A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Marcos Queiroz 13/10/2009

Sem surpresas
Um livro para ler naquele tempo onde você não tem mais nada para ler. O livro é as vezes cansativo, com alguns trechos empolgantes; porém, a estória possui muitos clichês e não há surpresas, seguindo a velha história fantasiosa: o escolhido que irá derrotar o vilão do mundo. Pouca criatividade. Li os dois primeiros, quando peguei o terceiro desisti: achei um outro livro para ler.

Amora 29/09/2017

Espetacular
Um livro que tira a mulher do seu lado mocinha frágil, um desejo de ser guerreira,uma aventura misteriosa e crescente..

Paulinha 30/04/2020

Mulher como protagonista S2
Como eu amo livros que a guerreira é uma mulher forte e destemida. Se vc gosta de livros de fantasia sobre dragões, guerra e mulher como protagonista ! Leia esse livro!

tiih 13/07/2016

Crônicas do Mundo Emerso 1,2 e 3 - Uma das melhores sagas de todos os tempos!
Estou muitíssimo empolgada para compartilhar essa história maravilhosa que eu estou simplesmente A-PAI-XO-NA-DA!

Vou passar pra vocês minha impressão e experiência sobre os livros e o que absorvi com cada personagem, pois a intenção é instigar vocês a conhecer e a ler, e não a dar Spoiller! rsrs

As crônicas do mundo emerso são do tipo de história que faz com que você sinta a emoção de lê-la a cada virada de página. Traz a sensação de viajar em um mundo singular e repleto de fantasia e seres interessantíssimos descritos pela autora em cada linha.
A forma de escrita da autora e bem sucinta e simples, descreve seus ambientes de forma a deixar que o leitor arquitete todo o conjunto a seu modo.
As terras mágicas que percorremos me deixaram deslumbrada com a sua riqueza de detalhes e individualidade. Cada terra é representada por um elemento da natureza e que em dado momento, seus espíritos se uniram para a salvação do mundo (não resisti, rsrs). São elas:

Terra do Sol
Terra dos Dias
Terra dos Rochedos
Terra do Vento
Grande Terra.

E não poderia esquecer também do Mundo Submerso, onde conhecemos Zalênia, uma cidade de baixo da água com sua estrutura e porte físico imensuravelmente belo. Confesso que foi deslumbrante ler sobre ela e imaginar como tudo aquilo deveria ser majestoso visto aos olhos.
O mal é descrito como Tirano, um ser maléfico e traiçoeiro que anseia pela regência do mundo emerso e Submerso e que, para isso , destrói sem clemencia tudo que encontra pela frente. Seus súditos são dentre os mais destacados na história os “Fâmins”.
Conhecemos durante nossa viagem pelo Mundo Emerso, vários personagens memoráveis, entretanto vou destacar três não pela sua importância, mas pela emoção que vivi ao conhecer e acompanhar o desenrolar da trama de cada um deles durante os livros.

A primeira personagem da minha lista é a Nihal da terra do Vento galera!

Uma garota de orelhas pontudas, cabelos azuis e olhos violeta, e o seu maior desejo era se tornar uma grande guerreira. Nossa protagonista acima de qualquer coisa, se mostrou um exemplo de determinação e coragem do inicio ao fim.
Algumas pessoas que resenharam sobre a trilogia tiveram uma visão diferente da personalidade da Nihal, considerando-a um pouco exigente demais, mimada, e que as suas vontades vinham em primeiro lugar. Entretanto é necessário considerar que a menina tinha 15 anos de idade, seu desenvolvimento foi em meio a guerras e desordem onde não se tinha espaço para aprender as virtudes feministas e regras de boa convivência. O caráter de Nihal foi maldado em meio ao calor das espadas, e isso logicamente, influenciou diretamente na sua personalidade.
Em vários momentos ela prova que apesar de deixar a desejar nesses quesitos, sua coragem e amizade se sobressaem não apenas por ela, mas por seus amigos também.

Aprendemos com Nihal, a não desistir de nossos objetivos por mais difíceis e inalcançáveis que eles possam ser. Aprendemos a erguer a cabeça em meio às dificuldades, a lutar por aquilo que acreditamos e não deixar que as frustrações nos abalem.

A segunda personagem que eu escolhi foi o Laio.

