A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Natália 13/09/2012

As Crônicas do Mundo Emerso é um épico concebido na modernidade. Todo o cenário, a trama e até a personalidade da protagonista remetem a esse gênero tão aclamado no meio literário. O grande diferencial, entretanto, está na personagem principal: uma mulher sexy, forte e petulante. Além disso tudo, a narrativa, toda trabalhada na segunda pessoa, deixa uma nuance ainda mais heroica.

"QUEM ÉS TU???", haha adoro.

No começo do livro, Nihal ainda é apenas uma criança de treze anos. Esse fato me deixou um pouco desanimada no começo, pois minha cota de personagens pré-adolescentes já estourou faz tempo. Portanto, se você compartilha desse sentimento, pode ficar tranquilo pois em A Garota da Terra do Vento são compactados cinco~seis anos da vida de Nihal. Bom, essa foi uma estratégia para nos mostrar a evolução da menina tanto nas suas técnicas de batalha quanto na maturidade mental, apesar de não ter tido grande avanço na segunda parte. Durante todo o livro, Nihal é confiante - até demais -, desobediente e furiosa no campo de batalha, mesmo que seja de brincadeira.

A autora gosta de salientar as qualidades de Nihal. Como já disse e pudemos perceber pela sinopse, ela é uma guerreira singular. Sabe, desde criança, a manejar uma espada melhor do que muitos homens e se orgulhosa muito disso. Mas Licia vai além de suas habilidades com a espada e, conforme Nihal cresce, dá mais atenção aos pontos físicos da agora mulher, como suas curvas e seios abundantes. Achei essa parte um pouco forçada, pois torna Nihal perfeita demais. Para uma mulher que pratica exercícios pesados todos os dias, não há como ter curvas perfeitas. Como vocês sabem, a cintura, os seios e todas as curvas femininas só existem graças à nossa capa de gordura, e alguém que combate em uma GUERRA, praticando exercícios todos os dias e ainda sofrendo com a miséria acompanhante de tempos de luta, não há gordura nenhuma. Enfim.

Os outros personagens, como Soana, a maga-tia de Nihal e Senar, seu a princípio inimigo, não foram muito bem construídos. Todos parecem meio iguais de personalidade, achei que faltou um pouco mais de construção em cima deles. Pelo menos em cima de Senar, que é muito importante para a história. Apesar disso, o título do próximo volume sugere um destaque maior a ele, portanto acredito que esse meu desejo será atendido.

Vou ser sincera com vocês: esperava mais desse livro. Como vocês sabem, adoro protagonistas femininas fortes, mas Nihal só me pareceu uma menina mimada, egocêntrica e até egoísta. Ela sofreu muito na vida, é verdade, mas desde criança, quando sua infância era quase perfeita, ela já era assim, nojentinha. Além disso, Senar, seu muito provável par romântico, é muito sem sal. Porém, contudo, entretando... A trama é boa demais. A história em si, o enredo, me prendeu até o fim, só por isso li até o final.

A Garota da Terra do Vento teve um quê introdutório, mostrando ao leitor o treinamento de Nihal na maior parte do tempo, justificando suas habilidades. Pra mim, o melhor ainda está por vir, com A Missão de Senar e o terceiro livro que não sei o nome rs O ponto mais importante do livro ficou solto e preciso saber dele pra morrer feliz.

Bom, é isso. Recomendo que leiam esse primeiro volume sem muita expectativa, mas leiam porque parece que vem coisa boa por aí.

Até mais!

Gui Wunder 09/09/2012

Muito Bom!
A Garota da Terra do Vento é o primeiro livro da série Crônicas do Mundo Emerso. Nele conhecemos Nihal, uma menina muito moleca que todos acham que é um menino pelo seu jeito de ser. Desde pequena ela queria ser uma guerreira. Ela foi criada por seu pai Livon, um dos melhores armeiros da região, que a criou e lhe ensinou tudo que sabia um pai que muitas vezes tinha que fazer papel de mãe (como muitos pais e mães também tem que fazer no nosso mundo aqui), pois Nihal, não a conhecia.

