Maria e eu

Maria e eu Vanda Amorim

Resenhas -

MICA 24/06/2022

A vida é cheia de surpresas...
A principal pergunta que faço é: como?
A coincidência demasiada no caso de Maria, personagem principal, me chamou a atenção por ter sido bem trabalhada na história. Gostei muito do que a autora fez.
Eu fiquei muito angustiado no começo, com muito medo de ser um livro que seria mais ou menos assim: ok, fui estuprada, mas venci na vida, não deixei essas coisas me abalar.
Todos desejemos que seja fácil assim, mas não é, infelizmente. A dor fica, a dor machuca. E é exatamente isso o que o livro mostra. Mesmo que de um jeito que se encaixe a aquele leitor que odeie o "mimimi", pois a história não retrata uma adolescente que se lamuria todo o tempo. Na verdade, temos o contrário disso. Só que, como disse, a dor machuca, e a gente sente isso, por mais que Maria seja forte. Tô muito feliz com o final!

Milena @albumdeleitura 09/06/2018

Maria e eu
Maria é uma menina de origem simples, moradora de uma comunidade do Rio de Janeiro e que, desde muito cedo, foi exposta à crueldade humana. Rejeitada pela mãe, abusada pelo padrasto e marginalizada pela sociedade, aos 14 anos, grávida de uma criança indesejada, fruto das torturas sexuais, é expulsa de casa e jogada à própria sorte.

"Com uma barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar à minha história. Foi triste e humilhante. Passei o meu aniversário na rua, sem roupa, sem comida, sem dinheiro e sem nem um fio de esperança."
"Os dias foram se passando e a amargura e a insegurança me enlouqueciam intensamente. Eu não sabia mais quem eu era, aliás, nem sei se um dia eu soube."

Mesmo desorientada e inexperiente, ela parte em busca da superação e do recomeço. É assim que esta pequena grande personagem mostra ao leitor o quão o ser humano pode ser forte e capaz de enfrentar as piores situações. O tempo e o futuro são duas grandes incógnitas e, enquanto um tem o objetivo de curar, o outro tem de surpreender. O mundo sempre tem lições para ensinar, e foi diante destas adversidades que Maria aprendeu a falar com Deus. Recuperou a sua fé e o ódio deu lugar ao perdão, e por fim, conseguiu driblar sua amargura, apesar de as cicatrizes em sua alma serem eternas.

"Confesso que tento, mas nunca imaginei que perdoar fosse tão penoso."
"Infelizmente, eu sei que não conseguirei escapar desses traumas, desses sentimentos profundos, desses erros quase irreparáveis e tão difíceis de serem apagados. Mas eu não posso e nem vou fugir. Tentarei ser forte para enfrentá-los de uma vez. Não será simples, mas quero acreditar que isso seja possível."

Emocionante, surpreendente e extremamente sensível. A narrativa é alternada entre "antes" e "depois" e a protagonista conversa diretamente com o leitor, como se estivesse lhe escrevendo uma carta. Essa proximidade dá a sensação de que também somos personagens desta história de luta e de sofrimento. Ao abordar um tema tão áspero, baseado em situações reais, a autora consegue tocar os corações mais insensíveis, trazendo à tona essa intrincada realidade tão presente na sociedade. É impossível começar a leitura e não ir até o final, pois Vanda Amorim consegue tocar a alma do leitor.

"Vejo-me mais fortalecida e confiante. Os dias passam e parece que algo diferente vai se instalando dentro de mim."

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/04/-dica-de-leitura-145.html

Fábbio (@omeninoquele) 20/01/2018

Vale a pena ser lido!
"A cicatriz do meu peito está fechada, mas a vermelhidão que a colore, deixa claro que nem tudo está totalmente curado."

Maria desde os oito anos é abusada pelo seu padrasto, sua mãe parece não vê o que acontece bem embaixo do seu teto todo dia.

Eles tem uma vida miserável, moram num barraco cheio de ratos, baratas, um bairro ruim sem a mínima condição de uma vida boa.

