A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Priscilla 15/12/2023

?A garota da Terra do Vento? não é um livro que vai explodir sua cabeça de tão bom, mas também não é ruim.
Esse livro sendo o primeiro de uma trilogia acaba sendo extremamente introdutório. Nele aprendemos quem são os dois protagonistas, como foram suas infâncias, quais suas motivações e talentos, e o mais importante aprendemos o lore básico desse mundo que consiste em um continente dividido em 8 Terras diferentes em que 4 delas estão sobre o domínio do Tirano e as outras 4 lutam para manter seus status como ?Terras livres? e se possível também libertar as outras Terras. O maior problema é que as Terras livres estão perdendo, e muito feio.
A história em si deve começar só no próximo volume, mas esse volume já faz com que nos afeiçoemos aos protagonistas e comecemos a nos importar com esse mundo e todos os diferentes povos que formam esse mundo diverso.

Tiago.Guedes 17/11/2023

Mimada guerreira
O que dizer de Nihal neste primeiro livro da série crônicas do mundo emerso? A nossa protagonista se vê em meio a uma guerra no qual sua raça foi completamente dizimada ( soube depois pois foi criada por humanos). Durante sua jornada ela conhece muitas pessoas que lhe auxiliam a lutar e aprimorar suas habilidades, mas a agourenta vê boa parte morrer.
Um fato que me deixou puto com relação a protagonista é o fato birrento dela, uma rebelde, sem controle emocional que culpa o mundo por tudo e justifica suas ações por ver os terrores do mundo, como se todos os outros não tivessem sofrido nada pior.
A leitura é muito fluida e gostosa, mas Nihal não me cativou em nenhum momento, está mais para a garotinha bruta que só dá justificativas para fazer merda.

Priscila Cruz 23/06/2023

Gostei bastante!
Tinha lido duras críticas a respeito da história, mas achei que foram injustificadas. A história caiu em meu gosto.
Tem cenas de batalha muito bem escritas e personagens interessantes. Mesmo que em alguns casos as decisões deles não sejam de todo acertadas, isso só torna a história mais crível.
Ansiosa para ler o volume 2.

Cauane.Evelyn 20/06/2023

mais ou menos
Uma leitura rápida, em algumas partes achei bem parecido com GOT, no começo eu tava gostando bastante, do Senar e da Nihal mas no meio do livro fui ficando com raiva da personagem principal, achei o final meio sei lá , mas tbm não sei oq esperava dele

D'ow 08/05/2023minha estante
Faz alguns que li esse livro, hj deu vontade de ver umas resenhas aqui. rs Achei ele muito bom, pirei na Nihal, quando vou jogar algum jogo que pode construir o personagem, sempre faço uma mina de cabelo azul, assim como quando vejo uma pessoa com a cor de cabelo já lembro dela. Realmente ela faz umas c4gadinh4s, mas faz parte da fantasia, acredito que é para o bem da trama. rs

bookstan1999 19/03/2023

Três estrelas ainda é muito, o enredo salvou um pouco pq se dependesse da protagonista seria 1 estrela, a Nihal é uma chata, desobediente, não liga pra ninguém, fiquei com nojo dela
D'ow 08/05/2023minha estante
Que pena, é uma das minhas personagens favoritas de toda literatura. Acho ela imatura, mas com o decorrer do tempo isso vai mudando, talvez vc tenha criado birra, por isso não notou. E tipo, ela passou por momentos barra pesada, podemos dar um desconto para ela. Coloco ela no mesmo patamar da Daenerys (Game of thrones). rs

bookstan1999 12/05/2023minha estante
Contando que esse é o primeiro livro, ela ainda não tinha amadurecido, e eu acho que exatamente por ela ter passado tanta coisa ela deveria ter amadurcido mais rápido, mas opinião é opinião, cada um tem a sua

Caiorochadev 25/02/2023

Bom livro
Bom livro, nihal busca seus objetivos até o fim, mesmo perdendo gente e sofrendo muito ela nasceu para àquilo.
D'ow 08/05/2023minha estante
Também achei um belo livro, merecia um filme no mesmo patamar!

Cabeludinha Leitora 17/02/2023

Começou sem graça, terminou mi fazendo comprar os outros tbm
A história que um dia eu achei sem graça mi impressionou pra caramba... Super recomendo, ensina muitas coisas. Todos deviam ler essa obra prima :)