O livro é cativante a todos, com uma história nova onde a autora tenta sair do mundo dos bruxos e deuses, e cria um mundo novo que pode ser comparado aos de J.K. Rowling e Tolkien, onde ela teve muito sucesso, pois quis se arriscar ao sair das histórias “comuns” e acertou em cheio na dose de aventura e emoção.

E não podemos nos esquecer do seu amigo Senar, que é onde ela encontra o seu refúgio quando sente saudades de seu pai, e quando se vê apreensiva nos momentos de pressão que ela sofre na guerra.

O livro é surpreendente, e simplesmente me conquistou, com os ensinamentos que Nihal nos deixa, como não desistir dos sonhos e a levantar depois de cada tombo (pelo menos eu entendi isto no livro), e indico para que todos vocês que gostam de uma boa aventura e que querem ser conquistados por este mundo onde tudo pode acontecer.

PS: não vou contar muita coisa deste livro, senão perdera a graça para vocês lerem, pois cada evento se liga a outro e assim por diante, e se começar a contar não conseguirei parar, e não teria lógica para vocês lerem se eu contar o final, ou alguma informação chave.

O que posso falar para vocês é que leiam toda a série (infelizmente não consegui ainda) e comecem as próximas, pois Licia Troisi encerra “As Crônicas do Mundo Emerso” e começou “Guerras do Mundo Emerso” e também “Lendas do Mundo Emerso” criando assim novas histórias para um mesmo mundo.

AIL 27/08/2012

Resenha no AIL

Lilian 'Indily' 25/08/2012

através do Fórum Meia Palavra (olhem nos links) o Breno me falou sobre os livros e tomei coragem de começar de ler…

Como não fiz anotações, obviamente que essa será mais uma da série de resenhas medíocres, mas paciência, mais pra frente a coisa muda! Até mais! ^.~

Em Garota da Terra do Vento somos apresentados ao Mundo Emerso, uma terra fantástica habitada por homens, dragões, gnomos, ninfas, duendes e os terríveis fâmins , um lugar dividido em terras: Terra do Vento, Terra dos Rochedos, Terra do Fogo, Terra da Noite, Terra dos Dias, Terra do Sol, Terra do Mar e Terra da Água. No meio de todas elas fica a Grande Terra, onde encontramos a torre do Tirano. Das oito terras que circundam a Grande Terra do Tirano, a Terra do Vento é uma das que chamamos de terra livre. Trata-se de uma terra defendida por magos, reis, exércitos e pela Ordem dos Cavaleiros de Dragão.

Vivendo na Terra do Vento, encontramos Nihal, uma garota de 13 anos, com cabelos azuis e orelhas pontudas, com um corpo esguio e uma atração um tanto estranha por armas, mesmo para ela, que vivia em Salazar, a cidade em forma de torre, com o melhor armeiro do Mundo Emerso. Esse armeiro era seu pai Livon. Nihal cresceu brincando de guerra com os amigos, aliás, essa menina passava longe de ser uma menina comum, pela sua idade passava mais longe ainda de ser considerada indefesa ou até mesmo inocente. Mesmo sendo tão nova, Nihal era o que podemos chamar de guerreira, do tipo que salvaria todo mundo se pudesse, com vontade e sem reclamar… mas num mundo machista, mulheres não podem ser guerreiras.

E é nessa terra que começa nossa história, com Nihal vivendo uma infância livre e despreocupada sendo essa visão modificada ao longo da trama onde a menina acumula um ódio incontrolável pelas preocupações e provações que passa no horror da guerra com o Tirano que invade a Terra dos Ventos com suas tropas, abalando a calma de seu lar.