Mesmo muito cedo Maria já tem uma sentença de vida: sua mãe botaria ela pra fora do seu barraco ao completar catorze anos, por ciúmes do marido, um malandro que a mãe dava todo o valor mais do que a própria filha.

E no dia do seu aniversário de quatorze anos Maria é expulsa de casa, grávida do padrasto abusador, e sem saber o que fazer de agora em diante se vê perdida no mundo, com fome, sem teto e grávida.

Após um certo tempo Maria em uma nova situação na vida, morando num apartamento luxuoso na zona sul do Rio de Janeiro, conta sua história e tudo o que passou até chegar ali.

Ela quis abortar a criança fruto de estupro, mas mesmo assim, teve com toda dificuldade e deu a criança logo que ela nasceu para um orfanato, mas se arrependeu e agora tenta achá-la, mal sabe ela que o destino depois de tanto sofrimento lhe reservaria grandes emoções.

A história é de ficção, mas que poderia facilmente ser uma história verdadeira de tantas Marias que existem mundo à fora que sofrem diariamente abusos e outras coisas piores.

O livro é dividido entre o "antes" e o "depois" que se intercalam e junto com a narração em primeira pessoa, por Maria, vivemos tudo bem de perto, porque inclusive ela conversa com o leitor em muitos momentos.

A inocente Maria aprende com a vida e nos ensina com sua história uma valiosa lição. Acompanhamos um relato de sofrimento, e a busca de um refúgio em Deus, mesmo que ela não acredite muito nele e com a ajuda de pessoas maravilhosas que apareceriam em sua vida que a ajudariam também a esquecer as dificuldades que passou.

Acho um livro válido a leitura, pois estamos numa onda onde figuras públicas estão sendo acusadas de abuso à mulheres famosas e livros como esse servem para informar e esclarecer mais sobre esse assunto, tão pouco discutido.

site: https://www.instagram.com/p/BeL6oExBoTy/?taken-by=omeninoquele
Matheus 21/01/2018minha estante
Ótima resenha!!!

Fábbio (@omeninoquele) 21/01/2018minha estante
Obrigado!! :D

Nádia 08/05/2017

#resenhapomarliterario Maria e Eu
"Não encontrar uma imperfeição sequer no teto era muito conflitante para mim.Na minha cabeça, não era possível algo se assemelhar à perfeição(...)Eu queria entender o porquê de minha vida ser tomada de imperfeições e esse teto não.Eu me perguntava, intrigada com aquilo, eu queria entender como uma coisa pode ser isenta de defeitos, e um coração, não."
Maria e Eu Os gritos do meu silêncio, 140 páginas, é uma obra de ficção escrita pela autora mineira @vandaamorim .
O livro narra a trajetória da adolescente de 14 anos, q desde os 8 anos sofria calada as investidas e os abusos do padrasto. Aos 12, escuta de sua mãe q ela não passa de um projeto de puta e q tem o prazo de 2 anos para sair do barraco. Aos 14 se descobre grávida e sem lugar para onde ir. "Com a barriga vazia de comida e cheia de uma criança que eu não queria, perambulei por horas pelas ruas do Rio de Janeiro, sem saber que rumo dar a minha história."
Ela encontra uma 'patroanjo'(patroa q é um anjo)e q lhe oferece um emprego e a acolhe com mto carinho. E tbm encontra um lugar para dormir num abrigo.
Ela pretende dar o bebê para adoação já que não tem condições para cuidar de si, quanto mais de um bebê. Porém, ela desenvolve um vínculo com o bebê mas sem alternativa mantém a decisão e sofre mto com a separação da criança.
O livro é intensamente triste. A história da jovem menina é mto sofrida e chegamos a nos indignar com o mundo. Porém, o livro trás uma reviravolta impressionante. Um drama familiar que nossa protagonista sequer imagina. (Nem nós leitores rs)
4/5
Pontos fracos:o fato de os personagens não terem nome me deu uma certa agonia. Eu tive q criar uns nomes aqui na minha cabeça
Pontos fortes:a mensagem de esperança que o livro contém, trazendo um alento e mostrando que devemos ter fé pois as coisas podem sempre melhora. A narrativa feita em antes e depois, cria uma expectativa sobre os fatos e torna a leitura mais instigante. A abordagem ao tema de violência e abandono feita de uma maneira intensa mas afável, toca o coração e emociona o leitor. Narrativa em primeira pessoa faz parecer q a personagem está usando o leitor como seu ouvinte e confidente. Assim que acabei de ler, fiquei um pouco indignada com o rumo que as coisas tomaram. E me pareceu que a obra começou trazendo uma história que apesar de ficcional, realmente, e lamentavelmente faz parte da realidade de mtas adolescentes do cenário brasileiro. Porém, de repente essa impressão se desvaneceu e deu lugar a sensação de que uma a cada um milhão teria possibilidade de ter sua vida mudada bruscamente para melhor como nossa querida protagonista. Mas ao perceber que o intuito da autora foi trazer esse cenário justamente para transmitir uma mensagem de esperança, (talvez hiperbólica), meus ânimos se acalmaram. Super recomendo essa leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BT1wy8oD-sh/?hl=pt-br