Como esse garoto conquistou meu coração. Haha
O menino míudo, o aluno mais fraco da turma, era um designado a se tornar um cavaleiro de dragão pelo seu pai Pewar um general, entretanto ele não tinha a menor vocação pra isso, seu verdadeiro talento era ser escudeiro. Nihal fez amizade com o menino na academia de cavaleiros e desde esse momento em diante não se separaram mais.
Laio sempre foi um amigo fiel e dedicado, superou todas as dificuldades que lhe fora acometidas durante sua trajetória, acompanhamos sua transição de menino para homem com um conjunto incrível de motivações. E seu final na história me fez chorar (literalmente chorar, e dentro do metrô ainda! haha) .
Pra mim foi a lição da lealdade e companheirismo mais marcante durante toda a trama.

E o terceiro personagem que não poderia deixar de citar é o nosso mestre e amigo Ido, o único representante do povo dos gnomos na Ordem dos Cavaleiros de Dragão.
Mestre de Nihal, Ido foi responsável por seu treinamento quanto a sua postura e ética durante as batalhas. Ido ensinou Nihal a controlar suas emoções, a ser calculista e agir com cautela e raciocínio. Foi quem a amparou nas suas decisões e a ajudou a superar suas dificuldades, apesar de seu passado carregar um segredo inimaginável e obscuro.

A lição que mais me marcou em Ido, foi a capacidade de superação.
Ele passa por cima de toda a penumbra que cercava seu passado, a fim de se tornar alguém melhor, que luta pelo bem do povo, que clama pela liberdade e apoia os menos favorecidos. Ido nos mostrou que independente de nossas escolhas mal feitas e arregradas de infelicidade, nunca é tarde demais para se arrepender e recomeçar. Todos merecem uma segunda chance... Todos merecem um recomeço.

Espero que essa resenha tenham motivado vocês a ler as Crônicas do Mundo Emerso, de fato merece muuuuuito nosso tempo e dedicação. Entrou na minha lista de séries favoritas e não foi atoa.

site: http://www.entrepaginas.com.br/2016/08/resenha-cronicas-do-mundo-emerso-12-e-3.html

Nii. 31/10/2010

O primeiro livro da série narra a infância de Nihal e sua formação como guerreiro. Ela foi criada por um armeiro e viveu idealizando a vida como guerreiro em meio a guerra. Os massacres sofridos pelos povos das várias terras vizinhas alimentavam essa idealização, mas o maior incentivo sem dúvida eram as vozes que Nihal ouviu durante toda a sua vida e que não sabia explicar.

O encontro com um aprendiz de mago e a invasão da sua terra pelo Tirano muda a vida de Nihal de uma simples imaginação para uma cruel realidade. Nihal tem que amadurecer e lidar essa nova realidade, e ao lado de Senar e Soana vai em busca do seu sempre sonho, tornar-se um guerreiro.

Muitas coisas acontecem nessa caminhada. Nihal vai descobrir a sua verdadeira história e da sua mãe, até então desconhecida por ela, e também as dificuldades de viver em um mundo de guerra.

O mundo criado pela Troisi é fascinante. Achei incrível cada um dos lugares em que a Nihal passava, mas ainda acho que faltou e eu espero que tenham mais descrições ao longo da trilogia. Adorei o desenrolar da história, é empolgante. Não conseguir largar, antes de saber como a Nihal sairia em cada uma das situações em que se metia.

Gostei muito do Senar , a Nihal é tão distraída que não consegue ver que o Senar está louco por ela, quero os dois juntos. Eu adoro esses romances sutis desse tipo de livro!

A linguagem é diferente e eu fiquei um pouco incomodada no começo com os "Tu vais", mas acabei acostumando. Em suma, eu adorei a história e a idéia da Troisi. Recomendo para quem gosta do estilo.

Mais em: http://fazparte-ni.blogspot.com/

Maristela 17/01/2013

Nihal
Recebi esse livro em uma troca e devorei, simplesmente devorei. Amei da história, que contém magos, dragões, gnomos, semi-elfos, esperança, sonhos desfeitos, mortes e uma determinação de vencer.
Nihal sempre sonhou em ser guerreira para combater o tirano. Mas suas brincadeiras se tornam verdades, quando o tirano envia tropas e ela vê, a unica família que tem, seu pai, ser morto para salvá-la.
Dai em diante, tudo o que pensa é vingança e ela vai aprender a duras penas, que ser uma excelente espadachim não é tão importante, quando se move pelo ódio. Ela precisa aprender que tem que ter um motivo chamado esperança de vida, para poder lutar e vencer e só então ela poderá ser considerada um guerreiro.