Nihal fica de fora da luta até ver sua única família morrer. A partir desse momento a garota decide quebrar as regras e lutar. Se tornar uma verdadeira guerreira. Decide então se tornar um Cavaleiro de Dragão. O que deixa sua vida mais amena é a presença de seu melhor amigo, Senar. A amizade deles é um dos grandes focos na história, podendo-se dizer que Senar é o equilíbrio da garota, por ser seu exato oposto. Ele é calmo, controlado e tem a noção exata do porque lutar. Já Nihal, parece ter se tornado alguém vazia por dentro.

O livro é absurdamente cansativo e a narrativa lenta. A história, admito ser muito boa, mas é pesada demais e as vezes temos vontade de desistir… o que seriamente aconselho a não fazer, pois depois de várias páginas a aventura se desenvolve de forma atraente, e encontramos em A Garota da Terra do Vento uma aventura repleta de riqueza de detalhes, cheia de batalhas, magias, lutas interiores e um único amor. E quando nos encontramos de verdade com essa magia, o livro surpreendente e agarra o leitor a cada página, deixando-o cada vez mais ávido por noticias do trajeto dessa jovem guerreira.

A primeira parte dessa saga se demonstra violenta e de certa forma até sombria, mostra a transformação da personagem de menina livre à mulher amarga, dura e fria que vive uma batalha interior tão imensa quanto a que tem que vivenciar fora, mas prova a cada página a guerreira excepcional que se tornou. E é nessa trama que Nihal tem que descobrir algo essencial: o verdadeiro sentido de existir.

Pra mim, Nihal é uma personagem cativante. Ela nos inspira e assusta ao mesmo tempo. Embora determinada, ela é o tipo de pessoa que luta por objetivos certos, mas os por quês de suas escolhas se demonstram os mais errados possíveis. É teimosa, mas talentosa, é impulsiva e com grande força de vontade, mas o ódio crescente em seu coração nos deixa em dúvida sobre gostar ou não dela. De qualquer forma ela nos cativa e prende, para o lado bom ou ruim.

Já o livro… bem, como dito, cansativo e pesado mas a personagem nos carrega pelas páginas.

Josélia 18/08/2012

As Crônicas do Mundo Emerso
A história mostra com clareza a evolução e o amadurecimento dos personagens, a coragem e a força da amizade, porém, não é muito voltada ao romance, o que, na minha opinião, a autora poderia explorar um pouco mais. Mesmo assim é muito legal e bem resolvido.

Apesar de não ter uma boa repercussão aqui no Brasil, Crônicas Do Mundo Emerso é um best-seller na Itália. Quem ama fantasia e aventura, temperada com um pouquinho de romance não deve perder essa leitura.

Bruna 06/07/2012

Mais em www.papodeestante.blogspot.com
Resenha originalmente publicada em:http://papodeestante.blogspot.com.br/2012/07/resenha-cronicas-do-mundo-emerso-garota.html

RESENHA
Este livro já não é uma obra tão recente. Na verdade ele é o primeiro de uma trilogia de trilogias. Como isso? Vou explicar: A primeira trilogia chama-se Crônicas do Mundo Emerso, a segunda Guerras do Mundo Emerso e a terceira Lendas do Mundo Emerso. Três trilogias de três livros cada.

No início do livro, Nihal é apenas uma menina. Ela vive em Salazar uma das cidades-torres situada dentro da Terra do vento que por sua vez é uma das 8 Terras que formam o Mundo Emerso. Tirano é um mago poderoso que vem conquistando e devastando uma a uma das terra do mundo. A terra onde Nihal vive, é uma das que ainda não foram conquistadas por ele.

A garota, de orelhas pontudas, cabelos azuis e olhos violeta sempre soube que era diferente, mas isso nunca foi algo que a incomodou. Na verdade o maior desejo do seu coração era tornar-se um guerreiro. Ela realmente se destacava com seu potencial, sendo admirada pelos meninos com os quais brincava de guerra. Nenhum deles conseguia vencê-la.

