A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Jade 23/08/2022

A primeira vez que eu li esse livro, eu estava no colégio. Entre lá e cá, dez anos depois, eu já reli algumas vezes, sempre com um ar de nostalgia. É uma das minhas séries favoritas, apesar da capa horrorosa
Pra quem quer ler pela primeira vez, aconselho uma mente aberta. O livro acompanha a história da Nihal da infância a adolescência e sua busca em ser um guerreiro. Como toda pessoa que já passou pela adolescência já sabe, adolescentes são um porre. Nihal não é diferente. Ela reclama, é mimada, praticamente um edgylord "vestida toda de preto como a encarnação da vingança", a própria definição de vergonha alheia. Mesmo assim essa é uma das minhas histórias favoritas. Como eu li ainda na adolescência, o público alvo foi definitivamente alcançado ??
Apesar disso, o livro é bom. As criancices da Nihal fazem sentido, a reação dela as tragédias que acontecem com ela e o modo como ela reage faz sentido. O universo que a autora construiu é interessante, com várias raças e culturas diferentes. O livro apresenta um mundo em guerra e as consequências dela na vida dos personagens
Tem uma parte do livro que fica meio maçante e você só tem vontade de dar uns tapas nessa garota, mas depois melhora. O final é uma das partes que eu mais gosto, mostrou um lado que histórias com personagens femininas fortes não mostram muito e também que nem sempre é fácil escolher porque lutar. "ah porque ele é mal" não é motivo suficiente aqui e o livro é basicamente a jornada da Nihal encontrar a si mesma e o o que leva ela a lutar
Do segundo livro em diante nós já encontramos uma Nihal mais madura, mais consciente e é muito legal ver como ela cresce a partir do primeiro livro, você quase se sente uma mãe vendo o filho crescer ??
Enfim, recomendo super
(lembrando sempre que é um livro infantojuvenil)

Kelly 17/08/2022

Mundo Emerso
Nesse livro acompanhamos Nihal, uma semi elfo guerreira, a ultima de sua espécie que ama lutar.
Vemos o crescimento de Nihal, seu desenvolvimento de criança a mulher, suas duvidas, seus medos e seu desejo por vingança.
Também conhecemos Senar, um jovem mago, que por destino ou coincidência, cruza seu caminho com Nihal e se tornam amigos.
A garota da terra do vento é uma introdução ao Mundo Emerso e a esses personagens, que prometem fazer uma grande diferença em uma guerra que já dura muito tempo.
A escrita da Licia é muito boa e o livro é bem rapido de se ler.
O mundo criado, bem como as batalhas, são bem descritos e os personagens secundários são bem aproveitados.
Ansiosa para descobrir os próximos passos de Nihal e Senar.

Alex 22/07/2022

Um bom livro de fantasia.
Primeiro livro de uma trilogia chamada Crônicas do Mundo Emerso, onde conhecemos a história de Nihal, uma moça meio humana, meio elfa, que luta para libertar seu mundo do Tirano.

Karen 29/06/2022

Foi um livro um pouco enrolado como desenvolvimento arrastado. Mas você se conecta com a personagem com facilidade o que deixa mais fácil de terminar

John 17/05/2022

Fantasia padrão
Algum tempo atrás, decidi que precisava ler as coisas antigas que estavam na estante. Entre essas coisas estava essa série da Italiana Licia Troisi.

História bem escrita, com elementos interessantes e um linguagem que me fez ir ao dicionário algumas vezes e tudo isso te coloca em uma boa imersão com todo o mundo criado pela autora.

As personagens aqui são um mix de clichê, falta de carisma, com profundos e muito carismáticos. É isso mesmo, alguns personagens você não liga a mínima se morrerem e outros você torce para que aconteçam as melhores coisas.

A história da protagonista é bem básica. Aquela coisa do herói ficando maduro e aprendendo mais sobre seus limites e blá blá blá. Já estou velho pra isso.
Contudo, os coadjuvantes são bem mais interessantes.
Mas acima de tudo isso, eu achei a contrução do cenário e a sintonia entre todos os envolvidos na história muito bem feita. E no segundo livro a coisa fica melhor.

Edição bem diagramada, porém sem orelhas nas capas e com páginas brancas.

Alessandra.Lemes 06/05/2022

Nihal, a guerreira
Me encanta a história da Nihal desde os meus 14 anos. Fico admirada por sua personalidade forte e livre quando criança. Sua raiva enquanto cresce como guerreira é justificada. Tantas descobertas e mudanças mexem com qualquer um. Mas decobrir novos companheiros, o valor e sabor da vida comum, permitem um sopro de esperança em sua vida.
Mas Nihal é uma guerreira. E a guerra e a batalha a chamam.
Ansiosa por acompanhar sua jornada novamente :D

guimpinheiro 21/03/2022

Uma leitura deliciosa
Quando você começa a ler ?A Garota da Terra do Vento?, sente que será um fantasia infantojuvenil tradicional, sendo uma clássica fantasia de poder onde o bem vence o mal.

Mas não, Nihal erra, erra bastante, mas porque ainda está aprendendo a ser uma adulta, a entender e controlar o que sente, além de vivenciar inúmeros traumas ao longo de sua vida. Age por impulso, com raiva, se arrepende e faz tudo de novo. Quem, afinal, nunca fez isso.

É uma personagem muito real, com nuances, assim como o seu mundo que não é apenas preto e branco.

Além disso, é uma leitura deliciosa. A autora Licia Troisi consegue emerge o seu mundo na nossa frente e, de repente, estamos mergulhados nele. Como em uma série que você maratona querendo saber o que vai acontecer a seguir.

