Discobiografia Legionária

Discobiografia Legionária Chris Fuscaldo

Resenhas -

Alex07 12/08/2021

Adorei o livro
Para mim que sou um legionário de carteirinha , adorei ler por de trás dos bastidores em relação aos álbuns , Renato Russo gênio , Bonfá e Dado visionários e amigos leais , sem palavras para esse livro

Emanuell K. 21/03/2020

Superestimado
Achei que iria encontrar boas referências para revisitar a obra da legião urbano, mas acabou foi por repetir aquele título de um dos álbuns: mais do mesmo!

Raphael Rostaizer 21/10/2021

Disco a disco, passo a passo
Que livro bacana. Abordado todos os álbuns com carinho, detalhes e riqueza de conteúdo. Um filme encadernado sobrr a maior banda de rock do Brasil.

Paloma Viricio 27/07/2017

A revolução da Legiao Urbana
Tenho certeza que todo bom brasileiro já ouviu ou curtiu alguma música da Legião Urbana, isso acontecia comigo desde criança. Era sempre um ‘Pais e Filhos’ ou ‘Será’ tocando no rádio. Mas lembro como se fosse hoje o dia que escutei Legião de verdade. Quando era adolescente costumava ouvir todas as noites um programa de rock chamado MachineHead- Rock para que gosta de Rock. Enquanto o rádio tocava, eu apenas observava do terraço de casa o vai e vem dos carros na rodovia lá longe. Até que no meio de muito metal e flok veio Angra dos Reis. Foi ali, naquela noite, que parei para refletir sobre uma letra cheia de melancolia, emoção, sentimento que nem mesmo eram meus, mas que tiveram o poder de mexer comigo estranhamente enquanto o vento cuidava de brincar com meus cabelos. Dali em diante passei a pesquisar sobre a banda, ver entrevistas na internet e conhecer todos os álbuns. Imagine a surpresa ao ver que Fuscaldo havia escrito um livro inteirinho contando a história dos músicos. Não pensei duas vezes e parti para a leitura.

CONFIRA RESENHA COMPLETA EM:

site: http://palomaviricio.blogspot.com.br/2017/07/discobiografia-legionaria-chris-fuscaldo.html
brooklyn.baby 23/11/2017minha estante
Omg ?

Marcos.Wagner 28/02/2020

De volta a melhor década
Livro relata a história das gravações da banda legião urbana desde o primeiro disco até as edições pós morte de Renato russo excelente leitura para quem viveu aquela época e gostava da banda

O_Literalvaro 14/12/2023

Livro bom, otimo para quem curte a banda
O livro é mt bem detalhado, contando fatos em ordem quase cronologica desde o inicio da banda, até oque houve após a morte de seu incrivel vocalista. Otimo para quem já curte a banda e quer conhece-la melhor, ou para quem quer saber um pouco mais sobre uma das bandas mais influentes no nosso país

Clarispectiana 17/12/2023

Aos fãs vai dar uma grande nostalgia. Mas não tem nada de novo no livro, nada que seja algo realmente novo e revelador sobre a banda ou mesmo sobre as letras das músicas.

Mas ainda assim, da um conforto no coração legionário.

Thiago 30/01/2017

expôs o básico do básico
A decepção do livro foi não encontrar registros minuciosos de fitas amadoras ou gravadas em estúdio de Renato e/ou banda. Poderia haver detalhes das datas de gravações em que cada versão foi gravada, como estava a progressão de determinada música, a sonoridade que diferenciava uma versão da outra, seja a gravação caseira ou de estúdio. Pode-se considerar que em determinadas ocasiões algumas gravações não tenham datas específicas e nem detalhado quais outros integrantes estavam participando na gravação, como pode ocorrer na maioria das gravações demos. Já que a autora disse ter o aval do pessoal da gravadora para escrever o livro, ela poderia ter se debruçado mais em cada um dos takes, informando quantos foram utilizados, quais foram abortados pela metade e quais esboços e músicas completas ficaram de fora de cada período de gravação.
Seria interessante saber, através de sua pesquisa que fez com amigos, familiares e colegas de trabalho, quantos shows do Aborto Elétrico foram gravados, que gravações de "O Trovador Solitário" existem circulando nas mãos de poucas pessoas, se existem mixagens alternativas para determinadas canções. Sequer houveram fotografias das caixas de fitas de rolo, feitas em estúdio, onde mostram as canções, a quantidade gravada, dentre outros detalhes, mas nada disso foi implementado para quem teve acesso à estas pessoas. O livro conta mais sobre os bastidores das gravações, mas não entra nesses pormenores, onde se poderia ter conhecimento de quantas músicas a banda ainda não lançou oficialmente. Há citações até de textos de encarte. Para quem é mais adentrado à banda, pode também decepcionar pela escassez de informações. O oposto deste livro é o "The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years 1962-1970" de Mark Lewisohn, onde a EMI permitiu ouvir horas e horas de gravações, demos, outtakes, mixagens em estéreo, as diferenças das mixagens em mono, dentre outros pormenores que fizeram toda diferença para quem quer saber até a data e hora de gravações das músicas dos Beatles (https://www.amazon.com.br/Complete-Beatles-Recording-Sessions-1962-1970/dp/1454910054)

Enfim, o jeito de buscar versões alternativas, demos e outras coisas afins da banda ainda não lançados, haverá de ser através de bootlegs. Que os fãs façam o trabalho de escavar este material, por meio de contatos com colecionadores e pessoas do círculo da banda, pois até o momento a banda e a gravadora estão indiferentes quanto à isso.

Daniel432 01/12/2018

Livros e Músicas
Este é um livro sobre músicas, mas não é um livro comum sobre músicas.

Para mim, um livro comum sobre músicas vai contar as histórias das músicas, porque foram criadas, para quem, em que situação o autor teve a inspiração e, principalmente, vai ter a letra da música!!

Mas não é isso que esse livro incomum sobre músicas trás!! A autora centra sua narrativa nas gravações das músicas, nas dificuldades dos artistas, nesse caso destaque para Renato Russo, gravarem o som ideal, de estarem " presentes" no estúdio e também como criar ilusões de parcerias que, em alguns casos, nunca existiram (foram criadas no estúdio após a morte do vocalista da Legião Urbana).

Os discos são apresentados cronologicamente e a autora, discretamente, inclui trechos da vida pessoal de Renato Russo, principalmente da suite doença.

E assim como começa ele termina, com a produção e lançamento de um disco, dessa vez póstumo.

Fiquei curioso em conhecer mais da curta vida desse grande artista. Vou ter que ler uma biografia sobre Renato Russo!!!

Antonio Maluco 07/12/2018

Música
o livro conta novas e antigas histórias sobre os discos da legião urbana e discos solo do renato russo

Heloisa Motoki 08/07/2019

O básico essencial
O livro explora sobre os vários discos. O que mais gostei foi a criação dos discos póstumos, principalmente a criação do Duetos

Anna.Floriani 24/09/2022

Livro essencial!
Ótimo livro para legionários! conta os bastidores dos álbuns, tem o repertório inteiro dos álbuns e tem ótimas histórias que provavelmente muita gente nn sabe! recomendo demaisss pra quem gosta de Legião Urbana.

((lara)) 18/02/2024

Legião sempre arrasando
Impossível não gostar, amo tudo relacionado a legião.
adoro saber sobre a vida deles e as loucuras do renato