Nihal é criada por um armeiro, Livon. Os dois possuem uma bela relação de pai e filha, apesar dele nunca responder suas perguntas sobre a mãe.Ela tem uma infância feliz, simples e sem maiores preocupações.

Quando a verdadeira guerra alcança e o exército e Tirano destrói o lugar que ela conhecia como lar, fazendo com que perdesse a pessoa que mais amava, sua vida muda de rumo. Com a destruição, vem a revelação de sua identidade e seus passos começam a tomar a direção do seu verdadeiro destino: derrotar Tirano e libertar o mundo Emerso. Para isso ela vai tentar entrar na Academia da Ordem dos Cavaleiros de Dragão e tornar-se cavaleira.

Porém as coisas não são tão simples. Nihal vai enfrentar o preconceito dos homens por ser mulher e a desconfiança por não ser uma humana comum. Uma das suas maiores batalhas será com ela mesma: qual é o motivo de estar ali? Por que ela luta? Existem motivos maiores para lutar do que simplesmente a vingança?

Em alguns momentos, Nihal realmente me deixava irritada. Ela tem um temperamento muito forte, é teimosa, cabeça dura e quer que as coisas sejam sempre do seu jeito. Ao mesmo tempo que ela faz de tudo para ser um guerreiro - se esforça, luta, vence, mata - ela desmancha-se em lágrimas em momentos em que deveria ser forte. De forma alguma isso é um ponto negativo, pelo contrário, é possível acompanhar o seu amadurecimento a medida que cresce e enfrenta os obstáculos da vida. O livro não nos retrata um herói que em um dia mal sabe segurar uma espada e no outro destrói exércitos sozinhos (apesar dela dar um belo trabalho aos inimigos), mas alguém que cresce como pessoa (se que é podemos chamá-la assim) ao longo da trama.

Seu amigo e mago Senar, apesar de estar com ela mais na primeira metade do livro mostra-se um personagem tão importante quando ela para mudar o futuro do Mundo Emerso e no livro que dá sequência a série ele passa a ter um papel ainda mais importante.

Amor, guerra, aventura, fantasia. A garota da Terra do Vento é um dos melhores livros do gênero que já li e com certeza está na minha listinha de favoritos.

DESIGN E MATERIAL
Alguns acham essa capa um tanto assustadora. Eu realmente gosto muito dela. Meu irmão chegou a dizer "Nossa a capa é bem mais bonita depois que você tira da embalagem" shuasuhahasu. Na verdade ela captura bem quem é Nihal e a sua personalidade.

As letras da capa, não são foscas como pode parecer a princípio olhando a imagem na internet. Elas são de um tom dourado espelhado que contrasta com o fundo escuro. Realmente é muito bonita.

Dói meu coração, porque é um dos meu livros favoritos, mas terei que tirar um pontinho nesta categoria. As páginas são aquelas brancas e não as amareladinhas. Páginas brancas cansam refletem muito a luz e cansam mais a vista (mania da Rocco mesmo).

Veneella 15/05/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2012/05/garota-da-terra-do-vento-cronicas-do.html

(...)
Após muito pensar, percebi que a única palavra com que consigo descrever esse livro é: épico.

O Mundo Emerso é dividido em várias terras ou reinos. No momento, há a guerra entre as Terras Livres e o Tirano, um mago poderoso que assumiu o controle sobre parte das terras e instruiu um reinado de terror, que planeja difundir por todo o Mundo Emerso.

Em uma das terras livres, a Terra do Vento, há uma menina chamada Nihal. Filha do armeiro mais habilidoso do Mundo Emerso e com uma estranha aparência, Nihal é diferente de todas as garotas de sua idade. Ela é forte e habilidosa com a espada, e seu maior sonho é se tornar um guerreiro. É claro que este é um mundo extremamente machista, e conforme os acontecimentos de desenrolam, ela vai ter que provar sua força e seu valor, lutando não apenas por si mesma, mas pela memória das pessoas que se perderam na guerra.
(...)