Kely.Borges 21/01/2023

No início foi estranho, e no final parecia que eu estava no início
Aqui vemos a famosa jornada do heroi, mas não apenas isso, Nihal a nossa personagem principal mostra a sua evolução, saindo de uma adolescente mimada para uma garota, que por conta de vários fatores, acabou se tornando uma adulta rápido demais.
Devo lembrar que esse livro foi escrito nos anos 2000, mas especificamente 2006 e nessa época os livros de fantasia tendo uma personagem feminina como principal de toda a trama era bem incomum, porém não impossível. A história toda te prende, mesmo não entende nada no início, como todo bom livro de fantasia acaba por fazer, porém uma questão que me pegou muito foi o modo como os personagens interagem entre si. É muito tu pra cá, vós pra lá, parece até que eu tinha voltado para as aulas de português e estava aprendendo a usar os pronomes e os verbos kkkkk.
Por isso achei bem estranho, pois lembrava que já tinha lido outro livro da mesma autora e não tinha nada desse tipo de linguagem, talvez eu esteja ficando louca e esse caso seja mais um efeito Mandela que foi condicionado a minha memória de Dory, ou talvez não.
Contudo, a linguagem além de ser um dos pontos negativos para mim outro problema que acabei encontrado ao longo da leitura foram as birras que Nihal fazia, seja por algo bem simples ou algo grandioso e até mesmo culpar o seu passado por agir daquela forma.
Óbvio que toda a jornada do herói vai ter alguns problemas, mas nesse caso a Nihal é o problema em grande parte do livro. Porém, indo mais para o fim vemos como ela está se tornando mais madura e saindo dessas birrinhas e picuinhas que vimos ao longo de todo o livro. Sem dúvidas eu fiquei com mais vontade ainda de ler toda essa saga de Nihal e suas aventuras por todo mundo emerso. Por fim não posso esquecer daquele que já cativou o meu coração e será o próximo a ter um livro só seu, meu caro Senar.
D'ow 08/05/2023minha estante
Gostei da evolução da Nihal, achei necessário as birras dela. E a língua, que vc não gostou, achei uma das coisas mais legais, talvez foge um pouco do comum para esse tipo de livro, isso que me cativou também.

Bruno 12/01/2023

A garota da Terra do Vento
Fantasia medieval que narra a história de Nihal, uma jovem que acompanhamos desde a infância em que brigava de ser soldado com os amigos até se tornar uma hábil guerreira.

Comecei a ler este livro com a expectativa de iniciar minha sobrinha (atualmente com 9 anos) em ler fantasias. Gostei da leitura, possui uma protagonista bem construída que apresenta dilemas proporcionais à sua idade, no entanto acho que o livro é mais recomendado a partir de 12-14 anos.

Além da narrativa principal da história, o livro aborda situações de lidar com os próprios sentimentos, encontrar propósito, lidar com amizades e frustrações. Apesar de achar que ainda não é recomendável para minha sobrinha de 9 anos, é um ótimo livro para introduzir o estilo literário para adolescentes.
D'ow 08/05/2023minha estante
Não sei se seria indicado para esse faixa etária pelo estilo da escrita, tipo: (tu lá, vos pra cá), saca? rs Mas é um livro muito bom!

Tinna 28/11/2022

Boa história
Eu sinceramente adorei essa história. Nesse livro a gente vai acompanhar o desenvolvimento de Nihal, passando de uma criança que queria ser guerreira para desbravar o mundo e suas particularidades, até chegar numa jovem/ mulher que se vê diante da morte e dos horrores da guerra e percebe que o mundo é muito mais complicado e cruel do que a imaginação de uma criança.

JP Schneider 09/11/2022

Uma boa e rápida leitura de fantasia.
Apesar de algumas partes serem bem enroladas, me surpreendi positivamente, a leitura é fluída, só estranhei a tradução mais formal, provavelmente de alguém do sul.

Como primeiro livro da autora, mandou muito bem. Personagens bem desenvolvidos, o mundo, terras, monstros, lugares muito bem montados e bem descritos. A autora consegue mostrar fatos que decorrem em anos, em algumas páginas, e de uma forma que você não fica nada perdido e entende o que aconteceu nesse período.

Nihal é uma protagonista controversa, até entendo toda a raiva que ela sente, perdeu o pai, depois descobriu ser a última de sua raça e tal, mas tem vezes que faz algumas coisas que não tem como defender. Esse livro foi uma jornada de descoberta para a Nihal, e o finalzinho ajudou bastante ela a descobrir suas motivações.

Senar é o melhor personagem, bem construído, super responsável pra sua idade, curioso para saber se ele teve sucesso na sua jornada.

No geral, eu gostei do livro, mesmo com as partes enroladas, e não acontecendo muita coisa relevante.

Emerson146 08/11/2022

Descobertas.
O livro acompanha a vida de Nihal, passando pelos seus momentos mais tristes e desafiadores, a calmaria e felicidade não duram muito na jornada da jovem.

Confesso q fui gostar mais do livro em seu final, a leitura é muito fluída, mas a personagem principal n era tão carismática, para eu ter uma conexão.
Senar para mim é o melhor personagem, espero q mostre muito dele no próximo livro!

Jhon 11/09/2022

Simples e subestimado
Lícia Troisi é uma excelente escritora de fantasia que merece ser mais conhecida.

A Garota da Terra do vento não é seu melhor trabalho, é apenas seu livro de estréia, mas mostra o quão maduro o Mundo Emerso já estava na mente dela. As fronteiras, os povos e a vida desse mundo já são bem desenvolvidas no seu romance de estréia.

Já aqui Lícia mostra o que viria a ser sua marca: personagens femininas jovens mas já muito fortes e maduras, com pensamentos e ações que entram em conflito direto (e aqui até explícito demais) com as convenções da sociedade.

Este livro adota uma narrativa simples, rápida, e em alguns pontos até simplória, que permite que um livro bem curto cubra um espaço de anos na vida de Nihal, a personagem título, que conhecemos no fim da infância, e acompanhamos até ela se tornar uma mulher totalmente amadurecida.

Apesar de alguns erros de tradução indesculpáveis da Rocco, recomendo muito a leitura. Um bom exemplo de romance hi-fantasy que não vemos tanto na fantasia moderna.

#fantasia #personagemfeminina #LiciaTroisi #hifantasy