Leninha Sempre Romântica 05/04/2017

Para quem não sabe, Vanda Amorim foi a primeira autora parceira do Sempre Romântica, foi ela que abriu meus olhos para reconhecer os talentos nacionais que vivem escondidos por aí, sem uma chance de serem lidos. Foi ela que me presenteou com uma história maravilhosa chamada Crocodilo Sonhador, que li em menos de duas horas e até hoje me recordo as emoções conflitantes que senti.

Dessa vez, ela me deu a honra e o prazer de ler Maria e Eu, uma história que me fez refletir muito sobre a situação de tantas “Marias” que vivem pelo mundo afora, que são aviltadas, agredidas, denegridas, machucadas, até mesmo por quem deveria protegê-las.

Maria e Eu é o relato de uma menina que não teve uma infância feliz, nem uma adolescência divertida, muito menos uma vida normal. Temos aqui um drama dilacerante, contado pela visão de uma garota que só queria ser feliz e ser amada, mas que teve sua vida transformada pela violência.
O livro é uma conversa entre Maria e seu leitor, ela nos conta o antes e o depois de uma vida que não foi de maneira nenhuma prazerosa, muito pelo contrário, ela sofreu, chorou sozinha, foi abandonada à própria sorte, e continuou vivendo mesmo sofrendo a cada novo dia.

A cada página virada é grande a empatia que nasce entre Maria e seu leitor, a escrita de Vanda Amorim consegue fazer com que se sinta na pele tudo o que Maria passou e como foi difícil se erguer, se é que se pode dizer que com tanta dor uma pessoa pode dizer que venceu, nesse caso podemos dizer que Maria sobreviveu, e isso já se pode considerar uma grande vitória.

Vanda Amorim tem o dom de emocionar, sempre usa temas fortes e que levam o leitor à reflexão e mostra uma realidade que pode estar ali bem perto, mas que fingimos não ver. Seja uma agressão contra alguém que não temos a coragem de denunciar, uma situação que ignoramos porque não nos atinge diretamente, ou apenas quando omitimos a verdade com medo de represálias.

Mais uma vez, eu rendo elogios a essa autora tão talentosa que escreve de forma clara, sem rodeios, com a coragem de relatar fatos que muitos não querem ver. Maria e Eu deixa uma lição de que mesmo nos piores momentos na vida, sempre existe uma porta, uma janela ou uma mão estendida, basta que a gente consiga ver e lute para alcançá-la.

Recomendo a leitura com a certeza de que ao seu término o leitor sentirá que algo dentro de si irá se transformar. Fica aqui em apenas 144 páginas uma história que irá mudar seu jeito de olhar a vida, e para o leitor fica a dica: Aceite que a vida não é um mar de rosas e sempre que puder, faça o seu melhor!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2017/04/maria-e-eu-vanda-amorim.html