Maravilhosamente bem escrito, com um linguajar rebuscado totalmente adequado ao ambiente e à história e descrições equilibradas, A Garota da Terra do Vento me deixou completamente envolvida e eu simplesmente não podia parar de ler. Apesar de o romance não ser o foco do livro, existem vários sentimentos, alguns declarados abertamente, e outros tão puros e tocantes que você se pergunta se o próprio personagem se dá conta deles. Ambos esses sentimentos movem o livro, te envolvendo cada vez mais.

Os personagens muitas vezes não são o que parecem. Encontramos desde alguns simples e apaixonantes, como o mago Sennar, até outros que são tão carismáticos que te fazem desconfiar. Há uma grande diversidade de personalidades no livro, e essas pessoas são decisivas para o crescimento de Nihal.

Galahad 08/05/2012

Adorei
Esse realmente e muiiiiito bom. Adorei-o do começo ao fim. Pra quem já tenha lido talvez ele pareça um pouco o Senhor dos Anéis (do qual não li) sendo voltado para o mundo com todos os mesmos seres místico. Esse foi o primeiro do gênero com tantos seres que e gostei como tudo e mostrado.
Os personagens são interessantes e muito bem definidos. Não gostei muito da personagem principal, pois em alguns momentos ela chega a ser irritante e muito sem noção. O que mais gostei com certeza foi Senar e espero poder conhecê-lo ainda mais no próximo livro. Um personagem que quero muito saber mais e espero que mostre e o Tirano.
Uma coisa que gosto muito e o fato de eles em parte fragmentada contar do que se aconteceu em tempos anterior ao livro. Esse modo deixa muito agradável a historia. Podendo ate querer ler algo mais que conte sobre o passado desse muito que adorei.

Iva 17/04/2012

A história gira em torno da impulsiva, e um tanto rebelde, Nihal e seu melhor amigo, o calmo e controlado Senar. Mostrando o empenho dos dois em alcançar seus objetivos. E os personagens vão amadurecendo durante a história, sendo afetados pela guerra.

Durante a história é possível ver a influência que obras de outros autores tiveram no trabalho de Licia Troisi. E há ocasiões em que há contradição no texto, principalmente com relação ao ‘Mundo Emerso’.

Apesar disso, gostei bastante desse 1º volume das Crônicas do Mundo Emerso. Algo que me interessou foram os conflitos internos dos personagens. A dúvidas deles em abrir mão da própria felicidade para ajudar na guerra ou para obter vingança. O lado ‘psicológico’ foi o que mais me chamou atenção nesse livro.

Vale a pena ler, mas não é uma das minhas coleções favoritas.
Isa Gama 09/07/2012minha estante
Adorei a sua resenha, porque ela disse praticamente tudo que eu senti no livro: primeiro que "cavaleiros de dragão" é muito Eragon e segundo que há o trecho do Senar no Conselho, que eu tive que reler várias vezes, e mesmo assim não entendi, sobre o Mundo Emerso. Em alguns momentos o Mundo Emerso era aquele mesmo mundo deles e em outro era um continente desconhecido e perdido, a legenda do mapa diz Mundo Emerso e depois Mundo Emerso não é mais aquele mundo? Não fez muito sentido pra mim.

Mateus 26/03/2012

O medo de não saber quem realmente é e qual sua busca
Gostei muito da história, os personagens amadurecem no decorrer das páginas, e muitos dos desafios vivenciados no cotidiano são postos em pauta, como o medo de não saber sua origem e o porque de sua vida, sua luta. Em resumo, a história é muito gostosa de se acompanhar.