As outras personagens do livro também são bem construídas e os mistérios do mundo, bem como as relações de poder e status vão se apresentando aos poucos, fazendo com que você e a Nihal descubram como a roda gira dentro do mundo emerso.

Estou bem ansioso para ler os demais volumes da trilogia!

Vivi 05/03/2022

Historia interessante, personagens que conquistam o leitor e te prendem na história. Mas senti uma falta de uma aventura maior, uma batalha final, o livro foca no amadurecimento/evolução da personagem e no autodescobrimento dela, finalizando de forma tranquila em relação a outras obras.

Uma coisa que me incomodou o pouco foi o uso constante de tu e vós, porque não estou acostumada.

Teve também uma falha na tradução quando se tratava do Mundo Submerso, sendo citado sempre como Mundo Emerso igual às terras que os personagens estavam. Gerando frases confusas e que você só vem a entender no segundo livro, quando o equívoco é acertado.

Clafe 15/02/2022

A garota da terra do vento ?
Eu comecei esse livro sem botar muita fé admito.
Meu primo me emprestou esse livro falando que leu no ano que eu nasci e que achava que eu ia gostar. Por não ser um livro que eu conheço e ter uma linguagem um tanto FORMAL demais, eu acabei julgando que não ia ser grande coisa.
Mas? a cada capítulo que eu lia eu percebia quão errada eu estava a respeito. Porque com esse livro, por mais ?corrido? que ele seja (pq a principal começa com 13 anos e termina com 18) ele conseguiu fazer eu me emocionar e ficar extremamente empolgada. A autora não tem medo de matar personagens e conseguiu fazer uma protagonista MUITO forte, decidida, audaciosa é teimosa.
Eu recomendo demais

Dani 21/11/2021

Heroína atormentada
-> Disponível no Kindle Unlimited :)

"Os guerreiros não choram, os guerreiros não têm medo"

O Mundo Emerso é assolado pela guerra contra o Tirano, que já dominou cinco das oitos terras livres, mas a Terra do Vento ainda vive distante dessa realidade. É lá que cresce Nihal, uma jovem de características peculiares que passa seus dias brincando de guerra, seu sonho é se tornar um guerreiro. Até que a realidade chega subitamente na vida de Nihal, forçando-a a deixar cedo demais a sua infância.

Apesar da linguagem da narrativa ser "formal", uma linguagem meio medieval de mundo de fantasia, a escrita é direta e fluída. A história irá abordar a infância e adolescência de Nihal, e os acontecimentos no mundo vão se agravando conforme esse tempo passa. Esse é o primeiro livro de uma trilogia, ele é introdutório, mas não deixa de ser interessante.

Um dos pontos que me conquistaram nessa história é a trajetória que Nihal percorre ao longo dos anos e sob o cenário de um mundo tão interessante quanto o Mundo Emerso. Nihal quer ser um guerreiro, é determinada e tem talento, mas está longe de ser perfeita, ela ainda é muito nova e ingênua, tem medo, é arrogante, e não sabe muito bem o por quê dela querer lutar. Tudo isso é natural pela pouca idade da garota, e se agrava pelas descobertas que ela irá fazer e pelas situações pelas quais irá passar.

Outro ponto legal do livro são os demais personagens que passam pela vida de Nihal: Senar (de inimigo para melhor amigo), Soana (a maga), e Ido (o mestre cavaleiro de dragão). De longe o Ido é um dos melhores personagens do livro, além de ser o único gnomo cavaleiro de dragão, ele dá uns tapas (metafóricos) bem dados na Nihal, e faz ela questionar seus impulsos e motivos.

Esse é uma das minhas histórias favoritas, e para quem gosta de alta fantasia com dragões e guerreiros é uma boa escolha de leitura. O único defeito desse livro é a capa, horrível, e a edição da Rocco que deixa a desejar (folhas brancas, etc.), mas no Kindle Unlimited dá para ler ele de boa.

Alice 08/11/2021

"O medo dá-me a dimensão exata daquilo que me disponho a fazer. O medo é meu amigo, pois me ajuda a entender o que devo fazer em combate, indica o melhor caminho para evitar riscos inúteis e mantém-me lúcido." Essa é uma das minhas frases favoritas. Foi seu mestre quem disse.... Uma perfeição espero poder começar essa semana o segundo livro! Me identifiquei com a busca de sua identidade.?

Gi_MM 29/10/2021

Uma menina diferente
Neste primeiro volume somos apresentados à Nihal uma menina moradora da Terra do Vento e bem diferente das que conhecemos por aí e não é só por conta dos seus cabelos azuis e seus olhos violeta. Nihal vive uma vida de aventuras e duelos. Após uma derrota, ela toma uma decisão que mudará a sua vida e muito possivelmente o seu mundo. É uma leitura leve e divertida. Uma ficção descompromissada. Recomendo para quem gosta do gênero.

Pereira 25/10/2021

Adorei este livro, não tem muito a ver com o tipo de livros de fantasia que costumo ler mas fiquei rendida!

Adorei este mundo e as personagens!
A Nihal demorei algum tempo a gostar dela, ela passou por tanto e por isso tinha um feitio nada fácil, fiquei bastantes vezes irritada com ela, mas não ao ponto de deixar de ter vontade de ler o livro como acontece com outros.

Mas ela cresceu bastante durante o livro, e acredito que nos próximos livros ainda venha a melhorar mais.
Este é um livro cheio de aventuras, tristeza e amizade.

"... Pensas que é preciso ter coragem para morrer? Morrer é facil. Viver é que exige coragem. "