Silvio 11/02/2012

Um livro muito água com açúcar e quase sem nada de novo. Houve uma mistura de "Senhor dos Anéis" com "Harry Potter". Nihal é a menina que sobreviveu; Soana, a maga, crê que isso tem algum significado, que ela tem uma missão, um destino especial; a menina foi criada por um homem que ela julgava ser seu pai e só descobriu a verdade quando adolescente; depois foi para uma escola de soldados, em vez ir para escola de magia. Em determinados momentos, não sabe o que quer, é revoltada e rebelde; quer se vingar do Tirano que eliminou sua família e seu povo. Exércitos, guerras, poder, territórios conquistados, tiranos, magias, seres brutais, enfim: uma soma dos dois livros citados.
A leitura é fácil e até pode ser agradável, mas, num determinado momento, vem o grande estrago: página 259.

O conselheiro Sate, um gnomo da Terra do Sol, interrompeu-o:
- E o que tu propões?
- Não vejo outra solução a não ser pedir ajuda aos povos do Mundo Emerso.(??!!)
- O mundo Emerso? - dirigiu-se à assembleia com sarcasmo. -Talvez o conselheiro Senar não saiba que o Mundo Emerso decidiu ignorar por completo a nossa existência a partir da guerra dos Duzentos Anos. Não sabemos mais nada daquele continente, conselheiro. Perdeu-se até a lembrança de como encontrá-lo.

Como isso é possível, se ELES eram o Mundo Emerso? Se o Mundo Emerso é formado pelas Terras Livres, que estão em guerra contra o Tirano?

Em seguida:

A ninfa que representava a Terra da Água tomou a palavra:
- Eles mesmos decidiram nos abandonar, Senar. Não creio que voltem atrás. Nunca se esqueceram de que houve uma tentativa por parte do Mundo Emerso para invadi-los. E além do mais, como achas que poderemos chegar até eles? (p. 260)

O Mundo Emerso não vai ajudar as Terras Livres (Mundo Emerso)porque houve uma tentativa do Mundo Emerso para invadir o Mundo Emerso!!!!!
Putz....
Como é possível um absurdo desses????

No início do livro 2, ela fala em Mundo Submerso! Seria esse o caso? Foi um erro absurdo da escritora ou do tradutor? Um dos dois se perdeu tão absurdamente?

Maia Franco 16/08/2010

Diferente
Posso não ser o maior leitor do mundo, mas consigo diferenciar estilos fáceis e difíceis de ler.

Licia Troisi é um estilo fácil, ela explica básica mente os personagens e os locais, usa uma linguagem não tão comum mas que não atrapalha em nada o ritmo de leitura, aliás é um dos pontos que a diferencia, com o tempo você se acostuma.

Conforme a leitura vai fluindo os personagens vão crescendo, bom pelo menos os principais, tudo bem, a principal. Nihal é menina e mulher, e assim como a maioria totalmente indecisa e insegura, apega-se a um amor platônico como o próprio Platão o define, amor pelas virtudes. Pena que só pelo lado dela.

Não se tornou minha personagem favorita, mas isso é normal, cada um gosta de um tipo de personagem, mas mesmo assim Nihal cumpre seu papel de protagonista, chamando atenção, mesmo me irritando profundamente com seu comportamento. Mesmo aparecendo pouco nesse primeiro volume simpatizei com Senar e já posso prever o seu trágico futuro.

Aconselho a lerem o livro, garanto que muitas garotas vão gostar dela e me chamar de vários nomes que não posso citar. Quanto a nota que dei, 4 estrelas, pois bem, eu queria mesmo um 3.75, mas fica o 4 em homenagem as mulheres.

A quem for ler que prepare-se para sentir as emoções que o livro solta, mesmo você gostando ou não das emoções, esse é o ponto forte do livro, passar as emoções!
Leo 05/09/2010minha estante
A linguagem provavelmente é culpa do tradutor.

paulodornas 25/10/2011

Surpresa
Quando me deparei com esse livro, a primeira coisa que reparei foi na bela mulher da capa. Mas confesso não ter dado muito crédito ao livro em sí. Mas, por estar sem um livro em mãos que eu tencionava ler, eu fui adoante... Para minha surpresa inicial, foi um livro que me deixou curioso para ver como terminaria e fui lendo... a medida que fui lendo, fui passando a curtir a história.
Me fez refletir que as vezes nos prendemos aos nossos conceitos iniciais de livros e ficamos céticos a respeito dos que não se encaixem claramente nisso... O bom da leitura é justamente isso, se surpreender com cada página lida!

