignificante somos em relação ao universo, e pela nossa ilusão de grandeza intelectual, findamos pondo termo ao processo histórico de construção de uma espécie humana de fato grandiosa.

Espero que goste das dicas. Ficção científica é mais do que uma reflexão do que pode ser, mas dos caminhos que tomamos hoje. Querendo conversar mais sobre o gênero estou disponível. :)

Samira :) 31/08/2020minha estante
Oi Wagner! Muito obrigada pelas dicas!!! Você me instigou muito a ler esses livros! O Cair da Noite eu não conhecia, já Planeta dos Macacos está na minha lista de próximas leituras. Eu amo os filmes e, se você diz que a leitura os supera, eu fico ainda mais animada! Obrigada mesmo! Comecei a ler ficção científica esse ano e já penso que será um dos meus gêneros favoritos! Bom saber que tem alguém pra falar sobre :)

Wagner_GRUNGE_1994 31/08/2020minha estante

Rodrigo 13/12/2020minha estante
"Apesar de ficção " rsrs,se vc soubesse o quão perto a humanidade já chegou e ainda não está livre de um inverno nuclear,sabe de nada...