Yuri 01/03/2012

Eragon Potter Bolseiro? É você?
Um grande problema dos três livros das crônicas do mundo emerso, é que sempre vejo outros personagens na minha cabeça, Ninhal é um Eragon de top e cinta-liga, Livon é Garrow, Ido não passa de Gimli mal descrito, e para quem não leu o terceiro da série, não vou contar o que se passa, mas garanto que Frodo e Sam aparecem também!

Outra coisa que pesou contra é que existem algumas falhas de cronologia e logística, que não perdi muito tempo relendo para verificar os pontos, mas ir da Terra do Calor pra Terra da Garoa nas mesma condições leva o tempo diretamente proporcional a necessidade de se chegar lá!

Mas sem dúvidas a coisa mais desagradável em "A Garota da Terra do Vento" é a personalidade da protagonista, ou a falta dela, pois poucos personagens de livros infanto-juvenis conseguem ser tão incoerentes. Teve uma parte onde li “era a primeira vez que Nihal chorava desde a morte de Livon”, deu vontade de rasgar o livro, cheguei a ver o rosto da Licia Troisi rindo de mim em deboche, pois metade do livro Nihal está chorando! Ela chega a chorar mais do que balançar a espada de dragão dela que inevitavelmente me lembra Zaroc.

Critiquei, reclamei, mas não me arrependo da leitura, afinal Tolkien é ótimo, Rowling é boa, Paolini não é ruim e um história criada a partir de tantas influências conceituadas, mesmo sendo um pouco mal escrita ainda tem algo de bom. Três estrelas porque sou apaixonado pelo estilo e acredito que valorizando autores menos conhecidos as oportunidades de aparecerem bons livros aumentam.

Silvio 11/02/2012

Um livro muito água com açúcar e quase sem nada de novo. Houve uma mistura de "Senhor dos Anéis" com "Harry Potter". Nihal é a menina que sobreviveu; Soana, a maga, crê que isso tem algum significado, que ela tem uma missão, um destino especial; a menina foi criada por um homem que ela julgava ser seu pai e só descobriu a verdade quando adolescente; depois foi para uma escola de soldados, em vez ir para escola de magia. Em determinados momentos, não sabe o que quer, é revoltada e rebelde; quer se vingar do Tirano que eliminou sua família e seu povo. Exércitos, guerras, poder, territórios conquistados, tiranos, magias, seres brutais, enfim: uma soma dos dois livros citados.
A leitura é fácil e até pode ser agradável, mas, num determinado momento, vem o grande estrago: página 259.

O conselheiro Sate, um gnomo da Terra do Sol, interrompeu-o:
- E o que tu propões?
- Não vejo outra solução a não ser pedir ajuda aos povos do Mundo Emerso.(??!!)
- O mundo Emerso? - dirigiu-se à assembleia com sarcasmo. -Talvez o conselheiro Senar não saiba que o Mundo Emerso decidiu ignorar por completo a nossa existência a partir da guerra dos Duzentos Anos. Não sabemos mais nada daquele continente, conselheiro. Perdeu-se até a lembrança de como encontrá-lo.

Como isso é possível, se ELES eram o Mundo Emerso? Se o Mundo Emerso é formado pelas Terras Livres, que estão em guerra contra o Tirano?

Em seguida:

A ninfa que representava a Terra da Água tomou a palavra:
- Eles mesmos decidiram nos abandonar, Senar. Não creio que voltem atrás. Nunca se esqueceram de que houve uma tentativa por parte do Mundo Emerso para invadi-los. E além do mais, como achas que poderemos chegar até eles? (p. 260)

O Mundo Emerso não vai ajudar as Terras Livres (Mundo Emerso)porque houve uma tentativa do Mundo Emerso para invadir o Mundo Emerso!!!!!
Putz....
Como é possível um absurdo desses????

No início do livro 2, ela fala em Mundo Submerso! Seria esse o caso? Foi um erro absurdo da escritora ou do tradutor? Um dos dois se perdeu tão absurdamente?