Tamila Belchor 09/02/2020

null
Super recomendo. Grandes aventuras, ótimos personagens. Foi muito bom acompanhar o crescimento e as mudanças em Nihal

Iva 17/04/2012

A história gira em torno da impulsiva, e um tanto rebelde, Nihal e seu melhor amigo, o calmo e controlado Senar. Mostrando o empenho dos dois em alcançar seus objetivos. E os personagens vão amadurecendo durante a história, sendo afetados pela guerra.

Durante a história é possível ver a influência que obras de outros autores tiveram no trabalho de Licia Troisi. E há ocasiões em que há contradição no texto, principalmente com relação ao ‘Mundo Emerso’.

Apesar disso, gostei bastante desse 1º volume das Crônicas do Mundo Emerso. Algo que me interessou foram os conflitos internos dos personagens. A dúvidas deles em abrir mão da própria felicidade para ajudar na guerra ou para obter vingança. O lado ‘psicológico’ foi o que mais me chamou atenção nesse livro.

Vale a pena ler, mas não é uma das minhas coleções favoritas.
Isa Gama 09/07/2012minha estante
Adorei a sua resenha, porque ela disse praticamente tudo que eu senti no livro: primeiro que "cavaleiros de dragão" é muito Eragon e segundo que há o trecho do Senar no Conselho, que eu tive que reler várias vezes, e mesmo assim não entendi, sobre o Mundo Emerso. Em alguns momentos o Mundo Emerso era aquele mesmo mundo deles e em outro era um continente desconhecido e perdido, a legenda do mapa diz Mundo Emerso e depois Mundo Emerso não é mais aquele mundo? Não fez muito sentido pra mim.

Izabel 26/02/2010

História dinâmica e convidativa
Confesso que o primeiro capítulo não me chamou a atenção: a história de uma menina, ainda bem nova, que mora com o pai e quer ser guerreira. Mas continuando, o livro tem um enredo muito interessante, desafiando a personagem - Nihal - a repenssar aquilo que quer, mostrando suas relações de amor e amizade, e de ódio também.
Alguns conceitos usados pela autora não são muito de meu agrado, do tipo "um é tudo e tudo é um", mas relevando esta parte, o livro é ótimo. Estou ansiosa pelo próximo livro!

Wender Monteiro 01/01/2013

A Garota da Terra do Vento
Se te falta experiência, iras morrer nessa luta, mas se tiver coragem o bastante para ir em frente e aceitar o desafio, seja a sombra de Nihal em todos os instantes nas 318 paginas que constitui este mundo. Ela ser una garota levada e que provoca as mais variadas queixas e todo tipo de prejuízo a cidade-torre Salazar, da Terra do Vento, mas também uma garota com um destino surpreendente e com uma jornada de aprendizado que pode ajudar muito quando chegar a sua hora...
...é o menor e mais afastado país do Mundo Emerso. Localizado no Oeste, de um lado é fechado pelo Saar, o Grande Rio, e do outro é ameaçado pela Grande Terra. Não há um só lugar de onde não se veja a alta torre da Fortaleza, a morada do Tirano. Como sombria e onipresente ameaça, ela domina a vida de todos os habitantes da área. Lembra a todos que não há lugar onde a mão do Tirano não possa alcançar. Apesar disto, o reino ainda continua parcialmente livre.
Relatório anual do Conselho dos Magos, fragmento.

Dragões, gnomos e magia fazem desse mundo um ambiente fantástico principalmente pra você leitor que gosta do gênero e também para Nihal, que perdeu a mãe ainda cedo e mora com o pai Livon, ferreiro de Salazar. Com a chegada do Tirano para dominar também a Terra do Vento, Nihal vê seu pai morrer diante de si, então, sem nada poder fazer ainda, ela foge com Senar, um jovem mago pouco mais velho do que ela, e começa a aprender magia com a tia Soana, mas em um futuro não tão distante eles são obrigados a fugir para a Terra do Sol, onde ainda há uma resistência contra o Tirano.
As coisas não andam bem, venha se aventurar nas paginas e conheça um mundo emerso cheio de magia e encantos, mas também com um rastro de tragédias que não deixam de fazer parte, e nos faz viver intensamente a historia concebida a nós por Licia Troisi. E se em seus princípios, conceitos e lógicas não existem guerreiros mulheres, então conhecerás a primeira, Nihal, a garota da Terra do Vento.