Dada 02/02/2012

A meu ver, as histórias de fantasia ainda estão fadadas a comparações com a belíssima obra O Senhor dos anéis, do grande percursor do gênero J.R.R. Tolkien.
As Crônicas do Mundo Emerso a princípio se parece muito com a maioria das histórias de fantasia que lotam as prateleiras das livrarias. Guerras entre os continentes, guerreiros, países devastados, famílias desfeitas e por aí vai. O primeiro indício disso talvez seja o mapa muito bem feito logo nas primeiras páginas, que nos apresenta o Mundo Emerso.
O sinal que a história tenha a sua personalidade está na personagem principal, Nihal. Isso mesmo, uma mulher. Na realidade a história começa quando ela ainda é uma garota que tem um espírito aventureiro, filha de um armeiro. Seu maior desejo; o desejo de uma criança inocente; é aprender a lutar. Enquanto ela não ganha uma arma de verdade, ela improvisa com um pedaço de pau que usa para ser a líder de seus amigos.
A magia da história está em justamente conhecer uma Nihal com toda a inocência de uma criança que foi criada apenas pelo pai e que desde de sempre aprendeu a se virar.
Acompahar a evolução da Nihal, de uma crinça para uma adolescente que sofre a perda do pai e que ve a sua terra ser tomada pela guerra se torna um fator importante para melhor compreende-la.
Outra característica notável é a narrativa ágil da autora. Em pouco mais de 300 páginas Nihal começa a aprender magia, conhece o seu melhor amigo Senar que também é mago, foge da terra do vento, perde o pai, se apaixona por um guerreiro, se aperfeiçoa nas artes marciais, descobre que é a última pessoa de uma raça extinta, consegue entrar para a exclusiva academia de cavaleiros e se torna a melhor aluna. Ufa!!! E ainda acontece muito mais coisa. Licia consegue embutir descrições perfeitas em poucos linhas. Nada dessa coisa de usar uma página inteira apenas para descrever a aparência de um personagem ou de uma cena. A vantagem é que o livro nunca se torna maçante e a trama consegue se manter complexa.
A vilão da história, o Tirano, nunca aparece é apenas citado o que o coloca numa posição de mistério com a relação a todos os acontecimentos.
O aspecto psicológico é muito importante, principalmente nesse primeiro livro, pois Nihal é uma adolescente (apesar de não conseguir enxergar ela como uma) extremamente atormentada por sonhos, por vozes e pela sede de vingança que ela alimenta. Eu consegui sentir a frustação dela por não conseguir atingir os seus objetivos. Ela parece viver no "automático". Quando ela consegue alguma coisa que ela desejava, invés de agir com alegria ela age com frieza. A sua força física é um fator antagônico a sua fraqueza psicológica. A mesmo tempo forte e a mesmo tempo fraca.
Outros personagens como o seu mestre Ido e seu amigo Senar são importantes para o desenvolvimento da história.
Para generalizar, acho que todas as palavras não seriam suficientes para verbalizar como esse livro é tocante. É incrível como ingredientes já usados em outros livros tomou uma configuração totalmente nova nesse.
As crônicas do mundo emerso se tornou uma das minhas histórias favoritas.
Para quem gosta do estilo vale muito a pena ler.

paulodornas 25/10/2011

Surpresa
Quando me deparei com esse livro, a primeira coisa que reparei foi na bela mulher da capa. Mas confesso não ter dado muito crédito ao livro em sí. Mas, por estar sem um livro em mãos que eu tencionava ler, eu fui adoante... Para minha surpresa inicial, foi um livro que me deixou curioso para ver como terminaria e fui lendo... a medida que fui lendo, fui passando a curtir a história.
Me fez refletir que as vezes nos prendemos aos nossos conceitos iniciais de livros e ficamos céticos a respeito dos que não se encaixem claramente nisso... O bom da leitura é justamente isso, se surpreender com cada página lida!